Virabrequim de RD135 na DT180... Porque ?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Virabrequim de RD135 na DT180... Porque ?

Mensagem por jean »

Alguém sabe me explicar qual a vantagem de utilizar um virabrequim de RD135 na DT180 ? Ou se não é vantagem ??? Valeu !
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Mensagem por Leandro-m »

Creio q o motor vai girar mais com o vira da RD
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

Mas o diametro das duas bolachas é igual?
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

Elton escreveu:cara, usa a caixa toda!
a caixa da DT é quebradeira demais... mas a parte de cima da RD tambem!
Já uso na minha DT180 caixa completa da RD135 (montados nos semi-carters da DT, logico)... E gostei muito, além de ser mais forte, as marchas são muito bem escalonadas... Uso relação 11x48 e está ótimo...

Minha grande dúvida é sobre as diferenças entre os dois virabrequins e qual a vatagem de usar o virabrequim da RD135 na DT, como muitos utilizam...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

curso da rd = 50 mm
curso da dt = 54 mm

virabrequim de menor curso dá pra girar mais, porém a DT fica com menos cc ainda, tipo original é 176cc e com vira de rd fica 163cc.

não sei as medidas, mas quando fiz o motor da minha DT o mecanico colocou o vira de rd pq o meu tava zuado e ele disse q a moto ia girar mais, simplesmente colocou, tirou um e pos o outro, o que na época eu nem dei bola, pq não entendia muito de mecânica, mas hoje eu analisaria muito e compararia os 2 pra ver as diferenças, se precisa subir o cilindro, baixar, dar taxa, essas coisa...
trilheiro.com
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Outubro 2007 à39 21:13

Mensagem por trilheiro.com »

aproveitando o topico gostaria de saber se colocar pistao de agrale na dt 180 fica bom ou fica ruim pois teria que abrir o cilindro uns 3 mm e a moto passaria a ser 200cc
o que vcs acham compensa pois estou fazendo meu motor e soh falta trocar pistao e retificar o cilindro
valeu
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

trilheiro.com escreveu:aproveitando o topico gostaria de saber se colocar pistao de agrale na dt 180 fica bom ou fica ruim pois teria que abrir o cilindro uns 3 mm e a moto passaria a ser 200cc
o que vcs acham compensa pois estou fazendo meu motor e soh falta trocar pistao e retificar o cilindro
valeu
o Jean usa pistão de agrale, eu sei q fica animal, mas não cheguei a colocar na minha... se um dia eu comprar outra DT eu concerteza colocarei.
trilheiro.com
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 02 Outubro 2007 à39 21:13

Mensagem por trilheiro.com »

e vc sabe se tem que mudar alguma coisa tipo virabrequim pino ou eh soh colocar mesmo
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

trilheiro.com escreveu:e vc sabe se tem que mudar alguma coisa tipo virabrequim pino ou eh soh colocar mesmo
cara isso eu não sei dizer, tem que pesquisar as medidas dos pinos pra ver se são iguais...
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

chitola escreveu:
trilheiro.com escreveu:aproveitando o topico gostaria de saber se colocar pistao de agrale na dt 180 fica bom ou fica ruim pois teria que abrir o cilindro uns 3 mm e a moto passaria a ser 200cc
o que vcs acham compensa pois estou fazendo meu motor e soh falta trocar pistao e retificar o cilindro
valeu
o Jean usa pistão de agrale, eu sei q fica animal, mas não cheguei a colocar na minha... se um dia eu comprar outra DT eu concerteza colocarei.
E ai pessoal ! Eu uso pistão de Agrale 27.5 medida 0.50mm do original, isso porque eu tinha um cilindro extra com um risco grande e fundo, que levei na retifica e falei com o operador dar passes até sair o risco, onde o pistão 0.50mm da Agrale cobriu esse risco... Fiz com esse cilindro para teste, e está rodando até hoje... hehehe... Com janelas preparadas e furos de lubrificação do pistão aumentados...

Meu motor ficou com 193cm3...

Para colocar o pistão da Agrale não precisa adaptação nenhuma, o pino do pistão é a mesma medida do pino da DT... É só retificar o cilindro e montar... Coloque 3 juntas de cilindro (junta de baixo), porque o pistão da Agrale é mais alto... E pra terminar, o pistão da Agrale é maior e mais leve do que o da DT (não sei exatamente, mas notavelmente umas 30 à 40 gramas mais leve), o que melhora o giro... A marca do pistão que utilizo é KMP com aneis KMP... Não "bate saia" o motor com esse pistão... Utilizo óleo Castrol TTS 100% Sintético na proporção de 3%...

Mais alguma dúvida, hehehehe ! (há, se possível, coloca um carburador de RD350 que tem o afogador)... Abraço !
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Jean, vc não acha que a mistura está muito gorda? :shock:
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

Ricardo Skolaude escreveu:Jean, vc não acha que a mistura está muito gorda? :shock:
Acho que não... A queima na veia está "chocolate", hehehe... E ela não rateia nada... Unica coisa que fiz para eliminar o tén tén tén quando tira a mão foi aumentar um pouco o gigler da baixa, só isso... Em baixa ela está um pouco mais gorda sim, mas em alta perfeita... Valeu !
Leandro-m
Membro
Mensagens: 365
Registrado em: 10 Setembro 2007 à47 21:15

Mensagem por Leandro-m »

jean escreveu:
chitola escreveu:
trilheiro.com escreveu:aproveitando o topico gostaria de saber se colocar pistao de agrale na dt 180 fica bom ou fica ruim pois teria que abrir o cilindro uns 3 mm e a moto passaria a ser 200cc
o que vcs acham compensa pois estou fazendo meu motor e soh falta trocar pistao e retificar o cilindro
valeu
o Jean usa pistão de agrale, eu sei q fica animal, mas não cheguei a colocar na minha... se um dia eu comprar outra DT eu concerteza colocarei.
E ai pessoal ! Eu uso pistão de Agrale 27.5 medida 0.50mm do original, isso porque eu tinha um cilindro extra com um risco grande e fundo, que levei na retifica e falei com o operador dar passes até sair o risco, onde o pistão 0.50mm da Agrale cobriu esse risco... Fiz com esse cilindro para teste, e está rodando até hoje... hehehe... Com janelas preparadas e furos de lubrificação do pistão aumentados...

Meu motor ficou com 193cm3...

Para colocar o pistão da Agrale não precisa adaptação nenhuma, o pino do pistão é a mesma medida do pino da DT... É só retificar o cilindro e montar... Coloque 3 juntas de cilindro (junta de baixo), porque o pistão da Agrale é mais alto... E pra terminar, o pistão da Agrale é maior e mais leve do que o da DT (não sei exatamente, mas notavelmente umas 30 à 40 gramas mais leve), o que melhora o giro... A marca do pistão que utilizo é KMP com aneis KMP... Não "bate saia" o motor com esse pistão... Utilizo óleo Castrol TTS 100% Sintético na proporção de 3%...

Mais alguma dúvida, hehehehe ! (há, se possível, coloca um carburador de RD350 que tem o afogador)... Abraço !
Coloque 3 juntas mais depois de fechado gire o motor com a mão (antes de dar partida) pra ver se o pistão não bate no cabeçote pois eu montei com 3 e encostou, daí botei mais uma e ficou jóia.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

ontem peguei a RD na mecanica e o cara falou q dá pra por o cilindro da dt180 na 135, imagina o cilindro dt180 arrombado pra pistão de agrale na rd, meu deus vira "O" canhão...
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

chitola escreveu:ontem peguei a RD na mecanica e o cara falou q dá pra por o cilindro da dt180 na 135, imagina o cilindro dt180 arrombado pra pistão de agrale na rd, meu deus vira "O" canhão...
Hahaha ! Você me deu uma ideia... hehehehehehehe...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

jean escreveu:
chitola escreveu:ontem peguei a RD na mecanica e o cara falou q dá pra por o cilindro da dt180 na 135, imagina o cilindro dt180 arrombado pra pistão de agrale na rd, meu deus vira "O" canhão...
Hahaha ! Você me deu uma ideia... hehehehehehehe...
repassa a idéia aí neh hehehehe
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

O colega ai de cima falou que colocou um pistão de agrale 0.5mm, mas os pistões de agrale não são todos standar só mudando a letra A,B,C e D de cada cilindro? Porque como o cilindro tem a camisa com cromo a ideia é não retificar.
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

jjacob_xt225 escreveu:O colega ai de cima falou que colocou um pistão de agrale 0.5mm, mas os pistões de agrale não são todos standar só mudando a letra A,B,C e D de cada cilindro? Porque como o cilindro tem a camisa com cromo a ideia é não retificar.
sim, mas deve ter pistão paralelo de agrale...
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Elton escreveu:
chitola escreveu:ontem peguei a RD na mecanica e o cara falou q dá pra por o cilindro da dt180 na 135, imagina o cilindro dt180 arrombado pra pistão de agrale na rd, meu deus vira "O" canhão...
Perde toda a característica de alta rotação da RD

Cambio de RD, pra ficar experto canhão, tipo pra corrida, é obrigado usar pistão de RD. O resto da preparação fica a criterio.

a vantagem de botar a caixa da RD na DT, é que a caixa é mil vezes melhor...
sim perde toda a alta caracteristica das RDs, mas imagina a força que não teria em baixa ??? seria uma boa pra andar na rua eu penso...
jean
Membro
Mensagens: 259
Registrado em: 23 Janeiro 2007 à48 07:04

Mensagem por jean »

chitola escreveu:
jjacob_xt225 escreveu:O colega ai de cima falou que colocou um pistão de agrale 0.5mm, mas os pistões de agrale não são todos standar só mudando a letra A,B,C e D de cada cilindro? Porque como o cilindro tem a camisa com cromo a ideia é não retificar.
sim, mas deve ter pistão paralelo de agrale...
Sim, meu pistão é paralelissimo... KMP 0.50mm e aneis também ! É muito bom... Já andei bastante e ainda não está batendo saia... Mas relembrando, utilizo óleo sintético !!! Uma grande diferença... Valeu !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem