temperatura
-
- Membro
- Mensagens: 119
- Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19
temperatura
Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
-
- Membro
- Mensagens: 119
- Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19
Ale primo...sei que aqui eu estou meio na contra-mão do forum, pois aqui é preparação para aumentar a potencia a qualquer custo...
No meu caso eu persigo a eficiencia...sou fissurado em fazer sempre mais km com menos combustivel possivel !!
Não tem nada haver com mesquinharia, pois se fosse isso eu teria comprado uma Pop 100 e não uma 200cc...pois mesmo que eu tivesse uma pop100 fazendo 100km/l eu iria perseguir fazer 200km/l
Voces acham impossivel? não é...eu uma disputa entre universidades de mecanica é normal carros fazerem mais de 400km/l!
Minha moto original "ainda"...está fazendo 36,5km/l...nada mal pra uma 200cc...porém gostaria de ir melhorando essa marca...quem sabe chego aos 100km/l...he he he!!
A primeira coisa certamente é ajustar a mistura, pois mistura rica é sinonimo de desperdicio...por isso quero saber a temperatura maxima que pode trabalhar o motor sem comprometer a sua integridade...aí ajusto o combustivel e a refrigeração.
Se alguem puder dar dicas ou mostrar onde posso encontrar material pra estudo a respeito, agradeço!
No meu caso eu persigo a eficiencia...sou fissurado em fazer sempre mais km com menos combustivel possivel !!
Não tem nada haver com mesquinharia, pois se fosse isso eu teria comprado uma Pop 100 e não uma 200cc...pois mesmo que eu tivesse uma pop100 fazendo 100km/l eu iria perseguir fazer 200km/l
Voces acham impossivel? não é...eu uma disputa entre universidades de mecanica é normal carros fazerem mais de 400km/l!
Minha moto original "ainda"...está fazendo 36,5km/l...nada mal pra uma 200cc...porém gostaria de ir melhorando essa marca...quem sabe chego aos 100km/l...he he he!!
A primeira coisa certamente é ajustar a mistura, pois mistura rica é sinonimo de desperdicio...por isso quero saber a temperatura maxima que pode trabalhar o motor sem comprometer a sua integridade...aí ajusto o combustivel e a refrigeração.
Se alguem puder dar dicas ou mostrar onde posso encontrar material pra estudo a respeito, agradeço!
-
- Membro
- Mensagens: 119
- Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19
Sim, isso mesmo. A avgas ta misturada com gasosa aditivada. Como ela é purissíma, de alta octanagem e de baixa densidade, pouca coisa dela é suficiente pra o motor funcionar.
Na mistura que faço fico por volta de 100octanas, mas a moto fica extremamente curta.
Agora se errar no mix, certeza de dar pré-ignição.
Quanto ao superaquecimento, não há por causa de bomba d'água especial e radiadores enormes.
Mas a moto é uma KXF250.
Se der certo uns acertos de um grupo de mxzeiros vamos comprar a gasosa F3 da petrobras. Ai são 100octanas exatas e chumbo na mistura pra resfriar melhor o pistão.
Mas sinceramente, tudo isso é exagero. Só podium já resolve muito.
E lembre-se que tudo que da performance significa menos durabilidade. Então cuidado pq tu vai afinar a moto e vai acabar com o motor mais rápido.
Na mistura que faço fico por volta de 100octanas, mas a moto fica extremamente curta.
Agora se errar no mix, certeza de dar pré-ignição.
Quanto ao superaquecimento, não há por causa de bomba d'água especial e radiadores enormes.
Mas a moto é uma KXF250.
Se der certo uns acertos de um grupo de mxzeiros vamos comprar a gasosa F3 da petrobras. Ai são 100octanas exatas e chumbo na mistura pra resfriar melhor o pistão.
Mas sinceramente, tudo isso é exagero. Só podium já resolve muito.
E lembre-se que tudo que da performance significa menos durabilidade. Então cuidado pq tu vai afinar a moto e vai acabar com o motor mais rápido.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
I.E. não aceita chumbo na gasolina porque entope o catalizador. Se não tem catalizador pode usar avigas.carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.
Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.
Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
Re: temperatura
Sandro, voce conseguiu um amplificador de centelha para usar na sua moto?sandro_ventania escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
As motos que usam I.E. não tem catalizador... ou tem??? :shock:Ivan Luiz escreveu:I.E. não aceita chumbo na gasolina porque entope o catalizador. Se não tem catalizador pode usar avigas.carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.
Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.
Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
Carlos, acho que o segredo, é deixar sempre a cuba do carburador cheia, ai não precisa esquentar a cabeça por esses 20 tantos % de alcool que tem na nossa gasolina, oque prejudica, é que tem gente que costuma ´´secar`` a cuba do carbura pra guardar a moto, pq acha que dai nao vai ter mais alcool dentro, ai sim ele oxida tudo e começa a encomodar.carlos_edu escreveu:ale, especiais toleram chumbo na gasosa?
i.e. sei q não tolera.
Bom, estou com a Podium desde 2004 na Toni. Ótima gasosa. Só o álcool nela q me gera um transtorninho de ter q drenar bura e tacar WD dentro.
Sandro, faça um acerto com podium pra testar.
A pódium é muito seca por isso da travamento do pistonete.
Capaz deu acabar voltando pra ela ainda por ser mais prática e dar um bom desempenho.
O truque é usar num tanque sim dois não 1/2% de óleo 2t.
IE???????? To longe disso. Bem longe.
Mas se virar a F3 vou experimentar. Sai R$250,00 50L. Mas a Petrobras só vende de 2mil litros. então tão juntando uns 30/40 cabras pra abraçar.
Capaz deu acabar voltando pra ela ainda por ser mais prática e dar um bom desempenho.
O truque é usar num tanque sim dois não 1/2% de óleo 2t.
IE???????? To longe disso. Bem longe.
Mas se virar a F3 vou experimentar. Sai R$250,00 50L. Mas a Petrobras só vende de 2mil litros. então tão juntando uns 30/40 cabras pra abraçar.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Ouví q a podium dura até 1 ano...
gasolina "seca", cuba cheia, cuba vazia... lendas... Já tentei de tudo! E travou com agulha aberta (vazava gasosa), agulha fechada (moto não pega pois não desce gasosa) a única coisa q me salvou foi a sugestão do meu mecânico: drenar o bura e tacar WD! Nem adianta tentar outra coisa. Até falei com ele se uma agulha de 230 não seria compatível. Não é. As Honda importadas usam uma borracha na agulha q não se dá bem com o alcool e trava mesmo! 3 dias parada é suficente!
Loucura armazenar gasolina, loucura. Não vale o "risco" x benefício.
gasolina "seca", cuba cheia, cuba vazia... lendas... Já tentei de tudo! E travou com agulha aberta (vazava gasosa), agulha fechada (moto não pega pois não desce gasosa) a única coisa q me salvou foi a sugestão do meu mecânico: drenar o bura e tacar WD! Nem adianta tentar outra coisa. Até falei com ele se uma agulha de 230 não seria compatível. Não é. As Honda importadas usam uma borracha na agulha q não se dá bem com o alcool e trava mesmo! 3 dias parada é suficente!
Loucura armazenar gasolina, loucura. Não vale o "risco" x benefício.
-
- Membro
- Mensagens: 119
- Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19
Re: temperatura
Ivan, eu cheguei a fazer umas experiencias aqui, mas não foi muito bem...pois tentei usar o cdi original e acabou atrasando o ponto. eu não estou querendo fazer modificaçoes profundas por causa da garantia.Ivan Luiz escreveu:Sandro, voce conseguiu um amplificador de centelha para usar na sua moto?sandro_ventania escreveu:Olá pessoal,
Gostaria de saber qual é a faixa segura de temperatura que nossas motos pequenas, que são refrigeradas a ar podem funcionar?
Preciso saber quando a minha moto está superaquecendo...pois vou empobrecer a mistura até o limite, para melhorar o consumo...mas sem comprometer o motor.
Vou fazer revisão nela agora e talvez volte a mexer nessa parte...dessa vez montando um CDI completo.
carlos_edu escreveu:Ouví q a podium dura até 1 ano...
................
Loucura armazenar gasolina, loucura. Não vale o "risco" x benefício.
Pois é.
Que gasosa sem o composto de odor num tem prazo de validade. Etc e tal.
Tenho um lugarzinho de dar medo (latão de 50L de avgas, tambor de 5l de comum pra lavar peças, galão de 12L pra transporte, latas de querosene, óleos novos e usados de todos os tipos, etc e tal) e fica próximo de uma churrasqueira. Mas é um lugar arejado, onde não bate o sol, nem fica quente.
Mas tenho sempre cautela, sempre dou uma vazada nos gases, etc e tal.
Mesmo assim é um rísco do catso!
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Fala sério! HHAHAHAHAHAHA É o cabo canaveral!carlos_edu escreveu:Tenho um lugarzinho de dar medo (latão de 50L de avgas, tambor de 5l de comum pra lavar peças, galão de 12L pra transporte, latas de querosene, óleos novos e usados de todos os tipos, etc e tal) e fica próximo de uma churrasqueira
Ale, não me chama pra comer picanha na sua casa! Nem se for montana maturada, argentina etc sou vegetariano viu! HAHAHAHAHAHA
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem