Motor de TONI assim ainda nao tinha visto. Novidades...

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Motor de TONI assim ainda nao tinha visto. Novidades...

Mensagem por jofariasn »

Pois é pessoal, já tive algumas motos, a maioria moto antiga, sempre de trilha e nunca tinha visto esse tipo de coisa...
Aos fatos: Minha Gambi tem um motor de TONI 2005, relativamente novo. E eu só uso de vez em quando para trilha msmo, pois trabalho embarcado e ela fica tempão parada. pois ela estava com a corrente batendo, fim de vida mesmo, então eu cheguei de viagem e deu aquela vondade de ir para trilha , vcs sabem como é !?!?! 8)
Então resolvi dar um jeitinho pra nao ficar só na vontade, soldei uma porquinha de 3/8 na ponta do esticador só pra esta trilha visto que no dia seguuinte eu trocaria a corrente.
O barulho diminuiu mas não o esperado. Fui assim mesmo. até o meio da trilha tudo bem mas então começou a fumaçar tudo :sad: , acredito eu que nao tenha nada a ver com a corrente mas o q impressionou a toda a galera e o fato de q a motoca nao fumava nada antes de entrar na trilha e de uma hora para outra o tempo fechou, a moto parada na lenta e a fumaça fechando tudo.

Ai acabou meu dia sabe como é, né? :cry:

Chegando em casa nao resisti, abri logo o motorzão qual a minha surpresa, a camisa estava intacta e eu pensando q tinha riscado o cilindro.
Parti então para os SÊLOS de válvula, tudo OK também. Porém após desmanchar o cabeçote e analisar com cautela, percebi as válvulas um pouco ásperas na região de contato com os SELOS. não entendo o que pode ter ocasionado isto, e agora não sei o q fazer. estou de pé e com o motorzão aberto, estou querendo opinião de quem entenda pois nas minhas motos eu mesmo mexo porque minha cidade e deficiente de bons mecanicos.

Tenho certeza q recorri ao lugar certo.
Editado pela última vez por jofariasn em 24 Maio 2008 à44 13:57, em um total de 2 vezes.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Ué...assenta as válvulas novamente e troque os retentores. Coloque outros originais e pronto. :wink:

Os guias é q estão ásperos??? :shock:

Não entendi!?!??! :shock:

Explica pra nós ajudarmos melhor. :wink:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Os guias é q estão ásperos???
:-k :-k :-k :?:
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

:arrow: Então Galera vou tentar ser mais claro: tentei dizer que a parte da haste da válvula que fica em contato com o retentor está aspera, como se tivesse removido o polimento, então ach que esta parte aspera desgastou o retentor e liberou a passagem do oleo. Minha dúvida é se alguém já viu acontecer isso antes e se é nescessário substituir as válvulas, pois eu poli as mesmas novamente e estou com receio de colocá-las e novamente apresentar o problema dai ter q abrir tudo mais uma vez.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Hum, se tinha mt fumaca acho meio estranho ser as valvulas, vc estava em dia com a troca de oleo, uma vez que sua moto ficava mt tempo parada, os aneis do pistao estao bons :?: :?: :?: :?:
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

furia SM escreveu:Hum, se tinha mt fumaca acho meio estranho ser as valvulas, vc estava em dia com a troca de oleo, uma vez que sua moto ficava mt tempo parada, os aneis do pistao estao bons :?: :?: :?: :?:
Pois é FURIA eu troquei o oleo exatamente no dia da trilha de manha sempre uso MOBIL e troco a cada 4 ou 5 trilhas, porém as trilhas aki sao muito travadas.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ja deu uma olhada nos aneis :?: :?: :?:
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

JÁ cara até penso em trocá-los só por que ja esta aberto mesmo mas nao por desgaste, entende?
elcio_of
Membro
Mensagens: 109
Registrado em: 22 Julho 2007 à27 20:39

Mensagem por elcio_of »

Ai cara normalmente quando é só retentor vc para o motor e 3 a 4 mil giro e a fumaça para de sair quando é anel não mas pelo que vc diz das válvulas tem que trocar e os retentores também e aproveite que esta aberto e Troca o anel que fica garantido
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

Galera, não sei o q fazer, coloquei tudo novo, 4 valvulas, Corrente de comando, Selos de válvula, Acionador Catracado e anési STD.

Ficou com Filé, ai fui para a trilha nem foi tao puxada, no final da trilha, PASMEM todos os problemas anteriores voltaram: Barulho de Máquina de Costura, Fumaça. E percebi que o Acionador da corrente estava no fim de curso. Então peguei o velho que tinha uma porquinha soldada na ponta e coloquei lá no lugar, lógico que parou tudo de novo ficou boa, mais uma trilha e meu pesadelo está de volta por favor alguém me dê uma luz do que pode ser.... #-o #-o #-o
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

qual marca de corrente usou?
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

jofariasn, faz essa gambi que fiz no meu acionador de catraca, qualquer torneiro faz e vai segurar a onda por vaaaaaaarios anos :wink: :wink: :wink: :wink:


Imagem
Imagem
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

furia SM escreveu:jofariasn, faz essa gambi que fiz no meu acionador de catraca, qualquer torneiro faz e vai segurar a onda por vaaaaaaarios anos :wink: :wink: :wink: :wink:


Imagem
Imagem

Qual ??? não deu para visualizar, se der mana pro meu e-mail: [email protected]
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ue olha ai, eu mandei um torneiro mecanico amigo meu fazer um alongador na ponta, ai ele fez um furo no acionador original e ele adaptou na pressao essa outra peca, ficou file :wink: :wink: :wink: so tenho essas duas fotos :wink: :wink:
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Furia, é q sua foto está fora de foco. Ou melhor: o foco está na cortina do fundo rsrsrsrs
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Certa vez tive uma XLX com motor de Strada que começava com barulho de maquina de costura no meio das trilhas travadas, depois que pegava estradão parava. Era saia de pistão: quando aquecia demais pela baixa velocidade o cilindro dilatava e começava o tic tic.
Uma retifica resolveu!
jofariasn
Membro
Mensagens: 103
Registrado em: 20 Agosto 2006 à53 03:18

Mensagem por jofariasn »

Pô, tava pensando em colocar um pistao com aneis 293 cc da athena e colocar os guias da corrente mas vou fazer por partes ate resolver o barulho primeiro, comecando pelos guias...

O que vcs acham ??????? :?: :?: :?:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Ue nao vejo necessidade nao, pode montar o kit, aproveita que vai abrir pra dar uma olhada em tudo :wink: :wink: :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

se for usar os athena 293, compra os aneis RIk, nao use os aneis athena nao!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem