Problemas com carburador de XLX350

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Problemas com carburador de XLX350

Mensagem por joaogabriel »

Olá pessoal do FLM, estou adaptando um carburador de XLX350 em minha tornado que tem motor original 250cc, e a única modificação é o filtro de espuma + curva + ponteira vpro - estou com problemas no acerto da lenta

Sei que tem muita coisa aqui sobre carburador de xlx 350 em tornado, mas não encontrei nada pra me ajudar neste caso. Meu problema é que a danada fica pipocando na lenta, tipo o barulho de uma tobata!! é poc poc poc..... ela ñ chega a morrer de imediato quando tira a mão do acelerador, fica nesse poc poc constante uns 20 segundos até morrer.... de alta ela tá legal, eu to usando gasolina podium e já testei muitos giclês diferentes na baixa, desde o 38 ao 45 [ reparei que aqueles furinhos no corpo do giclê podem ter variações ] e por incrível que pareça, mesmo usando o giclê 38 ela tá dando um excesso danado!!

Alguem sabe de algum detalhe que possa estar ocasionando isto? aquele diafragma na lateral esquerda influencia na lenta? o pessoal diz que usa o giclê 45 e fica 100%, então acredito que tenha alguma outra parte do bura que ñ esteja cumprindo o seu papel, ou cumprindo de maneira errada.... estou no nível do mar, e a trava da agulha tá na 2° de cima pra baixo (quando tava no meio a alta tava pior)

Desde já agradeço, procurei descrever detalhadamente pro pessoal aqui entender o que está se passando - valeu
Editado pela última vez por joaogabriel em 28 Março 2008 à14 11:07, em um total de 1 vez.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

mas e aí? se vc aumentar a lenta pelo parafuso, o que acontece? como vc sabe que com gicle #38 ta dando excesso?
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

joaogabriel..blz?
Bem... o carburador da XLX 350 tem um diâmetro de venturi de 32mm, segundo o manual de serviço dela....e o da Tornado é bem parecido com isso...
Teoricamente, o funcionamento do bura de 350 na tornado 250, precisa de alguns poucos ajustes...
Primeiro, creio que o problema da moto ficar com a lenta muito irregular e apagar seja uma má regulagem na mistura do parafuso ar x combustível , possivelmente ele esteja aberto demais, com excesso de ar...e não de gasolina...vc já fez aquele macete de deixar ela na lenta e ir regulando a abertura ou fechamento deste parafuso até que a lenta fique o mais regular possível (seu ouvido é um ótimo instrumento para aferir uma marcha lenta sem sobresaltos... :wink: )?
Se isso não resolve, creio que vc deva partir do princípio de tudo....monte o bura de 350 com a configuração original - Lenta 45 (mesmo tornado) e Alta 142 - posição inicial do parafuso da mistura em 2½ voltas - Trava de agulha no 3º click de cima para baixo...filtro de ar limpo, espuma lubrificada e com a tampa na caixa do filtro)monte e veja como ficou....coloque os equipos de segurança e vá para uma reta e leve ela até perto do fim do giro do motor em 6ª marcha...então desligue ela no corta corrente e não faça mais o motor funcionar...retire a vela e verifique....se ela estiver esbranquiçada, é falta - se estiver marrom café com leite, é mistura ótima - se ela estiver preta, é excesso de combustível....
Apartir daí, vc tem as informações nescessárias para um bom acerto de carburação....é chato mesmo....é testar e testar....mas não há glória na vitória, sem a luta.... :mrgreen: :lol:
Lembre-se...para corrigir pequenos acertos de falta ou excesso, primeiro trabalhe com o giclê de baixa e teste novamente....se não der certo, aisim vc mexe no de alta (essa eu aprendi com o nosso gênio do fórum....Fernando PF... :wink: =D> )
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

NESTOR/RS escreveu:joaogabriel..blz?
Bem... o carburador da XLX 350 tem um diâmetro de venturi de 32mm, segundo o manual de serviço dela....e o da Tornado é bem parecido com isso...
Teoricamente, o funcionamento do bura de 350 na tornado 250, precisa de alguns poucos ajustes...
Primeiro, creio que o problema da moto ficar com a lenta muito irregular e apagar seja uma má regulagem na mistura do parafuso ar x combustível , possivelmente ele esteja aberto demais, com excesso de ar...e não de gasolina...vc já fez aquele macete de deixar ela na lenta e ir regulando a abertura ou fechamento deste parafuso até que a lenta fique o mais regular possível (seu ouvido é um ótimo instrumento para aferir uma marcha lenta sem sobresaltos... :wink: )?
Se isso não resolve, creio que vc deva partir do princípio de tudo....monte o bura de 350 com a configuração original - Lenta 45 (mesmo tornado) e Alta 142 - posição inicial do parafuso da mistura em 2½ voltas - Trava de agulha no 3º click de cima para baixo...filtro de ar limpo, espuma lubrificada e com a tampa na caixa do filtro)monte e veja como ficou....coloque os equipos de segurança e vá para uma reta e leve ela até perto do fim do giro do motor em 6ª marcha...então desligue ela no corta corrente e não faça mais o motor funcionar...retire a vela e verifique....se ela estiver esbranquiçada, é falta - se estiver marrom café com leite, é mistura ótima - se ela estiver preta, é excesso de combustível....
Apartir daí, vc tem as informações nescessárias para um bom acerto de carburação....é chato mesmo....é testar e testar....mas não há glória na vitória, sem a luta.... :mrgreen: :lol:
Lembre-se...para corrigir pequenos acertos de falta ou excesso, primeiro trabalhe com o giclê de baixa e teste novamente....se não der certo, aisim vc mexe no de alta (essa eu aprendi com o nosso gênio do fórum....Fernando PF... :wink: =D> )

é isso ai.....
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

vc já fez aquele macete de deixar ela na lenta e ir regulando a abertura ou fechamento deste parafuso até que a lenta fique o mais regular possível
o parafuso está 2½ aberto, e já fiz esse teste tbm, mas ñ resolveu.. ela vai pipocando até ½ aceleração, depois disso parece que o motor limpa e vai embora.. nesse parafuso de ar, seria bom tira-lo e limpar o duto onde ele fica?
monte o bura de 350 com a configuração original - Lenta 45 (mesmo tornado) e Alta 142 - posição inicial do parafuso da mistura em 2½ voltas - Trava de agulha no 3º click de cima para baixo...filtro de ar limpo, espuma lubrificada e com a tampa na caixa do filtro)monte e veja como ficou....
é aí que penso que meu carburador está fora do normal, pois se colocar o #45 fica pior.. acredito que se fosse falta ela iria engasgar e morrer, mas ela abre o giro (mas no inicio fica pipocando)
alguem que já teve problemas sabe me falar algo sobre aquele diafragma na lateral? difusor? agulha e sede? sei lá qualquer coisa que possa influenciar, ñ sei mais o que faço... =/
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Se a válvula compensadora(diafragma lateral)estiver furada o sintoma é esse q vc descreveu! Se estiver em ordem de uma boa limpeza no bura retitando todos os giclês e válvula e passe um spray desengripante(de preferencia um CAR80) em todas as passagens principalmente aquela q ficam atrás do carburador! Boa sorte!"!! :wink: :wink:
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Tome cuidado para o pistonete não estar muito alto e estar alimentando pelo o sistema principal não sei te dizer quantas voltas é mas o pessoal do fórum deve saber .
Uma técnica simples é colocar o parafuso de mistura nas 2 .1\2 e girar ele para a frete e para traz para conseguir melhor giro e baixar no do pistonete
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

diafragma na lateral?
O Racer respondeu essa...perfeito... :wink:
agulha e sede?
Se não for original (por exemplo - Sivertst) é um pepino mesmo.....por aqui já teve alguém que encasquetou tanto que colocou agulha e sede originais novas ($$$$ :shock: )....ficou funfando 100%.... :wink:
penso que meu carburador está fora do normal
Esse bura não foi retrabalhado no diâmetro de venturí? tem algum,a marca de torno por ali?

É bom conferir as dicas do Racer...e conferir nível de bóia...no momento não sei te dizer ao certo...mas ainda hoje posto para vc ... :wink:
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Esse bura não foi retrabalhado no diâmetro de venturí? tem algum,a marca de torno por ali?
O venturi está original, a única coisa que percebi é que no diafragma o pino que aciona uma válvula no carburador parece ter sido cortado um pedaço, mas a parte de borracha ñ está rasgada..
É bom conferir as dicas do Racer...e conferir nível de bóia...
ela ñ está furada, tá bem feia e pesada (não tem gasolina dentro) vou comprar uma nova de CG, pelo que sei elas são iguais!! como faço pra regular a altura do nível da bóia? vou colocar uma sede e uma agulha da bóia nova, e procurar um reparo

Obrigado a todos, conforme vcs forem dando dicas eu vou verificando pra ver se resolvemos esse problema
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Mais uns detalhes e a dica de como verificar o nível de bóia... :wink:
Clique na imagem para ampliar, e novamente para ampliar mais....


Imagem


Imagem


Imagem
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Ontem a noite fui analisar com calma o carburador e encontrei alguns problemas:

1° aquele "cano" na cuba onde agente põe o difusor e o giclê de alta esté trincado!! acredito que passava gasolina por alí, já soldei..
2° no diafragma eles haviam cortado um pedaço do pino que aciona uma pequena válvula no carburador, já preenchi com estanho..
3° o pistonete ñ tem guia, ele encaixa certinho em qualquer posição. então reparei que um lado da base do pistonete é plano e o outro é arredondado pra cima ( dá pra por dos dois lados ), montei com a parte arredondada voltada para o motor..



Bom, troquei o reparo e a bóia, depois de tudo isso melhorou consideralvelmente o funcionamento. Os melhores resltados eu obtive com #40 de baixa e #138 de alta. A alta tá 100% (ficou boa e conferi a vela) mas a baixa ainda não tá 100% (ainda tá pipocando, mas muito menos) Vou testar o #38 de baixa, acho que vai resolver o problema..


Uma dúvida que tenho é: Como pode um bura destes funcionar com os giclês destes tamanhos??? ( a CG acho que usa o #38 , e minha toni com bura original usa #142 de alta se não me angano )

Mesmo usando um giclê de alta menor do que eu tinha no bura original, será que vai ficar mais forte e andadeira??
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Se vc montou o pistonete com aquela parte cortada para o lado do motor está errado! Dá excesso!!! :wink:
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

:-o
Editado pela última vez por joaogabriel em 28 Março 2008 à48 11:33, em um total de 1 vez.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Pessoal, anfim consegui acertar o carburador!

Queria deixar aqui algumas dicas pro pessoal que possa vir a colocar este carburador em uma tornado, já que quebrei muito a cabeça e queimei muito a mão ñ custa nada ajudar alguêm que possa vir a precisar... Uma coisa é vc pegar um bura deste, jogar a giclagem que o pessoal fala e ele funcionar redondinho - outra coisa é vc jogar a giclagem e o safado ñ funcionar de jeito nenhum, então neguinho tem que queimar a cuca....

1° - É bom dar uma revisão geral com calma antes de tentar acertar, pois vc pode achar muitos problemas quase que imperceptíveis (o meu estava trincado onde vai o difusor e giclê de alta).

2° - Ele tem um diafragma na lateral que aciona uma válvula de ar, é bom ver se a borracha ñ está rasgada ou se o pino do diafragma ñ foi cortado por um louco (tinham cortado no meu carburador, fiz um novo com estanho), pois isso manda bastante pro perfeito funcionamento.

3° - Verificar a posição do pistonete, pois se estiver invertido ela ñ fica boa nem fuden@%$ .... A posição correta é como o Racer falou, com o lado da base do pistonete que é plano voltado para o motor e o outro lado que é arredondado pra cima voltado para o filtro de ar. Se estiver invertido sempre vai dar excesso, mesmo usando um de baixa #38!!

4° - retirar a agulha e a sede pra ver se ñ tem folga. (estava com folga, comprei uma reparo da marca silverst por $ 17,00 e ficou blzinha)

5° - verificar a bóia como o NESTOR nestor falou, se estiver ruim ou furada é só botar uma de CG que dá certinho.

6° - Tirar a tampa superior do carburador e verificar o aperto dos parafusos da haste e da pecinha que segura o pistonete (os meus estavam frouxos, se possivel passar um loctite)


É isso pessoal, consegui um bom acerto com um gicle de baixa #45 e um de alta #142, lembrando que ela é 250cc apenas com curva + ponteira + filtro e tá com gasolina podiun.
Mudei o título do tópico pra facilitar uma futura busca, obrigado ao NESTOR/RS e ao Racer143 por terem me dado uma força.

Abraço a todos
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

e isso ae! valew pelas dicas! =D> =D> =D>
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Beleza, e o resultado, deu pra notar a diferença, vale a pena :shock:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Quantas voltas no parafuso de ar tu deu :?: :?: :?: :?:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

ñ custa nada ajudar alguêm que possa vir a precisar
Ó joaogabriel.... =D> =D> =D> =D> :wink:
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

Quantas voltas no parafuso de ar tu deu
cara, deixei um pouco menos de 2 voltas e meia, assim a lenta ficou 100%.. 8)
Beleza, e o resultado, deu pra notar a diferença, vale a pena?
sinceramente, eu recomendo!! é um investimento ñ muito alto que ajuda bastante, de baixa pra média/alta rotação a moto fica muito melhor (responde bem mais rápido, fica mais fortinha), até o ronco muda, só de final que ñ notei muita diferença. :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem