PODIUM

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

PODIUM

Mensagem por Henrique »

Pra usar Podium na TONI, qual a giglagem ideal? E vale a pena? :?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

é uma gasolina de melhor qualidade, com menos teor de enxofre e menos poluente, o fato de vc ter uma gasolina com maior octanagem com seu motor original com apenas 9,3:1 de taxa não vai lhe trazer compensações em rendimento, estará jogando dinheiro fora em combustível se procura potência, agora se seu motor já é preparado, com uma taxa de compressão maior, já é uma boa pedida, acredito que seja apenas necessária uma reguladinha na mistura.... sem mexer nos gicles.
flavioneto
Membro
Mensagens: 197
Registrado em: 12 Outubro 2004 à18 17:41

Mensagem por flavioneto »

coloca que vale apena ruim não vai ficar e o combustivel é bem melhor, e acho que não muda nada é só colocar. 8)
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Como Fernado disse, se seu motor n tem taxa de compressão mais alta (motor preparado) a diferença vai ficar apenas na qualidade da gasolina, seu motor vai estar queimando algo beeeem melhor que a gasosa comum.... mas em termos de rendimento o ganho será de insignificante para nulo.
Bastos
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 09 Agosto 2004 à12 21:55

Mensagem por Bastos »

Ouví dizer que algumas importadas necessitam de uma mistura pra poderem funcionar direito, senão ocorre a uma tal de "pré-ignição". Como aqui não chegou a podium ainda, o pessoal que tem especial acaba comprando gasolina de avião, e misturam na proporção 50% gasolina comum e 50% avigás.

A especial mais usada pela moçada aqui é a CR 250R...

A informação procede?
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

vixi cara.....nem compensa....tipow....se vc usa a moto pra trilhas ainda vai....mas se usa pra cidade é muito caro pra render pouco
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Bastos escreveu:Ouví dizer que algumas importadas necessitam de uma mistura pra poderem funcionar direito, senão ocorre a uma tal de "pré-ignição". Como aqui não chegou a podium ainda, o pessoal que tem especial acaba comprando gasolina de avião, e misturam na proporção 50% gasolina comum e 50% avigás.

A especial mais usada pela moçada aqui é a CR 250R...

A informação procede?
Procede sim! O que ocorre é o seguinte: quanto maior o número de octanas de uma gasolina, maior a sua "resistência" à explosão, ou seja, resiste mais a uma compressão maior. Assim, como as especiais tem uma compressão alta, é preciso que elas usem uma gasolina mais "resistente" pra que a queima ocorra na hora certa. Se elas usarem gasosa comum, esta irá queimar (ou explodir) antes do tempo correto, causando a tal da pré-ignição! Acho que é isso... será que eu aprendi?
Bastos
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 09 Agosto 2004 à12 21:55

Mensagem por Bastos »

Pô, isso é fróids...
Valew pela info Gelous, vivendo e aprendendo. 8)
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

é isso ai Gelous... aprendeu direitim.

Só pra completar... uma gasolina normal tem na faixa de 89 octanes... uma pódium tem 96 octanes, segundo a petrobras.

Nas motos especiais, geralmente no manual vem falando pra n usar gasolina com menos de 95 octanes.

Quem n tem posto petrobras por perto, usa a mistura Avgas/comum justamente pra aumentar a octanagem da gasosa normal e n dar pré-igniçao (batida de pino) :mrgreen:
jecastro
Membro
Mensagens: 64
Registrado em: 06 Abril 2005 à53 17:36

Mensagem por jecastro »

95 oct, tudo isto? A F1 Master Premium da Ipiranga que custa mais de 3,00 o litro tem só 91 oct. No site da petrobras http://www2.petrobras.com.br/portal/produtos.htm diz que é a gasolina com maior octanagem comercializada no mundo logo se a maior é 96oct acho difícil que o mínimo para moto importada seja de 95 oct, na Argentina onde a gasolina era pura o máximo que tinha era 93oct.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

pois é.... o mínimo para uma importada é mesmo de 95 octanas, aqui o pessoal usa avigas direto misturado, pois não temos a podium na cidade. São motores com altas taxas de compressão, variam de 11,5:1 até 13,5:1, muito altas para nossa gasolina podre...
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

Mensagem por Henrique »

TopsMan escreveu:Como Fernado disse, se seu motor n tem taxa de compressão mais alta (motor preparado) a diferença vai ficar apenas na qualidade da gasolina, seu motor vai estar queimando algo beeeem melhor que a gasosa comum.... mas em termos de rendimento o ganho será de insignificante para nulo.
Concordei com o Fernando e o TopsMan, me convenceram, se o uso de gasolina de alta octanagem está relacionado com a alta taxa de compressão (pra não dar pré-detonação), usar a podium em um motor original de Toni (9,3:1) e achar que vai ter mais potência X desempenho é psicológico e desperdício de dinheiro.
Vou continuar só com a aditivada, mesmo pq posso ficar com a giglagem original (mais econômica) e a moto tá com um rendimento perfeito!
Obrigado a todos que postaram neste tópico. :lol:
Bastos
Membro
Mensagens: 157
Registrado em: 09 Agosto 2004 à12 21:55

Mensagem por Bastos »

Engraçado é que, na KDX um chegado que tem uma, me diz que não precisa colocar gasolina boa, que ela funciona numa boa, e diz o mecânico dele que se vc MIJAR no tanque, é capaz da bixa funcionar do mesmo jeito :mrgreen:
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

O ideal é q se vc utilizar avigas deve-se adicionar 30% de gasolina comum! Pq? Por causa da velocidade de explosão! A azul tem uma explosão lenta e a comum é mais rapida! Aproveitando assim todo o curso do pistão! #-o
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

Mensagem por Henrique »

o crosschão deu uma dica:
http://www.becomx.com.br/petrobras.html

e lá diz: Melhor desempenho (resposta) nas retomadas de velocidade (somente para os veículos que requerem uma gasolina de alta octanagem). e outras coisa mais, visitem o site.
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

galera, desculpe minha ignorância, mas quanto custa o litro de AVGAS?
alguem sabe onde comprar essa preciosidade aki em belo horizonte?

na gasolina normal é melhor, pior ou a mesma coisa eu usar OCTANE BOOSTER?

valeu.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Aqui na minha cidade tá 5 conto o litro..... é melhor que usar octane..

Esses dias fiz um teste colocando avigas pura no tanque, a moto deu um excesso do capeta, aí fui acrescentando metanol até a moto alinhar, gostei do resultado, a alta melhorou muito e a final tb, pena que não tem como usar todo o dia, o metanol é mais barato que o álcool, só que detona o carbura...
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

whoshiley escreveu:galera, desculpe minha ignorância, mas quanto custa o litro de AVGAS?
alguem sabe onde comprar essa preciosidade aki em belo horizonte?

na gasolina normal é melhor, pior ou a mesma coisa eu usar OCTANE BOOSTER?

valeu.
Eu pago 3,88 o L do AVGAS no aeroporto em joinville SC... To fazendo na minha dt mistura de 1/2 avgas e 1/2 alcool ANIDRO, e deu mto diferenca, o pessoal fala que na da diferenca, mas da mesmo... Com avgas puro nao deu mta diferenca pra quando usava podium, mas 1/2 avgas e 1/2 alcool anidro de mta diferenca... Sabe o pq ? Pq o alcool anidro tem mto mais oxigenio em sua composicao do que a gasolina, o que melhora mto na combustao....
Semana que vem vou testar primeiramente na minha rd 1/2 avgas e 1/2 metanol e se ficar bom vo passar a ultilizar essa mistura na dt 200...
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

hehehe... vivendo e aprendendo... sempre quiz saber qual era a do álcool... agora entendi.. valeu.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

MoLoToV escreveu: Semana que vem vou testar primeiramente na minha rd 1/2 avgas e 1/2 metanol e se ficar bom vo passar a ultilizar essa mistura na dt 200...

Só lembrando que metanol é altamente TÓXICO !!! Cuidado !!! Nem inalar (cheirar) pode.... e o vapor queima os olhos....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem