Pistao e Biela de AGRALE 27.5 em DT180 sera que vale a pena?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jean
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Pistao e Biela de AGRALE 27.5 em DT180 sera que vale a pena?

Mensagem por jean »

Pessoal, sei de duas coisas :
- O pistao de Agrale 27.5 eh 4mm maior que o original da DT180
- A Biela da Agrale 27.5 eh uns 2mm maior tambem que o da DT180 (mais ou menos, no olhometro, hehehe)

Eis minhas duivdas :
- Nao sei se vale a pena tirar um pouco na cabeca do pistao, pois pode ficar fraco;
- A biela da Agrale parece ser BEM mais forte que a da DT180, mas sera que vale a pena colocar ela ?
- Essa diferenca de medidas eh melhor tirar levantando o cilindro com calcos ?

Me ajudem a pensar pessoal... E solucionar essa minha duvida...
guilokao
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Mensagem por guilokao »

Jean, pode colocar sem medo o pistão da agrale em sua dt 180, porem vc vai ter que aliviar o pistão, e fazem um retrabalho na saia dele tbm, ja a biela, naum sei se vale a pena, pois nunca houvi falar de casos de quebra ou até mesmo entortar a biela de uma 180. Mas o pistão, pode colocar que vale a pena.
jean
Membro
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Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

E o que faco com o tamanho do pistao ? Torneio a cabeca do pistao ou levanto o cilindro ?
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

É o seguinte.
Esse tipo de alteração é inviável pq num vai ter como vc regular a taxa.
Todo mundo fala que o pistão da agrale vai bem na DT180 ? mas porque ? porque ele é maior ?
A resposta: Não.
Por causa da taxa. Eu notei isso quando estava usando um pistão pra 180 da KMP de 1.75 e passei para o agrale standart e o ganho foi muito grande, coisa que ,25 num iria dar de jeito algum.
Porém é um pistão pesado.
O pistão da DT tem em torno de 167g, o da agrale tem em torno de 200. Isso mata o giro da moto, então vc vai ter que aliviá-lo.
Mas, seguindo o raciocínio que quem dá o boost na DT é a taxa, minha próxima modificação vai ser a seguinte: Vou usar a biela da rd350 que é a mesma que da agrale com o pistão da rd350 também. Ae alguem vai falar que o pistão da 350 é 1mm menor que o standart da DT e isso vai reduzir a cilindrada e bla bla bla, mas esse pistão pesa 145g e como comentei o que dá a diferença é a taxa. Então sim eu acredito que o motor ficaria ótimo com um pistão leve e taxada, força e giro.
Para isso tem que encamisar o cilindro é lógico pra rd350 standart.
AuaTT
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Mensagem por AuaTT »

diabo2 sou seu fã..
qnd crescer kero ser igual a vc!
jean
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Mensagem por jean »

BAAAAAAA diabo2, gostei disso do que voce falou... Entao agora listo abaixo o que vou fazer em minha moto, e ai voce corrige-me se necessario, ok ? Pode ser ?

- Escapamento BepiKart
- Carburador original porem com 26mm (ou de Agrale 27.5 que tem um deposito maior, com 26mm)
- Parte eletrica Magnetron completa (volante e bobina externa)
- Virabrequim taxado
- Palhetas de Agrale
- Caixa de ar maior
- Oleo 2t Castrol TTS Sintetico 4% na gasolina
- Gasolina comum

Preparo :
- Vou regular a altura do cilindro em relacao ao pistao com juntas, e compensar em cima do cilindro
- Trabalho nas janelas de admissao e escape
- Trabalho no pistao tambem

Pergutas :
- Posso confirar nesse preparo e pecas ?
- Quanto posso rebaixar o cabecote com esse setup ?

Aguardo retorno... Obrigado !
diabo2
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Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Por partes o que eu penso.
Virabrequim - feche os orifícios para taxar o cárter, use rolamentos C4 e use apoios nos retentores para não cuspir fora com o giro.
Biela - RD350 - Mais resistente e maior. Reduz a vibração, taxa o motor e faz o funcionamento ficar mais liso.
Pistão - RD350 standart - KMP premium com anéis rik
Cilindro - Abra a admissão, rebaixe a camisa e afine em ponta de faca, abra orifícios laterais da admissão até a janela de transferência, abra a janela de escape, abra bastante as janelas de transferência. Tudo feito com uma retífica de mão. Isso é o que dá o maior veneno nas 2 tempos. E encamise na medida rd350 na retífica rudari em cromo duro.
Escape - Bepi kart ou MA Ribeirão Preto
Use a pirâmide da RD350 e paletas duplos estágio
Ignição - Prefiro PVL ou motoplat utilizando apenas a mesa original modificada
Caixa de ar - use uma de Brasília ou fusca ou senão faça uma com tubos de PVC.
Carburador - use o de 28mm da rd350 o que tem o afogador.
Óleo - Se vc fizer tudo isso é bom usar motul 800 ou no mínimo o castrol actevo
Câmbio - RD135

Existem várias outras coisas a serem feitas mas são complicadas pela necessidade de peças que num se encontra fácil no Brasil, mas basicamente isso já dá uma bruta diferença.
Disso tudo que eu citei o que dá maior resultado e é o mais difícil de ser feito e exige muita paciência é o trabalho do cilindro. Basicamente o que é feito é o que tá no tópico dum motor de 135 aqui no fórum com fotos que vc pode copiar o mesmo esquema.

Agora o que vc tem que levar em conta é que a DT num conta com suspensão nem freio suficientes para o que vai render o motor. Lembre que potência é bom mas depende também de controle.
GELOUS
Hyper Membro
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Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

A biela/pistão da RD 350 não são os mesmos da DT200? :mrgreen:
jean
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Mensagem por jean »

diabo2 escreveu:Por partes o que eu penso.
Virabrequim - feche os orifícios para taxar o cárter, use rolamentos C4 e use apoios nos retentores para não cuspir fora com o giro.
Biela - RD350 - Mais resistente e maior. Reduz a vibração, taxa o motor e faz o funcionamento ficar mais liso.
Pistão - RD350 standart - KMP premium com anéis rik
Cilindro - Abra a admissão, rebaixe a camisa e afine em ponta de faca, abra orifícios laterais da admissão até a janela de transferência, abra a janela de escape, abra bastante as janelas de transferência. Tudo feito com uma retífica de mão. Isso é o que dá o maior veneno nas 2 tempos. E encamise na medida rd350 na retífica rudari em cromo duro.
Escape - Bepi kart ou MA Ribeirão Preto
Use a pirâmide da RD350 e paletas duplos estágio
Ignição - Prefiro PVL ou motoplat utilizando apenas a mesa original modificada
Caixa de ar - use uma de Brasília ou fusca ou senão faça uma com tubos de PVC.
Carburador - use o de 28mm da rd350 o que tem o afogador.
Óleo - Se vc fizer tudo isso é bom usar motul 800 ou no mínimo o castrol actevo
Câmbio - RD135

Existem várias outras coisas a serem feitas mas são complicadas pela necessidade de peças que num se encontra fácil no Brasil, mas basicamente isso já dá uma bruta diferença.
Disso tudo que eu citei o que dá maior resultado e é o mais difícil de ser feito e exige muita paciência é o trabalho do cilindro. Basicamente o que é feito é o que tá no tópico dum motor de 135 aqui no fórum com fotos que vc pode copiar o mesmo esquema.

Agora o que vc tem que levar em conta é que a DT num conta com suspensão nem freio suficientes para o que vai render o motor. Lembre que potência é bom mas depende também de controle.
Bah !

To muito feliz hoje, estou conseguindo todas as pecas facil facil... Hoje consegui o carburador de RD350... Consegui tambem a piramide de agrale... A piramide de RD350 amanha vou ver com um cara, talvez eu troque pela de RD350... Biela de RD350 tambem vou ver amanha... hehehehe ! Se conseguir tudo, mando fotos das pecas e do motor...

Outra coisa, meu problema aqui na cidade eh essas camisas de cromo-duro... Nao tenho onde fazer... Sera que arrisco fazendo de ferro fundido mesmo ???

Abraco a todos...
diabo2
Membro
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Mensagem por diabo2 »

jean escreveu:
diabo2 escreveu:Por partes o que eu penso.
Virabrequim - feche os orifícios para taxar o cárter, use rolamentos C4 e use apoios nos retentores para não cuspir fora com o giro.
Biela - RD350 - Mais resistente e maior. Reduz a vibração, taxa o motor e faz o funcionamento ficar mais liso.
Pistão - RD350 standart - KMP premium com anéis rik
Cilindro - Abra a admissão, rebaixe a camisa e afine em ponta de faca, abra orifícios laterais da admissão até a janela de transferência, abra a janela de escape, abra bastante as janelas de transferência. Tudo feito com uma retífica de mão. Isso é o que dá o maior veneno nas 2 tempos. E encamise na medida rd350 na retífica rudari em cromo duro.
Escape - Bepi kart ou MA Ribeirão Preto
Use a pirâmide da RD350 e paletas duplos estágio
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Óleo - Se vc fizer tudo isso é bom usar motul 800 ou no mínimo o castrol actevo
Câmbio - RD135

Existem várias outras coisas a serem feitas mas são complicadas pela necessidade de peças que num se encontra fácil no Brasil, mas basicamente isso já dá uma bruta diferença.
Disso tudo que eu citei o que dá maior resultado e é o mais difícil de ser feito e exige muita paciência é o trabalho do cilindro. Basicamente o que é feito é o que tá no tópico dum motor de 135 aqui no fórum com fotos que vc pode copiar o mesmo esquema.

Agora o que vc tem que levar em conta é que a DT num conta com suspensão nem freio suficientes para o que vai render o motor. Lembre que potência é bom mas depende também de controle.
Bah !

To muito feliz hoje, estou conseguindo todas as pecas facil facil... Hoje consegui o carburador de RD350... Consegui tambem a piramide de agrale... A piramide de RD350 amanha vou ver com um cara, talvez eu troque pela de RD350... Biela de RD350 tambem vou ver amanha... hehehehe ! Se conseguir tudo, mando fotos das pecas e do motor...

Outra coisa, meu problema aqui na cidade eh essas camisas de cromo-duro... Nao tenho onde fazer... Sera que arrisco fazendo de ferro fundido mesmo ???

Abraco a todos...
Encamisa na rudari em cromo duro.
Fica em Marília SP.
jean
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Mensagem por jean »

diabo2 escreveu:
jean escreveu:
diabo2 escreveu:Por partes o que eu penso.
Virabrequim - feche os orifícios para taxar o cárter, use rolamentos C4 e use apoios nos retentores para não cuspir fora com o giro.
Biela - RD350 - Mais resistente e maior. Reduz a vibração, taxa o motor e faz o funcionamento ficar mais liso.
Pistão - RD350 standart - KMP premium com anéis rik
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Escape - Bepi kart ou MA Ribeirão Preto
Use a pirâmide da RD350 e paletas duplos estágio
Ignição - Prefiro PVL ou motoplat utilizando apenas a mesa original modificada
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Carburador - use o de 28mm da rd350 o que tem o afogador.
Óleo - Se vc fizer tudo isso é bom usar motul 800 ou no mínimo o castrol actevo
Câmbio - RD135

Existem várias outras coisas a serem feitas mas são complicadas pela necessidade de peças que num se encontra fácil no Brasil, mas basicamente isso já dá uma bruta diferença.
Disso tudo que eu citei o que dá maior resultado e é o mais difícil de ser feito e exige muita paciência é o trabalho do cilindro. Basicamente o que é feito é o que tá no tópico dum motor de 135 aqui no fórum com fotos que vc pode copiar o mesmo esquema.

Agora o que vc tem que levar em conta é que a DT num conta com suspensão nem freio suficientes para o que vai render o motor. Lembre que potência é bom mas depende também de controle.
Bah !

To muito feliz hoje, estou conseguindo todas as pecas facil facil... Hoje consegui o carburador de RD350... Consegui tambem a piramide de agrale... A piramide de RD350 amanha vou ver com um cara, talvez eu troque pela de RD350... Biela de RD350 tambem vou ver amanha... hehehehe ! Se conseguir tudo, mando fotos das pecas e do motor...

Outra coisa, meu problema aqui na cidade eh essas camisas de cromo-duro... Nao tenho onde fazer... Sera que arrisco fazendo de ferro fundido mesmo ???

Abraco a todos...
Encamisa na rudari em cromo duro.
Fica em Marília SP.
Consegui uma caixa de RD135 zerada ! Bahhhhh ! hehehe... Pergunta : a campana de embragem tenho que colocar de DT ou RD ? Serve a de DT em cima do eixo primario da RD ? me explica a montagem...

Sobre o cilindro, nao vou colocar o pistao de RD350 e nem biela... Os cara tao maluco ! Os precos estao fora da casinha... Vou deixar o pistao e biela da DT mesmo, soh vou dar uma boa caprichada na preparacao do cilindro, pistao e virabrequim...

Sobre o cabecote, rebaixo ele ou deixo original ? quanto rebaixo ? lembrando que vou usar gasolina comum...
jean
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Mensagem por jean »

Jah vai... Emprestei minha maquina... Vou tentar buscar ela hoje, dai te mando... Aguenta ai...
chitola
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Mensagem por chitola »

COVEIRO MODE [ON]

como ficou a 180 ????
diabo2
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Mensagem por diabo2 »

Minha nova preparação pra minha dt ha 2 anos parada... ainda naum carburada. Biela da rd350 pistao da dt .75 bura 34mm. vforce. ignção pvl. janelas de transferencia retrabalhadas assim como admissao e escape, escape da ma de ribeirao preto, virabrequim da rd135. Foi torneado o cabeçote em 3.5mm se naum me engano pra acertar a taxa pela biela de maior tamanho.
É um motor de menos cilindrada. Num tive paciencia ainda mas deve estar em torno de 170cc por causa do vira de 50mm de curso.
Qual a moral da preparação ? Virabrequim com menor curso e biela maior. Menos vibração e maior giro. Juntando com o resto dos acessorios deve dar um bom resultado.
Quando eu tiver paciencia pra carburar eu falo o resultado rs rs rs.
chitola
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Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

bah eu sei como é uma DTzinha com vira de RD, a minha era assim, gira muito, parece que não para mais de subir giro, e só tinha vira de RD, escape Wacs e bura 26mm, imagino então a sua com uma PVL e bura 34 nossa vai girar uns 15mil tranquilo.

fora que mesmo com vira de menor curso ela não perde força, a minha não perdeu !
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