# Virabrequim de tornado - dúvida

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

# Virabrequim de tornado - dúvida

Mensagem por joaogabriel »

Olá pessoal do FLM, aqui na minha região a rapaziada dos arrancadões tem aliviado o virabrequim das CGs e titan 150 pra andar mais, alguns depois que aliviam fazem polimento tbm ou até mesmo cromagem!! eu tive falando com um preparador e ele me informou que é possível fazer este serviço no vira da tornado, pois tem bastante material que dá pra retirar, mas ñ conheço ngm por aqui que tenha feito.
Até que fáz sentido aliviar o vira, pois o motor irá girar com mais facilidade e ñ vai ter aquele lance de inércia como é bastante discutido quando se alivia o magneto.

DÚVIDA: Será que ñ vai ficar fraco o virabrequim? Alguem que já fez sabe falar sobre resultados, ou sobre o quanto pode se retirar de matéria?
Eu acho legal quando se tenta ganhar potência sem almento de cilindrada, por isso esta pergunta.. quem sabe depois que ela tiver bem afiadinha, a gente joga um kit wiseco.. ;]

Todas as opniões são bem vindas!!! to em dúvida se vou entrar numa furada ou ñ fazendo isto, quem puder ajudar eu agradeço..

Abraço a todos
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Voce deve ter muito cuidado com quem ira fazer o serviço. Tem alguém aí que faz balanceamento no virabrequim?? Se ficar desbalanceado já era! Fica uma m....! Por exemplo pega um ventilador e gruda um pesinho nele pra desbalancear, aí ligar pra voce ver como demora pra pegar rotação! Tem muitas outras coisas que da pra mexer num motor com resultados comprovados. Eu deixaria isso por ultimo!
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Sou mais fazer o reenquadramento com a LM!

serviço de primeira e garantido
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Ai se vc for usar em pista ou em enduro não vale a pena o motor não ganha potencia o que vai haver éuma maior diferença entre a aceleração e desaceleração de virabrequim, eu não faria esse serviço em nem uma situação para não correr o risco de des balansear o vira, a sem contar que não tem volta e a tornado tem muita coisa para fazer que apresentam resultado melhores
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eh isso ai elcio, apoiado!

mas soh pra esclarecer pra galera, qual o uso q vc faz dah moto?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Re: # Virabrequim de tornado - dúvida

Mensagem por Fernando PF »

joaogabriel escreveu:Até que fáz sentido aliviar o vira, pois o motor irá girar com mais facilidade e ñ vai ter aquele lance de inércia como é bastante discutido quando se alivia o magneto.
Como não?? vai ocorrer a perda da inércia sim, por isso a subida de giro será mais rápida, é a mesma coisa que aliviar o magneto, em suas devidas proporções.

Quanto a cromar, em motor 4T é a maior forma de jogar dinheiro no lixo, se der 0,0001cv a mais eu pago o serviço.

Já foi discutido aqui sobre o polimento, auxilia apenas para evitar a formação de microtrincas, mas em desempenho não influi nada. No seu caso, vai ser mão de obra jogada fora também. Esse é o tipo de serviço que se faz quando não se tem mais nada para fazer no motor, está tudo no limite, o dinheiro acabou e a vontade ainda continua..rsrs :wink:
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

mas soh pra esclarecer pra galera, qual o uso q vc faz dah moto?
Eu corro enduro FIM - como é tomada de tempo em trilhas, eu preciso de uma moto que tenha bastante aceleração.. (geralmente as trilhas são bem limpas, ñ havendo "tanta" necessidade de torque).
Esse é o tipo de serviço que se faz quando não se tem mais nada para fazer no motor, está tudo no limite, o dinheiro acabou e a vontade ainda continua..rsrs
Minha última prova vai ser nesse final de semana dia 06/04, depois eu vou abrir o motor pra dar uma geral (a moto tinha 40.000KM quando botei na trilha) ela tá fumando bastante, então queria ver algumas possibilidades pra ganhar rendimento, o motor já tá fraquinho pra mim.. Meu medo é por um kit e depois ficar quebradeira.. (aconteceu cmg, numa titan 150 que agente preparou pra velocross)

Tava com idéia de por pistão original e dar um trato no cabeçote, nada de por kit ou comando por enquanto (mas ñ descarto a possibilidade), ela já tem bura de 350 + curva + ponteira + filtro. Um cdi servitec iria bem mesmo sendo 250cc?

Alguem tem alguma dica ou sugestão pra ajudar a moto ficar melhorzinha, algum macete ou detalhe que faça diferênça?
Sei que ñ dá de fazer milagre sem kit e comando, mas sempre tem aquelas coisinhas que só os bem entenditos do assunto sabem..
Fernando PF, furia SM, Racer143, Fabrício, Nestor, crosschão, Gargamel, algum tornadeiro louco, mais alguem pra me dar uma luz????
Editado pela última vez por joaogabriel em 02 Abril 2008 à56 08:53, em um total de 1 vez.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

um trato no cabeçote já dá diferença boa.
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Um comandinho ia cair muito bem
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Cara se vc tava afim de mexer com Vira, pq não coloca um Kit, comando e da um trato no cabeçote?

Acredito que depois disso sua moto nao precisa de mais nada...
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Comando só se usa se tiver kit.
Como se sabe os comandos mais "bravos" mudam o comportamento do motor empurrando o torque pra um regime de giros mais alto e aumentando a força em um giro maior.
É a mesma coisa do cdi sem comando.
Comando em moto original da uma sensação de perda de força em baixa.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Aliviar e balancear o vira da resultado sim, pois com isso é eliminado o eixo balanceador! Se quiser me mande uma MP q posso te dar detalhes de quem faz esse serviço pra mim! Valeu! :wink:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Comando só se usa se tiver kit.
Nos kartcross, sem kit (não é permitido), numa pista que tavam virando 53 segundos, um kart usando comandos Indeco para media/alta baixou 2 segundos o tempo do pole (mas foi desclassificado porque comando tambem não é permitido) e o piloto era estreante! Comando dá resultado sim, mas tem que ser bem instalado!
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Ivan Luiz escreveu:
Comando só se usa se tiver kit.
Nos kartcross, sem kit (não é permitido), numa pista que tavam virando 53 segundos, um kart usando comandos Indeco para media/alta baixou 2 segundos o tempo do pole (mas foi desclassificado porque comando tambem não é permitido) e o piloto era estreante! Comando dá resultado sim, mas tem que ser bem instalado!
Kart num precisa de torque. Só de giro.
Vai botar uma moto na trilha ou motocross sem torque pra vc ver o resultado.
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Kart num precisa de torque. Só de giro.
Vai botar uma moto na trilha ou motocross sem torque pra vc ver o resultado.
Diabo2 tenho uma tornado no veloterra com kit 350 e uso comando 296 na marchas baixas até terceira tenho um com rendimento mas de pois parece não chegar no giro de torque a as pista aqui são gradeada e as retas ficam muito pesadas qual relação de transmissão vcs usam
diabo2
Membro
Mensagens: 941
Registrado em: 14 Maio 2006 à01 22:51

Mensagem por diabo2 »

Talvez a carburação esteja errada.
Talvez o carburador esteja pequeno para 350cc.
350 vai bem com 48x13 num precisa ser mais reduzida que isso.
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Talvez a carburação esteja errada.
Talvez o carburador esteja pequeno para 350cc.
350 vai bem com 48x13 num precisa ser mais reduzida que isso.
Ok valeu cara, vou dar uma olhadinha na carburação.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Quem disse q Kart não precisa de torque? :shock:
A pista q vcs andam é uma reta infinita??? :roll: :roll: :roll:
Motor bom tem q ter combinação dos dois! :wink: :wink: :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

precisa de torque sim!!! mas como o diabo disse, o comando joga o torque maximo pra rotacoes mais elevadas, e no kart isso nao eh problema, visto q o giro vai estar sempre alto!

JOAO, troca uma ideia com o furiasm, ele comprou uns pistoes de cbr 954, eles tem 76mm(acho), q eleva para 270cc, eles sao mais leves, entao o risco de quebra eh menor, manda uma preparacao no cabecote e boa! esse lance de aliviar o vira eh legal, mas deixa pra fazer por urtimo de tudo, depois q jah mexeu em tudo!
MachineAccelerator
Membro
Mensagens: 582
Registrado em: 14 Junho 2005 à03 14:44

Mensagem por MachineAccelerator »

Para o seu uso, acho que um kit e comando cairia bem e não precisa mexer no VB. Utilize peças de boa qualidade que a moto não quebrará tão fácil.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem