PROJETO PARA UM ROADBOOK ELÉTRICO.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Qdo eu tinha a loja de motos... eu fazia road books

Vai numa serralheria q trabalha com aluminio, box, etc..

Compra ou eles dão os restos de trilhos, desde q de de fazer uma caixinha de 15 de comprimento ,12 cm de largura e uns 10 cm de altura

Ai ja compra 30 cm de tubinho de aluminio... tipo da grossura de uma caneta... e 2 raios inox de moto
Os tubinhos são para fazer a planilha girar, e vc vai colocar botões nos 2 tubos, p/; girar
e os raios inox p; a planilha correr neles...
ai compra 4 borrachas de tampa lateral de moto, XR, CG... p/ passar os tubos...
e usa 4 porcas da grossura do tubo... cola as porcas com trava parafuso...

e ta feito o Road Book

Nao tenho mais material senao fazia um tutorial

Poss tentar desenhando
Editado pela última vez por PERUCH em 16 Maio 2008 à59 13:27, em um total de 1 vez.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Mais ou menos assim:

Imagem
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

A parte de baixo pode ser uma chapa fina de aluminio, metal, tecnil...

E vc arrebita os cantos usando umas cantoneiras em V...

Fácil facil de fazer
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

deco 100 tranquera escreveu:Mas não é muito pequeno???????? Pois percebi que as dimensões variam....Tipo planilha 6 cm, é padrão? ou pode variar ?
No regulamento da CBM acho que tem o padrão mas na verdade varia um pouco, fui medir algumas planilhas aqui e tinham +- 7cm, agora é que as equipes estão fazendo em papel térmico e tem 6cm ou menos. Tem que ver como é por aí. A quantidade de folhas também influencia, algumas provas que tem muitos trechos podem não caber mas normalmente em algum neutro principal dá tempo de trocar a planilha (que foi dividida ao meio...).

Se nesse couber vale a pena
Se não couber e quer gastar menos parte para um R2
Mas se você gostar da bricadeira vai querer um R2 elétrico

Eu andei um bom tempo no winner manual, é mais complicado e meio perigoso as vezes, mas dá

Tenho um winner manual e um elétrico, posso vender por 70 e 150 respectivamente
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Bem, talvez eu não tenha me esplicado direito, mas eu JÁ possuo um RoadBook Corona e estou mto satisfeito. A idéia é desenvolver um projeto do equipamento, onde participantes aki do fórum possam elaborar a maquininha em casa...
Já temos sugestões para o MOTOR, que é de retrovisor de carro, compacto, 12 volts (pode ser ligado diretamente na bateria da moto)
Se for usar baterias de 9 volts, utilizar um regulador de voltagem 7809.
O Peruca deu uma sugestão quanto as dimensões da caixa, que ao meu ver não deve ser baixa, para a planilha quando enrrolada não bater no fundo. Creio que a profundidade da caixa deva girar em torno de 9 a 10cm.
Tem alguém aí que possui facilidade prá desenhar no autcad e tenha boa vontade prá ajudar ?
Synval
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Abaixo uma foto do Roadbook mini da Corona com suas especificações.
e logo após, fotos de outros equipamentos da mesma marca.
Imagem

Imagem

Imagem

Creio que o motor externo, seja a melhor opção pela facilidade e também para que haja espaço sobrando dentro da caixa.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Especificações do roadbook mini da Corona( o primeiro das fotos do quadro anterior)



Road Book MINI feito em chapa de aço, é o menor da categoria
Capacidade de 50 folhas c/ fita adesiva por trás da planilha de até 7cm
11cm de largura
12cm de comprimento
5,5cm de altura
Alimentação 12 V (bateria moto) ou 9V
Peso 840 gramas
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

Desculpem a ignorania... mas 50 folhas de capacidade é suficiente?
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

Tenho um winner manual e um elétrico, posso vender por 70 e 150 respectivamente
_________________
te mandei uma mp.
jailton
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 30 Julho 2007 à25 19:48

Mensagem por jailton »

eu fiz o meu aindaestar manual.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

Fiz um elétrico uma vez. Depois posto as fotos aqui. Mas, quando puder, compra um. Vale a pena.

Leo Cascão
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

Auto Cad é comigo!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Ô Léo, blz kra... Dá uma força aí !!
Gde Abraço.
Edu1
Membro
Mensagens: 955
Registrado em: 10 Fevereiro 2005 à12 13:03

Mensagem por Edu1 »

deco 100 tranquera escreveu:Predador , da uma olhada ai $49,00, ve se tá valendo.
Abraço


http://www.tribosetrilhas.com/loja/prod ... produto=65
Imaginem os botões de rodar deste modelo se trocássemos por engrenagens. Se o motor de vidro elétrico ou de espelho (nunca vi nenhum deles) sugerido anteriormente possuir um eixo, o negócio agora é arrumar uma forma de colocar uma engrenagem na ponta deste eixo (imagino poder usar cola durepoxi ou araldite). A engrenagem que vai na ponta do eixo do motor faz as engrenagens/botões girar através de um sistema de correia dentada. Ou então usar uma coroa de corrente de comando (não sei a dimensão dela) ou um pinhão bem pequeno e uma corrente. :lol:
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Edu, a tração é feita por correias de borracha preta, iguais a anéis de vedação bem moles TIPO ELÁSTICO, que tracionam polias de tecnil.
o lance de rodar prá frente e prá trás funciona como uma embreagem, ou seja, quando puxa prá frente, o eixo dianteiro trava e traciona, enquanto o de trás roda solto no mesmo sentido. Quando é necessário voltar a planilha prá trás, acontece o inverso, ou seja, o de trás trava e traciona e o da frente gira solto... Se não destravar o lado contrário que é puxado, a planilha arrebenta...
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Mais alguma idéia aí Gente?
danilobueno27
Membro
Mensagens: 673
Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29

Mensagem por danilobueno27 »

fiz um desenho aki no paint.... :mrgreen: :mrgreen:

olha aii e fala oq q tem q mudar, oq q vai dar certo e oq q nao vai dar certo, e as proporção pra ver se cabe esse esse tanto d coisa mais a planilha dentro do rood book...

Imagem
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Mensagem por cascao »

Desculpe mas desse jeito não funciona por que a polia que puxa a planilha e a que solta giram na mesma velocidade.
Quando o rolo da planilha está no começo ou no fim ele tem o diâmetro muito diferente e a velocidade que eles giram precisa ser diferente. (uma volta no rolo grande equivale a várias no rolo pequeno)

Por isso quem faz road book comercialmente usa uma espécie de catraca. Assim cada eixo é acionado somente quando necessário.

É mais fácil fazer com um motor só puxando, se precisar de voltar, usamos a mão ou com dois motores um para ir e outro para voltar.

Como correias de borracha usamos " O ring" que é aquela borrachinha preta de vedação. Se quizer sofisticar um pouco, existe umas correias de toca disco à venda em casas de material eletrônico.

Leo Cascão
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

É bem isso que o Léo falou, essa que é a maior complicação. Se for feito só puxando acho que é mais jogo.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Bem, optamos então pela simplicidade, o que logicamente também barateia o custo final. Predador e Léo Cascão, vcs. poderiam fazer um desenho com as informações que colhemos até agora ? Acho que as idéias estão fluindo mto bem e certamente darão bons resultados...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem