Preciso de ajuda...pistao 330cc ameaçou trancar

Juliano Langwinski:

Fiz o motor da minha Toni com pistao da xlx...o mecanico montou tudo certinho, estou usando biela Romaq forjada e comando 286º... bom ai começa a novela sexta dia 27 o mecanico fechou o motor funcionou igual um relogio...porem ele disse que era pra mim andar na moral uns 200km ate fazer o amaciamento do motor... :twisted: :twisted: porem não foi o que eu fiz sai da oficina direto para uma pista de velocross andei uns 20 min dando o maximo do motor...no sabado dia 28 fui fazer trilha andamos uns 80 km entre estrada e trilha...quando estava vindo embora derrepente perdeu força, começou a dar umas rajadas :shock: :shock: :cry: e parou e funcionar...levei na mecanica o pistao estava riscado em algumas partes onde esquentou (tipico de falta de lubrificaçao) ta e agora o mecanico disse que é pq eu nao fiz amaciamento.....falei com outro mecanico ele disse é pq eu nao fiz abertura nos dutos do cabeçote e o motor nao esta puxando ar suficiente....agora dano tudo quem esta certo?

Fabrício:

Olá Juliano...

Realmente bem complicada a sua situação....hehee...
Sobreaquecer um motor com as peças ainda justinhas pode levar a quebra prepatura das partes internas.
Se a sua moto não estava falhando eu acredito mais no primeiro mecânico...pois o segundo está querendo refazer o seu motor, e de quebra, fazer um servicinho no cabeçote...hehee... :mrgreen:

Toque o pistão e a camisa, q são baratos...e manda bala na motoca novamente... :wink:

Gargamel:

Cara, ja destrui alguns desses aí, o sintoma foi parecido com este q vc mencionou, vc tava usando oleo mineral ?

Conferiu o nivel antes d sair pra trilha ?

Pois pouco oleo e trilha travada, aquecem demais o cilindro, e pode ocasionar o travamento....

Ja conferiu a bomba d oleo e os dutos ? E não esqueça d limpar o radiador d oleo, se foi algum residuo do pistão pra ele o bixo pode te trazer problemas no futuro !

Eu pessoalmente acho q esses pistões d 350 são frageis demais... fundi só uns 4 deles.... se bem q fundi até wisecco.... #-o

NESTOR/RS:

Juliano...o pistão para XLX 350 que vc usou era original??? se não, nem se dê o trabalho de remontar o motor com esse tipo de pistão do mercado paralelo.... :roll:

Fernando PF:

essa dos dutos do cabeçote foi de matar..hhehehe


isso com certeza.. 90% foi por causa do amaciamento.. que talvez tenha ficado muito justo seu motor, o cilindro tenha ficado sem a folga adequada.. coisa que se resolveria no assentamento.. mas .. naão deu.

Juliano Langwinski:

Valeu pessoal pelas dicas...soh tenho a agradecer...ainda bem que o FLM esta funcionando denovo... :D to usando o oleo Mobil Super Moto 4 T, o Pistao é original, nivel do oleo estava 100%, bomba de oleo OK...amanha o motor fica pronto vou tentar andar mais na moral por um tempinho mais ai que ta o problema...é a mesma coisa que vc dar um chocolate pra uma criança de 2 anos e falar "nao pode comer" hehehehe...eu nao aguento e o f....é os cara passando do teu lado e falando essa bicheira ai gastou um monte no motor pra ficar passeando na pista.... :lol: :lol: :lol:

Fernando PF:

anda na boa os primeiros km´s.. deixa a moto aquecer andando... dá umas esticadas moderadas.. em intervalos de 10 em 10 min, pare e deixe o motor esfriar, varie a rotação constantemente, isso facilita o assentamento dos anéis com o cilindro e deixa o motor elástico..

The_Piston_man:

eh.. como o pessoal jah disse foi amaciamento com certeza..!!
Seu pistão riscou provalmente no lado do escape..onde esquenta mais.... e como o motor era novo...aqueceu d+ o pistão dilatou e grudou heheh..1! mais eh isso ai.. vai mais na maciota dessa vez..! abraço :mrgreen:

dicars:

Uma alternativa seria retificar a camisa para uma medida um pouco maior ( 1 décimo) para poder sair forte, mas dai vai durar um pouco menos tb.Certo ou errado? :?

felipeschwantz:

bom pessoal eu preparei meu motor com o kit 350f evolution da romaq, comandos 286º roletados e cabeçote e bura preparados!!
a unica coisa q meu mecanico flw q eu n podia fazer era botar a sexta marcha e acelerar pra ve quanto dava, do resto podia acelera no fundo!!
peguei a moto na sexta, sabado de tarde fiz uma trilha de uns 60 km acelerando sempre no fundo mas usando bastante as marchas, e no domingo corri minha primeira prova de enduro cross!! epau na motoca de novo, e n deu nada no motor está como antes!!
tenho minha duvidas se o problema foi realmento no amaciamento do motor ou a clalidade deste teu pistao!!!
abrço e espero ter ajudado um pouco!!!

Prisco:

felipeschwantz escreveu:bom pessoal eu preparei meu motor com o kit 350f evolution da romaq, comandos 286º roletados e cabeçote e bura preparados!!
a unica coisa q meu mecanico flw q eu n podia fazer era botar a sexta marcha e acelerar pra ve quanto dava, do resto podia acelera no fundo!!
peguei a moto na sexta, sabado de tarde fiz uma trilha de uns 60 km acelerando sempre no fundo mas usando bastante as marchas, e no domingo corri minha primeira prova de enduro cross!! epau na motoca de novo, e n deu nada no motor está como antes!!
tenho minha duvidas se o problema foi realmento no amaciamento do motor ou a clalidade deste teu pistao!!!
abrço e espero ter ajudado um pouco!!!
Td depende da folga que a retifica deixou....
Pode-se usar o melhor pistao do mundo se usar poka folga e nao refrigerar vai travar mesmo..

jjacob:

É verdade, esses kits já saem com uma folga maior, isso por que ele é muito usado em competições, e essas motos o pessoal não tem tempo de amaciar. Mas uma coisa é certa, com essa maior cilindrada o motor deve aquecer mais que um de 250cc, ainda mais na trilha. Tu não percebeu se o radiador de oleo aqueceu acima do normal?

felipeschwantz:

jjacob_xt225, o motor esquenta muito, e so deichar uns 3 minutos ligado q jah ta muito quente!!! mas como as peças saum forjadas suportam esta temperatura tranquilamente!! intaum n me preocupo muito!!!
antes eu andava tranquilo de bermuda, agora n tem como, esquenta demais a perna do cara!!!
abraço

Fernando PF:

dicars escreveu:Uma alternativa seria retificar a camisa para uma medida um pouco maior ( 1 décimo) para poder sair forte, mas dai vai durar um pouco menos tb.Certo ou errado? :?
1 décimo é muito.. 1 a 3 centésimos a mais de folga. :wink: