Tornado preparação???????

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Renato Bastos
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Tornado preparação???????

Mensagem por Renato Bastos »

Muito bem....
Tó quase encima de uma Tornado 2004.(falta só fechar o negocio)
Vou montar uma super moto e gostaria de dar uma força pra ficar um pouco braba.......oque Faço ?????????
*O filtro Twin Ar é bom para andar na rua ???
*O carburardor o que faço ?????
*Sobre comando de valvula e tals,tem uma preparação ??
*A suspenção da pra fazer umas curvas deitadas ???
*Para uma melhor fazer uma curva devo fazer que no off road(corpo para um lado e moto pro outro) ou que nem motos street(corpo junto a moto).
*A coroa ou uso a mesma ????
Valeu qem poder me ajudar !!!! :D :D :D :D #-o
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Renato, vamos lá...

:arrow: É bom para andar na rua tb...a moto respira melhor....Fale aí ..., o q vc achou do filtro na sua ToniSM???
:arrow: Vc pode mandar aumentar o venturi ou trocar de bura. Como a sua moto ficará original, apenas uma boa regulada já está de bom tamanho...
:arrow: Tem uma preparação muito boa de cabeçote, q inclui reenquadramento de comandos, preparação de válvulas, e aumento do fluxo de ar....Com isso vc ganhará uns 20/30% de melhora...
:arrow: A suspa dianteria da SM deve ser abaixada....A roda traseira deve chegar o mais perto possível do amortecedor...fazendo a distância entre eixos diminuir....Quanto menor essa distância, melhor será para curvar... :wink:
:arrow: A relação e não sei qual a melhor...Sei lá, acho q dependerá da pista...mas uma 12x48 não deve ficar ruim...sendo q vc não passará de 110Km/h com ela...Aí vc vai diminuindo a coroa de acordo com a necessidade...

Quer saber o q fazer para pilotar uma SM??? Começe por aqui...

Quote do nosso amigo português, GLF...
há três situações distintas no Supermotar. São elas compostas por Asfalto, Terra e por último o ar, leia-se Saltos.

Em relação ao Asfalto, há dois tipos a considerar, são eles:


ASFALTO I

"Um passo para a derrapagem

Tenha em conta que, para os resultados serem positivos há que aplicar a técnica da potência máxima/travagem máxima, ou seja, depois de uma recta em que leva o motor no limite, há que cortar gás bruscamente, reduzir uma (ou mesmo duas) mudanças directamente e utilizar ambos os travões.
A repartição da travagem faz-se 75% à frente e o resto atrás. No início o travão traseiro irá auxiliar a atravessar a moto mas é na frente que devem incidir todos os esforços da travagem. A utilização da caixa faz-se sem piedade, e não se assuste com a rotação atingida nas reduções porque o motor aguente.
Com estas reduções bruscas de caixa, vai fazer com que a roda traseira bloqueie e esse é o primeiro passo para o tão desejado 'slide'.
Atenção, porém, que não basta travar e reduzir, caso contrário a roda traseira vai saltar e nunca conseguirá atravessar a moto. A técnica do slide consiste em seguir os passos acima indicados e em simultâneo premir ligeiramente a embraiagem até encontrar o seu ponto.
Com isto vai permitir que a roda traseira se solte sem sofrer aqueles bloqueios indesejáveis. Não se esqueça de colocar o corpo sobre o depósito para aliviar a traseira."



ASFALTO II

"Nem só do 'slide' se faz o espectáculo...

Existem também aquelas curvas mais lentas em que não se recorre ao 'slide'.
Aqui, a técnica passa por deitar a moto ao máximo (até ouvir os pousa-pés a rasparem no asfalto) e manter o corpo direito sobre esta. Trata-se de um posicionamento parecido com o do MX. Os braços empurram a moto para o solo, a perna que está no interior da curva pode ir esticada ou dobrada (conforme lhe der mais jeito) e o acelerador deve ser mantido constante, nada de golpes bruscos. Assim que o seu campo de visão lhe der ordens para acelerar faça-o progressivamente mas sem hesitações. cuidado com a potência aplicada no punho direito senão pode ser cuspido. Recorde-se que tanto na travagem como na aceleração à saída da curva, terá que ter sempre em mente a importância das trajectórias.
Aqui fica uma dica: o importante não é a entrada na curva, mas sim a saída."


Os saltos

"As provas portuguesas não apresentam saltos com um grau de dificuldade elevado, mas é importante preparar-se.

