Pq motores super taxados funcionam com gasolina comum?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Antes que alguem pergunte... como que com uma taxa alta como essa como a moto pode rodar com gasolina comum ou premium ?
Uma das coisas se deve ao ponto de ignição dessas motos e outra quanto ao tamanho da biela. Motores modernos com pouco curso no virabrequim e biela muito longa.
Pros e contras da biela longa.

A favor.
Menor ângulo de inclinação da biela.
Pistão com altura de compressão mais baixa.
Maior resistência a pré ignição comparada com biela curta.
Peso reduzido do pistão.
Mais força e por mais tempo aplicada ao virabrequim.
Curva de ignição com menos adiantamento.
Permite leve aumento da taxa de compressão sem criar problemas ao motor.
Diminuição da velocidade máxima do pistão.
Velocidade media do pistão mais baixa na fase de admissão.
Permite coletores de admissão mais curtos.

Contra.
É preciso rever distancia mínima das válvulas ao pistão e enquadramento do comando.
Reduz o torque em baixa rotação.
Torna o motor mais lento em resposta ao acelerador em baixo RPM.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Muito fera o tópico, Diabo...seria um disperdício deixar ele se perder lá no tópico das cabritas...hehee... =D>
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

tu é froids diabo =D>
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Tópico simples ....e eficientíssimo nas informações... =D> =D> =D>
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Apesar de concordar com a maioria tem algumas coisas que no meu conceito não estõa corretas ...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Bacana!!!!
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Bom no caso a WR 250 tem biela muito longa?

Aqui em Goiania, tem um importador que trouxe agora dos EUA duas KTMs uma XC450W e outra XC 450 , e todos aqui ficam procurando diferenças entre elas, aparentemente tudo na XC é mais Pró que na W , tipo mesas, escape, suspensão etc, etc , mas uma coisa que deixa todos encabulados é o tamanho do clindro das duas , o da XC deve ter uns 2 cms a menos do que a W , isto faz o motor dela ser mais baixo na geral
The_Piston_man
Membro
Mensagens: 502
Registrado em: 15 Fevereiro 2006 à00 20:48

Mensagem por The_Piston_man »

Motor forte em alta e girador...... Pistão grande.....sem muita saia......Virabrequim com pouco curso e biela grande.Po a biela deiar menos ela força menos o pistão á camisa diminunindo o atrito.

C vcs vere o curso do pisas de um CBR vão ver que eh coisa de 46mm.... coisa mínima.... por isso esses moores conseguem atingir facilmene os 14.000RPM.... Aspro..!!

ótimo Tópico Diabo..!!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

eu sabia o pq as formula 1 atingem 18 19mil giros, pq tem cursinho e pistãozão mas agora sei tbm do bielão...
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ate agora nao entendi o que tem aver curso do vira com taxa :wink: :wink:
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Furia o curso do vira est´pa ligado ao tamnho da biela consequentemente ao que o Diabo postou, maior biela mais vc pode texar
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

O curso na verdade só tem relação com os motores modernos. O que quiz dizer o texto é que quanto maior a biela menor o risco de pre combustao e detonação.
Curso e biela na verdade dão a relação R/L que quanto menor o número encontrado o motor é mais liso e isento de vibrações.
O cálculo da R/L é curso em milímetro dividido por dois, dividido pelo diâmetro da biela em milímetros.
Quanto menor o valor, significa um motor de performance, sobe o giro rápido e sem vibrações.

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Diabo, outra vantagem da biela maior é menos vibração, confere?
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Vibra menos exatamente porque diminue a relação R/L.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

furia SM escreveu:Ate agora nao entendi o que tem aver curso do vira com taxa :wink: :wink:
somos 2 entao!

menos ainda com o tamanho da biela!
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Num entendo a dificuldade que estão tendo pra entender.
Imagine um motor de tornado.
Monte ele com uma biela 1 milímetro maior.
O pistão subiria 1 milímetro a mais e ocuparia 1 milímetro a mais a câmara de combustão levando à uma taxa de aproximadamente 10.2:1, o que seria o mesmo efeito de se rebaixar em 1mm o cabeçote, porém, desse modo vc naum altera a câmara de combustão.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

diabo2 escreveu:Num entendo a dificuldade que estão tendo pra entender.
Imagine um motor de tornado.
Monte ele com uma biela 1 milímetro maior.
O pistão subiria 1 milímetro a mais e ocuparia 1 milímetro a mais a câmara de combustão levando à uma taxa de aproximadamente 10.2:1, o que seria o mesmo efeito de se rebaixar em 1mm o cabeçote, porém, desse modo vc naum altera a câmara de combustão.
ate ai tudo bem! porem o que isso tem a ver com a menor probabilidade de pre-ignicao(detonacao)??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

diabo2 escreveu:O curso na verdade só tem relação com os motores modernos. O que quiz dizer o texto é que quanto maior a biela menor o risco de pre combustao e detonação.
Curso e biela na verdade dão a relação R/L que quanto menor o número encontrado o motor é mais liso e isento de vibrações.
O cálculo da R/L é curso em milímetro dividido por dois, dividido pelo diâmetro da biela em milímetros.
Quanto menor o valor, significa um motor de performance, sobe o giro rápido e sem vibrações.

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm


um bom exemplo disso sao os motores AP1600 e AP2000. o diametro do pistao eh praticamente o mesmo (81mm e 82,5mm), porem o curso muda bastante, no ap1.6 eh 77,6mm e no ap2.0 eh 92,8mm. lembrando que a biela eh a mesma nos dois motores (se naum me engano eh 144mm). ja andei em carros com os dois motores, e a diferenca e grande:

:arrow: o ap2.0 tem muito torque em baixa ( dado pelo curso que eh maior) porem eh um motor aspero, parece que reclama pra subir de giro, em viagens a 110 120 km/h o motor vibra demais!

:arrow: ja o ap1.6 nao tem tanto torque, mais eh muito suave, sobe giro facil sem reclamar, a 6 mil rpm parece que o motor roda tranquilo!

se nao me engano, a relacao r/l do 1.6 eh 0,269 considerado um valor muito bom. o 2.0 te relacao r/l de 0,322. pra carros eh considerado um valor satisfatorio r/l abaixo de 0,3. dai da pra se ter uma ideia.

lembrando: naum sei se todo mundo sabe, mas aqueles GOLs GTI 16V anos 95 e 96, aqueles com bolha no capo, a bolha eh em funcao do uso de bielas de 156mm (usadas em motores APs importados), como o GTI era um esportivo com motor girador, usaram essas bielas para diminuir a aspereza desse motor. como a biela era maior, o bloco tinha de ser maior, dai a necessidade da bolha no capo para poder caber o motor no cofre.

ja tive a oportunidade de dirigir um desses GTIs, existe uma melhora, mais ainda eh um motor aspero!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

andre pasi Guelfi escreveu:
diabo2 escreveu:O curso na verdade só tem relação com os motores modernos. O que quiz dizer o texto é que quanto maior a biela menor o risco de pre combustao e detonação.
Curso e biela na verdade dão a relação R/L que quanto menor o número encontrado o motor é mais liso e isento de vibrações.
O cálculo da R/L é curso em milímetro dividido por dois, dividido pelo diâmetro da biela em milímetros.
Quanto menor o valor, significa um motor de performance, sobe o giro rápido e sem vibrações.

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm


um bom exemplo disso sao os motores AP1600 e AP2000. o diametro do pistao eh praticamente o mesmo (81mm e 82,5mm), porem o curso muda bastante, no ap1.6 eh 77,6mm e no ap2.0 eh 92,8mm. lembrando que a biela eh a mesma nos dois motores (se naum me engano eh 144mm). ja andei em carros com os dois motores, e a diferenca e grande:

:arrow: o ap2.0 tem muito torque em baixa ( dado pelo curso que eh maior) porem eh um motor aspero, parece que reclama pra subir de giro, em viagens a 110 120 km/h o motor vibra demais!

:arrow: ja o ap1.6 nao tem tanto torque, mais eh muito suave, sobe giro facil sem reclamar, a 6 mil rpm parece que o motor roda tranquilo!

se nao me engano, a relacao r/l do 1.6 eh 0,269 considerado um valor muito bom. o 2.0 te relacao r/l de 0,322. pra carros eh considerado um valor satisfatorio r/l abaixo de 0,3. dai da pra se ter uma ideia.

lembrando: naum sei se todo mundo sabe, mas aqueles GOLs GTI 16V anos 95 e 96, aqueles com bolha no capo, a bolha eh em funcao do uso de bielas de 156mm (usadas em motores APs importados), como o GTI era um esportivo com motor girador, usaram essas bielas para diminuir a aspereza desse motor. como a biela era maior, o bloco tinha de ser maior, dai a necessidade da bolha no capo para poder caber o motor no cofre.

ja tive a oportunidade de dirigir um desses GTIs, existe uma melhora, mais ainda eh um motor aspero!



desculpa o texto! agora que eu vi que isso que escrevi ta todo explicado no link que o diabo2 colocou! :oops:
foi maus! :oops:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

andre pasi Guelfi escreveu:
diabo2 escreveu:O curso na verdade só tem relação com os motores modernos. O que quiz dizer o texto é que quanto maior a biela menor o risco de pre combustao e detonação.
Curso e biela na verdade dão a relação R/L que quanto menor o número encontrado o motor é mais liso e isento de vibrações.
O cálculo da R/L é curso em milímetro dividido por dois, dividido pelo diâmetro da biela em milímetros.
Quanto menor o valor, significa um motor de performance, sobe o giro rápido e sem vibrações.

http://www2.uol.com.br/bestcars/tecprep/rl-3.htm


um bom exemplo disso sao os motores AP1600 e AP2000. o diametro do pistao eh praticamente o mesmo (81mm e 82,5mm), porem o curso muda bastante, no ap1.6 eh 77,6mm e no ap2.0 eh 92,8mm. lembrando que a biela eh a mesma nos dois motores (se naum me engano eh 144mm). ja andei em carros com os dois motores, e a diferenca e grande:

:arrow: o ap2.0 tem muito torque em baixa ( dado pelo curso que eh maior) porem eh um motor aspero, parece que reclama pra subir de giro, em viagens a 110 120 km/h o motor vibra demais!

:arrow: ja o ap1.6 nao tem tanto torque, mais eh muito suave, sobe giro facil sem reclamar, a 6 mil rpm parece que o motor roda tranquilo!

se nao me engano, a relacao r/l do 1.6 eh 0,269 considerado um valor muito bom. o 2.0 te relacao r/l de 0,322. pra carros eh considerado um valor satisfatorio r/l abaixo de 0,3. dai da pra se ter uma ideia.

lembrando: naum sei se todo mundo sabe, mas aqueles GOLs GTI 16V anos 95 e 96, aqueles com bolha no capo, a bolha eh em funcao do uso de bielas de 156mm (usadas em motores APs importados), como o GTI era um esportivo com motor girador, usaram essas bielas para diminuir a aspereza desse motor. como a biela era maior, o bloco tinha de ser maior, dai a necessidade da bolha no capo para poder caber o motor no cofre.

ja tive a oportunidade de dirigir um desses GTIs, existe uma melhora, mais ainda eh um motor aspero!
Excelente tópico Diabo2..

André, fui um amante dos ap´s, inclusive essa diferença eu sentia no meu antigo 2.0 de rua, muito mais lento para girar que um mesmo 2.0 feito com pistão maior e vira de 1.8, porém, mesmo assim, na pista, o meu era um pouco melhor por ser mais linear.. mas é bem isso que vc explicou mesmo.

Diabo2, até agora não tinha me dado conta em a relação com a taxa de compressão e comprimento de biela, mas o que vc citou em relação a não mudar a câmara de combustão e aumentar a taxa é o que tenho em mente no caso das xr200 com pistão cabeçudo de bros.. altera-se a câmara, assim como os wiseco 285cc (são cabeçudos também), por isso prefiro tirar no cilindro mesmo para taxar.

Quanto a velocidade máxima do pistão, ela se dá com o vira a 90º ou a 180º, ou muito próximo disso, pois o ciclo não é constante.. nesse caso o que determina a velocidade máxima é o raio do virabrequim, e não o tamanho da biela, pois a V= WxR (onde W= rotação em Rad/s e R = raio em m).. correto???

a respeito do angulo de inclinação da biela, quanto mais longa, menor força o pistão exerce sobre a parede do cilindro, mais liso fica o motor. Temos que tomar cuidado com o peso das bielas, muitas vezes uma biela mais longa, dependendo de como é fabricada (marca e material), torna o conjunto final mais pesado, mesmo com o pistão mais leve. Agora se tudo for mais leve a coisa muda e só tem a melhorar. Com ela mais longa vc tem maior aproveitamento do torque empregado, ou melhor, vc tem melhor decomposição da força entregue pelo pistão no momento da combustão, devido ao menor ângulo de inclinação da biela em relação a força aplicada (força vertical), tornando essa entrega mais linear.

Devido a mudanças na velocidade de admissão e escape, torna-se possível fazer novo enquadramento do(s) comando(s), mas aí a única maneira é testar e testar.... por isso um mesmo comando fica bom em um motor e ruim em outro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem