pistao dt 200 modificação
Cara não me entra na cabeça o por que do pistão ser ovalizado, não tem sentido, a retífica teria que ser feita pela maior medida (óbvio) então já teria folga de 0,2mm num sentido (0,2mm tomando como exemplo o pistão que você mediu), aí já começariam os problemas, folga de cilindro/pistão novo é 3 à 5 centésimos, ou seja, 0,03 à 0,04mm, então no caso da CG já vem com folga de fábrica que me permite dizer condena o conjunto.
A saia que eu sei serve pra dar mais estabilidade no pistão durante o funcionamento, então pra que fazer ela oval se o cilindro onde ela "escorrega" é redondo ?
A saia que eu sei serve pra dar mais estabilidade no pistão durante o funcionamento, então pra que fazer ela oval se o cilindro onde ela "escorrega" é redondo ?
Tirei isso na net:
As soluções encontradas
Entre as soluções encontradas para estes problemas contam-se:
Fabricar a saia do pistão mais larga que a cabeça, mas com umas ranhuras de forma a que a dilatação se estenda para essas ranhuras sem provocar o "agarrar" ao cilindro;
Colocar no interior da saia uma armadura em metal invar que, tendo um baixíssimo coeficiente de dilação térmica, impede a saia de se dilatar;
Envolver a zona da saia por segmentos em invar impedindo a dilatação desta.
Fabricar a cabeça do pistão em alumínio e a saia em aço.
Fabricar os pistões ligeiramente ovalizados, com o eixo maior no sentido da oscilação, de forma a que após aquecimento fiquem devidamente ajustados ao cilindro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o_do_motor
As soluções encontradas
Entre as soluções encontradas para estes problemas contam-se:
Fabricar a saia do pistão mais larga que a cabeça, mas com umas ranhuras de forma a que a dilatação se estenda para essas ranhuras sem provocar o "agarrar" ao cilindro;
Colocar no interior da saia uma armadura em metal invar que, tendo um baixíssimo coeficiente de dilação térmica, impede a saia de se dilatar;
Envolver a zona da saia por segmentos em invar impedindo a dilatação desta.
Fabricar a cabeça do pistão em alumínio e a saia em aço.
Fabricar os pistões ligeiramente ovalizados, com o eixo maior no sentido da oscilação, de forma a que após aquecimento fiquem devidamente ajustados ao cilindro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o_do_motor
MoLoToV escreveu:Poisé, mas tem que lembrar que as yz que são assim, sem essa divisória, a admissão é no carter, então a janela é bem mais embaixo certo ??chitola escreveu:o da YZ125 tbm é assim, apenas uma porta gigante, sem parede divisória, e mesmo assim funfa que é uma beleza, mas deve ter algum segredo ali pro pistão ficar guiadinho certinho, pois a parede divisória no caso serve como guia.loko200 escreveu:há seu eu tivesse tirado foto do pistão da yz 250...
ele é mais ou menos do jeito que vc tá querendo fazer...
ao invés de duas janelinhas, ele tem uma porta...
e o cilindro também não tem aquela divisoria...
e o bagulho aguenta o regaço..
A admissão é feita no cilindro, pelo menos nas 250...
Concordo com o Ivan Luiz, ele está corretissimo...
todos os pistãos são ovais, conicos, e tudo isso feito no processo de usinagem, quando saem zeros de fabrica!!
claro que de propósito!!! pra que tenham uma area de "escape" quando dilatar. Se isso não existisse eles travariam...
Trabalho com motores o dia todo, sei do que estou falando..
todos os pistãos são ovais, conicos, e tudo isso feito no processo de usinagem, quando saem zeros de fabrica!!
claro que de propósito!!! pra que tenham uma area de "escape" quando dilatar. Se isso não existisse eles travariam...
Trabalho com motores o dia todo, sei do que estou falando..
Também concordo com o Ivan os pistões são cônicos e ovais primeiro cônicos por que a cabeça recebe uma temperatura muito alta e iria agarrar se descemos a folga pela cabeção iria bater saia já cônico o motivo e a guantidade de material do lado do pino aumentando a temperatura e a dilatação isso tudo frio por que quando atinge a temperatura de trabalho ele fica redondo e perfeito claro com forme diz a engenharia eu ainda não consegui medir quente hehehehe
chitola escreveu:impossível ser oval, pois as retíficas são cilindricas, se os pistões fossem ovais, mesmo que seja coisa de centésimos de mm já não trabalharia corretamente, pois trancaria.Juliano escreveu:Será que o pistão não é oval??? Já ouvi falar que os pistões de carro são LEVEMENTE ovais - imperceptível à olho nu - será???chitola escreveu: o da YZ125 tbm é assim, apenas uma porta gigante, sem parede divisória, e mesmo assim funfa que é uma beleza, mas deve ter algum segredo ali pro pistão ficar guiadinho certinho, pois a parede divisória no caso serve como guia.
Galera, quando eu postei dizendo que pistão é oval, sabia que ia dar o que falar :lol: :lol: :lol: Fiquei quieto só pra ver no que ia dar.
Ivan Luiz, obrigado por defender e ir adiante com o assunto!!!! :lol:
chitola, pistão não é retificado em retífica cilíndrica, mas sim num tipo de retífica chamada de "Centerless" (sem centro). Esse tipo de retífica é constituída por dois rebolos opostos e uma base "oval", onde a peça é apoiada. Já vi essas retíficas na Mahle e na TRW, retificando pistões e válvulas, inclusive já fiz uma alteração no software de uma da marca Cincinnati.
Dá uma olhada no endereço http://www.mmsonline.com/articles/120001.html explica como funciona uma Centerless. Daí você vai entender que é tão simples quanto retificar uma peça totalmente cilíndrica.
Pessoal, aproveitando esse tópico, queria aproveitar para comentar um assunto:
Quem já não ouviu falar de uns kits de aumento de cilindrada onde o preparador pega um pistão de carro e TORNEIA para chegar no diâmetro desejado e instalar nas Tornado :-o :-o :-o :-o :-o
Todo mundo diz que fica uma m.... - agora tá explicado - os pseudo-preparadores que cometem esse delito nem imaginam que o pistão é cônico :!: :!: :!: :!: :!:
Quem já não ouviu falar de uns kits de aumento de cilindrada onde o preparador pega um pistão de carro e TORNEIA para chegar no diâmetro desejado e instalar nas Tornado :-o :-o :-o :-o :-o
Todo mundo diz que fica uma m.... - agora tá explicado - os pseudo-preparadores que cometem esse delito nem imaginam que o pistão é cônico :!: :!: :!: :!: :!:
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Ok, existem pistões ovais, até então posso ser sincero em dizer que nunca peguei um oval para medir, os que medi não eram... e muitos nem cônico chegavam ser, somente existia diferença entre diâmetro da saia e da cabeça.. essa em torno de 5 décimos.
Juliano, tem certeza que o pistão é retificado??????? veja bem, ele é em alumínio e de baixa dureza, isso em um rebolo vc já sabe o que acontece.
Como se refere a uma "base oval" de apoio?? sendo que o contato e a rotação da peça é feito por atrito e a dita ovalização tem uma posição pré-definida. Assim a ovalização poderia ser criada em posição errada?!?!?!?
Não é regra os pistões serem ovais, depende do formato e material. A explicação para o ponto medido ser menor que o "centro" da saia é justamente a união das massas, onde tem maior massa a dilatação é maior.
Juliano, tem certeza que o pistão é retificado??????? veja bem, ele é em alumínio e de baixa dureza, isso em um rebolo vc já sabe o que acontece.
Como se refere a uma "base oval" de apoio?? sendo que o contato e a rotação da peça é feito por atrito e a dita ovalização tem uma posição pré-definida. Assim a ovalização poderia ser criada em posição errada?!?!?!?
Não é regra os pistões serem ovais, depende do formato e material. A explicação para o ponto medido ser menor que o "centro" da saia é justamente a união das massas, onde tem maior massa a dilatação é maior.
Da próxima vez que for numa fábrica de pistões vou olhar bem de perto e verificar os detalhes.Juliano, tem certeza que o pistão é retificado??????? veja bem, ele é em alumínio e de baixa dureza, isso em um rebolo vc já sabe o que acontece.
O dispositivo que apóia a peça por baixo é oval e fica girando, fazendo a peça subir e descer entre os rebolos. Quando ela sobe, o diâmetro fica maior, pois a tangente se distancia mais do centro, quando ela desce, o diâmetro fica menor.Como se refere a uma "base oval" de apoio?? sendo que o contato e a rotação da peça é feito por atrito e a dita ovalização tem uma posição pré-definida. Assim a ovalização poderia ser criada em posição errada?!?!?!?
Eu fiz uma alteração no sistema de "dressagem" do rebolo numa Cincinnati e vi ela funcionando dessa forma.
-
- Ultra Membro
- Mensagens: 2750
- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
Fernando PF escreveu:ok, aí tudo bem.. cheguei a trabalhar com uma centerless, porém com base fixa... aí fiquei encucado com o sistema de posicionamento inicial da peça, e também durante o processo, pois quando a peça está próxima a medida final, ela já não sofre mais rotação constante por conta do rebolo de apoio..
Na próxima oportunidade vou dar uma olhada bem detalhada, e também vou dar uma cutucada no pessoal para entender bem o sisema de usinagem do pistão. O fod@ é que eu não tenho previsão de visitar nenhuma fábrica por enquanto. :-?
eu sou técnico mecânico, sei oque é uma centerless, mas oque eu disse é que as retíficas de CILINDRO são redondas e não ovais, já fui em várias retíficas aqui e todas usam convencionais, não sendo possível fazer cilindro oval.
agora, eu tbm já ví alguns pistões novos, e todos eles dava pra ver nitidamente que eram torneados, pois haviam marcas da ferramenta, mesmo que o acabamento fosse ótimo tu sempre consegue perceber que é feito num torno, agora que eu sei não se retifica pistão não, pois como falaram, retificar alumínio é bucha, não seria viável.
agora, eu tbm já ví alguns pistões novos, e todos eles dava pra ver nitidamente que eram torneados, pois haviam marcas da ferramenta, mesmo que o acabamento fosse ótimo tu sempre consegue perceber que é feito num torno, agora que eu sei não se retifica pistão não, pois como falaram, retificar alumínio é bucha, não seria viável.
chitola, num curso que fiz da metal leve, mostrava as máquinas usinando os pistões com ferramenta, tipo torno. Claro que a olho nu, não dava pra perceber se tava ficando oval.
Agora os cilindros da camisa tem que ser o mais cilindrico possível, sem conicidade e com acabamento de brunimento. E quanto menos eles dilatarem melhor rendimento terá o motor. Essa é uma das vantagens das camisas cromo...
Agora os cilindros da camisa tem que ser o mais cilindrico possível, sem conicidade e com acabamento de brunimento. E quanto menos eles dilatarem melhor rendimento terá o motor. Essa é uma das vantagens das camisas cromo...
pois eh, de torno cnc eu entendo muito pouco, mas acredito que dê pra tornear pistão oval, mas não tenho certeza.loko200 escreveu:chitola, num curso que fiz da metal leve, mostrava as máquinas usinando os pistões com ferramenta, tipo torno. Claro que a olho nu, não dava pra perceber se tava ficando oval.
Agora os cilindros da camisa tem que ser o mais cilindrico possível, sem conicidade e com acabamento de brunimento. E quanto menos eles dilatarem melhor rendimento terá o motor. Essa é uma das vantagens das camisas cromo...
por isso q no pistao athena q eu coloquei na minha moto tinha aquela armacao de metal e q ninguem sabia me falar pq! o pistao original nao tinha isso! entao sao varias solucoes pra um unico problema!Ivan Luiz escreveu:Tirei isso na net:
As soluções encontradas
Entre as soluções encontradas para estes problemas contam-se:
Fabricar a saia do pistão mais larga que a cabeça, mas com umas ranhuras de forma a que a dilatação se estenda para essas ranhuras sem provocar o "agarrar" ao cilindro;
Colocar no interior da saia uma armadura em metal invar que, tendo um baixíssimo coeficiente de dilação térmica, impede a saia de se dilatar;
Envolver a zona da saia por segmentos em invar impedindo a dilatação desta.
Fabricar a cabeça do pistão em alumínio e a saia em aço.
Fabricar os pistões ligeiramente ovalizados, com o eixo maior no sentido da oscilação, de forma a que após aquecimento fiquem devidamente ajustados ao cilindro.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pist%C3%A3o_do_motor
:lol: Tu é bem fila da mãe!Galera, quando eu postei dizendo que pistão é oval, sabia que ia dar o que falar Fiquei quieto só pra ver no que ia dar.
Ivan Luiz, obrigado por defender e ir adiante com o assunto!!!!
chitola, pistão não é retificado em retífica cilíndrica, mas sim num tipo de retífica chamada de "Centerless" (sem centro). Esse tipo de retífica é constituída por dois rebolos opostos e uma base "oval", onde a peça é apoiada. Já vi essas retíficas na Mahle e na TRW, retificando pistões e válvulas, inclusive já fiz uma alteração no software de uma da marca Cincinnati.
Fez igual o sacana que passa peidando no meio da roda, depois fica de longe dando risada da cara do povo se olhando sem saber quem foi! :lol:
Mas é a duvida que faz a gente por o cérebro pra funcionar!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 1797 Exibições
-
Última mensagem por lidermotos
-
- 12 Respostas
- 1016 Exibições
-
Última mensagem por sandro_ventania
-
- 8 Respostas
- 2566 Exibições
-
Última mensagem por henriquejensen
-
- 53 Respostas
- 10025 Exibições
-
Última mensagem por furia SM
-
- 15 Respostas
- 6111 Exibições
-
Última mensagem por Juliano