PROJETO PARA UM ROADBOOK ELÉTRICO.
Qdo eu tinha a loja de motos... eu fazia road books
Vai numa serralheria q trabalha com aluminio, box, etc..
Compra ou eles dão os restos de trilhos, desde q de de fazer uma caixinha de 15 de comprimento ,12 cm de largura e uns 10 cm de altura
Ai ja compra 30 cm de tubinho de aluminio... tipo da grossura de uma caneta... e 2 raios inox de moto
Os tubinhos são para fazer a planilha girar, e vc vai colocar botões nos 2 tubos, p/; girar
e os raios inox p; a planilha correr neles...
ai compra 4 borrachas de tampa lateral de moto, XR, CG... p/ passar os tubos...
e usa 4 porcas da grossura do tubo... cola as porcas com trava parafuso...
e ta feito o Road Book
Nao tenho mais material senao fazia um tutorial
Poss tentar desenhando
Vai numa serralheria q trabalha com aluminio, box, etc..
Compra ou eles dão os restos de trilhos, desde q de de fazer uma caixinha de 15 de comprimento ,12 cm de largura e uns 10 cm de altura
Ai ja compra 30 cm de tubinho de aluminio... tipo da grossura de uma caneta... e 2 raios inox de moto
Os tubinhos são para fazer a planilha girar, e vc vai colocar botões nos 2 tubos, p/; girar
e os raios inox p; a planilha correr neles...
ai compra 4 borrachas de tampa lateral de moto, XR, CG... p/ passar os tubos...
e usa 4 porcas da grossura do tubo... cola as porcas com trava parafuso...
e ta feito o Road Book
Nao tenho mais material senao fazia um tutorial
Poss tentar desenhando
Editado pela última vez por PERUCH em 16 Maio 2008 à59 13:27, em um total de 1 vez.
No regulamento da CBM acho que tem o padrão mas na verdade varia um pouco, fui medir algumas planilhas aqui e tinham +- 7cm, agora é que as equipes estão fazendo em papel térmico e tem 6cm ou menos. Tem que ver como é por aí. A quantidade de folhas também influencia, algumas provas que tem muitos trechos podem não caber mas normalmente em algum neutro principal dá tempo de trocar a planilha (que foi dividida ao meio...).deco 100 tranquera escreveu:Mas não é muito pequeno???????? Pois percebi que as dimensões variam....Tipo planilha 6 cm, é padrão? ou pode variar ?
Se nesse couber vale a pena
Se não couber e quer gastar menos parte para um R2
Mas se você gostar da bricadeira vai querer um R2 elétrico
Eu andei um bom tempo no winner manual, é mais complicado e meio perigoso as vezes, mas dá
Tenho um winner manual e um elétrico, posso vender por 70 e 150 respectivamente
Bem, talvez eu não tenha me esplicado direito, mas eu JÁ possuo um RoadBook Corona e estou mto satisfeito. A idéia é desenvolver um projeto do equipamento, onde participantes aki do fórum possam elaborar a maquininha em casa...
Já temos sugestões para o MOTOR, que é de retrovisor de carro, compacto, 12 volts (pode ser ligado diretamente na bateria da moto)
Se for usar baterias de 9 volts, utilizar um regulador de voltagem 7809.
O Peruca deu uma sugestão quanto as dimensões da caixa, que ao meu ver não deve ser baixa, para a planilha quando enrrolada não bater no fundo. Creio que a profundidade da caixa deva girar em torno de 9 a 10cm.
Tem alguém aí que possui facilidade prá desenhar no autcad e tenha boa vontade prá ajudar ?
Synval
Já temos sugestões para o MOTOR, que é de retrovisor de carro, compacto, 12 volts (pode ser ligado diretamente na bateria da moto)
Se for usar baterias de 9 volts, utilizar um regulador de voltagem 7809.
O Peruca deu uma sugestão quanto as dimensões da caixa, que ao meu ver não deve ser baixa, para a planilha quando enrrolada não bater no fundo. Creio que a profundidade da caixa deva girar em torno de 9 a 10cm.
Tem alguém aí que possui facilidade prá desenhar no autcad e tenha boa vontade prá ajudar ?
Synval
Especificações do roadbook mini da Corona( o primeiro das fotos do quadro anterior)
Road Book MINI feito em chapa de aço, é o menor da categoria
Capacidade de 50 folhas c/ fita adesiva por trás da planilha de até 7cm
11cm de largura
12cm de comprimento
5,5cm de altura
Alimentação 12 V (bateria moto) ou 9V
Peso 840 gramas
Road Book MINI feito em chapa de aço, é o menor da categoria
Capacidade de 50 folhas c/ fita adesiva por trás da planilha de até 7cm
11cm de largura
12cm de comprimento
5,5cm de altura
Alimentação 12 V (bateria moto) ou 9V
Peso 840 gramas
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Imaginem os botões de rodar deste modelo se trocássemos por engrenagens. Se o motor de vidro elétrico ou de espelho (nunca vi nenhum deles) sugerido anteriormente possuir um eixo, o negócio agora é arrumar uma forma de colocar uma engrenagem na ponta deste eixo (imagino poder usar cola durepoxi ou araldite). A engrenagem que vai na ponta do eixo do motor faz as engrenagens/botões girar através de um sistema de correia dentada. Ou então usar uma coroa de corrente de comando (não sei a dimensão dela) ou um pinhão bem pequeno e uma corrente. :lol:deco 100 tranquera escreveu:Predador , da uma olhada ai $49,00, ve se tá valendo.
Abraço
http://www.tribosetrilhas.com/loja/prod ... produto=65
Edu, a tração é feita por correias de borracha preta, iguais a anéis de vedação bem moles TIPO ELÁSTICO, que tracionam polias de tecnil.
o lance de rodar prá frente e prá trás funciona como uma embreagem, ou seja, quando puxa prá frente, o eixo dianteiro trava e traciona, enquanto o de trás roda solto no mesmo sentido. Quando é necessário voltar a planilha prá trás, acontece o inverso, ou seja, o de trás trava e traciona e o da frente gira solto... Se não destravar o lado contrário que é puxado, a planilha arrebenta...
o lance de rodar prá frente e prá trás funciona como uma embreagem, ou seja, quando puxa prá frente, o eixo dianteiro trava e traciona, enquanto o de trás roda solto no mesmo sentido. Quando é necessário voltar a planilha prá trás, acontece o inverso, ou seja, o de trás trava e traciona e o da frente gira solto... Se não destravar o lado contrário que é puxado, a planilha arrebenta...
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Desculpe mas desse jeito não funciona por que a polia que puxa a planilha e a que solta giram na mesma velocidade.
Quando o rolo da planilha está no começo ou no fim ele tem o diâmetro muito diferente e a velocidade que eles giram precisa ser diferente. (uma volta no rolo grande equivale a várias no rolo pequeno)
Por isso quem faz road book comercialmente usa uma espécie de catraca. Assim cada eixo é acionado somente quando necessário.
É mais fácil fazer com um motor só puxando, se precisar de voltar, usamos a mão ou com dois motores um para ir e outro para voltar.
Como correias de borracha usamos " O ring" que é aquela borrachinha preta de vedação. Se quizer sofisticar um pouco, existe umas correias de toca disco à venda em casas de material eletrônico.
Leo Cascão
Quando o rolo da planilha está no começo ou no fim ele tem o diâmetro muito diferente e a velocidade que eles giram precisa ser diferente. (uma volta no rolo grande equivale a várias no rolo pequeno)
Por isso quem faz road book comercialmente usa uma espécie de catraca. Assim cada eixo é acionado somente quando necessário.
É mais fácil fazer com um motor só puxando, se precisar de voltar, usamos a mão ou com dois motores um para ir e outro para voltar.
Como correias de borracha usamos " O ring" que é aquela borrachinha preta de vedação. Se quizer sofisticar um pouco, existe umas correias de toca disco à venda em casas de material eletrônico.
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