(AJUDA) Carburador de Falcon na XLX 350

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

(AJUDA) Carburador de Falcon na XLX 350

Mensagem por jlspe »

Comprei um carburador de Falcon para colocar na xizelona e gostaria de saber como fazer a adaptação. Não coloquei a mão na massa ainda, mas já verifiquei que os diâmetros do venturi e coletor são maiores...

Minha dúvidas são:

- precisa trocar a caixa de ar/coletor?
- tem que mudar a giclagem?
- existe um plug para conexão elétrica. O que fazer com ele?

Espero que o Henrique Jensen passe por aqui logo!

Abraços,

Zé Luis.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

jlspe, a princípio não precisa trocar nada, a maior adaptação mesmo será quanto ao encaixe do carbura no coletor. Pode deixar a giclagem original por enquanto (#48 e #148). O plug de conexão elétrica é somente para as falcon, que ligam ao cdi, pode retirar a o sensor do eixo da borboleta ou se tiver espaço, deixá-lo lá mesmo, sem conectar fio algum.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Ah, beleza! Já comprei o coletor e captador da caixa de ar da Sahara e encaixou certinho. Sábado vou continuar mexendo e daí posto os resultados aqui.

Valeu PF!
Alexandre
Membro
Mensagens: 723
Registrado em: 02 Abril 2005 à46 17:05

Mensagem por Alexandre »

Um amigo meu colocou na xlx dele, mas trocou a caixa de ar tambem.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

A minha XLX350 tem esse bura também, porém adaptei na caixa de filtro original fazendo uma pequena enjambra, tive que arrombar a caixa de ar em cima pq tinha pouca entrada de ar e mexer nos gicleurs tb.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

henriquejensen escreveu:A minha XLX350 tem esse bura também, porém adaptei na caixa de filtro original fazendo uma pequena enjambra, tive que arrombar a caixa de ar em cima pq tinha pouca entrada de ar e mexer nos gicleurs tb.
henrique.....vc poderia colocar uma foto da "enjambra".... :?: :wink:
Ajudaria legal... :wink:
Danibrasileiro
Membro
Mensagens: 39
Registrado em: 06 Julho 2007 à51 23:27

Mensagem por Danibrasileiro »

>>bom dia galera, estou querendo comprar uma falcon, mas tem muita gente que fala que a relação dela não presta e que e muito caro!

Então queria saber se e verdade mesmo, quem souber sobre alguma coisa sobre a falcon poste aki por favor, quero decidir o quanto antes, se compro ou não essa motoca...
Editado pela última vez por Danibrasileiro em 29 Julho 2007 à05 00:33, em um total de 1 vez.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Então, terminei de instalar o bura hoje mas ainda não está totalmente acertado. O captador da Sahara serviu certinho na caixa de ar. Em comparação ao carburador de Twister que eu estava usando, o desempenho em baixa melhorou (parece que a moto ficou mais "esperta") e a resposta do acelerador também. Na estrada, a velocidade final permanece a mesma (120 km/h na subida, 130 chorando na reta e otimistas 140 na descida, com vento a favor!)

Henrique, qual a giclagem que você usou? Qual a configuração da caixa de ar? Como faço para "arrombar" a parte de cima da caixa?

Ah, abri o parafuso de mistura 5 voltas a partir da posição totalmente fechada.
A moto dá umas falhadas em alta e nas retomadas. Com a moto parada, se eu acelerar de uma vez, ela falha e morre algumas vezes.

Só para constar: fiz o motor há alguns meses e senti que o desempenho não é o mesmo de antes. Usando o carburador de Twister e pinhão 15, chegava a bater 150 km/h fácil, com garupa. Nessa época o motor estava sem o balanceiro. Agora, com o motor novo (feito com peças originais e encamisado para voltar à medida standard) tive que voltar a usar o pinhão 14 e ainda assim a moto não passa de 7000 rpm na estrada.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

deixa com 2.5 voltas aberto o parafuso da mistura.. quanto mais vc abre, mais enriquece ela. :wink: por isso deve estar morrendo quando acelera. Provavelmente vc esteja com alguma restrição na entrada do carbura, provocada pela caixa de ar..

Experimente deixar sem filtro, sem o duto que liga a caixa de ar ao carbura, dê umas voltar com o acerto original dele.. se ficar bom, estude um redimensionamento da caixa. :wink:
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

bah, até poderia tirar uma foto da enjambra mas tô sem camera digital :(
Os Gicleurs eu não lembro a medida, mas tive que diminuir bastante o de alta, o de baixa nem mexi pq tinha ficado bom.
Pra arrombar a caixa de filtro original é só cortar em cima, com uma serrinha de cano.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

se a entrada fica restrita, a mistura tende a engordar.. eu usava na twister original o carbura da falcon com os gicles originais dele, porém andava direto sem ligação entre a boca e a caixa de ar, justamente por preguiça da adaptação..hehe

por isso pedi para testar com ele direto.. se o acerto ficar bom, e depois mudar muito quando fizer a ligação à caixa de filtro.. tem que mudar a barbie..
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

eu tbm penso em ano que vem comprar uma falcon pq é melhor que a sport pra viajar... já andei pesquisando um pouco e dizem que é bom colocar coroa de 38 dentes pra viajar a menos rpms e já economiza umas gasolas tbm.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Salve, salve!

Valeu pelas dicas, galera! Vou arrombar a caixa de filtro como o Henrique sugeriu (mas será que não entra água e sujeira?) e tentar andar sem filtro pra testar. Daí vou ver se mudo alguma coisa na giclagem. Em alta parece que está razoável, se bem que na estrada a 7500 rpm ela dá umas engasgadas... Será excesso?

Abrir o parafuso de mistura enriquece ou empobrece a mesma?

Como o PF falou, os giclês originais da Falcon são #48 e #148. Que numeração de giclê devo comprar pra ir testando? De qualquer moto serve?

Abraços,

Zé Luis.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

se abrir o parafuso vai enriquecer a mistura.

acho que é excesso sim, pode tentar tirar o filtro e experimentar, se melhorar, recoloque o filtro e mude o gicle da alta, pode começar com #145 - #142.5 - #140 - nessa ordem
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

ih cara, tenho vaga lembrança do número do gicleur que botei na alta, acho que era 137#, algo assim. Mas não vai muito pela numeração, ainda mais que a maioria dos Gicleurs não seguem um padrão muito preciso (paralelo).
Pra saber se está colocando um menor ou maior faça o seguinte, pega uma agulha de carburador, pode ser do seu mesmo e enfie no buraco do gicleur, aí vc mede quando saiu, se pegar um gicleur maior enfiando a agulha no buraco de volta vai perceber que a mesma foi mais pra fora.
Sobre a caixa de filtro (original da XLX) pra não entrar sujeira eu fiz o seguinte, cortei em cima dela um quadrado, igual ao que já tem (o que já tem possui uma borracha de fluxo encaixada), aí peguei uma telinha de aço daquela de filtro de CG "barriga de curvina" e arrebitei pelo lado de dentro da caixa, colocando umas arroelinhas no rebite. Aí vc pega um silicone e passa entre o plástico e a tela pra não correr risco de entrar sujeira pelos cantos que os rebites não conseguem pressionar.
Falando sem uma foto pra ilustrar fica fróids, mas foi até fácil pra fazer essa tela e o buraco na caixa de filtro. Agora se vc tá usando caixa de filtro da Sahara aí pode ser que nem precise fazer isso, pq ela é muito maior que a original da XLX. E outra, como a XLX não usa bateria vc pode modificar a caixa dela com fibra de vidro e usar o espaço da bateria pra aumentar o tamanho.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Aí Henrique, nem precisa desenhar, entendi certinho! Essa idéia da caixa de ar da Sahara também é interessante, mas vou continuar usando a bateria porque só faço uso urbano da moto. Aliás, montei ela motard e em breve postarei umas fotos aqui no fórum (assim que eu arranjar uma câmera digital emprestada). Já vou adiantar que ficou bem parecida com a do smoke.

Outra coisa que me passou pela cabeça: será que vira colocar um filtro esportivo cônico pra aumentar a entrada de ar? Só tenho medo de entrar poeira pra dentro do motor, já que eu moro numa chácara e ando cerca de 4 quilômetros de estrada de terra por dia. A minha moto fica suja a maior parte do tempo, até desencanei de lavar toda semana...

Abraço!
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

Cara, filtro cônico é pra carro que anda em asfalto e ainda tem capô por cima pra proteger. Usar ele na moto é condenar o motor, não é atoa que as caixas de ar das motos Trails são tão bem fechadas pra não ocorrer esse tipo de problema, e cá entre nós, retificar um motor dessas bigornas num é nada barato :|
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Concordo! Gastei 1700,00 pra fazer o motor há alguns meses.

Então, dei umas voltas com ela sem o filtro hoje (perigo!) e fechei o parafuso de mistura para 2,5 volta como o PF recomendou. Caca! A aceleração ficou com um "buraco" nas trocas de marcha, a resposta piorou e a moto deu uns pipocos nas reduções. Vou começar a mexer nos giclês em breve, assim que der um tempinho.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

jlspe, se vc pega chão com ela, não recomento o filtro esportivo cônico.

pelo resultado que deu sem filtro a coisa ficou meio complicada mesmo.

Quando começar a mexer nos gicles, regule a marcha lenta pelo critério que deve ser.. até ela atingir a rotação mais alta com maior linearidade, sem oscilações.
jlspe
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à25 14:19

Mensagem por jlspe »

Hehehe, enchi o tanque com pódium e abri o parafuso do ar 7 voltas!!!
A moto virou o capeta, mas a baixa tá ruim (especialmente com a moto fria, tem que deixar o afogador puxado por uns 2 minutos) e ela tá embaralhando bastante, pipocando e falhando em algumas faixas de rotação, mas tá acelerando muuuuito!!!. Vou começar a mexer nos giclês amanhã. Será que vale a pena carburar pra Pódium?

Abraços!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem