Freio: Vantagem do disco flutuante em relação ao normal.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

É só isso a diferença entre os dois? :shock:

Aff eu pensei que fosse muito mais complicado... #-o

Muito bom, finalmente aprendi! =D> :mrgreen:
cross_78
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 17 Novembro 2007 à23 16:07

Mensagem por cross_78 »

Elton tu conhece mano
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

O flutuante dissipa melhor o calor também, por ser separado do miolo e usar na junção material de composição diferente.
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

O flutuante dissipa melhor o calor também, por ser separado do miolo e usar na junção material de composição diferente.
O q ajuda muito na sua eficiencia.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

texto da Motonline.com.br http://www.motonline.com.br/faq/faq1.html#20r


20 - Qual a diferença entre o freio a disco fixo e flutuante?
R: O disco flutuante é composto de uma pista frenante e uma flange fixa à roda. Esta pista frenante é apoiada em rebites que permitem leve movimentação lateral. Esse pequeno movimento é para impedir que as eventuais torções do disco sejam transferidas para a pinça de freio e afaste as pastilhas do disco. Normalmente existem dois tipos de freio flutuante: o disco flutuante com pica fixa; ou a pinça flutuante com disco fixo. A escolha do sistema depende do tipo de moto e uso. Normalmente os discos flutuantes são usados em motos esportivas de alto desempenho, ou por questões de marketing e alguns casos.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Pois é siqui... agora confundiu mais ainda... eu pensei que disco flutuante tinha a ver com a pinça de freio ser fixa ou não... #-o
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

será que parafusar a pinça como nas esportivas paralelamente ao disco muda alguma coisa?
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

henriquejensen escreveu:será que parafusar a pinça como nas esportivas paralelamente ao disco muda alguma coisa?

Sim, mas pra isso vc precisaria de uma suspa dianteira nova............as motos do mundial de enduro/ e motocross sao assim. O Nome disso eh freio radial..........sao presos contra a direcao do centro da roda, e nao paralelo.......
danilobueno27
Membro
Mensagens: 673
Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29

Mensagem por danilobueno27 »

bessa27 escreveu:
henriquejensen escreveu:será que parafusar a pinça como nas esportivas paralelamente ao disco muda alguma coisa?

Sim, mas pra isso vc precisaria de uma suspa dianteira nova............as motos do mundial de enduro/ e motocross sao assim. O Nome disso eh freio radial..........sao presos contra a direcao do centro da roda, e nao paralelo.......

vc num tem uma foto desse sistema pra gente ver não????
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Eu não sabia a diferença.
Muito bom o topico! :wink:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Cross... só q tem outra lei da fisica que diz que as temperaturas diferentes se igualam... ou seja, se for maior o disco vai repassar o calor pra outras partes do disco e vai funcionar +- na mesma lógica que o radiador... e aí? :P
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

crosschão escreveu:
elton menos massa menos calor
mais massa mais calor lei da fisica simples, ele sendo separado do centro o centro tende a ter menos calor empena menos tambem sendo assim descipa melhor o calor ok.

abraço
cross
Menos massa, maior a temperatura com a mesma quantidade de calor.

Mais massa, menos temperatura com a mesma quantidade de calor.

Um radiador tem grande dissipação por causa da grande area de contato com o ar.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

xaxim... no final das contas q resultado vc chegou com essa teoria??? kkk melou tudo!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Ricardo Skolaude escreveu:xaxim... no final das contas q resultado vc chegou com essa teoria??? kkk melou tudo!

Duas ligas identicas mas com tamanho e, consequentemente, massas diferentes, vão esquentar em velocidades diferentes.

Exemplo, se eu pegar 2 blocos de mesmo material, um de 1 quilograma e o outro de 100 gramas, e colocar ambas no mesmo formo ao mesmo tempo e supondo que a temperatura no forno seja uniforme, o bloco de 1kg demorará mais para esquentar do que o de 100 gramas, inclusive é determinada essa diferença de velocidade pela razão das massas. ou seja, o de 1kg demorará 10x mais para atingir a temperatura do formo do que a de 100 gramas. O mesmo vale para a perda desse calor, quem tem menos massa retem menos calor.

O legal é usar água para fazer de exemplo, já que o calor específico da água é 1cal/gºC.

Pra esquentar em 1ºC 1 kg de água (1L) é preciso 1000 cal. pra esquentar 100 gramas é preciso 100 cal.

Claro que isso vale na teoria, uma coisa que faz mta diferença é a forma e o tamanho da superficie a receber ou perder energia. como no caso do radiador.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Sem falar que a área de contato com o ar no disco inteiriço é muito maior do que num disco flutuante, logo vai ter mais dissipação pelo ar também! ...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Lindos, Lindos, Lindoooooooooossssssssssssssss!!!!!!!!! :roll: :roll:
Como diria Bessolino: "funfa asin".

A área em contato com as pastilhas pega fogo e já são vazadas pra resfriar mais, ela não consegue passar todo esse calor pras "rodelinhas" que são vazadas no meio, também pra resfriar, que por sua vez não passa esse calorão pra parte mais próxima do cubo que também é vazada pelo mesmo motivo.

Ai.............são 3 temperaturas diferentes todas com ventilação própria.

Ai...............vem a contra-mão do mais frio pro mais quente, dissipando a danada da quentura da área em contato com as pastilhas.

Pois bem, o disco resfria mais rápido, não deixando a temperatura das pastilhas subi mais (pois na real a temperatura delas e o óleo é que são importantes pra manter o sistema mais eficiente).

Se mais massa demora mais pra esquentar, também demora mais pra esfriar (que é o que conta aqui).

Querem piorar?
Pq o disco wave, margarida, etc e tal é mais eficiente se tem menor área de contato com as pastilhas que o redondo tradicional?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Desisto! :lol:
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Ele é mais eficiente pq sua área disforme agrega menos massa, gerando maior poder de resfriamento.
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Vamos falar de moto, que ai eu entendo pelo menos um pouco... :lol:
Gutow_DT
Membro
Mensagens: 57
Registrado em: 30 Julho 2007 à51 12:34

Mensagem por Gutow_DT »

Hahahaha....

Conclusão... Coloque um disco inteiriço, e um Wave na sua motoca!!! Aí acaba a briga!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem