Ajuda Tecnica - Compressao

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Ajuda Tecnica - Compressao

Mensagem por bessa27 »

Galera, tenho uma pequena lista de perguntas a se fazer:

1) Se eu trocar o pistao de uma moto (qualquer) por um de mesma cc porem com maior compressao (pistao um pouco mais alto) somente isso ja me fara ganhar mais potencial? vamos supor q a moto tenha 12,5:1 e eu coloque um pistao de 13,1:1.

2) Quais os pros e contras de uma motor de grande compressao? Como fica a durabilidade, consumo, baixas (e altas)?

3) Presciso re-carburar a moto depois da mudanca de compressao? pq?

4) Fazendo o servico oposto = colocando alguns espacadores de cilindro = ou seja, diminium a compressao. Deixaremos a moto mais fraca?

5) Diminuindo a compressao, pode estragar (ou danificar) alguma coisa?

6) Se o aumento de compressao gera uma maior consumo, e uma menor vida util para um motor, a diminiucao de compressao melhorara o consumo, e aumentara a vida util?


Quem conseguir responder em ordem, eu agradeco

Valewwwwwwwwwwwwwwwwww
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

nao vou responder na ordem, pq nao sei muito dessas coisas. O que sei é o seguinte: Com muita compressao, é possível que a gasolina inflame antes da vela soltar faisca, isso provoca aquecimento e derrete tudo no motor. Com muita compressao, talvez vc precise de outro combustivel para evitar a pre-ignicao, por este motivo terá que acertar carburação. A maior compressao permite uma explosao mais violenta. Veja o caso da polvora: solta, apenas pega fogo bem rapido. Mas se vc embalar bem apertado, vira uma bomba. Explosao mais violenta=maior desgaste. Nao sei sobre consumo. Menor compressao, menos potencia, pelos motivos inversos do aumento da compressao...

agora uma opiniao minha: eu acho que aumentar compressao com unico intuito de ganhar potencia em motos para trilha e enduro, que nao seja uma competição mais radical como o cross e mesmo assim só se vc for um piloto top, com uma reputacao a manter... nao vale a pena e ainda corre o risco do pistao acertar as valvulas... E com a gasolina que vende por aí... Existem outras mexidas mais eficientes e menos dependentes de 1000 fatores...

-- spode
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

concordo com o spode.. na questão combustível.. porém o desgaste maior e a durabilidade é afetado pela maior temperatura, maior dilatação do pistão e ponto de ignição alterado (não fisicamente na moto, mas por conta do combustível).

Um motor mais taxado promove queima mais rápida, maior vibração interna, mesmo que não sentida pelo piloto, e mais potência, gera maior aquecimento. No caso das especiais, a taxa já é bem considerável, aumentá-la mesmo só se vc mudar o combustível e for competir pra valer.

Se baixar a taxa o motor fica mais dócil, menos potente com certeza e com maior durabilidade. Porém o uso de juntas a mais ou rebaixo de cabeçote ou cilindro altera o ponto do(s) comando(s). Muitas vezes vc taxa um pouco a moto dessa forma e acha que o motor melhorou muito por conta disso, e não leva esse outro fator em consideração, que traz um resultado parecido em termos de desempenho.

Geralmente com o aumento da compressão a regulagem do carburador não muda, ou muda muito pouco. A maioria é que gosta de mexer e mudar, mas se colocar em algum aparelho, não notará necessidade. Mas com a mudança de temperatura e comportamento do combustível, o pessoal gosta de dar um pouco mais de gás, para manter a câmara de combustão mais fria, porém com certeza foje do acerto ideal.

Diminuindo a compressão nada se estraga. :wink:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

O problema de temperatura num motor taxado é facilmente resolvido com alteração no sistema de escape para ficar mais livre e reter menos o calor dos gases assim esfriando o motor.

Taxar é o unico veneno que deixa o motor com mais torque e potencia em toda faixa de giro, a tendencia é deixar a moto mais economica sem nescessáriamente alterar o carburador (se aumentar mto ai sim é nescessário corrigir a mistura) pois a moto anda o mesmo que antes com menos exigencia do acelerador.

A diminuição da vida util estará mais ligada ao aumento da potencia especifica do que a taxa de compressão (senão coitados dos motores a diesel com mais de 22:1 de taxa e duram mais de 500 mil km).

Eu só mexeria nisso se estivesse precisando fazer a retifica, mas 12.5 em motor a gasolina já é mta coisa pra dia a dia, dá pra virar alcool só enriquecendo o carbura em 30% se for pra passar de 13 é alcool sem duvidas...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

se colocar 12:1 de taxa num motor diesel ele não funciona :wink:, e o motor diesel é desenvolvido para essa taxa.. diferentemente quando se trata de uma alteração do projeto do motor.. Aumente a pressão da turbina de um motor diesel (diretamente alterando a taxa de compressão em seu regime ideal de funcionamento), e veja o quanto ele dura a menos. :wink:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Fernando PF escreveu:se colocar 12:1 de taxa num motor diesel ele não funciona :wink:, e o motor diesel é desenvolvido para essa taxa.. diferentemente quando se trata de uma alteração do projeto do motor.. Aumente a pressão da turbina de um motor diesel (diretamente alterando a taxa de compressão em seu regime ideal de funcionamento), e veja o quanto ele dura a menos. :wink:
Cara, vc confundiu compressão estatica com dinamica.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

eu tava lembrando de outra coisa.

um amigo tem uma XLX350 com o tal do cabeçote rebaixado. As impressoes dele sao:

- O pistao fica perigosamente perto da valvula
- A corrente de comando fica mais folgada

O que ele fez:

- botou 2 juntas na base do cilindro para livrar o pistao e esticar mais a corrente
- arquitetou e fabricou um tensor de corrente manual (apenas uma porca, um parafuso e um pouco de solda)

segundo ele, com 1 junta ou com 2 juntas, o motor rende a mesma coisa... Sendo que com 1 junta, a corrente folgada pulou um dente, atropelou valvula e o preju veio... E olha que a corrente era uma DID novinha + acionador do tensor novo (paralelo, infelizmente)... Foi qdo ele inventou o tensor manual e pos 1 junta a mais...

-- spode
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

xaxim escreveu:
Fernando PF escreveu:se colocar 12:1 de taxa num motor diesel ele não funciona :wink:, e o motor diesel é desenvolvido para essa taxa.. diferentemente quando se trata de uma alteração do projeto do motor.. Aumente a pressão da turbina de um motor diesel (diretamente alterando a taxa de compressão em seu regime ideal de funcionamento), e veja o quanto ele dura a menos. :wink:
Cara, vc confundiu compressão estatica com dinamica.
:shock: :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?:
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Minha maior duvida eh:

Tou na pegada de pegar uma 450 no final do ano, porem eu queria uma moto mais mansa ateh eu me adaptar a ela.

Eu tava pensando em coolocar um Kit 290 na CRF, porem nao curto muito ficar mexendo nisso e o dinheiro k eu iria gastar eh o mesmo para pegar uma 450, intaum acho k vou de 450.

Tirando as KTM (que o motor eh bem progressimo) as WR e as CRFX nao sei se sao (nunca andie numa de enduro 450 japonesa) e tenho medo dela ser muito explosiva como as de MX.

Uma vez eu andei com um cara k tinha uma CR 250 (2t) e pra ele conseguir fazer trilhas ele compro na gringa um espacador pra tirar 20% da potencia dela. Andei na moto eh ficou perfeita, entre uma 125 e uma 250...............era isso que eu queria, uma moto na mao.........

eu pretendia tirar algo de 10% da potencia, tipo, a moto tem 48hp na roda, eu queria tirar uns 5hp, algo como 43hp na roda.

Isso eh possivel? se eu baixar a compressao, quais modificacoes k eu presciso fazer? mudar ignicao, cabecote?

Valew mesmo
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Vai aki um link dos espacadores da CR 250, pra vc deixar ela mais mansa...............

http://www.btosports.com/p/STORMHPSPCR

esse ai k meu amigo comprou, a moto ficou muiiiiiiiiito mais na mao, forte, sem ser estupida.

Sera k eu nao acho uma parada dessa prra uma 450?

Valew
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Galera, minha moto eh 12,9:1, intaum isar uma gasolina convencional eh quase um crime....................mas diz ai, passar a minha CRFX pra alcool vai lascar todo meu bura e minha ponteira nao vai?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

NESTOR/RS escreveu:
xaxim escreveu:
Fernando PF escreveu:se colocar 12:1 de taxa num motor diesel ele não funciona :wink:, e o motor diesel é desenvolvido para essa taxa.. diferentemente quando se trata de uma alteração do projeto do motor.. Aumente a pressão da turbina de um motor diesel (diretamente alterando a taxa de compressão em seu regime ideal de funcionamento), e veja o quanto ele dura a menos. :wink:
Cara, vc confundiu compressão estatica com dinamica.
:shock: :shock: :shock: :shock: :?: :?: :?:
Compressão estática:

http://www.rbracing-rsr.com/compstaticcalc.html

Compressão dinamica:

http://www.rbracing-rsr.com/comprAdvHD.htm
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

bessa27 vc eh a primeira pessoa ki eu vejo kerendo tirar potencia de uma moto,mas eu entendi perfeitamente o seu motivo..um perguntinha,vc ker fazer isso numa 450 de enduro ou de cross?
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

AuaTT escreveu:bessa27 vc eh a primeira pessoa ki eu vejo kerendo tirar potencia de uma moto,mas eu entendi perfeitamente o seu motivo..um perguntinha,vc ker fazer isso numa 450 de enduro ou de cross?

Numa de enduro..............10% seria o ideal.........mas 5% ja esta otimo
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

e ai, alguem sabe disso? da pra eu diminir a potencia de uma 450? como fica a corrente de comando e a ignicao?

valew
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o ponto atrasa um pouco, da ignição, os comandos ficam um pouco mais adiantados e a corrente um pouco mais esticada.. resumindo... sua moto fica mais fraca :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

existe sim.. hehe treino... muito treino... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem