Sobre a quebra das engrenagens do câmbio da tornado.
Sobre a quebra das engrenagens do câmbio da tornado.
Tava navegando no google e encontrei as seguintes informações num site...
"... Um dos principais motivos do volante inercial, nos veículos, é reduzir os impactos provenientes da aceleração e desaceleração do virabrequim, devido a combustão do motor, de forma que as engrenagens da caixa de câmbio tenham uma vida útil maior, com uma menor dimensão. A retirada deste, prejudica por isso, a caixa de redução que tenha sido instalada no motor, pois aumenta a intensidade das pancadas recebidas por esta, devido a maior diferença entre a aceleração e desaceleração do virabrequim... "
Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
"... Um dos principais motivos do volante inercial, nos veículos, é reduzir os impactos provenientes da aceleração e desaceleração do virabrequim, devido a combustão do motor, de forma que as engrenagens da caixa de câmbio tenham uma vida útil maior, com uma menor dimensão. A retirada deste, prejudica por isso, a caixa de redução que tenha sido instalada no motor, pois aumenta a intensidade das pancadas recebidas por esta, devido a maior diferença entre a aceleração e desaceleração do virabrequim... "
Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
entendi que aliviando o volante para ganho de giro mais rápido, o cambio sofre mais, pois mais energia é depositada em um curto intervalo de tempo, forçando a engrenagem.AuaTT escreveu:soh entendi essa parte...Seguindo esse raciocínio quem tiver uma tornado e preza pela saúde das engrenagens, principalmente a terceira né, naum alivie o magneto.
8) 8) 8) 8)
é isso?
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- Ultra Membro
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Não é isso.
O que quebra as engrenagens não é o giro subir rápido e sim o aumento do freio motor.
Acelera rápido e vc tira a mão dá um tranco na transmissão.
Quanto maior o magneto maior a inércia então vc tira a mão e o motor demora para cair o giro por causa da massa inercial.
Se vc retira material o giro cai mais rápido aumenta o freio motor e aumenta o tranco na transmissão quebrando as engrenagens.
O que quebra as engrenagens não é o giro subir rápido e sim o aumento do freio motor.
Acelera rápido e vc tira a mão dá um tranco na transmissão.
Quanto maior o magneto maior a inércia então vc tira a mão e o motor demora para cair o giro por causa da massa inercial.
Se vc retira material o giro cai mais rápido aumenta o freio motor e aumenta o tranco na transmissão quebrando as engrenagens.
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- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
Mas o problema na verdade segundo o enunciado do texto não é esse.
O que reduz a vida útil das engrenagens do câmbio é uma maior diferença entre a aceleração e a desaceleração.
Quem anda de tornado em motocross e crosscountry é comum fazer isso pra ajudar na frenagem. Vc vem no final da reta em quarta marcha e reduz para terceira e desembrea a moto. Ela dá aquela segurada que é o uso do freio motor. Quanto mais leve o magneto menor a inércia e consequentemente maiores os choques na transmissão vindos de uma aceleração para uma desaceleração brusca.
O que reduz a vida útil das engrenagens do câmbio é uma maior diferença entre a aceleração e a desaceleração.
Quem anda de tornado em motocross e crosscountry é comum fazer isso pra ajudar na frenagem. Vc vem no final da reta em quarta marcha e reduz para terceira e desembrea a moto. Ela dá aquela segurada que é o uso do freio motor. Quanto mais leve o magneto menor a inércia e consequentemente maiores os choques na transmissão vindos de uma aceleração para uma desaceleração brusca.
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- Registrado em: 29 Julho 2005 à55 12:58
E AI GALERA A MINHA TONI JÁ QUEBOU 03 VEZES A ENGRENAGEM DA TERCEIRA, ATÉ A ÚLTIMA FOI DA ROMAQ E TAMBÉM QUEBROU, MAS AGORA COLOQUEI TUDO ORIGINAL DA HONDA MESMO A 3º E 4º ENGRENAGEM , MAS ESTOU TESTANDO UM OUTRO TIPO DE RELAÇÃO.
PINHÃO 12 X COROA 53 DENTES, ENTAUM EU NEM USO MAIS A 3º MARCHA SOMENTE QUANDO ELA PARA AÍ TEM QUE REDUZIR..MAS VAMOS VER ALGUÉM TEM QUE TESTAR......COLOQUEI FAZ 02 SEMANAS , VAMOS VER ATÉ QUANTOS MESES VAI AGUENTAR OU QUANTOS ANOS QUEM SABE....HEHEHEHEHE..
TORNADO/KIT 293 MASTER/COMANDO FERZZA(ALTO GIRO)/MAGNETO ALIVIADO/CARBURA 38MM/CABEÇOTE ABERTO E PREPARADO/FILTRO AR ANKER/ESCAPE 788/SUSPENSÃO DIANTEIRA E TRAZEIRA PRORACING.
PINHÃO 12 X COROA 53 DENTES, ENTAUM EU NEM USO MAIS A 3º MARCHA SOMENTE QUANDO ELA PARA AÍ TEM QUE REDUZIR..MAS VAMOS VER ALGUÉM TEM QUE TESTAR......COLOQUEI FAZ 02 SEMANAS , VAMOS VER ATÉ QUANTOS MESES VAI AGUENTAR OU QUANTOS ANOS QUEM SABE....HEHEHEHEHE..
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Depende do freio motor as engrenagens então depende do quanto que a moto tá freando com a relação atual.
Com essa relação a moto vai perder um pouco da linearidade porque num vai dar pra andar esticando as marchas. Quando vc pensa em acelerar já terminou e tem que jogar a próxima. Outra a coisa a se considerar é que uma coroa 53 de aço é bem mais pesada que uma 48 e isso vai causar um pouco de perda de giro.
O que vai se notar é que nas saídas de curva a sua moto vai ser bem mais forte que as outras, porém, nas retas as outras vão render bem mais.
Com essa relação a moto vai perder um pouco da linearidade porque num vai dar pra andar esticando as marchas. Quando vc pensa em acelerar já terminou e tem que jogar a próxima. Outra a coisa a se considerar é que uma coroa 53 de aço é bem mais pesada que uma 48 e isso vai causar um pouco de perda de giro.
O que vai se notar é que nas saídas de curva a sua moto vai ser bem mais forte que as outras, porém, nas retas as outras vão render bem mais.
Sobre o freio motor eu acho muito pouco provável q ocasione a quebra!
Nas várias engrenagens q vimos quebrar aqui, inclusive da ROMAQ, notamos q o desgaste sempre acontece no sentido da tração e não na desaceleração! Ja fabricamos inclusive engrenagens mais largas e não resolveu!! Então o negócio é não deixar as Tonis muito fortes!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Nas várias engrenagens q vimos quebrar aqui, inclusive da ROMAQ, notamos q o desgaste sempre acontece no sentido da tração e não na desaceleração! Ja fabricamos inclusive engrenagens mais largas e não resolveu!! Então o negócio é não deixar as Tonis muito fortes!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Claro que a quebra sempre vai ser no sentido rotacional. A não ser que alguem consiga acelerar de ré em terceira marcha. O que creio que aconteça é que a desaceleração mais acentuada pela menor inércia do volante pela retirada do material cause fadiga nas engrenagens provocando micro-fissuras e a consequente quebra no momento que exige mais torque. O desgaste natural da engrenagem sempre vai ser no sentido rotacional porque ela só gira pra um lado.
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- Registrado em: 17 Setembro 2005 à05 20:28
Você tem a engrenagem quebrada?Sussumu Gondo escreveu:E AI GALERA A MINHA TONI JÁ QUEBOU 03 VEZES A ENGRENAGEM DA TERCEIRA, ATÉ A ÚLTIMA FOI DA ROMAQ E TAMBÉM QUEBROU, MAS AGORA COLOQUEI TUDO ORIGINAL DA HONDA MESMO A 3º E 4º ENGRENAGEM , MAS ESTOU TESTANDO UM OUTRO TIPO DE RELAÇÃO.
PINHÃO 12 X COROA 53 DENTES, ENTAUM EU NEM USO MAIS A 3º MARCHA SOMENTE QUANDO ELA PARA AÍ TEM QUE REDUZIR..MAS VAMOS VER ALGUÉM TEM QUE TESTAR......COLOQUEI FAZ 02 SEMANAS , VAMOS VER ATÉ QUANTOS MESES VAI AGUENTAR OU QUANTOS ANOS QUEM SABE....HEHEHEHEHE..
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Tem como tirar umas fotos, dela inteira e um detalho dos dentes quebrados?
Só pra ter uma idéia da ruptura.
at+
Jefferson
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