CRF 230 o que vale a pena realmente!!!!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

crosschão escreveu: quantos aos amigos que tem problemas com as especiais fala pra eles trazerem a moto aqui que acabo com os problemas deles.............rsrsrsrsrs, agora não adianta vir aqui e ficar com escorpião no bolso e falar assim :

ha mas toh duro toh sem dinheiro que nem de crf 230 anda, ai n~çao tem milagre que deh jeito .
Entao é sinal que o cara q compra importada antiga tem q gastar dinheiro pra ela funcionar direito

Na 230 só gasta quem quer gastar dinheiro mesmo e ainda gasta poco.. No final das contas a 230 sai pela metade do preço e rende mais.. A minha so gastei com umas molas na suspensao que nao eh caro e um guidom melhorzim

Quando a sua moto ela era uma raridade por aqui nao achei uma dessas..

E manutenção a minha moto nao tem nenhuma raras veses que levei pra loja, so pra trocar oleo mesmo. É só inxer o tanque, os pneus e passar graxa na corrente, e ela nunca quebro sequer um parafuso e ja tem mais de ano usando bastante!

Esse topico parece que nao vai ter fim :lol:

CRFzinha é a moto!!! :mrgreen: :mrgreen: :twisted: :twisted:
Rogério
Membro
Mensagens: 86
Registrado em: 12 Janeiro 2005 à03 00:49

Mensagem por Rogério »

Moto importada para quem ainda não tem uma "experiencia" com motos de trilha,enduro ou cross é só dor de cabeça! Para quem tem e sabe usar +50% do que elas oferecem é só alegria!

CRF230 para quem ainda não tem uma "experiencia" com motos de trilha,enduro ou cross é só alegria pois não há professora melhor no mundo off road melhor do que ela ou a TTR (não tenho experiência com esta moto)!
Para quem tem e sabe usar +80% do que ela oferece entende que ela já deu o que tinha de dar e pode se preparar para o proximo passo que é uma especiazinha, nada ainda de 450 ou 250 2T senão vai se acabar nos 25% que estas brutas podem oferecer...rsss!

Acredito que uma moto especial é uma questão de tempo andando em cima de uma nacional, daí sera o proximo passo mais do que natural! Antes disso pode até ser mais dor de cabeça que alegra!!!

Abs
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

oq tu poe na corrente?? boto graxa branca nautica, qualque coisa q botar vai juntar areia né não?

quanto cair nivel nem se preocupe com isso se depender de mim.. essa eh uma discursao saudavel =]

Meu pai anda desde novo (a uns 30 anos tb) de moto ja ganho muito enduro e adora a CRF230 tb ele queria ate compra uma pra ele mais ele usa moto na cidade tb ai nao tem como, claro que uma importada zeradinha seria bem melhor.. Ele tem mesma opiao que eu disse sobre 230 zero e importada antiga.
Ferewell
Membro
Mensagens: 30
Registrado em: 28 Outubro 2007 à44 19:52

Mensagem por Ferewell »

Rogério escreveu:Moto importada para quem ainda não tem uma "experiencia" com motos de trilha,enduro ou cross é só dor de cabeça! Para quem tem e sabe usar +50% do que elas oferecem é só alegria!

CRF230 para quem ainda não tem uma "experiencia" com motos de trilha,enduro ou cross é só alegria pois não há professora melhor no mundo off road melhor do que ela ou a TTR (não tenho experiência com esta moto)!
Para quem tem e sabe usar +80% do que ela oferece entende que ela já deu o que tinha de dar e pode se preparar para o proximo passo que é uma especiazinha, nada ainda de 450 ou 250 2T senão vai se acabar nos 25% que estas brutas podem oferecer...rsss!

Acredito que uma moto especial é uma questão de tempo andando em cima de uma nacional, daí sera o proximo passo mais do que natural! Antes disso pode até ser mais dor de cabeça que alegra!!!

Abs

opaaaaaaa, falou tudo, sem mais! rsrsrs
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

Não vale a pena gastar nada em preparação da CRF!!! vale pra quem faz consórcio ou financiamento seilá! coisa q com as especiais nao se consegue aí sim...


agora o cabra q me compra a vista e ainda torra varios dinheiros encima ta assinando o atestado de burrice!!!!!!!!!!
crf não ta com nada... eu prefiro compra uma RM 125 1997 por 6 7 pilas e fazer o motor todo do q comprar uma crf...........



especial ANTIGA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> CRF 230



e pra qm ta protejendo, eu intendo muito bem vcs... eu se tivesse uma crf e fosse feliz com ela ia defender igual! porém aqui estamos falando na REALIDADE...

valeu..
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Galera!!! ninguem aki esta baixando nivel nenhum, eh uma discussao sadia, eu so perguntei ao crosschao caso ele nao acompanhe campeonato e nao se baseia nisso pra avaliar motos deveria pois eh la que se exige dos pilotos e das motos, e se tem um cara andando na categoria de ponta no enduro brasileiro com 230 e ganhando inclusive foi campeo do enduro da INDEPENDENCIA que tem 1250 km de percurso isso na categoria MASTER, a moto nao deve ser tao ruim assim, alem do mais os competidores eram de ponta tbm, usando motos importadas nova, e nao eh qquer piloto.
Veja bem crosschao eu nao to querendo arranjar comfusao com ninguem inclusive respeito a opiniao de todos!!!!!!
eu so acho que qdo alguem defende uma opiniao tenha que ter embasamento suficiente pra defende-la, eu nao duvido que uma moto importada eh muito superior a uma crf 230, nao infinitamente como vc afirma, porque se fosse assim, a crf 230 nao estaria disputando os campeonatos de enduro!!! , e qdo eu me refiro a crf eh apenas no enduro onde a moto foi projetada e concebida, se ela consegue andar de igual pra igual com importadas de ponta no enduro regularidade em ambito nacional,
imagina se comparassemos ela com motos importadas velhas inclusive com motos que nao sao fabricadas mais, como RMX - KDX 220 e etc, se fizessemos um campeonato brasileiro onde so poderiam andar motos importadas abaixo de 2000 e crf 230, simplesmente os top 10 so usariam crf 230 vc pode ter certeza disso.

A verdade eh que uma importada eh bem superior a CRF 230 na teoria na comparacao de ficha tecnica e etc, mas isso nao se traduz na relalidade entende, toda essa diferenca de uma moto pra outra, qdo elevamos a comparacao do teorico para o pratico isso nao funciona, e eh muito bem provado no campeonato brasileiro e regional so isso, e que qdo comparado no nivel AMADOR que eh o que realmente nos interessa, diminui mais ainda.

Quanto a comparacao com uma moto importada velha piorou!!!!
importada velha vc vai ficar tendo manutencao por mais cuidada que ela seja o desgaste natural das pecas eh inevitavel vai ficar quebrando uma coisinha ali outra la isso eh inevitavel, eh mesma coisa ou ate pior que carro velho, nao adianta na trilha a gente forca a moto nao tem como, so vai faltar vc dizer que o motor velho de uma motor 2T mesmo que com as pecas trocadas vai durar mais que o motor 4T da crf 230, onde visa-se durabilidade nao performance.
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Aqui nas provas regionais 230 ganha muito tb, se fosse ruim nao taria vendendo igual a água.


É superior mais é igual aqueles carro de arrancada, so aguenta o 1º gás
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

vamos fazer uma comparação mais decente!


Hoje em dia voce paga uns 25mil em um carro zero km PELADO 1.0 etc etc


porém com esses 25 mil voce pode comprar uma Marea turbo com bancos de couro teto solar 180 cvd fabrica etc etc... e mais uma infinidade de carros, que o 1.0 mesmo mechendo mechendo nunca vai chegar nem perto!

Sabendo comprar você pode pegar um marea ZERADO que nunca vai te encomodar!


assim funcionaria, a crf 230 seria o carro 0km e o marea turbo a especial velha!







porr* ta dificil pra turma entender
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

PAMPLONA Essa comparacao que vc fez eh perfeita!!!! so que a crf 230 seria um carro tipo um gol 1.6 e nao 1.0, pois 1.0 seria a TTR 125,
mas de qquer forma essa comparacao eh muito boa, de cada 20 mareas turbo 1 eh bom e tem que ter menos de 50.000,00 e ser muito bem cuidado apesar de ser um carro barato pois a desvalorizacao eh gigantesca e nao eh a toa que desvaloriza tando pois o carro nao aguenta mesmo e se desgasta muito mais que os outros na parte mecanica, eh um carro velho de 25.000,00 reais com manutencao de um de 100.000,00 e por mais conservado que ele se encontre se usado com frequencia vai dar problema, eh carro de final de semana, onde vc nao usa 40% de que o motor pode oferecer mas mesmo assim bebe igual a um motor v6 seja andando devagar seja andando rapido, ja o gol tem a mecanica simples e eficiente com motor docil mas confiavel nao tem desvalorizacao exagerada devido a mecanica ser confiavel. mas como dizem gosto nao se discute, se eu tivesse so 25.000,00 pra comprar um carro com certeza nao compraria um carro desses.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Turma....vcs continuam misturando as coisas....O Junior já disse muito bem dito q entende o q vcs querem dizer....mas o q ele quer saber mesmo é:

- CRF230. O q vale realmente a pena???

Será q dá entender isso??? heheheee...
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

junior30 escreveu:PAMPLONA Essa comparacao que vc fez eh perfeita!!!! so que a crf 230 seria um carro tipo um gol 1.6 e nao 1.0, pois 1.0 seria a TTR 125,
mas de qquer forma essa comparacao eh muito boa, de cada 20 mareas turbo 1 eh bom e tem que ter menos de 50.000,00 e ser muito bem cuidado apesar de ser um carro barato pois a desvalorizacao eh gigantesca e nao eh a toa que desvaloriza tando pois o carro nao aguenta mesmo e se desgasta muito mais que os outros na parte mecanica, eh um carro velho de 25.000,00 reais com manutencao de um de 100.000,00 e por mais conservado que ele se encontre se usado com frequencia vai dar problema, eh carro de final de semana, onde vc nao usa 40% de que o motor pode oferecer mas mesmo assim bebe igual a um motor v6 seja andando devagar seja andando rapido, ja o gol tem a mecanica simples e eficiente com motor docil mas confiavel nao tem desvalorizacao exagerada devido a mecanica ser confiavel. mas como dizem gosto nao se discute, se eu tivesse so 25.000,00 pra comprar um carro com certeza nao compraria um carro desses.

veja bem, na minha colocação eu estava defendendo o marea hehe
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Isso mesmo FABRICIO!!!!!
Eu nao perguntei se a moto vale a pena ou nao!!!!!!!
pois no meu ponto de vista ela vale muito a pena, ja esta comprovada dentro e fora das competicoes doa a quem doer!!!!!!!!
a melhor opcao sem duvida pra quem quer comecar a pratica do offroad e nao ter dor de cabeca, eu gostaria sim da opiniao em relacao dos acessorios que realmente valem a pena instalar nela, veja bem na parte de suspencao eu ja mechi, esta com valvulas emuladoras, molas BBR dianteira e Traseira, ainda nao fiz nada na parte de motor pois estou receoso qto a durabilidade e eficiencia, alem de existirem acessorios que nao adiantam nada, o ponto forte da moto eh a durabilidade e confianca, se for pra instalar algo que comprometa a vida util do motor prefiro nao fazer, alem do mais esse negocio de mexer na moto eh relativo, pois se eu for mexer em uma importada gasto mais que o dobro, a exemplo dos escapes de moto importada 4T nao sai por menos de 2000,00 de marca boa tem muita gente que troca e o ganho nem eh tao alto assim, tipo a moto ja eh forte mas tem muita gente que troca so pra dar mais um poco de torque, isso acontece com carros, vc acha que pra equipar uma carro eh barato? qta gente investe dinheiro trocando rodas e etc? tem muita gente que gasta 5.000,00 em rodas e olha que eh so pra estetica, pis na maioria das vezes o carro fica pior, rebaixam gastam 600 reais em molas, colocam volante mommo que so o volante custa 800, enfim, mas de quqer forma eu agradeco a todos que deram suas opinioes!!!!!
Sergio UTI
Membro
Mensagens: 96
Registrado em: 12 Julho 2007 à35 15:02

Mensagem por Sergio UTI »

Sobre o que vale a pena, na 230 eu acho que pelo menos uma ponteira, é bem vinda e de preferência com a curva original, normalmente deve-se corrigir a carburação após a instalação da mesma (apenas giclagem).
Sobre a moto em si (sei que não é o assunto do tópico), acho que a moto é cara pelo que ela oferece, principalmente pelas suspensões (todo mundo tem de preparar) e falta de cuidado com alguns detalhes como o guidão por ex.
Sobre competições de enduro de regularidade, a 230 cumpre o papel, só discordo que ela foi feita pra isso, enduro, pois ela nem ao menos possui hodômetro, ela foi desenvolvida pra ser uma funbike pra molecada dos USA. Ainda sobre enduros de regularidade o piloto é mais importante que a moto, e só pra lembrar, 20 anos atrás a moto que faturava a maioria dessas competições era a DT 180, mesmo que em números ela era bem inferior a XLX 250.
Sobre o comentário do Diabo2 de que a 230 deveria custar menos que uma Bros, concordo plenamente com ele, o amigo junior30, creio eu, não entendeu a colocação. O Diabo2 não quis comparar a performance das duas motos, e sim o custo de fabricação das mesmas, a Bros possui muito mais pcs, que demoram mais para serem fabricadas, e demoram mais para serem montadas na moto, ou seja a 230 é uma moto muito mais simples de ser confeccionada e portanto tem um custo de produção menor custa menos para a Honda, (mesmo que algumas pcs como o conjunto de suspensões por ex sejam mais caras na 230).



Esse é o meu ponto de vista, tenho uma 230, e estou chegando ao seu limite, como dito antes tá quase na hora de trocar, e eu não vejo a hora.

Abraços Sergio.
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

ok Sergio UTI valew pela dica.

concordo com vc em partes, realmente ela foi feita para adolescentes nos EUA, mas a realidade la eh outra, aki no brasil ela nao tem esse proposito portanto prefiro limitar-me a analisar sob a otica de um brasileiro, sei tbm que deveria vir com mais acessorios mas infelizmente nem a 230 nem a 450 agradara a todos pois analise a CRFx 450, ela custa quase 30.000,00 e vem com guidao renthal normal ja vi gente reclamar que por esse preco deveria vir com o FATBAR , tem tbm a questao dos proteres, nao vem com protetor de radiador e esse acessorio eh imprescindivel, poderia te enumerar muitos outros como protetor de mao pedaleiras melhores, manetes melhores, ponteiras e ate a suspensao dela da pra melhorar, mas nao vem ao caso, em relacao a comparacao que vc fez com a DT e a XLX 350 com certeza a DT eh melhor na trilha, assim como a Lander se sairia melhor que a Falcon, mas uma coisa eh certa a crf 230 eh melhor que essas 2, pois ela apesar de ser um projeto humilde foi pensada pra esse proposito offroad,.

Ja na questao da bross acho que o fato dela vir com mais acessorios nao significa que ela deva ser mais cara que a CRF 230, pois analisando sob a sua otica e a do diabo2 a tornado deveria custar o mesmo preco da bross uma vez que as duas possuem a mesma quantidade de equipamentos nao eh verdade? pois a crf 230 nao eh uma bross pelada, e o fato de uma demorar menos que a outra pra ser montada nao eh o suficiente pra se avaliar o preco final do produto, existem inumeros outros fatores que alteram o valor final de um produto e te falo isso com conhecimento de causa, pois sou Engenheiro, citei para o diabo 2 que se fosse assim a YZF 450 seria mais barata que a XT 660, e na verdade nao eh assim que funciona.

desejo a vc muito boa sorte na aquisicao de sua proxima moto, olhe eu nao estou defendendo a crf 230 acho mesmo que deveriamos ter mais opcoes, quem sabe para um futuro proximo ne. abraco.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Pamplona escreveu:
junior30 escreveu:PAMPLONA Essa comparacao que vc fez eh perfeita!!!! so que a crf 230 seria um carro tipo um gol 1.6 e nao 1.0, pois 1.0 seria a TTR 125,
mas de qquer forma essa comparacao eh muito boa, de cada 20 mareas turbo 1 eh bom e tem que ter menos de 50.000,00 e ser muito bem cuidado apesar de ser um carro barato pois a desvalorizacao eh gigantesca e nao eh a toa que desvaloriza tando pois o carro nao aguenta mesmo e se desgasta muito mais que os outros na parte mecanica, eh um carro velho de 25.000,00 reais com manutencao de um de 100.000,00 e por mais conservado que ele se encontre se usado com frequencia vai dar problema, eh carro de final de semana, onde vc nao usa 40% de que o motor pode oferecer mas mesmo assim bebe igual a um motor v6 seja andando devagar seja andando rapido, ja o gol tem a mecanica simples e eficiente com motor docil mas confiavel nao tem desvalorizacao exagerada devido a mecanica ser confiavel. mas como dizem gosto nao se discute, se eu tivesse so 25.000,00 pra comprar um carro com certeza nao compraria um carro desses.

veja bem, na minha colocação eu estava defendendo o marea hehe

Defendendo o marea turbo pois vc nunca teve um... o dia que tiver vc vai querer tacar fogo... bem isso eu quero dizer se não fundir o motor antes de vc ter esse prazer :wink:
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Pamplona escreveu:Não vale a pena gastar nada em preparação da CRF!!! vale pra quem faz consórcio ou financiamento seilá! coisa q com as especiais nao se consegue aí sim...


agora o cabra q me compra a vista e ainda torra varios dinheiros encima ta assinando o atestado de burrice!!!!!!!!!!
crf não ta com nada... eu prefiro compra uma RM 125 1997 por 6 7 pilas e fazer o motor todo do q comprar uma crf...........



especial ANTIGA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> CRF 230



e pra qm ta protejendo, eu intendo muito bem vcs... eu se tivesse uma crf e fosse feliz com ela ia defender igual! porém aqui estamos falando na REALIDADE...

valeu..
Isso pra iniciante é burrice tb, comprar moto especial velha pra se matar ou falir. Parece que vcs nunca foram numa trilha e viramq ue moto que estraga são justamente essas (moto velha + Iniciante) sempre aparece uma e logo não voltam a andar com a gente.

Quando comecei nem sabia andar de moto, comprei uma XR200 velha e só passei raiva esperando a CRF230 chegar. Agora que não sou mais iniciante preciso de uma moto melhor, vcs que falam isso são pessoas velha no esporte, não tem cabimento vcs andarem de 230 ainda mais que já experimentaram uma especial. Mas o rolha que tem grana pra comprar uma moto nova, deveria fazer comprando a 230. É uma moto ótima pra aprender, o resto é pra quem já anda de moto.

Respondendo o tópico de novo:

O que realmente precisa mexer nas 230 vc já mexeu, o que mexer a mais não é interessante, pq ai como já falamos vc já sabe andar, e o que for gastar junte pra uma especial.
lgp276
Super Membro
Mensagens: 2033
Registrado em: 09 Dezembro 2006 à35 10:01

Mensagem por lgp276 »

Ricardo Skolaude escreveu:
Pamplona escreveu:
junior30 escreveu:PAMPLONA Essa comparacao que vc fez eh perfeita!!!! so que a crf 230 seria um carro tipo um gol 1.6 e nao 1.0, pois 1.0 seria a TTR 125,
mas de qquer forma essa comparacao eh muito boa, de cada 20 mareas turbo 1 eh bom e tem que ter menos de 50.000,00 e ser muito bem cuidado apesar de ser um carro barato pois a desvalorizacao eh gigantesca e nao eh a toa que desvaloriza tando pois o carro nao aguenta mesmo e se desgasta muito mais que os outros na parte mecanica, eh um carro velho de 25.000,00 reais com manutencao de um de 100.000,00 e por mais conservado que ele se encontre se usado com frequencia vai dar problema, eh carro de final de semana, onde vc nao usa 40% de que o motor pode oferecer mas mesmo assim bebe igual a um motor v6 seja andando devagar seja andando rapido, ja o gol tem a mecanica simples e eficiente com motor docil mas confiavel nao tem desvalorizacao exagerada devido a mecanica ser confiavel. mas como dizem gosto nao se discute, se eu tivesse so 25.000,00 pra comprar um carro com certeza nao compraria um carro desses.

veja bem, na minha colocação eu estava defendendo o marea hehe

Defendendo o marea turbo pois vc nunca teve um... o dia que tiver vc vai querer tacar fogo... bem isso eu quero dizer se não fundir o motor antes de vc ter esse prazer :wink:
meu pai ja teve um por mais de ano e nunca encomodou... hehehe
basta voce saber cuidar e comprar...
e o velho tem o pé pezado
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Eu conheço bem esses motores 16/20v da fiat e vou te dizer... só quero se for dado e pra vender ainda! :mrgreen:

Mas gosto é gosto Pamplona, nem sempre o que é o melhor pra mim é o melhor na opinião dos outros tb.. um bom exemplo é o pensamento do cross sobre as CRF...

ah cross, me passa o MSN do seu filho, vo faze uma lavagem cerebral nele pra comprar uma CRF :twisted:
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Po cara tem um povinho aqui do forum que e reticente ta louco daqui a pouco vao me dizer que e melhor andar de gol mil pelado do que de bmw antiga , e vao me convencer !
Filosofia da bandeira vermelha com estrela no meio , ganha pela insistencia e ignorancia ......
Depois de ler tudo isso tive que dizer alguma coisa por que ta loco ! ! !
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Sabe por que determinadas pessoas correm de importadas ou nao podem te-las , por que exigem manutencao antes que quebrem e quando quebram e caro , e nao tem como arrumar com arame como uma dt , xr , tornado !
Quando vc compra uma moto nova qq que seja nao vai dar manutencao agora depois de ano de uso , vamos conversar , tudo da manutencao , ate casa nova da manutencao ate mulher da manutencao , a unica coisa que acontece e que como vc nao usa no talo o treco ele nao ta dando manutencao ainda mas a pode ter certeza que vai dar , vai dar !
Vejo pela minha pickup , funciona anda , os amortecedores sao originais e funcionam , deveriam ser trocados com 40 mil mas nao foram e estao la funcionando (perderam a acao mas nao estouraram ) estao bons ainda segundo mecanico )
Agora vamos ver se entenderam minha colocacao !
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem