vela Fria(grau 9 da hornet) X taxa
vela Fria(grau 9 da hornet) X taxa
ai foristas, blz?!
como tinha postado em outro topico, dei uma preparada no motor da motoka, porem jah to pensando em um futuro up-grade.
bom o motor ta com 12,4:1 de taxa, tava aki pensando, o PF (nosso velho conhecido) jah disse ter usado 12,5 no alcool e pelo que eu entendi, essa taxa seria o limite da detonacao. porem, e se usassemos um vela mais fria? nao daria pra usar mais taxa? mesmo pra quem roda com gasosa, acho que a taxa q dah pra usar nesse caso eh 10,7 neh?! talvez com uma vela mais fria de pra usar taxa maior!
e ai especialistas, o que acham?
como tinha postado em outro topico, dei uma preparada no motor da motoka, porem jah to pensando em um futuro up-grade.
bom o motor ta com 12,4:1 de taxa, tava aki pensando, o PF (nosso velho conhecido) jah disse ter usado 12,5 no alcool e pelo que eu entendi, essa taxa seria o limite da detonacao. porem, e se usassemos um vela mais fria? nao daria pra usar mais taxa? mesmo pra quem roda com gasosa, acho que a taxa q dah pra usar nesse caso eh 10,7 neh?! talvez com uma vela mais fria de pra usar taxa maior!
e ai especialistas, o que acham?
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andre pasi Guelfi, como já havia lhe falado, se não foi rebaixado seu cabeçote, a taxa atingida por esse kit é 10,7:1. Para chegar a 12,6:1, teria que tirar no CILINDRO 1,1mm, como nesse caso é impossível, pois a espessura da junta é 0.75mm (total 3 camadas), o máximo que poderia tirar com segurança no cilindro seriam 0.5mm, o restante no cabeçote, essa diferença que tira no cabeçote, devido ao diâmetro e formato concavo da câmara de combustão, trará um aumento em menores proporções, ou seja, somando 0,5 do cilindro com 0,5 do cabeçote, ainda não atingirá 12,6:1 de taxa. Não esqueça, de que quanto mais vc tira no cabeçote, mais o tensionador vai para frente, mais os comandos atrasam, com 1,5mm pode dar tchauzinho ao tensionador, tem que pegar um plasmoto e preencher de solda na ponta para poder ter curso.
No caso com essa taxa e uma vela mais fria, pode-se rodar a gasolina, eu fazia isso, com carburador de falcon, que aumenta mais ainda a taxa dinâmica (lembre-se, com o motor em funcionamento nunca chegará a taxa máxima de compressão, devido ao rendimento volumétrico, quanto melhor for dimensionado seu sistema de admissão, melhor seu rendimento volumétrico e maior a taxa atingida com o motor em funcionamento).
Eu usava a vela iridium da CRF, grau 9
No caso com essa taxa e uma vela mais fria, pode-se rodar a gasolina, eu fazia isso, com carburador de falcon, que aumenta mais ainda a taxa dinâmica (lembre-se, com o motor em funcionamento nunca chegará a taxa máxima de compressão, devido ao rendimento volumétrico, quanto melhor for dimensionado seu sistema de admissão, melhor seu rendimento volumétrico e maior a taxa atingida com o motor em funcionamento).
Eu usava a vela iridium da CRF, grau 9
como postei no outro tpico, estou usando duas laminas d junta, e o cabecote foi rebaixado em 0,8mm, a taxa deve estar por volta de 12,4:1, nao eh isso?! outra coisa, mandei aumentar (-0,5mm) as cavas de valvulas no pistao, para o caso de querer rebaixar mais, ou usar um outro comando!Fernando PF escreveu:andre pasi Guelfi, como já havia lhe falado, se não foi rebaixado seu cabeçote, a taxa atingida por esse kit é 10,7:1. Para chegar a 12,6:1, teria que tirar no CILINDRO 1,1mm, como nesse caso é impossível, pois a espessura da junta é 0.75mm (total 3 camadas), o máximo que poderia tirar com segurança no cilindro seriam 0.5mm, o restante no cabeçote, essa diferença que tira no cabeçote, devido ao diâmetro e formato concavo da câmara de combustão, trará um aumento em menores proporções, ou seja, somando 0,5 do cilindro com 0,5 do cabeçote, ainda não atingirá 12,6:1 de taxa. Não esqueça, de que quanto mais vc tira no cabeçote, mais o tensionador vai para frente, mais os comandos atrasam, com 1,5mm pode dar tchauzinho ao tensionador, tem que pegar um plasmoto e preencher de solda na ponta para poder ter curso.
No caso com essa taxa e uma vela mais fria, pode-se rodar a gasolina, eu fazia isso, com carburador de falcon, que aumenta mais ainda a taxa dinâmica (lembre-se, com o motor em funcionamento nunca chegará a taxa máxima de compressão, devido ao rendimento volumétrico, quanto melhor for dimensionado seu sistema de admissão, melhor seu rendimento volumétrico e maior a taxa atingida com o motor em funcionamento).
Eu usava a vela iridium da CRF, grau 9
e ai, dah pra usar mais taxa no alcool, com essa vela? quanto da pra chegar?
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não é isso, como lhe falei, só conseguirá essa taxa se tirar 1mm no cilindro, como tirou 0,8mm no cabeçote que não é a mesma coisa. Vc pode calcular a nova taxa utilizando o DIAMETRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, considerando a perda de volume pelo formato côncavo.
Dá para usar 14:1 no álcool e fica forte.
Dá para usar 14:1 no álcool e fica forte.
Vc tem que colocar o pistao em pms tirar a vela e completar com óleo de transmissão até a primeira rosca da vela para calcular a taxa.
O valor em mls que vc encontrar some a 291 e divida pelo valor encontrado. Taxa é volume descomprimido dividido pelo volume comprimido.
Então vc terá a taxa real do seu motor.
Mais taxa que 12.4 pelos testes que o próprio fernando fez no motor de twister, tornado dá muitos contragolpes e o motor pode quebrar mesmo durante a partida.
Lembrando que quanto mais taxa vc der, mais giro perde também.
O valor em mls que vc encontrar some a 291 e divida pelo valor encontrado. Taxa é volume descomprimido dividido pelo volume comprimido.
Então vc terá a taxa real do seu motor.
Mais taxa que 12.4 pelos testes que o próprio fernando fez no motor de twister, tornado dá muitos contragolpes e o motor pode quebrar mesmo durante a partida.
Lembrando que quanto mais taxa vc der, mais giro perde também.
Eu tirei 1,6 no cabecote e nao deu uma taxa boa ainda pra alcool, e tive um pouco de dor de cabeca como o pf disse a respeito do acionador e tensor, mas nada que uma corrente de comando nova e um acionador de catraca nao resolveu. Tive que almentar as cavas do pistao tmb, pq as valvulas estavao pensando em bater :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
isso com a vela grau 9? com o ponto de ignicao original? e com vela original, fica nos 12,5:1 msm?Fernando PF escreveu:não é isso, como lhe falei, só conseguirá essa taxa se tirar 1mm no cilindro, como tirou 0,8mm no cabeçote que não é a mesma coisa. Vc pode calcular a nova taxa utilizando o DIAMETRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, considerando a perda de volume pelo formato côncavo.
Dá para usar 14:1 no álcool e fica forte.
disse meu mecanico que ele mediu com oleo de freio!diabo2 escreveu:Vc tem que colocar o pistao em pms tirar a vela e completar com óleo de transmissão até a primeira rosca da vela para calcular a taxa.
O valor em mls que vc encontrar some a 291 e divida pelo valor encontrado. Taxa é volume descomprimido dividido pelo volume comprimido.
Então vc terá a taxa real do seu motor.
Mais taxa que 12.4 pelos testes que o próprio fernando fez no motor de twister, tornado dá muitos contragolpes e o motor pode quebrar mesmo durante a partida.
Lembrando que quanto mais taxa vc der, mais giro perde também.
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Num to entendendo mais nada agora.andre pasi Guelfi escreveu:isso com a vela grau 9? com o ponto de ignicao original? e com vela original, fica nos 12,5:1 msm?Fernando PF escreveu:não é isso, como lhe falei, só conseguirá essa taxa se tirar 1mm no cilindro, como tirou 0,8mm no cabeçote que não é a mesma coisa. Vc pode calcular a nova taxa utilizando o DIAMETRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, considerando a perda de volume pelo formato côncavo.
Dá para usar 14:1 no álcool e fica forte.
Vela e ponto num interferem na taxa.
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2diabo2 escreveu:Num to entendendo mais nada agora.andre pasi Guelfi escreveu:isso com a vela grau 9? com o ponto de ignicao original? e com vela original, fica nos 12,5:1 msm?Fernando PF escreveu:não é isso, como lhe falei, só conseguirá essa taxa se tirar 1mm no cilindro, como tirou 0,8mm no cabeçote que não é a mesma coisa. Vc pode calcular a nova taxa utilizando o DIAMETRO DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, considerando a perda de volume pelo formato côncavo.
Dá para usar 14:1 no álcool e fica forte.
Vela e ponto num interferem na taxa.
diabo2 escreveu: Num to entendendo mais nada agora.
Vela e ponto num interferem na taxa.
se a vela for quente demais para o motor, comeca a ter pre-ignicao, nao eh isso? ou estou errado?! quando se aumenta a taxa, imagino eu que a temperatura da combustao, e consequentemente a temperatura da camara aumentam, certo???? :roll: e ai, pensei, talvez uma vela mais fria de pra evitar pre-ignicao caso se use uma taxa maior que 12,5:1? :roll: se eu tive falado bobeira pode me esculachar! :oops: olha soh, pq carros a alcool tem vela geralmente dois graus mais frias que a gasolina? outra, pq carros turbo geralmente usam velas mais frias? sei que quanto maior for a potencia especifica(cv/l), mais fria eh a vela. nao eh isso? :roll: :-)
outra coisa, sei que em carros quando se aumenta a taxa(aumenta muito) as vezes eh necessario ate atrasar o ponto. nao eh isso? carros originais a gasolina, quando convertidos a alcool, os mexanicos adiantam bem o ponto! nao eh? e se fossem alcool original, jah nao se conseguiria usar esse mesmo ponto adiantado, pois haveria pre-ignicao.
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