Soldagem no quadro

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Geldomnosf
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Soldagem no quadro

Mensagem por Geldomnosf »

Fala ai galera....

É o seguinte, preciso alinhar os estribos da minha motoca XR, e precisaria de informação de qual seria a solda adequada para o serviço.

Pelo que me parece a solda elétrica deixa o material mais ressecado, de repente solda de oxigênio.... realmente não sei.

Para este caso, caso alguém conheça me manda algumas dicas.Valeu
Augusto
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Mensagem por Augusto »

mig
Mr SPL
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Registrado em: 11 Dezembro 2006 à08 21:46

Mensagem por Mr SPL »

Use solda Mig, que tem menor temperatura em relação a elétrica, dá um acabemento muito melhor (dependendo do soldador, é claro), e afetará menos a estrutura do quadro da sua motoca!!! É só vantagens em relação a elétrica, o unico inconveniente é o valor cobrado pelo serviço!!!!!
Mr SPL
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Registrado em: 11 Dezembro 2006 à08 21:46

Mensagem por Mr SPL »

Você tem razão! A temperatura de fusão de ambas é igual mesmo, o que podemos variar com o uso da Mig é a largura do cordão da solda, que foi mais ou menos o que eu quis dizer! Usa-se um eletrodo mais fino e preciso que o da solda elétrica, e este produzirá uma menor área a ser afetada com o processo de soldagem, devido a alta temperatura da região e possível mudança nas características da estrutural da peça em questão(quadro da moto), isto se for usado por um profissional qualificado em soldagem, senão concordo que será a mesma coisa mesmo!!!!
Augusto
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Abril 2008 à51 23:07

Mensagem por Augusto »

não dei uma resposta melhor pq tava indo para aula...
mas acho que o Mr SPL já disse tudo que eu ia dizer!
mas acho que se tu vai soldar o quadro da moto,vale muuito mais a pena a solda mig,que só tem vantagem comparada a solda eletrica,o preço é mais salgado,mas vale a pena,se o soldador for bom a solda fica bem mais bonita,parecendo original,alem do material ser bem menos afetado

vale apena gastar um pouco mais,e ter mais qualidade em algo primordial da moto!
Ivan Luiz
Membro
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Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

crosschão escreveu:
Mr SPL escreveu:Use solda Mig, que tem menor temperatura em relação a elétrica, dá um acabemento muito melhor (dependendo do soldador, é claro), e afetará menos a estrutura do quadro da sua motoca!!! É só vantagens em relação a elétrica, o unico inconveniente é o valor cobrado pelo serviço!!!!!
desculpa mas a unica vantagem dentre as soldas eh que a solda mig usa um gas que não deixa formar bolha pode-se usar o argonio que eh um gs não inflamavel , quanto a temperatura de fusão eh a mesma pois a materia a ser fundida apesar de uma estar em vareta e a outra em rolo são as mesmas portanto isso da temperatura as duas trabalham na mesmam temperatura , a solda eletrica com um bom soldador eh tão resistem quanto uma mig as diferenças são o acabamento que a mig eh infinitamente superiro, apesar que se pegar um soldador que não saiba soldar com mig fica tão feio quanto a eletrica ok.


abs
cross
Concordo, não basta analisar o aparelho de solda que se vai usar, mas sim o procedimento. A solda mig quando usada com aquele arame meio amarelo meio avermelhado, em geral o que todo mundo usa, tem a mesma resistencia de um eletrodo 7013, aquele branquinho que se encontra em qualquer lugar, ela fica mais resistente porque dá um cordão mais largo, enche mais. Mas existem arames tubulares (são ocos e dentro tem um pó semelhante o da casca do eletrodo) próprios para soldar aço que são muito mais resistentes, similar a um eletrodo 7018.
Não use solda de eletrodo se o aparelho for transformador (aqueles pequenos que todo serralheiro tem e é danado pra grudar o eletrodo) esse realmente dá uma solda de qualidade inferior. Pra eletrodo use um gerador, retificador ou inversor!
Tem tambem a solda Tig que não foi citada e dá uma qualidade excelente. É aquela usada para soldar alumínio, mas no seu caso seria usada com vareta de inox. Esse procedimento é usado pra fazer escapes de inox e tubulaçoes para leite de caixa, entre outros. A alguns anos atras(muitos) e soldei o quadro de uma YZ 125 com esse processo, do piloto Paulo Stédille (na epoca ele tinha no maximo 16 anos) e ele ficou muito satisfeito com o resultado!
Mas se o soldador não for bom, qualquer metodo que ele usar vai ficar ruim!
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