peso extra do magneto - como se instala?
Ja vi uns que vai o magneto, as arruelas, e o peso extra é tem um conico também que fica prensado no vira também.Racer143 escreveu:Cara nunca instalei mas creio q com solda não é! Ou rebitado ou preso junto com a porca!!!
Agora nao sei dizer se eles sao assim, ou se foi alguém que fez, mas parecia que ficou muito bom.
Quando se alivia o peso, o giro sobe mais rápido, o motor fica mais arisco. Ex. motos de motocross.
Quando se aumenta o peso, o giro sobe mais lentamente, o motor fica menos arisco. Ex. motos de enduro.
Um magneto pesado consegue manter a inércia na rotação dando características diferentes ao motor, dando mais baixa e média. Já um magneto leve tem menos inércia, o que facilita subidas de giro e retomadas mais rápidas, porém as baixas rotações ficam prejudicadas.
Quando se aumenta o peso, o giro sobe mais lentamente, o motor fica menos arisco. Ex. motos de enduro.
Um magneto pesado consegue manter a inércia na rotação dando características diferentes ao motor, dando mais baixa e média. Já um magneto leve tem menos inércia, o que facilita subidas de giro e retomadas mais rápidas, porém as baixas rotações ficam prejudicadas.
Citação do Cascao, retirada do tópico
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... l&start=20
Existem dois tipos:
O aparafusado: Você vai tirar a porca e enroscar o fly wheel no lugar da porca. Ele é tipo uma flange com dois furos. Você enrosca ele com um fixador do magneto que encaixa nos furos. Tinha uma CR250 assim...
O Prensado: Ele é feito para ser montado com prensa. Na minha CR hoje em dia é assim. Veja a foto em: http://www.endurohp.eng.br/cross/flywheel.JPG Para montar ele tive que aquecer o fly wheel e depois prensar.
Os dois funcionam numa boa...
Peso: O original vem sem peso nenhum. Então 5oz já é alguma coisa. Não sei quanto o meu pesa mas é algo em torno de 300g! Se for comprar manda logo um mais pesado do que você acha ideal. De ficar muito, você manda no torneiro e dá uma "limpada" nele. PORÉM o peso não é importante o que conta é o momento de inércia.
Momento de inércia: é a medida da inércia "rotacional" duas peças com o mesmo peso podem ter o momento de inércia diferente. Basta que este peso esteja posicionado mais longe do centro de giro. Pelo modo que são constuídos, um fly wheel prensado tende a ser mais leve que o de rosca mas pode ter um momento de inércia muito parecido por que o que conta é a massa que está mais na periferia.
Balanceamento: Peças usinadas já são naturalente balanceadas. Polias, volantes e etc normalmente não são balanceados. PORÉM como estaremos adicionando algo que não foi presisto para estar lá, você pode mandar balancear. Nas grandes cidades tem empresas especializadas nisso. Só precisa informar para quantos rpm. Porém como é uma peça muito pequena, eles podem ter dificuldade em achar o desbalanceamento já que normalmente (indústria) isso só é feito em peças bem maiores (as pequenas ninguém se importa)
Efeito: Em primeiro lugar: não muda tanto assim. Melhora um pouco mas a moto continuará uma 125 de cross. Sabe aquela apagada no meio da subida de pedra? Diminui. ACHO que melhora a tração da moto mas ela continuará destracionando. Só que um pouco menos.
Tenta ver no: http://www.endurohp.eng.br/cross/transform.html algumas outras coisas que vão te ajudar. Só o fly wheel é pouco mas o conjunto das modificações faz uma diferença enorme.
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... l&start=20
Existem dois tipos:
O aparafusado: Você vai tirar a porca e enroscar o fly wheel no lugar da porca. Ele é tipo uma flange com dois furos. Você enrosca ele com um fixador do magneto que encaixa nos furos. Tinha uma CR250 assim...
O Prensado: Ele é feito para ser montado com prensa. Na minha CR hoje em dia é assim. Veja a foto em: http://www.endurohp.eng.br/cross/flywheel.JPG Para montar ele tive que aquecer o fly wheel e depois prensar.
Os dois funcionam numa boa...
Peso: O original vem sem peso nenhum. Então 5oz já é alguma coisa. Não sei quanto o meu pesa mas é algo em torno de 300g! Se for comprar manda logo um mais pesado do que você acha ideal. De ficar muito, você manda no torneiro e dá uma "limpada" nele. PORÉM o peso não é importante o que conta é o momento de inércia.
Momento de inércia: é a medida da inércia "rotacional" duas peças com o mesmo peso podem ter o momento de inércia diferente. Basta que este peso esteja posicionado mais longe do centro de giro. Pelo modo que são constuídos, um fly wheel prensado tende a ser mais leve que o de rosca mas pode ter um momento de inércia muito parecido por que o que conta é a massa que está mais na periferia.
Balanceamento: Peças usinadas já são naturalente balanceadas. Polias, volantes e etc normalmente não são balanceados. PORÉM como estaremos adicionando algo que não foi presisto para estar lá, você pode mandar balancear. Nas grandes cidades tem empresas especializadas nisso. Só precisa informar para quantos rpm. Porém como é uma peça muito pequena, eles podem ter dificuldade em achar o desbalanceamento já que normalmente (indústria) isso só é feito em peças bem maiores (as pequenas ninguém se importa)
Efeito: Em primeiro lugar: não muda tanto assim. Melhora um pouco mas a moto continuará uma 125 de cross. Sabe aquela apagada no meio da subida de pedra? Diminui. ACHO que melhora a tração da moto mas ela continuará destracionando. Só que um pouco menos.
Tenta ver no: http://www.endurohp.eng.br/cross/transform.html algumas outras coisas que vão te ajudar. Só o fly wheel é pouco mas o conjunto das modificações faz uma diferença enorme.
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