Suspenção da NX200 sem uma Bucha?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Suspenção da NX200 sem uma Bucha?

Mensagem por jjacob »

Pessoal semana passada criei um topico( http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... +dianteira ) perguntado se era normal uma folga que as bengalas da minha NX200 tem, bem como um redentor estava deixando vazar um pouquinho de oleo resolvi desmanchar tudo, claro que antes fui atras do manual de serviço e do catalogo de peças.

Antes de começar, só para situar, cilindro interno é a parte da suspensão que vai presa nas mesas, e o cilindro externo é a parte que prende no eixo da roda e prende a pinça de freio.

Bem a grande duvida é a seguinte, no catalogo de peças existe uma bucha na ponta do cilindro interno de numero 10, circulei em vermelho na figura abaixo:

Imagem

Inclusive pela figura podemos ver que existe uma cava no cilindro interno onde se encaixa essa buxa, e pelo visto ela é a responsavel por fazer o cilindro interno subir e descer dentro do cilindro externo sem folgas. Mas a suspenção da minha moto não tem isso, a ponta do cilindro interno é liso liso liso, não tem a cava para bucha muito menos a bucha, então a ponta do cilindro interno fica solta dentro do cilindro externo, e agora o que faço? Será que esses cilindro não são originais?
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Se a suspa da moto não estiver com os componentes exatamante como foto, a melhor solução é ir a concessionária e encomendar o que está faltando... :wink:
Sobre o fato de o cilindro interno ser totalmente liso, é possível que este não seja mais original, e sim paralelo.
Eu particularmente, nunca vi uma suspa de NX/XR200 aberta, por isso não posso ajudar mais....sei que nas XL's tbém vai essa buchas, e nunca me deparei com uma suspa que não tivesse elas... :shock:

Imagem
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

É vero Nestor, o negocio então é ver outros cilindros mesmo, mas em concessionaria deve ser meio caro, acho que seria mais em conta comprar um conjunto usado.

Tu tem uma Xl não é Nestor? Sera que a frente dela cabe na XR?
felipeschwantz
Membro
Mensagens: 712
Registrado em: 20 Janeiro 2005 à33 10:08

Mensagem por felipeschwantz »

jjacob, amigo tenho 2 bengalas da XT 600 pra venda, ou uma frente completa de tornado, com mesa e bengalas, quaquer coisa me manda um MP !!! vc é da onde ?
abraço
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Estava olhando alguns manuais de motos, e pelo visto os caras fizeram a ganbi na minha moto, usaram apenas os cilindros externos da NX e todo o resto da XL250. Todas as peças do catalogo da XL fecham com as da suspenção da minha moto, a unica diferença são os cilindros externos que tem encaixe para pinça de freio. Olha ai em baixo a suspenção da XL, o cilindro interno tambem não tem a bucha na ponta, é liso!

Imagem

Agora vem outra duvida, será que posso comprar as buchas da ponta do cilindro interno e leva-lo num torneiro para ele fazer umka cava para encaixar a bucha?
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

:shock: :evil:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

jjacob...as suspas de XL's com as buchas de teflon são as da XLX's 350 (as XR e NX 200 tbém usam as buchas)....desculpe pela informação errada :oops: ...é que faz tanto tempo que coloco as suspas de 350 nas 250 que me passou batido isso...vc está com a razão =D> ...as XL/XLX 250 não usam estas buchas de teflon.
Quanto a fazer o serviço de torno para adaptar as buchas, sei não...até onde sei, os diÂmetros dos tubos são diferentes nas XL/XLX e nas XR/NX 200... assim como o curso de suspensão que é de 215mm para as XL/XLX e de 245mm para a XR 200...e isso nos leva a uma conclusão interessante...teoricamente, não dá para adaptar os cilindros internos das XL/XLX nas XR/NX 200...e por incrível que pareça, no manual de peças, os códigos de peça para o cilindro interno da NX 200 é diferente daquele da XR 200...
Creio que o melhor caminho é pesquisar o preço dos cilindros internos para sua moto (SIVERST) e pedir ao vendedor para dar uma olhada na peça e conferir se há o local para a bucha de teflon... :wink:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem