Carburador Preparado ou Carburador de Sahara? ( TORNADO )

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
c0x4
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 17 Setembro 2007 à17 17:47

Carburador Preparado ou Carburador de Sahara? ( TORNADO )

Mensagem por c0x4 »

Alguem já fez essa comparação?


minha moto está com

athena 293,
filtro
v-pro
cdi

agora estou querendo colocar um carburador, está muito dificil de encontrar, vou pra facu, volto mais tarde pra ver o topico, abraços
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Colaca um carburador de falcon :wink: :wink: :wink:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Furia nao precisa ser de falcon, de sahara ao meu ver já faz bem o serviço!!! :wink:
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

é mais facil achar carburador de falcom q de sahara
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Marcio Juliano escreveu:é mais facil achar carburador de falcom q de sahara
isso eh verdade!

acho que esse negocio de preparar o bura original, se for aquele lance de esmirilhar por dentro, pra ficar maior, acho furada, aki no forum tem um topico falando dum trampo do polaco, a maior parte do pessoal lembra, o cara abriu o bura com uma retifica, depois teve que remendar com durepox! coisa feia!
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Cara o Fernando PF, já testou os 2 tipos de carburador, Tornado fuçado e o da Falcon, esse da tornado ele até vendeu pra um cara daqui da minha cidade e o bura ta encostado...

Falcon, XLX350 ou Sahara são muito melhores..
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

xi.. e eu achando que o carbura estava sendo usado..rsrsrs mas aquele ficou bom, tipo, para o regulamento que não permite trocas, duvido um original preparado melhor, pode até querer colocar um do polaco do lado.. duvido melhor..rsrs

No caso, não recomendo para uso na rua, pois preparei somente esse carbura a fim de atender um regulamento aqui.

O que mais deu ganho foi o de falcon, porém o que tem melhor resposta é o de xlx350. O mais fácil de achar é o de falcon, é mais novo, é mais confiável.

Vc gasta 200 para preparar um ou 350 em um de falcon (+coletor de cb400 = 8 reais).. só que a diferença vale cada centavo.

Em um motor com apenas o cabeçote retrabalhado, consegui após a montagem do carbura de falcon, +5cv´s em comparação a potência original(isso devido ao carburador)..mas isso em 10000rpm, devido ao retrabalho do cabeçote e carburador de falcon, o ganho foi de quase 9cv´s, considerando que um motor original perde cerca de 4cv´s de 8 a 10mil rpm, com a preparação não houveram perdas, apenas ganhos. Resultado = 23,5cv´s na roda a 10000 rpm, antes davam míseros 14cv´s a 10000rpm.

Já consegui 32.5cv´s na roda em uma 293cc a metanol com válvulas e comandos originais.
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Duas modificações no carburador da tornado que dao um bom resultado é calçar a agulha com uma pequena arruela e abrir o furo do vácuo com uma broca 3.2.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

diabo2 escreveu:Duas modificações no carburador da tornado que dao um bom resultado é calçar a agulha com uma pequena arruela e abrir o furo do vácuo com uma broca 3.2.
São modificações que melhoram a resposta do carbura e enriquecem a mistura, só que não permitem ganho de potência.
c0x4
Membro
Mensagens: 52
Registrado em: 17 Setembro 2007 à17 17:47

Mensagem por c0x4 »

Opa, realmente o carburador de falcon é a melhor opção, mas aqui na minha cidade é muito dificil de encontrar um desses, vou sair a caça!


abraço a todos :)
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:Em um motor com apenas o cabeçote retrabalhado, consegui após a montagem do carbura de falcon, +5cv´s em comparação a potência original(isso devido ao carburador)..mas isso em 10000rpm, devido ao retrabalho do cabeçote e carburador de falcon, o ganho foi de quase 9cv´s, considerando que um motor original perde cerca de 4cv´s de 8 a 10mil rpm, com a preparação não houveram perdas, apenas ganhos. Resultado = 23,5cv´s na roda a 10000 rpm, antes davam míseros 14cv´s a 10000rpm.
nao entendi! soh com o bura +5cv? bura mais cabecote +9cv? eh isso?

agora... de 14 pra 23,5 eh muita coisa! que melhora hein! :P
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Aqui está o link de quando realizei o teste: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... ght=falcon

Quanto aos 9cv´s, pena não ter um gráfico de potência original, se alguem tiver e quiser postar fica mais fácil comparar.. mas vou tentar explicar..

Motor original:
A 8000rpm possui 17,5/18,5 cv´s na roda, a partir daí a potência só cai, em 10000rpm fica em 14cv's.

Cabeçote preparado:

A 8000rpm possui 18,5cv´s na roda, a partir daí a potênca mantém-se constante até 10000rpm (comandos e válvulas originais).

Cabeçote + Caburador de Falcon:

A 8000rpm ainda possui 18.5cv´s, a partir daí a potência continua subindo, com pico de potÊncia a 10000rpm em 23,5cv´s na roda.

Comparando as potências a 10000rpm tem-se 9cv´s de ganho, repito, a 10000rpm, por causa da perda que o motor original tem nessa faixa.

Comparando as potências de pico, tem-se 5cv´s, porém em rotações diferentes. :mrgreen:
Tobias Okk
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 24 Novembro 2007 à10 08:29

Mensagem por Tobias Okk »

Bom pessoal minha esperiência em preparação n é muita, mas pelos teste q fiz, n vejo a menor chance de um bura de toni preparado ser melhor q da Shaara, pois já fiz isto e agora vou testar um de XlX350 para ver qual fica melhor, eu acredito pelo q o pessoal fala q o da XlX350 vai ser melhor mas so testando pra saber!

Aproveitando a discusão, gostaria de perguntar para os entendidos:

Em que consiste a preparação dos comandos de uma Toni?
Sobre o bura de Shaara e XLX350, além do acerto da giclagêm e outra regulagens, gostaria de saber se nestes buras eu tenho que trocar algum tipo de peça para maximizar o seu desempenho?Por ex. o Fernando falou em usar o coletor de Cb400, eu usei o da toni mesmo porem foi trabalhado. Existe diferença?

Abraços!!!
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Sem contar o combustivel que ajuda bastante tmb ne pf :?: :!:
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Ai pessoal aqui na região não pode trocar carburador tenho que trabalhar o original se que vale a pena vou ganhar muito em relação ao original ,coisa tipo 2 hp já me deixa contente
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

o original retrabalhado já muda sim, mas não chega a ser como os maiores.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:Aqui está o link de quando realizei o teste: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... ght=falcon

Quanto aos 9cv´s, pena não ter um gráfico de potência original, se alguem tiver e quiser postar fica mais fácil comparar.. mas vou tentar explicar..

Motor original:
A 8000rpm possui 17,5/18,5 cv´s na roda, a partir daí a potência só cai, em 10000rpm fica em 14cv's.

Cabeçote preparado:

A 8000rpm possui 18,5cv´s na roda, a partir daí a potênca mantém-se constante até 10000rpm (comandos e válvulas originais).

Cabeçote + Caburador de Falcon:

A 8000rpm ainda possui 18.5cv´s, a partir daí a potência continua subindo, com pico de potÊncia a 10000rpm em 23,5cv´s na roda.

Comparando as potências a 10000rpm tem-se 9cv´s de ganho, repito, a 10000rpm, por causa da perda que o motor original tem nessa faixa.

Comparando as potências de pico, tem-se 5cv´s, porém em rotações diferentes. :mrgreen:
mesmo sendo em rotacao diferente, o ganho eh bem significativo! foi necessario encurtar a relacao? por que a potencia eh atingida em rotacao superior neh!?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

não mexemos em relação.. em nada..
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Qual coletor coloco na tornado par colocar uma carbura dor de falco e o carburador cabe sem fazer adaptação em caixa de ar ou quadro
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

coletor de cb400
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem