Squish Tornado/Twister
Squish Tornado/Twister
Alguem se habilita a dar uma boa explicação sobre squish, e como obter melhoras no cabeçote da Toni/Tw ?
SQUISH
squish no cabeçote
Descobriu-se com pesquisas que os gases que ficam em contato com a superfície interna do cilindro (área azul da figura abaixo) encontra-se a uma temperatura inferior (+- 100ºC) a dos gases que estão inflamando (área vermelha da figura abaixo, +- 700ºC).
Descobriu-se também que a espessura média desta camada mais fria é de 0,5mm (desenho abaixo).
A técnica do "Squish" visa eliminar os gases em combustão desta região da câmara de combustão, centralizando-os em uma câmara de combustão menor e semi-esférica. Para isso, a altura desta região deve ser igual a duas vezes a espessura dos gases frios (deve-se fazer as duas superfícies se encontrarem ou se sobreporem parcialmente), ou seja 0,5mm + 0,5mm = 1,00mm. Este valor de 1mm para altura do "Squish" deve levar em consideração a altura da junta de cabeçote também.
Visto de cima, teríamos uma situação como mostra o desenho abaixo, onde em vermelho temos a região que entra em contato com os gases em combustão no momento da ignição e em azul claro, a parte do cabeçote que fica em contato apenas com a mistura "mais fria".
Outra função da técnica de "Squish" é fazer que a mistura que está sendo comprimida passe por essa área de 1mm de espessura e seja arremessada para o centro da câmara de combustão, criando uma forte turbulência que aumenta a velocidade e a eficiência da combustão.
Outro fator determinante é a largura desta região. Quanto maior a porção da área total do pistão que for usada para criar o "Squish", maior será a velocidade que os gases adquirirão. Descobriu-se também que para um motor funcionar bem em altas rotações, o efeito "Squish" não pode ser exagerado porque as turbulências causadas por ele são prejudiciais quando a mistura atinge uma certa velocidade. Existem programas de computador que simulam estas situações e os valores fixados são: 21m/s para altas rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja até 40% da área total do pistão) e 28m/s para baixas e médias rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja de até 55% da área total do pistão).
http://br.youtube.com/watch?v=2poOMNTTSwc
http://www.ppk.com.br/news_detalhes.asp?codigo=36
http://www.teamcristofolini.com/Foto%20 ... oto-20.gif
http://www.muller.net/mullermachine/docs/squish1.html
http://www.nrhsperformance.com/tech_squish.shtml
http://www.sigmaperformance.com/916_senna.html
Passei p/ dar uma ajudinha com as fotos!
Abraço!
(Peruch)
squish no cabeçote
Descobriu-se com pesquisas que os gases que ficam em contato com a superfície interna do cilindro (área azul da figura abaixo) encontra-se a uma temperatura inferior (+- 100ºC) a dos gases que estão inflamando (área vermelha da figura abaixo, +- 700ºC).
Descobriu-se também que a espessura média desta camada mais fria é de 0,5mm (desenho abaixo).
A técnica do "Squish" visa eliminar os gases em combustão desta região da câmara de combustão, centralizando-os em uma câmara de combustão menor e semi-esférica. Para isso, a altura desta região deve ser igual a duas vezes a espessura dos gases frios (deve-se fazer as duas superfícies se encontrarem ou se sobreporem parcialmente), ou seja 0,5mm + 0,5mm = 1,00mm. Este valor de 1mm para altura do "Squish" deve levar em consideração a altura da junta de cabeçote também.
Visto de cima, teríamos uma situação como mostra o desenho abaixo, onde em vermelho temos a região que entra em contato com os gases em combustão no momento da ignição e em azul claro, a parte do cabeçote que fica em contato apenas com a mistura "mais fria".
Outra função da técnica de "Squish" é fazer que a mistura que está sendo comprimida passe por essa área de 1mm de espessura e seja arremessada para o centro da câmara de combustão, criando uma forte turbulência que aumenta a velocidade e a eficiência da combustão.
Outro fator determinante é a largura desta região. Quanto maior a porção da área total do pistão que for usada para criar o "Squish", maior será a velocidade que os gases adquirirão. Descobriu-se também que para um motor funcionar bem em altas rotações, o efeito "Squish" não pode ser exagerado porque as turbulências causadas por ele são prejudiciais quando a mistura atinge uma certa velocidade. Existem programas de computador que simulam estas situações e os valores fixados são: 21m/s para altas rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja até 40% da área total do pistão) e 28m/s para baixas e médias rpms (que se obtém usando uma área de "Squish" que seja de até 55% da área total do pistão).
http://br.youtube.com/watch?v=2poOMNTTSwc
http://www.ppk.com.br/news_detalhes.asp?codigo=36
http://www.teamcristofolini.com/Foto%20 ... oto-20.gif
http://www.muller.net/mullermachine/docs/squish1.html
http://www.nrhsperformance.com/tech_squish.shtml
http://www.sigmaperformance.com/916_senna.html
Passei p/ dar uma ajudinha com as fotos!
Abraço!
(Peruch)
parabens CHITOLA e PERUCA! =D> =D>
otima aula!
agora, IVAN, nas TW/toni, o squish jah eh de 0,75! ou esotu errado?!?!? sendo assim nao precisaria mexer! sem contar q como vc usa alcool, vc jah deve ter rebaixado o cilindro, ou entao deve estar usando juntas mais finas! diminuindo ainda mais o squish!
otima aula!
agora, IVAN, nas TW/toni, o squish jah eh de 0,75! ou esotu errado?!?!? sendo assim nao precisaria mexer! sem contar q como vc usa alcool, vc jah deve ter rebaixado o cilindro, ou entao deve estar usando juntas mais finas! diminuindo ainda mais o squish!
Pistão reto + Cabeçote reto = Squish c/ ângulo 0 graus, tbm funciona.
Mas o com ângulo maior que 0 rende mais com certeza.
Na RD o squish bom é com 11graus, pq é +ou- isso que já vem na cabeça do pistão, aí só acertar pelo cabeçote.
Mas o seguinte, aquela linha em ângulo não pode ter mais que 55% da área do pistão como mostrei numa figura lá em cima.
Mas o com ângulo maior que 0 rende mais com certeza.
Na RD o squish bom é com 11graus, pq é +ou- isso que já vem na cabeça do pistão, aí só acertar pelo cabeçote.
Mas o seguinte, aquela linha em ângulo não pode ter mais que 55% da área do pistão como mostrei numa figura lá em cima.
Até onde eu sei a barra de squish serve para evitar detonação! Tem q ter um certo espaço entre o cabeçote e o pistão pq se o pistão ficar muito perto do cabeçote, ali haverá uma compressão maior sem tempo dos gases escaparem causando detonação! Isso alguns ótimos preparadores já me falaram! Deve haver um pouco de verdade nisso! :roll: :roll: :roll:
entao, mas como os dois (cabecote e pistao) estao na mesma angulacao, o angulo formado entre eles eh = 0! Pelo entendi, pra dar um efeito melhor tem q ter um angulo entre pistao e cabecote, tipo cabecote inclinado e pistao plano!chitola escreveu:NÃO, olhe no segundo desenho o pistão e ocabeçote tem um angulo qualquer, mas não é 0 graus.APGUELFI escreveu:eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!
mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
Assim, o angulo entre eles tem que ser 0, eles devem ser paralelos, mas o angulo de squish é o angulo entre a cabeça do pistão e a base do cilindro por exemplo, aquele inclinado no pistão e cabeçote sacou.APGUELFI escreveu:entao, mas como os dois (cabecote e pistao) estao na mesma angulacao, o angulo formado entre eles eh = 0! Pelo entendi, pra dar um efeito melhor tem q ter um angulo entre pistao e cabecote, tipo cabecote inclinado e pistao plano!chitola escreveu:NÃO, olhe no segundo desenho o pistão e ocabeçote tem um angulo qualquer, mas não é 0 graus.APGUELFI escreveu:eu nao tinha pensado por esse lado!! bem legal!
mas do jeito q o Ivan desenhou, o squish = 0 grau nas duas situacoes! certo?
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