Os saltos foram ao longo de toda a história das duas rodas uma dor de cabeça para muitas pessoas. É claro que isto não se aplica ao pessoal do MX que faz da vida um salto, mas não é por nada que ainda hoje considero que essa modalidade é a escola de todo o motociclismo. Os saltos devem ser enfrentados sem receios. Na abordagem deve aplicar acelerador q.b. consoante o tamanho do salto e o local onde pretende aterrar. Lembre-se que a força com que manipula o punho direito é responsável pelo voo que irá efectuar. Mantenha o seu corpo em pé durante o voo e tente chegar-se mais à frente ou atrás consoante o equilíbrio a dar à moto. Tenha atenção à recepção do salto. Caso a moto aponte a frente para o solo em demasia, aplique acelerador, de moto a que a inércia provocada pela roda traseira endireite a máquina. No caso contrário, deve accionar o travão traseiro. Julgo que isto faz parte do senso comum. tenha especial atenção à aterragem na terra pois irá fazê-lo com pneus de asfalto. Procure aterrar com a moto direita para não sofrer nenhuma queda. A técnica irá melhorar com o treino."


A Terra

"É a zona do equilíbrio, da sensibilidade. Por muita experiência que tenha em pisos de terra, aqui o conceito é diferente.


Esta é a zona da pista que mais quedas provoca. Como sabem, os pneus não são o ideal para a terra e todo o cuidado é necessário. Aqui não deve de todo deitar a moto, e se o fizer vai arrepender-se. A melhor forma de controlar a sua moto na terra é conduzindo em pé. Voltamos novamente às técnicas MX.
A posição de 'jockey' é a ideal. Corpo ligeiramente inclinado sobre a frente, rabo espetado, pernas flectidas e joelhos a agarrar a moto com toda a gorça. A moto fica sempre direita e as curvas são feitas em potência.
Quando estiver na parte da travagem, chegue-se o mais atrás possível para exercer pressão na traseira e trave com a muita suavidade pois a potência do travão dianteiro pode mandá-lo ao chão. Use os dois travões e mantenha-se em pé! Quando estiver pronto a fazer-se à curva, aplique acelerador ao máximo (sem hesitar) de forma à roda traseira patinar e descrever a curva. Pendure-se no guiador da moto. Neste momento vai ter que recorrer à sua força de braços pois o esforço é de certo modo violento.
Há ainda a hipótese de curvar sentado, mas o perigo de queda é maior e o controlo sobre a moto menos. No entanto, é menos cansativo."


CONCLUSÃO

"Com estas instruções poderá dar os primeiros passos no supermotar, no entanto não ponha de parte a hipotese de aprender mais com um profissional, num estágio específico para esta modalidade.

Estas são as técnicas básicas para a prática da modalidade. Não se esqueça que a evolução surge naturalmente, mas com muito treino. Se estiver interessado em aprender mais sobre o supermotard, contacte a Federação Nacional de Motociclismo e inscreva-se no próximo estágio de pilotagem. Boa Sorte!"
Acho q já dá para vc começar... :wink:
Marcio Juliano
Super Membro
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Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

falar oque..... pilotagem em terra e em asfalto são muito diferentes
Renato Bastos
Membro
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Registrado em: 08 Junho 2005 à08 20:24

Mensagem por Renato Bastos »

Qual a diferença entre Cdi original e os outros de competição que são vendidos ai ????????Qual é o melhor ????????/
whoshiley
Membro
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Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Aeeeeeeeee "feião", vai aposentar a dt-200 e partir pra toni?

boa sorte com sua nova motoca. hehe
esse negocio de moto nova é baum de mais.

falow

abracos.

Michel (cabelin) hehehhe
achira19

Mensagem por achira19 »

Fala Renato,
Minha Toni eh SM. Uma coisa eu posso dizer, a moto faz muuuuita curva... :)
De preparacao tah assim hoje.
- kit 293cc
- cdi servitec
- pinhao 15
- filtro twin air
Tenho a moto desde marco com o kit 293cc e ate agora nenhum problema. Soh o barulho e a vibracao que aumentou um pouco.
EU postei aqui o teste em dino do cdi servitec pra moto 2004 tem um pequeno ganho sim.
O filtro fez uma baita diferenca, vc percebe nitidamente que a respiracao ficou muuuito melhor. A moto comecou ate dar falta em alta, vou trocar o gicle para um 150 deve resolver.
O pinhao, acho que o ideal eh o 14... com o 15 a moto ficou muito xoxa na minha opiniao. O Sem_Rumo gostou.
Estou a procura de uma ponteira menos restritiva, mas que nao faca muito barulho... ta dificil. :cry:
To querendo colocar no dino pra ver, mas eh meio $$... :mrgreen:
Qualquer coisa, tamos ae!!! :wink:
Renato Bastos
Membro
Mensagens: 299
Registrado em: 08 Junho 2005 à08 20:24

Mensagem por Renato Bastos »

Quanto fica pra preparar uma 293 +ou - ???????
Relação original quanto ela dá de final(Km/h) ????????
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Renato Bastos escreveu:Quanto fica pra preparar uma 293 +ou - ???????
Relação original quanto ela dá de final(Km/h) ????????
:arrow: R$ 550,00 o kit...

Quanto a velocidade final, eu não sei...Ajuda aí ...... :wink:
TopsMan
Mega Membro
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Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Fabrício escreveu:
Renato Bastos escreveu:Quanto fica pra preparar uma 293 +ou - ???????
Relação original quanto ela dá de final(Km/h) ????????
:arrow: R$ 550,00 o kit...
Véio... como esse kit da master subiu de preço... cacete.

Tenho um tbem, e no problens, até agora. Mas se fosse pra comprar um novo, hoje eu n compraria. Por esse preço um Wiseco é mais negócio... dura + e força menos embaixo.
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

preço por preço vai de wiseco.
jecastro
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Mensagem por jecastro »

Na loja http://www.motostreet.com.br/loja/site/ ... ls&pid=926 o KIT esta custando 599,00 já com um novo cilindro original retificado.
jecastro
Membro
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Registrado em: 06 Abril 2005 à53 17:36

Mensagem por jecastro »

Fabrício, a LM não tem o KIT Wiseco completo já com cilindro e tudo mais, pois eu não gostaria de mexer no meu original, alem disto eu não conheço ninguém de confiança para retificar o cilindro.
Renato Bastos
Membro
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Registrado em: 08 Junho 2005 à08 20:24

Mensagem por Renato Bastos »

Quanto é um pistão Wiseco junto ao preparamento do capeçote e comando,valvulas e bura ????
Quantas cilindradas a moto ganha ?????
Fabrício
Hyper Membro
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Mensagem por Fabrício »

jecastro escreveu:Fabrício, a LM não tem o KIT Wiseco completo já com cilindro e tudo mais, pois eu não gostaria de mexer no meu original, alem disto eu não conheço ninguém de confiança para retificar o cilindro.

Tem sim. Caso queira tudo pronto...R$ 750,00...Cilindro 0Km Honda retificado + Pistão Wiseco Forjado + Usinado... :wink:
Fabrício
Hyper Membro
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Mensagem por Fabrício »

Renato Bastos escreveu:Quanto é um pistão Wiseco junto ao preparamento do capeçote e comando,valvulas e bura ????
Quantas cilindradas a moto ganha ?????
Pra galera do FLM dá para fazer um desconto especial...Já conversei com vários colegas por MP, e agora coloco oficialmente, enquando durar o estoque...
:arrow: Pistão Wiseco 284cc Forjado + Usinado;
:arrow: Cabeçote com fluxo otimizado;
:arrow: Válvulas otimizadas;
:arrow: Comandos reenquadrados;
:arrow: Cilindro Honda 0Km retificado para Pistão...

Valor: R$ 1.000,00.... :shock: ou 3x de 333,00 no cheque (entrada/30 e 60)...

Para esse conjunto basta colocar no bura original, um giclê de TW (#150)...Caso queira retrabalhar o venturi do Bura..é só me mandar uma MP q vejo com o Fernado o q ele faz...pra galera...

Renato, a moto fica com 284cc, e aumenta uns 5-6cv... :wink:
Renato Bastos
Membro
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Registrado em: 08 Junho 2005 à08 20:24

Mensagem por Renato Bastos »

Valeu ai vou esperar só uma oportunidade..........
Tenho que mandar a moto ai né ?
Fabrício
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Mensagem por Fabrício »

Renato Bastos escreveu:Valeu ai vou esperar só uma oportunidade..........
Tenho que mandar a moto ai né ?
Não, basta mandar o motor.... :wink: Pelas empresas de ônibus o frete sai por R$ 50,00 :wink:
achira19

Mensagem por achira19 »

Eu recomendo usar o Wiseco tbm, afinal, a moto da LM usou por muito tempo e aprovou. :)
Penso em mais tarde passar meu 293 pra de trilha e meter um 284 na minha ToniSM. :D :D
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