HELP - sistema de ignição de motor 2 tempos - scooter

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

HELP - sistema de ignição de motor 2 tempos - scooter

Mensagem por falcão gringo »

Fala galera, depois de muito pesquisar no google e no FLM me rendo.
o caso é o seguinte.
um colega meu tinha uma scooter sundow abandonada no quintal dele
resolvi adotala. meu plano inicial para revitalizala é ligar o motor.
primeira coisa que notei. é que toda a parte eletrica esta corta. uma zona so. quero começar do inicio
saem 3 fios do motor. 1 deles acho que ia pro cdi. atualmente não sei mais nada. acredito que o motor da scooter funfa igual o da mobilete.
alguem pode me dar uma luz? o que posso fazer com os 3 fios do motor. 3 fios do cdi e os outros 3 fios da bobina... não sei ligar. o motor funciona so com isso?
qualquer ajuda é bem vinda.
testei a vela na minha moto... a vela esta 100%
Editado pela última vez por falcão gringo em 01 Maio 2007 à34 20:54, em um total de 1 vez.
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Opa.. e ai falcão, blz? Faça o seguinte para a gente, faça no paint, ou qualquer outro software de desenho um esquema com cada componente e seus respectivos fios. Ja os fios que saem do motor, vc tera que fazer o mesmo, porem vai ser preciso desmontar a tampa do motor pra vc ver de onde é que vem cada fio. Fazendo isso, o resto a gente se vira aki.
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

Mensagem por falcão gringo »

opa, vou providenciar umas fotos, inclusive da doidinha.
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

Mensagem por falcão gringo »

Não consegui tirar as fotos, mas vai ae o esquema e algumas figuras relacionadas que achei na net.

Imagem

Imagem editada, pois:
Regra para postagem de fotos no FLM:
Fotos - Poste ou mande fotos OBRIGATORIAMENTE no tamanho 640x480, isso para as fotos não ficarem deformando o Fórum. É péssimo ver um fórum destorcido.
Contamos com sua colaboração!
Equipe de Moderadores FLM.

o cdi é igual a esse

Imagem

Imagem
acho que isso é uma bobina, tem uma igual a essa lah.. rss
e aqui esta o esquema que eu fiz.

Imagem

e agora? prescisa de algum tipo de regulador?
ou é so jogar o 12 volts em algum lugar? rss
need help plx
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

falcão gringo escreveu:Não consegui tirar as fotos, mas vai ae o esquema e algumas figuras relacionadas que achei na net.

o cdi é igual a esse

Imagem

Imagem
acho que isso é uma bobina, tem uma igual a essa lah.. rss
e aqui esta o esquema que eu fiz.

Imagem

Na representação cara, na parte do magneto, eu precisava que vc representasse de onde sai cada fio, tipo bobina, terra, bobina maior, bobina menor, saca?

e agora? prescisa de algum tipo de regulador?
ou é so jogar o 12 volts em algum lugar? rss
need help plx
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Tipo este aki"
Saca?

Imagem
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

Mensagem por falcão gringo »

primeiro so existem 3 fios saindo do motor. segundo o cdi aqui tem uma saida para a vela oO estranho não?
outra.. so tem 3 fios o cdi, 1 é o da vela, outro o do terra e outro é outro que eu não sei qual é pra que serve :)
a outra. a bobina estava desligada.. sera que realmente éra usada para algo?
vlw pela ajuda ae pessoar
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

Mensagem por falcão gringo »

acredito que o motor lah si encaixa no segundo esquema. os outros 2 fios si eu não me ingano é algo tipo um alternador de carro. provavelmente esses fios eram usados para carregar a bateria. agora estou com uma duvida maior ainda. liguei tudo igual o esquema 2 que o proelton mostrou. porem, não saiu faisca na vela. a vela esta ok, tem como eu testar si esta saindo o pulso? como funciona este pulso? é como si o motor liberace 12 volts para o fio no caso AZUL do cdi?
outra. como testar um cdi?
falcão gringo
Membro
Mensagens: 236
Registrado em: 17 Junho 2006 à04 21:23

Mensagem por falcão gringo »

isso mesmo, estou com um cdi de mobila :D
eu queria uma manha para testar o cdi, pq ja fiz esse teste de deixar o cabo perto do motor, e não saiu faisca :S
como sou mexanico de fundo de quintal estou providenciando as chaves adequadas para abrir o motor, e ver qual é a configuração lah, outra.. quando o motor ta muito tempo parado, tudo resecado e talz, e não si encontra peças, so passar um bombril nas peças e montar com uma junta nova resolve? :D
grato pela ajuda pessoal
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

falcão gringo escreveu:isso mesmo, estou com um cdi de mobila :D
eu queria uma manha para testar o cdi, pq ja fiz esse teste de deixar o cabo perto do motor, e não saiu faisca :S
como sou mexanico de fundo de quintal estou providenciando as chaves adequadas para abrir o motor, e ver qual é a configuração lah, outra.. quando o motor ta muito tempo parado, tudo resecado e talz, e não si encontra peças, so passar um bombril nas peças e montar com uma junta nova resolve? :D
grato pela ajuda pessoal
E ai Falcão, blz? Desculpe pela demora, estive um pouco ocupado durante estes dias. Mas e ai? conseguiu funcionar o motor?

Se vc observar este esquema que te passei da dt 180, sua moto vai ter uma configuração parecida, porém, não havera aquele cabo entre o cdi e a bobina de alta, pois a bobina de alta que vc usa, ja é acoplacada ao cdi. Esta bobina que tinha na e estava isolada, vc pode retirar.
Para vc fazer a ligação, um do fios que saem do magneto, sera o fio terra, e os outros dois sinal e bobina de força. Eu naum sei qual é a cor desta motoca, vc tera que fazer isto no método tentativa/ erro, mas aposto minhas fichas que o vermelho e preto é o terra. Tbm esta faltando o regulador de voltagem da moto, caso vc queira ligar um farol, tera que ter um regulador.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem