ajuste fino para gasolina podium

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

ajuste fino para gasolina podium

Mensagem por diogomoreno »

Galera,
o que preciso fazer na minha CRF230F pra ela ficar boa com a gasolina pódium? O que eu mexo na carburação ou velas? Ela é 2008 toda original...

Abraços,
Diogo.
Jesus#33
Membro
Mensagens: 350
Registrado em: 17 Abril 2006 à26 13:54

Mensagem por Jesus#33 »

a minha esta com giclagem original, soh dei um tapinha no parafuso da mistura
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Se não me engano a 230 vem regulada para podium de fabrica.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Vem um adesivo no paralama traseiro dizendo que a gasolina ideal para a moto é Premium.... confundi com podium!
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Na minha uso podium desde zero, nunca deu nada, e quando precisava por gasolina comum ia tambem sem problema, nunca regulei nada.
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

valeu pelas respostas galera, mas eu lembro que liguei pro mecanico da honda quando ele estava ativando minha moto e pedi pra ele colocar a regulagem pra gasolina podium e ele falou que nao podia e só fazia a regulagem para gasolina comum.

como eles regulam pra gasolina comum se usar a podium sem mexer em nada a mistura fica rica, desperdicando gasolina e potencia. acho que o ideal é mexer na mistura sim, mas queria saber quem mexeu se foi pra aumentar o ar mesmo ou se trocou giclê. Eu vi no ebay pra vender o main jet e o pilot jet mas é recomendado quando troca escapamento.
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

crosschão escreveu:
Gustavo/PR escreveu:Se não me engano a 230 vem regulada para podium de fabrica.
eu acho dificil pois não eh em qualquer lugar que se acha esse tipo de gasolina ela deve vir sim com retulagem pra amarela comum.

Para o usuario que quer acertar a gasolina pra podium

eu acho que não resolve muito mexer soh na mistura, o mais certo e ver quem usa e ver a giclagem, ai fazer igual na sua .


abraço
acho que a giclagem original é 36, um pouco maior q da xr200, é isso? alguem botou outro gicle ja?
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

diogomoreno escreveu:valeu pelas respostas galera, mas eu lembro que liguei pro mecanico da honda quando ele estava ativando minha moto e pedi pra ele colocar a regulagem pra gasolina podium e ele falou que nao podia e só fazia a regulagem para gasolina comum.

como eles regulam pra gasolina comum se usar a podium sem mexer em nada a mistura fica rica, desperdicando gasolina e potencia. acho que o ideal é mexer na mistura sim, mas queria saber quem mexeu se foi pra aumentar o ar mesmo ou se trocou giclê. Eu vi no ebay pra vender o main jet e o pilot jet mas é recomendado quando troca escapamento.
Se coloca Pódium a mistura fica mais pobre! Tem q aumentar o giclê de baixa em + ou - 10%! Levanta a agulha um ponto ou dois e só! :wink:
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

Racer143, porque fica mais pobre se a octanagem é maior da podium?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Qdo comprei minha DR eu tive q BAIXAR a giclagem dela..

Tb nao entendi o q o Racer quis dizer...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eu ainda nao consigo entender o pq de ter q regular pra podium??? todas as gasolinas levam alcool, inclusive a podium na mesma quantidade das outras!!! o q muda eh a octanagem... pra mim se trocar uma pela outra a mistura tem q ser igual... a unica diferenca seria q a podium tem uma tendencia a nao ocorrer pre-iginicao em algumas situacoes, como por ex. temperatura do motor muito alta, ou temperatura do ar muito alta...

o q diferencia a podium para ela fazer a mistura (proporcao) ficar diferente?
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

andre pasi Guelfi escreveu:eu ainda nao consigo entender o pq de ter q regular pra podium??? todas as gasolinas levam alcool, inclusive a podium na mesma quantidade das outras!!! o q muda eh a octanagem... pra mim se trocar uma pela outra a mistura tem q ser igual... a unica diferenca seria q a podium tem uma tendencia a nao ocorrer pre-iginicao em algumas situacoes, como por ex. temperatura do motor muito alta, ou temperatura do ar muito alta...

o q diferencia a podium para ela fazer a mistura (proporcao) ficar diferente?
exatamente a octanagem. É a mesma coisa que colocar gasolina de aviacao. São gasolinas diferentes, mais fortes ou mais fracas, explodem mais ou menos, precisam de mais ar ou menos. A podium por ter mais octanas que a comum explode mais com a mesma quantidade de combustivel e por isso precisa de mais ar pois a mistura esta rica. Ateh altura e umidade influi na carburacao como que mudanca de uma gasolina vagabunda (gas. comum) pra uma de 1o mundo (podium) não vai influir.

Uma coisa é dizer que a moto funciona na boa sem mexer nada e outra é dizer que ela está rendendo o máximo. Estou procurando a 2a opcao...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

crosschão escreveu:a grande diferença da gasolina podium alem de sua octana , eh o estado que o motor vai estar quando vc abrir , com ela as partes moveis do motor(interna) são mais preservadas devido aos seus adtivos que limpa o motor por dentro, coisa essa que não acontece com gasolina comum que impestei de residuos as partes moveis .

abs
cross
ate ai t-bem...

mas ainda nao me convenci pelo fato de deixar mais/menos rica a mistura! vc pode ate me falar q pelo fato de ter um octanagem maior, vc poderia usar um ponto de ignicao mais avancao, e assim ter mais potencia, mas como ninguem falou de mexer no ponto, nao entendo como isso vai mudar potencia... a relacao estequiometrica eh a mesma!

ainda naome convenci!
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

pra mim octanagem maior é mais potencia.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

diogomoreno escreveu:pra mim octanagem maior é mais potencia.
se nao aumentar a taxa e nao adiantar o ponto, a potencia eh igual!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

Pelo meu entender, não precisa mexer em nada pra usar gasolina PODIUM. A própria Petrobrás fala que não haverá diferença de consumo ou potência.

O principal diferencial da PODIUM é que ela polui menos. O número de octanas está relacionado ao fato da pré-ignição somente. Daí como o APGUELFI, falou, você pode mexer no ponto pra ganhar potência.

Ela tem as mesmas propriedades detergentes da aditivada "comum". Tudo isso e muito mais em:

http://www.br.com.br/portalbr/calandra. ... enDocument
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

mas não precisa mexer em nada nos carros e motos injetadas... vou ver o lance do ponto entao... vlw
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

diogomoreno escreveu:mas não precisa mexer em nada nos carros e motos injetadas... vou ver o lance do ponto entao... vlw
Se você avançar muito o ponto e depois colocar gasolina COMUM, vai dar pré-ignição e você vai ouvir o motor grilar!!!

Se por um acaso você tiver que colocar gasolina COMUM no futuro, vair ter que colocar uns 20% de álcool junto!
diogomoreno
Membro
Mensagens: 162
Registrado em: 07 Janeiro 2007 à57 13:32

Mensagem por diogomoreno »

na verdade vou apenas conversar com meu mecanico se vale a pena mexer no ponto por eu estar usando só podium agora...

aih, onde eu aprendo mais sobre esse tipo de ajuste fino? regular carburador (agulha, gicles, boia), ponto de ignicao, velas, bobina etccc? alguem tem apostila, site sei la? pode ter coisa sobre regulagem de valvula, comando de valvula e outras coisas mais tmb. Pra ver se aprendo algo!! rss

vlw
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

diogomoreno escreveu:na verdade vou apenas conversar com meu mecanico se vale a pena mexer no ponto por eu estar usando só podium agora...

aih, onde eu aprendo mais sobre esse tipo de ajuste fino? regular carburador (agulha, gicles, boia), ponto de ignicao, velas, bobina etccc? alguem tem apostila, site sei la? pode ter coisa sobre regulagem de valvula, comando de valvula e outras coisas mais tmb. Pra ver se aprendo algo!! rss

vlw
O melhor lugar é no FLM :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem