regulagem do bura - iuuuppiiiiii - resolvido!!!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

regulagem do bura - iuuuppiiiiii - resolvido!!!!

Mensagem por APGUELFI »

e ae galera blz?

seguinte: botei um escape esport na minha tw, e ela apresentou uma grande diferenca de desenpenho. Em medias rotacoes( 5mil rpm) da falta de comb.

nao tenho muita experiencia em regulagem de bura ( praticamente so um pouco de teoria ) e tenho algumas duvidas.

1a: o gicle de alta eh o maior ou o menor?

2a: ja li em outros topicos que no caso da instalacao de escape esportivo, e soh abrir um pouco ( 1/2 ou 1 volta) o parafuso do ar. Porem, com auxilio de um multimetro e uma sonda lambda, notei diferenca tanto em baixa media e alta rpm, com acelerador em 1/4, 1/2, e todo aberto, porem esse parafuso soh atua de maneira significante com o aceler ate 1/4 de abertura.

3a: quando abri esse parafuso ( testei com 1/2 volta e 1 volta) percebi diferenca mas ainda da falta em media rpm. pergunto: e necessario mexer nos gicles ou na agulha? a agulha desse bura tem regulagem?

toda ajuda eh bem vinda!!!!!!!!!!!!

valew

...
Editado pela última vez por APGUELFI em 15 Outubro 2007 à05 19:56, em um total de 2 vezes.
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

no escape da minha tw coyote rs5 tive que abrir 1,5 voltar p/ ela parar de estourar ,, mas o problema de falta é solucionado na troca de gigleur ei minha tb dá qnd ta a uns 8 9 10 mil rom mas vou trocar de barura logo se deus quiser
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

meu escape e um pouco mais aberto que o coyote, em alta nao ta dando muita falta nao, so em media mesmo. experimentei mudar a regulagem daquele parafuso denovo mais nao resolveu.

mesmo assim valeu!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

outra duvida, pra que serve o difusor? ele tb tem uma regulagem?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o difusor não tem regulagem, ele atua na pulverização do combustível. Vc pode calçar um pouco a agulha, um calço de 1mm deve dar resultado já. Senão um gicle de alta maior, se o seu é #142 , tente um #145, #148(original falcon),#150 (original twister), vá mudando aos poucos.
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

fernado pf é dificil regular bura de falcon na tw???? me ensina aew axo que vou pegar um o que vc teve que fazer , p/ ele encainxar, regulagem e perfomance mudou mt????
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

complicando um pouco... hehe DEPENDE!!!!! hehehe

Eu usei um carburador de falcon por um tempo, sem filtro de ar, sem o duto que liga a caixa de filtro ao carburador e com cabeçote preparado. Ganho de 5cv´s (criei um tópico com os gráficos) com motor original e regulagem do carburador de falcon original (#48 na baixa e #148 na alta), comprovador no dina, mas só o cabeçote rendeu 2cv´s acima dos 8mil rpm em relação ao acerto com carburador original, ou seja, tudo é conjunto. Comprei o carburador do Crosschão, veio perfeito (apesar dele ser meio bichona :lol: :lol: ), e como estou ficando meio velho para ficar fuçando mesmo, coloquei o carburador na moto do jeito que veio, com medo de nem conseguir acerto de lenta, e simplesmente não mexi mais, só depois que coloquei o kit dei mais um gás para a moto.
Em relação ao original.. putz, sem comparação, liso em todas as faixas de rotação, sem falhas, engasgos.. nada.. ficou mais liso que o original.

Não experimentei colocar o filtro de ar, andei 5mil km assim mesmo sem problemas, mas acredito que com o filtro no lugar o acerto mude.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

ae PF,

entao pra ajustar a media, mexo na agulha?
vc disse pra tentar calcar a agulha ou tentar aumentar o gicle de alta, mais em alta o multimetro ja ta marcando 880mV. acho que se eu aumentar mais o gicle de alta, vai ficar muito rico em alta e em media vai continuar ruim! em media chega a marcar 100mV!!!

fui numa loja comprar o glice de alta, no orig. os caras pedem R$15,00, achei caro, tem algum gicle similar ou identico que seja mais barato? achei caro pois sempre ouvi falar que gicles sao baratos, coisa 1 ou 2 reauls!!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

se o multímetro está marcando 880mv pode deixar assim :wink: Só mexa se sentir ela falhar, mas com essa leitura é provável que não.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

crosschão escreveu:
Elton escreveu:a regulagem MAIS importante em méidas aberturas de acelerador é a altura da agulha.

já a médias rotações, nem faço idéia. Mas com certeza, o carburador tem que ter uma regulagem que funcione pra todas as rotações. Se ta dando falta em média, é porque tem que enriquecer a mistura.

Se você tem medo de estragar as outras faixas de rotação fazendo isso, então é melhor acreditar que o problema é na parte elétrica, que não está trabalhando direito em médias rotações.

1a: O gicle de alta é o maior.
2a: Abrir o parafuso do ar empobreçe a mistura. Voce deveria fechar, se esta dando falta.
3a: não sei se tem regulagem, mas deve ter. Levante a agulha (baixando a travinha), pra que a mistura fique mais rica em médias aberturas de acelerador. Faz isso uma cavidade da agulha por vez.

As chances de mudar a altura da agulha, e resolver isso, são grandes! Se nao resolver, aumente o gicle de alta, mas isto enriquece todas as aberturas de acelerador.

Se voce ta tendo problemas de pobreza quando segura o acelerador metade aberto e mede com o multimetro, entao o problema é na altura da agulha, é batata! Mas se o problema é quando abre o acelerador de uma vez, e no subir da rotação ela falha só na transição da média rpm, entao vc ta num mato sem cachorro rsrsrs

Abraço

desculpa me meter metre "elton", mas altura de agulha esta diretamente relacionada com a pressão atmosferica sendo assim soh mexemos nela quando mudamos muito a altitude com relação ao nivel do mar ok.


abraço
cross
Me desculpe Cross, mas a agulha serve para regular a média sim!!
Uma coisa q se deve levar em conta é qto o carburador está aberto e não em q rotação está!!
Elton: nas maioria das motos 4T o parafuso de regulagem é de mistura e não de ar! Por isso qdo se abre ele, enriquece as mistura. :wink:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Racer143 escreveu:..Elton: nas maioria das motos 4T o parafuso de regulagem é de mistura e não de ar! Por isso qdo se abre ele, enriquece as mistura. :wink:
Tento várias vezes explicar isso. :wink: :roll:
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

Fernando PF,

ja ouvi dizer que vc é uma fera nos carburadores!!!! ou melhor em motores vc tem uma dica sobre preparaçao de cabeçote aí ou entao detalhes dessa preparaçao ???? vlww
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

ihhh junto ao carbura original!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

kkkk milagre não existe...kkkkk


Manda o cabeçote para mim.. kkk nem sou eu que preparo os cabeçotes aqui, já tentei fazer (copiar do cara que faz) mas não tive nenhuma mudança.. aí tive que dar o braço a torcer pra ele e mandar fazer o meu..hehehe nem sempre é fácil como parece. Se eu te der a dica de onde tem que mexer, detalhadamente, estarei jogando fora o que muitos preparadores que sofreram para conseguir fazer preservam até hj. E como não sou preparador (não é minha profissão) prefiro respeitar isso. :wink:

O que posso te dizer é que não existe muito "segredo" não, e não são as coisas mais complexas e cheias de propagandas que fazem tudo funcionar, o maior resultado vem de coisas básicas e bem feitas, direto ao ponto. Vc pode gastar 1000 reais em um motor e não andar perto de um cara que simplesmente gastou 200.. já vi e comprovei isso aqui.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Elton escreveu:a regulagem MAIS importante em méidas aberturas de acelerador é a altura da agulha.

já a médias rotações, nem faço idéia. Mas com certeza, o carburador tem que ter uma regulagem que funcione pra todas as rotações. Se ta dando falta em média, é porque tem que enriquecer a mistura.

Se você tem medo de estragar as outras faixas de rotação fazendo isso, então é melhor acreditar que o problema é na parte elétrica, que não está trabalhando direito em médias rotações.

1a: O gicle de alta é o maior.
2a: Abrir o parafuso do ar empobreçe a mistura. Voce deveria fechar, se esta dando falta.
3a: não sei se tem regulagem, mas deve ter. Levante a agulha (baixando a travinha), pra que a mistura fique mais rica em médias aberturas de acelerador. Faz isso uma cavidade da agulha por vez.

As chances de mudar a altura da agulha, e resolver isso, são grandes! Se nao resolver, aumente o gicle de alta, mas isto enriquece todas as aberturas de acelerador.

Se voce ta tendo problemas de pobreza quando segura o acelerador metade aberto e mede com o multimetro, entao o problema é na altura da agulha, é batata! Mas se o problema é quando abre o acelerador de uma vez, e no subir da rotação ela falha só na transição da média rpm, entao vc ta num mato sem cachorro rsrsrs

Abraço

socorroooooo!!!!!!!!!! me ajudem!!!!!!!!!!!!!



Elton

2o: testei com a sonda: abrir o parafuso enriquece a mistura!


meu problema naum eh em media abertura de acelerador, tanto eh que em media abertura, o multimetro indica 980mV em praticamente todas as faixas de rotacao. Meu problema eh, em baixa rotacao, mais ou menos 3.5mil rpm, se eu abrir todo o acelerador da falta (marca 40mV) ate os 6mil rpm, a partir dai o multimetro indica 880mV ate 9 10mil rpm!

naum sei o q fasso, ja tentei mexer(abrir e fechar) o prarafuso, mais naum resolveu, preciso q alguem me de uma luz!!! no que devo mexer, agulha glice de alta ou o Q?????!!!!!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

seu carbura é o original ainda?? se for, não precisa mexer em nada.. além do parafuso da mistura, originalmente aberto 2,5voltas.

em que marcha vc está tendo essa leitura?? se for em primeira é uma coisa, se for em sexta é outra.. existem alguns fatores aí no meio.

a moto falha? A sonda é apenas um instrumento de ajuda, e vc não está trabalhando com um sistema injetado, ou seja, nem sempre terá total linearidade da mistura.

Mas primeiro me diga em que marcha está fazendo o teste.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

em todas as marchas!

meu bura ainda eh original. desculpa! esqueci de avisar, ela ta no alcool. O funcionamento tava bom, apesar de apresentar essa falha com o escape original, porem essa falha era quase imperceptivel, naum encomodava. porem, depois que eu botei o escape esportivo, essa falha ta encomodando!

quando o motor naum tah totalmente quente, ele falha (engasga) umpouco depois abre. depois que ta bem quente, soh "engole" um pouco depois abre, naum chega a falhar!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

ae galera!

agrora fud*****uuuu!!!!!!!

abri o bura!

eu ia levantar a agulha, mas pra minha surpresa quando tirei os gicles, o de alta naum tinha marcacao de tamanho, provavelmente o mecanico, colocou um gicle qualquer e foi abrindo ( como falei ela foi passada a alcool), ate ai ta normal... quando tirei o gicle de baixa, surpresa... ... ... ... ele eh menor que o gicle original da gasolina, o original eh #45, o que tava lah eh #35, ai peguei o gicle original e comparei o furo... ... realmente era menor!!!!!!!!!!!

como disse antes, com o escape original, o funcionamento era bom e a moto economica (21 km/l), naum tinha do que reclamar, ate o desempenho era bem parecido!!! depois que botei o escape, deu esse probleminha.

agora acho que vou tentar colocar o gicle de baixa original(maior) antes de mexer na agulha. to com medo da moto naum ficar economica como antes! vou ver o que acontece!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

vc não vai ficar com o motor totalmente liso no álcool, se ela fosse injetada era outra história..

Essa engasgada, é provocada principalmente pela baixa taxa de compressão (9,3:1) para o álcool.

Vc pode começar um novo acerto no carburador, aumentando a área (área não é diâmetro) em 30%, a partir daí a coisa fica mais fácil. Use um gicle (#60 em baixa e um 195 em alta). Provavelmente o gicle de baixa vc não vai encontrar em lugar nenhum, vai ter que pegar um gicle original e passar uma broca 0,5mm. Como o ajuste desse furo é milesimal, ao furar com furadeira comum, com essa broca, vc sempre estará abrindo a mais, mesmo sem querer :wink:

Quanto ao gicle de alta, é mais fácil, vá em loja e autopeças e peça pelo gicle de combustível do carburador Weber (TLDZ, TLDE), ele tem o mesmo formato dos gicles de moto.
felipe pinheiro bueno
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 24 Julho 2007 à57 12:19

Mensagem por felipe pinheiro bueno »

fernando pf?!?!?! m carabotei escape na minha e vou te dizer precisa sim,,, parece que quando vc tira o cano original a tw morre isso AEW morre a minha tem um problema que ning tira venho de 6 a 100km/h e ta vindo um curvao mando 5 4 qnd ela chega a 8000 rmp ele nao sobe giro qnd eu reduzo ela NAO PASSA DE 8000 E ELA CORTA A 15000
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem