temperatura

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

temperatura

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

empobrecer sem comprometer??????
Quanto tu acha que vai melhorar de consumo?
Melhor deixar ela redondinha e evitar andar em aceleração alta.
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

As Lander preparadas trabalham em 135 graus qdo bem afinadas! Enriquecendo um pouco ela já baixa pra 120! :roll: :roll:
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Ale primo...sei que aqui eu estou meio na contra-mão do forum, pois aqui é preparação para aumentar a potencia a qualquer custo...
No meu caso eu persigo a eficiencia...sou fissurado em fazer sempre mais km com menos combustivel possivel !!
Não tem nada haver com mesquinharia, pois se fosse isso eu teria comprado uma Pop 100 e não uma 200cc...pois mesmo que eu tivesse uma pop100 fazendo 100km/l eu iria perseguir fazer 200km/l
Voces acham impossivel? não é...eu uma disputa entre universidades de mecanica é normal carros fazerem mais de 400km/l!
Minha moto original "ainda"...está fazendo 36,5km/l...nada mal pra uma 200cc...porém gostaria de ir melhorando essa marca...quem sabe chego aos 100km/l...he he he!!
A primeira coisa certamente é ajustar a mistura, pois mistura rica é sinonimo de desperdicio...por isso quero saber a temperatura maxima que pode trabalhar o motor sem comprometer a sua integridade...aí ajusto o combustivel e a refrigeração.
Se alguem puder dar dicas ou mostrar onde posso encontrar material pra estudo a respeito, agradeço!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Tenta procurar pela temperatura dos VW a ar, deve ser mais ou menos igual!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Minha moto num ta consumindo nada de gasosa.
Antes pra andar a mesma coisa eu gastava uns 6l, agora num uso 3.
Gigles minusculos, mas ela funfa na Avigas.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Apenas isso primo?...não tá dando falta não? nem superaquecendo? note que se assim for como voce está dizendo, voce dobrou a kilometragem...digamos passou de 30km pra 60km/l é isso mesmo?
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Sim, isso mesmo. A avgas ta misturada com gasosa aditivada. Como ela é purissíma, de alta octanagem e de baixa densidade, pouca coisa dela é suficiente pra o motor funcionar.
Na mistura que faço fico por volta de 100octanas, mas a moto fica extremamente curta.
Agora se errar no mix, certeza de dar pré-ignição.
Quanto ao superaquecimento, não há por causa de bomba d'água especial e radiadores enormes.
Mas a moto é uma KXF250.
Se der certo uns acertos de um grupo de mxzeiros vamos comprar a gasosa F3 da petrobras. Ai são 100octanas exatas e chumbo na mistura pra resfriar melhor o pistão.

Mas sinceramente, tudo isso é exagero. Só podium já resolve muito.
E lembre-se que tudo que da performance significa menos durabilidade. Então cuidado pq tu vai afinar a moto e vai acabar com o motor mais rápido.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.

Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.

Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.

Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.

Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
I.E. não aceita chumbo na gasolina porque entope o catalizador. Se não tem catalizador pode usar avigas.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: temperatura

Mensagem por Ivan Luiz »

sandro_ventania escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
Sandro, voce conseguiu um amplificador de centelha para usar na sua moto?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Ivan Luiz escreveu:
carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.

Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.

Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
I.E. não aceita chumbo na gasolina porque entope o catalizador. Se não tem catalizador pode usar avigas.
As motos que usam I.E. não tem catalizador... ou tem??? :shock:
MoLoToV
Membro
Mensagens: 872
Registrado em: 17 Setembro 2004 à42 12:58

Mensagem por MoLoToV »

carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.

Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.

Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
Carlos, acho que o segredo, é deixar sempre a cuba do carburador cheia, ai não precisa esquentar a cabeça por esses 20 tantos % de alcool que tem na nossa gasolina, oque prejudica, é que tem gente que costuma ´´secar`` a cuba do carbura pra guardar a moto, pq acha que dai nao vai ter mais alcool dentro, ai sim ele oxida tudo e começa a encomodar.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

A pódium é muito seca por isso da travamento do pistonete.
Capaz deu acabar voltando pra ela ainda por ser mais prática e dar um bom desempenho.
O truque é usar num tanque sim dois não 1/2% de óleo 2t.

IE???????? To longe disso. Bem longe.

Mas se virar a F3 vou experimentar. Sai R$250,00 50L. Mas a Petrobras só vende de 2mil litros. então tão juntando uns 30/40 cabras pra abraçar.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Ave maria, muito trabalho usar esses combustíveis. Sem falar que estocar gasolina é meio problemático, e o tempo de armazenagem não poderia passar de 30 dias.

Compro podium no posto só pro dia, ainda pago no cartão a 2,99 o litro.
Tá bão di mais.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Pois é!
Por isso acho que volto pra ela ainda.

Mas tanto a Avgas como a F3 pode ser armazenas (no tambor específico) por mais de 6 meses.

A Podium aguenta por volta de 3 meses.

Gasolina comum num chega a 30 dias e já oxida.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

Ouví q a podium dura até 1 ano...

gasolina "seca", cuba cheia, cuba vazia... lendas... Já tentei de tudo! E travou com agulha aberta (vazava gasosa), agulha fechada (moto não pega pois não desce gasosa) a única coisa q me salvou foi a sugestão do meu mecânico: drenar o bura e tacar WD! Nem adianta tentar outra coisa. Até falei com ele se uma agulha de 230 não seria compatível. Não é. As Honda importadas usam uma borracha na agulha q não se dá bem com o alcool e trava mesmo! 3 dias parada é suficente!

Loucura armazenar gasolina, loucura. Não vale o "risco" x benefício.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Re: temperatura

Mensagem por sandro_ventania »

Ivan Luiz escreveu:
sandro_ventania escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
Sandro, voce conseguiu um amplificador de centelha para usar na sua moto?
Ivan, eu cheguei a fazer umas experiencias aqui, mas não foi muito bem...pois tentei usar o cdi original e acabou atrasando o ponto. eu não estou querendo fazer modificaçoes profundas por causa da garantia.
Vou fazer revisão nela agora e talvez volte a mexer nessa parte...dessa vez montando um CDI completo.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

carlos_edu escreveu:Ouví q a podium dura até 1 ano...
................
Loucura armazenar gasolina, loucura. Não vale o "risco" x benefício.

Pois é.
Que gasosa sem o composto de odor num tem prazo de validade. Etc e tal.

Tenho um lugarzinho de dar medo (latão de 50L de avgas, tambor de 5l de comum pra lavar peças, galão de 12L pra transporte, latas de querosene, óleos novos e usados de todos os tipos, etc e tal) e fica próximo de uma churrasqueira. Mas é um lugar arejado, onde não bate o sol, nem fica quente.
Mas tenho sempre cautela, sempre dou uma vazada nos gases, etc e tal.
Mesmo assim é um rísco do catso!
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Mensagem por carlos_edu »

carlos_edu escreveu:Tenho um lugarzinho de dar medo (latão de 50L de avgas, tambor de 5l de comum pra lavar peças, galão de 12L pra transporte, latas de querosene, óleos novos e usados de todos os tipos, etc e tal) e fica próximo de uma churrasqueira
Fala sério! HHAHAHAHAHAHA É o cabo canaveral!

Ale, não me chama pra comer picanha na sua casa! Nem se for montana maturada, argentina etc sou vegetariano viu! HAHAHAHAHAHA
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem