Alongar uma marcha

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Zéxlx
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 25 Dezembro 2007 à25 13:02

Alongar uma marcha

Mensagem por Zéxlx »

Tem como alongar somente a 5ª da Falcon ou a 6ª da Sahara, trocando alguma engrenagem do câmbio como se faz em veículos de competição?
Augusto
Membro
Mensagens: 104
Registrado em: 26 Abril 2008 à51 23:07

Mensagem por Augusto »

ter deve ter resta saber se é viavel!
qual a finalidade?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

nao manjo muito de cambio, mas se nao estou enganado cada marcha eh composta por um par de engrenagens! :| ai nesse caso teria q mandar fazer as duas engrenagens sob medida! :| com certeza nao ficaria muito barato! :-?

qual a finalidade? quer deixar as primeiras mais curtas e a ultima fazer uma "over-drive"?!?!?!??!
chitola
Membro
Mensagens: 632
Registrado em: 13 Julho 2007 à08 09:19

Mensagem por chitola »

dá pra fazer sim, o que tem que ver é o quanto alongar, se tem espaço na caixa pra engrenagens diferentes ;)

não sai muito caro não, mas tem que fazer de um material bem bom...

exemplos que usamos bastante aqui na empresa pra engrenagens em moldes, trabalham bastante:

Material: Aço SAE 8620
Tratamentos: Têmpera e Revenimento, Cementação
Dureza: 50 a 52 HRC

eu não sei o material e tratamento que elas levas (as de câmbio), mas acho que não foje muito disso não...
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Ao meu ver vale mais a pena alongar a moto por inteira, coloque uma coroa com 2 ou 4 dentes a menos que a original e já vai ficar notavelmente mais longa
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Eu uso 15/38 na XLX e acho que ficou bom, dá pra aproveitar melhor o torque do motor em todas as marchas, sim, perde um pouco de aceleração, mas até aí a bike não é pra ser nenhum dragster mesmo.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Eunão entendo nada de motor. Ma tive uma XR200 com as engrenagens de 2ª marcha da NX150 (mais curta), assim a 2ª da XR ficava mais curta (forte...)

Talvez você encontre engrenagens de outra moto para substituir as atuais. Fala com quem entende.... quem sabe da certo.
brunopalm
Membro
Mensagens: 493
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à10 17:09

Mensagem por brunopalm »

Será que um dia vao fazer motos com mais de uma coroa ? tipo bikes com varias catracas...imaginem...uma coroa 52 e uma 42...poderia inventar um sistema....nao sei se é possivel...até mesmo usar duas correntes..sei lá..
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

brunopalm escreveu:Será que um dia vao fazer motos com mais de uma coroa ? tipo bikes com varias catracas...imaginem...uma coroa 52 e uma 42...poderia inventar um sistema....nao sei se é possivel...até mesmo usar duas correntes..sei lá..
acho que não, por isso já existe a caixa de transmissão.
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

brunopalm escreveu:Será que um dia vao fazer motos com mais de uma coroa ? tipo bikes com varias catracas...imaginem...uma coroa 52 e uma 42...poderia inventar um sistema....nao sei se é possivel...até mesmo usar duas correntes..sei lá..
É muito arriscado devido à rotação e força exercida sobre as peças. A caixa de cambio exerce a mesma função com confiabilidade infinitamente melhor.
Zéxlx
Membro
Mensagens: 66
Registrado em: 25 Dezembro 2007 à25 13:02

Mensagem por Zéxlx »

É que eu tive uma Sahara e com 15X38 a 1ª ficava muito xoxa, com 14X38 berrava muito em 6ª na estrada e não dava final, então pensei se seria fácil alongar a última marcha.

Ou encurtar a 1ª e usar 15X38
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Por que sempre achamos que falta uma marcha a mais nas motocas? Os fabricantes poderiam perceber isso!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Zéxlx escreveu:É que eu tive uma Sahara e com 15X38 a 1ª ficava muito xoxa, com 14X38 berrava muito em 6ª na estrada e não dava final, então pensei se seria fácil alongar a última marcha.

Ou encurtar a 1ª e usar 15X38
Cara, saindo forte no farol eu tenho mais facilidade de empinar com 15x38 do que quando tinha 14x38, quando abri com meu primo (ele tem uma falcon) ele ficou um pouco na frente já que a minha xlx tá dando falta em alta.

Só sinto a primeira meio amarrada quando pego trechos com menos de 100 metros de anda e para.

Vou abrir um furos na caixa de ar e fazer algumas mods na alimentação para recuperar a final perdida e acredito que serei bem sucedido.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem