Trocar coroa original por uma de 2 dentes a mais > Ajuda

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Trocar coroa original por uma de 2 dentes a mais > Ajuda

Mensagem por fumaça? »

Opa, blz?

Preciso de uma ajuda.

Tenho uma Honda XR 250 Tornado com pinhã, coroa e corrente originais.

Se não me engano a coroa original tem 38 dentes e estou afim de colocar uma coroa VAZ de 40 dentes.

Preciso trocar TUDA a relação, ou não preciso?

PS:
Lembrando que minha corrente é original DID e a relação toda tem aproximadamente 13.500km rodados, na maior parte das vezes dentro da cidade e esfalto com alguns rolés na terra durante os finais de semana e sempre lubrifiquei a mesma com graxa branca e oleo de motor (20W)

Desde ja meu muito obrigado!

;)
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

Cara, aproveita e troca tudo. Tua coroa já esta toda "moldada" para o desgaste da corrente.

Se tu trocar só a coroa vai acabar estragando a corrente e a coroa nova. E ai tu acaba gastanto em dobro.

Troca tudo junto. Vai durar mais 13k km.

Sobre a coroa, eu tenho uma lander, acho que vale pra Tornado também.

Eu coloquei 3 dentes a mais na coroa da minha lander pra fazer trilha, melhorou bastante, principalemente se for trilha media para travada. Eu até to pensando em colocar uma coroa 5 dentes maior que a original. Pro tipo de trilha e pista que ando acho que vai ficar melhor.
rmo
Membro
Mensagens: 132
Registrado em: 16 Julho 2007 à36 21:00

Mensagem por rmo »

fuma?,
Troca tudo...
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

MAs tipo, aparentemente minha coroa esta ZERA! Não apresenta grandes sinais de desgaste

Sobre colocar 5 dentes a mais, acho que não rola pq eu ando muito na moto na cidade tbm e faço eventuais viagens, então uma relação muito maior vai deixar a moto ruim em velocidades maiores.

vlw
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Coloca só a coroa, não vale a pena trocar tudo, a hora que for pro pau troca o kit inteiro, vc vai andar muito tempo ainda só trocando a coroa!
rmo
Membro
Mensagens: 132
Registrado em: 16 Julho 2007 à36 21:00

Mensagem por rmo »

Ricardo Skolaude escreveu:Coloca só a coroa, não vale a pena trocar tudo, a hora que for pro pau troca o kit inteiro, vc vai andar muito tempo ainda só trocando a coroa!
Eu já acho que relaçao e uma peça só... Trocar um e ñ trocar outro e o barato que sai caro.
Bom, e só minha opinião.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Com certeza RMO, opinião é que nem bunda, cada um tem a sua (exceto Gays lesbicas e simpatizantes que não vem ao caso), mas se o cjto tiver com vida util de uns 60% ainda, não tem por que trocar tudo, já que na cidade isso levará anos pra se exterminar... vale mais a pena trocar só a coroa... bom mas cada um cada um, cada um faz o que lhe convir, :mrgreen:
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

rs..
para acabar com a discução
vou comprar e fazer o texte
:P

ehehhe
rmo
Membro
Mensagens: 132
Registrado em: 16 Julho 2007 à36 21:00

Mensagem por rmo »

Ricardo Skolaude,
Se opnião e igual bunda e já ñ sei....
DMSB
Membro
Mensagens: 134
Registrado em: 02 Julho 2007 à04 17:39

Mensagem por DMSB »

fumaça? escreveu:rs..
para acabar com a discução
vou comprar e fazer o texte
:P

ehehhe
Faz o seguinte, já que vc vai rodar na cidade e até estrada com ela, esquece coroa maior nesta situação. Roda com a original. Senão a moto só vai berrar e vibrar.

Ai compra a 5 dentes maior e qdo for fazer trilha troca. Não leva 10 minutos e nao tem mistério nenhum.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

rmo escreveu:Ricardo Skolaude,
Se opnião e igual bunda e já ñ sei....

Mas eu sei, é sim, so sai m...rda ahuahauha :lol:


:roll: :roll:
rmo
Membro
Mensagens: 132
Registrado em: 16 Julho 2007 à36 21:00

Mensagem por rmo »

Ricardo Skolaude,
Blz!!!!! Vc sabe bastante do assunto; Bunda, m...rda....
Vc como moderador deveria dar exemplo, + tá valendo...
=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
PEBINHA
Membro
Mensagens: 427
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à23 08:22

Mensagem por PEBINHA »

É PRA USO EM TRILHA OU NA CIDADE ? SE FOR PRA TRILHA NO MÍNIMO UMA 44D, AGORA PRA CIDADE EU ACONSELHO FICAR NA 38 D, NA MINHA PRA TRILHA USAVA 12x44D SÓ QUE MINHA TRILHA NÃO É MUITO FORTE, PRA TRILHA FORTE OS CARAS USAM ATÉ 12x48 E 12x50
ABRAÇOS !
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

Bom, para explicar, estou afim de trocar a coroa por uma de 40 dentes pelo motivo exposto no topico abaixo:

http://www.tornadeiros.com.br/viewtopic ... c&start=60

basicamente para o motor ter que fazer menos força nas aceleradas e nas retomadas e tbm economiar gasolina e tal...

sem contar a vantagem de deixa-la um pouco mais brabinha quando for pegar um chão e tal.
:roll:

"...A coroa original tem 38 dentes sim. Com a coroa de 40 dentes ocorre uma redução de aproximadamente 10km/h na velocidade final a minha chegava a 140km/h em 5ª marcha ai saia de giro com a coroa original e a velocidade caia para 135km/h em 6ª marcha e perdia muito nas subidas fazendo necessária a redução para a 5ª marcha. Agora com a coroa de 40 Dentes chega a 130km/m em 5ª marcha e sai de giro, ao engatar 6ª marcha a moto mantém a velocidade nas subidas facilmente, o motor gira um pouco mais cheio mas com menos aceleração se vc rodar na faixa dos 120km/h o consumo no meu caso diminuiu antes na faixa de 23km/l para 25km/l agora, se vc acelerar forte na cidade principalmente em 1ª e 2ª marcha o pneu traseiro sofre bastante devido a maior força o meu já está com vários cravos rasgados e faltando pedados devido as aceleradas mais fortes. "

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Relação é conjunto, trocar uma peça e não trocar as outras causa desgastes prematuros no conjunto todo.

Faz as contas pra saber o quanto ta encurtando.
Divide o número de dentes da coroa pelo numero de dentes do pinhão.

Tente achar um pinhão 14 pra ela, faça os cálculos pra ver qual coroa usar (acho que seria a 44) e veja como a moto vai ficar bem mais esperta.
Quando o eixo do giro do motor recebe angulação maior (pinhão numero acima do original) minimiza-se a perda de potência do virabrequim pra roda (que é em torno de 20 a 30%). Com esse ângulo maior também haverá menor tensão no conjunto (relação e motor) aumentando em muito a durabilidade.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Ale, o trocar a coroa sem trocar o resto, apenas fará que a coroa desgaste mais rápido de moto que se estabilize com o resto do conjunto certo?

Mas como a moto é pra cidade, e não pra competição, eu creio que esse conjunto não vá gastar a ponto da necessidade de troca tão cedo, sabe-se que uma moto de cidade não força ou seja, dura pra caramba... trocando só a coroa, na minha opinião pessoal, ele troca de moto antes de colocar outra relação com certeza

Mas se utiliza a moto pra viajar também, aí eu concordo, troca tudo que é mais vantagem! :?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Não!
Não só a coroa vai desgastar pra encaixar na corrente laceada. Os roletes da corrente também vão sofrer tensão que não estavam sofrendo. E vai sobrar pro pinhão também.
Ai......(veja onde vai parar).......nessas folgas vai sobrar pro motor, eixo de câmbio e pro ai vai.

Sendo chato, até pneus velhos causam desgaste maior de tudo.


Se a relação dele durou tanto, imagina colocando com pinhão 14?
Mesmo sendo pra cidade. :wink: :wink:
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

rs, ta bom, desisti da ideia

:P

Só que a brincadeira de trocar tudo vai ficar cara e vou acabar desistindo por hora... Acabei de colocar um pneusão Mitas na frente e trocarei de guidão.. ficarei sem grana por um tempinho (pelo menos até o final do ano, quando pararei de pagar a faculdade)..

pelos meus calculos, um "kit" com corrente + coroa + pinão sairá por uns R$ 250 né?

PS: onde estamos encontrando correntes DID baratas???
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Relação eu preferi pagar R$ 172,00 na minha VAZ; com pinhão nitretado aliviado + coroa temperada e cromada + corrente reforçada e com o'ring que são aneis de borracha que vedam os roletes; doque pagar R$ 90,00 na original da honda.

Desde quando tive a DT de trilha só usei VAZ e recomendo.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Chitola, comprei nos USA pela net relação Renthal (coroa preta de aluminio) com did gold com retentor.

U$88.00+20.00 de frete.
R$ 220,00
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem