Squish Tornado/Twister

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Squish Tornado/Twister

Mensagem por Ivan Luiz »

Alguem se habilita a dar uma boa explicação sobre squish, e como obter melhoras no cabeçote da Toni/Tw ?
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Squish :?: :?: :?: :?: é de comer :?: :?:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Por acaso é aqueles jet, tipo um segundo estágio no bura?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Tem haver com a distância entre o pistão e o cabeçote, mas ainda não consegui entender muito bem!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

SQUISH

squish no cabeçote
Descobriu-se com pesquisas que os gases que ficam em contato com a superfície interna do cilindro (área azul da figura abaixo) encontra-se a uma temperatura inferior (+- 100ºC) a dos gases que estão inflamando (área vermelha da figura abaixo, +- 700ºC).

Imagem

Descobriu-se também que a espessura média desta camada mais fria é de 0,5mm (desenho abaixo).

Imagem

A técnica do "Squish" visa eliminar os gases em combustão desta região da câmara de combustão, centralizando-os em uma câmara de combustão menor e semi-esférica. Para isso, a altura desta região deve ser igual a duas vezes a espessura dos gases frios (deve-se fazer as duas superfícies se encontrarem ou se sobreporem parcialmente), ou seja 0,5mm + 0,5mm = 1,00mm. Este valor de 1mm para altura do "Squish" deve levar em consideração a altura da junta de cabeçote também.

Imagem

Visto de cima, teríamos uma situação como mostra o desenho abaixo, onde em vermelho temos a região que entra em contato com os gases em combustão no momento da ignição e em azul claro, a parte do cabeçote que fica em contato apenas com a mistura "mais fria".

Imagem

Outra função da técnica de "Squish" é fazer que a mistura que está sendo comprimida passe por essa área de 1mm de espessura e seja arremessada para o centro da câmara de combustão, criando uma forte turbulência que aumenta a velocidade e a eficiência da combustão.

Imagem

Outro fator determinante é a largura desta região. Quanto maior a porção da área total do pistão que for usada para criar o "Squish", maior será a velocidade que os gases adquirirão. Descobriu-se também que para um motor funcionar bem em altas rotações, o efeito "Squish" não pode ser exagerado porque as turbulências causadas por ele são prejudiciais quando a mistura atinge uma certa velocidade. Existem programas de computador que simulam estas situações e os valores fixados são: 21m/s para altas rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja até 40% da área total do pistão) e 28m/s para baixas e médias rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja de até 55% da área total do pistão).

Imagem

Imagem

http://br.youtube.com/watch?v=2poOMNTTSwc

http://www.ppk.com.br/news_detalhes.asp?codigo=36

http://www.teamcristofolini.com/Foto%20 ... oto-20.gif

http://www.muller.net/mullermachine/docs/squish1.html

http://www.nrhsperformance.com/tech_squish.shtml

http://www.sigmaperformance.com/916_senna.html


Passei p/ dar uma ajudinha com as fotos!
Abraço!
(Peruch)
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Agora ficou bem claro! :D
Valeu, Chitola!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

parabens CHITOLA e PERUCA! =D> =D>
otima aula!

agora, IVAN, nas TW/toni, o squish jah eh de 0,75! ou esotu errado?!?!? sendo assim nao precisaria mexer! sem contar q como vc usa alcool, vc jah deve ter rebaixado o cilindro, ou entao deve estar usando juntas mais finas! diminuindo ainda mais o squish!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

por isso q agente fala q esse forum eh o mais completo e cheio de informacao!!!


e olha o nivel, qualidade, da informacao! :mrgreen:
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Valeu Peruch, ficou melhor assim as fotos...
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Imagem
Agora analiza esses dois desenhos. O formato da cabeça do pistão, ser reto ou em grau influi alguma coisa no desmpenho???
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Ivan não tem a ver com taxa isso?
o da direita parece que tem mais compressão
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

F_Barata escreveu:Ivan não tem a ver com taxa isso?
o da direita parece que tem mais compressão
Mas esquece a taxa, eu fiz o desenho na pressa! Eu quero saber sobre ter grau ou ser reta a cabeça do pistão! Blz?
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Pistão reto + Cabeçote reto = Squish c/ ângulo 0 graus, tbm funciona.

Mas o com ângulo maior que 0 rende mais com certeza.

Na RD o squish bom é com 11graus, pq é +ou- isso que já vem na cabeça do pistão, aí só acertar pelo cabeçote.

Mas o seguinte, aquela linha em ângulo não pode ter mais que 55% da área do pistão como mostrei numa figura lá em cima.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Até onde eu sei a barra de squish serve para evitar detonação! Tem q ter um certo espaço entre o cabeçote e o pistão pq se o pistão ficar muito perto do cabeçote, ali haverá uma compressão maior sem tempo dos gases escaparem causando detonação! Isso alguns ótimos preparadores já me falaram! Deve haver um pouco de verdade nisso! :roll: :roll: :roll:
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

Sim Racer143, o squish serve pra evitar de grilar, ou seja, por exemplo uma moto sem squish adequado e taxa de 11:1 na gasolina grilar, fazendo squish bem feito ela não detona mais. Ele serve pra melhorar a refrigeração podendo/ou não utilizar mais taxa.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!

mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

APGUELFI escreveu:eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!

mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
NÃO, olhe no segundo desenho o pistão e ocabeçote tem um angulo qualquer, mas não é 0 graus.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

chitola escreveu:
APGUELFI escreveu:eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!

mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
NÃO, olhe no segundo desenho o pistão e ocabeçote tem um angulo qualquer, mas não é 0 graus.
entao, mas como os dois (cabecote e pistao) estao na mesma angulacao, o angulo formado entre eles eh = 0! Pelo entendi, pra dar um efeito melhor tem q ter um angulo entre pistao e cabecote, tipo cabecote inclinado e pistao plano!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

APGUELFI escreveu:
chitola escreveu:
APGUELFI escreveu:eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!

mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
NÃO, olhe no segundo desenho o pistão e ocabeçote tem um angulo qualquer, mas não é 0 graus.
entao, mas como os dois (cabecote e pistao) estao na mesma angulacao, o angulo formado entre eles eh = 0! Pelo entendi, pra dar um efeito melhor tem q ter um angulo entre pistao e cabecote, tipo cabecote inclinado e pistao plano!
Assim, o angulo entre eles tem que ser 0, eles devem ser paralelos, mas o angulo de squish é o angulo entre a cabeça do pistão e a base do cilindro por exemplo, aquele inclinado no pistão e cabeçote sacou.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

A função do angulo seria direcionar o fluxo para vela, certo?
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