Óleo pra filtro!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Óleo pra filtro!

Mensagem por GELOUS »

Qual óleo vcs usam? Usam óleo específico pra filtro de ar? Ou usam óleo de motor? Limpam filtro de quanto em quanto tempo?

Eu uso óleo de filtro, aquele FX, e limpo a cada trilha (embora, aparentemente, acho desnecessário). E vcs? Alguém já usou aquele da Motul? Vale muito mais a pena do que os outros óleos? Pergunto porque ele é bem mais caro!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Fala fio... eu usava óleo de motor mesmo... e limpava o filtro toda vez que eu lembrava! ehehehehe na verdade eu conferia sempre. Mas nem todas as vezes que saia para andar eu limpava. Em epoca de muita chuva nao tem poeira, se nao ir barro para caixa nao tem grilo!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Eu acho que não é necessário limpar todas as vezes não Cicarelli. Mas, eu sou muito enjoado, então eu limpo! :mrgreen: Mas, tem vezes que eu limpo e o filtro já estava limpo! :lol:

Esse FX é muito legal! Ele cria uma película (parece cola) que não deixa passar nada de poeira! É sinistro! :shock: Por fora tem vezes que chega a ficar coberto de pô e por dentro "dá pra beber leite", he, he, he!

Tava afim de comprar esse da Motul, já que meu FX acabou! (Na verdade acabou o tanto que eu roubei do Gargamel! :twisted: )
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

ja que o garga é sócio chama ele para comprar 1/2 a 1/2
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Eu coloco oleo de motor mesmo, oleo muito grudento não sei até que ponto é vantagem, já que vai complicar a passagem do ar também...


E limpo 1x a cada 1,5-2 meses no inverno :roll: , já que aqui é só barro e barro, não seca nunca a trilha, e na verdade o filtro ainda tá limpo, e no verão a cada 2-3 trilhas se não tiver muita poeira, e se tiver muita 1x por trilha!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Mensagem por robertovarela »

Uso óleo de motor e limpo a cada treino, principalmente na tornado, já que a alteração que fiz na caixa de ar elimina totalmente a tampa do lado direito.
Sordi
Membro
Mensagens: 268
Registrado em: 28 Dezembro 2006 à49 21:24

Mensagem por Sordi »

eu limpo a cada vez que ando...
a não ser quando ando de manhã e de tarde (quase nunca) daí antes de andar de tarde eu tiro e do uma batida nele pra sai um pouco da sujeira

no quesito Filtro de ar DT 180 é um lixo!
bom, vcs devem saber como é né? mesmo quem nunca teve uma já deve ter visto na do amigo etc..
a entrada de ar da caixa de ar fica de cara pro pneu...então inevitavelmente entra barro/pó/areia/folha lá pra dentro...
que saco....
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Olha o que a Honda recomenda para filtros de espuma nas nacionais....e é baratinho!! :mrgreen: =D>
Uso há décadas :shock: :lol: nas XL's...sem queixas.... :wink:

Imagem


ÓLEO TRANSMISSÃO - eu uso o SAE 90
Cebola
Membro
Mensagens: 878
Registrado em: 17 Março 2005 à51 05:21

Mensagem por Cebola »

EU faço esse procedimento ai de cima porem uso oleo para corrente de motoserra.
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Uso oleo especial para filtro motorex ou motul.

O oleo de motor é muito denso e prejudica a pasagem do ar, quem utilizar o especial uma vez nunca mais volta para o oleo comum.

Alem do mais que é muito facil de lavar o elemento com um pouquinho de detergente de cozinha e muita agua, prolongando a vida util do elemento.

O oleo especial parece caro, mas a longo prazo é mais barato por proteger muito mais o motor contra residuos de poeira ou seja a vida util do motor vai aumentar.
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

outro detalhe, o oleo comum ele desce para parte de baixo do elemento liberando passagem de poeira na parte que ficar mais seco.

Com o uso do especial isso não ocorre e não pense que só o oleo que vai proteger o seu motor, a qualidade do elemento tambem é muito importante.
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

o meu eu limpo a cada treino, e boto óleo de motor mesmo
Marcão
Membro
Mensagens: 256
Registrado em: 16 Setembro 2004 à44 15:13

Mensagem por Marcão »

Gelouca,

Minha pequena contribuição:

- O melhor que eu ja usei foi um da Uni. Fácil de aplicar, não escorre e permite que o filtro seja lavado com agua e detergente (não gosto de usar solventes na espuma). Rende muito tbem....Mas não acho a porra pra comprar de jeito nenhum....

- Exprimentei o Motul e não gostei. Ele é praticamente impossível de ser lavado com água e detergente e dificil para aplicar (é grudento demais da conta).

- Comprei agora um Motorex mas não experimentei ainda.

Se vc quiser experimentar o Motul me manda uma MP que eu te envio os 3/4 de litro que eu ainda devo ter em casa. Cost free...

Abraço,

Marcão
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Caiu bem o tópico, pq estou para limpar o meu filtro agora. Pelo visto não é unânime o que usar. Fiquei pensando nesses produtos que são muito densos. Será que não impede também a passagem de ar ?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Marcão escreveu: - O melhor que eu ja usei foi um da Uni. Fácil de aplicar, não escorre e permite que o filtro seja lavado com agua e detergente (não gosto de usar solventes na espuma). Rende muito tbem....Mas não acho a porra pra comprar de jeito nenhum....

- Exprimentei o Motul e não gostei. Abraço,

Marcão
Vou ver se acho o UNI.
Usei o Twin Air e parece ser semelhante.
Nem parece óleo, parece solvente de tão fino.
Fácil de usar e lavar e rende uma barbaridade.
E também sumiu do mercado.
To usando o Motul e num peguei o jeito dele ainda. Chato de aplicar e de lavar além de ter de usar muito.
Vou começar a aplicar com uma bisnaga de bico fino pra ver se facilita.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Stealth escreveu:Caiu bem o tópico, pq estou para limpar o meu filtro agora. Pelo visto não é unânime o que usar. Fiquei pensando nesses produtos que são muito densos. Será que não impede também a passagem de ar ?
Sem dúvidas, não passa nada de pó, mas também complica a passagem de ar, fazendo a moto gastar mais gasosa! :wink:
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Grande Marcão, te mandei uma MP! :wink:

Que óleo é esse da Uni? Onde vc compra, quanto custa o litro?

Valeu galerinha!

Comprei um filtro novo e agora, com maior razão, devo mantê-lo mais limpo do que o de costume ainda (se bem que pra manter mais limpo do que eu já deixo só se limpar no meio da trilha! Huahau)
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Uso óleo 90, mais se quer melhorar a segurança compre o óleo motul e misture meio a meio com o 90 vai render muuuito mais. PS: dica do Fonz!!!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

BOLINHA eu uso o 90 puro!
goxtei dessa dica de misturar,vo fazer isso tb!
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Pessoal eu tava usando oleo de motor mesmo , mas e uma porcaria lavar aquilo ui nogento , tava lavando so com detergente , o que eu uso pra lavar o filtro que nao detona a espuma e disolve o oleo .

Se usar oleo especifico sai facinho com detergente e agua ou fica uma melequeira ?

Tenho um amigo que misturou o oleo de filtro meio a meio com gasolina de aviao e aplica molha bem , a gasolina evapora e fica bem distribuido o oleo no filtro !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem