ajuda regulagem do bura!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

ajuda regulagem do bura!

Mensagem por APGUELFI »

entao galera... tinha postado em um topico q tava vendo de compra uma falcon... pois eh, antes de comprar eu teria q vender a minha primeiro neh?!?!? :lol:

entao, minha moto tah rodando a alcool, e pra poder vender, vou volta-la a gasolina... bom ate ai alguem ia falar assim: " eh soh voltar o conjunto de gicles/sede/agulha original!", mas acontece q eu fiz uma preparacaozinha no motor, e nessa ocasiao ela jah estava a alcool, entao a regulagem q fiz foi com alcool tb! isso significa q com o conjunto de gicles original nao fica redondo a regulagem...

antes d falar o q eu jah fiz quero agradecer a ajuda (via MP) do amigo PF! eu coloquei a vela um grau mais fria e o motor na apresentou sintomas de pre-ignicao! vlw PF

bom o q eu jah fiz: o cheguei a usar um gicle de baixa um pouco maior q o original (+ou- #48) mas nao ficou muito bom, pois tinha q fechar quase todo o parafuso de mistura pra lenta ficar boa, e msm assim ela ficava meio gorda... entao usei o original msm q ficou legal, com lenta regular e tals... o de alta eu toh usando um maior q original e menor q #160, eu nao sei o tamanho direito, mas ficou bom, a sonda acusa 900mV em rotacao maxima... a sede eh a original, e a agulha eh original calcada em 1,8mm...

PROBLEMA: a regulagem ficou 95%, soh tem uma coisinha q nao tah legal, quando abre 15 20% do acelerador a mistura empobrece, fica em 150/200mV... isso acontece em qualquer rotacao, mas soh na hora q tah acelerando, pois na hora q tah desacelerando isso nao acontece... quando abre um pouco mais o acelerador o motor limpa, sonda marca 900mV! jah experimentei abrir mais o parafuso, melhora um pouco, nao resolve, e ainda por cima a lenta comeca a embaralhar... jah experimentei tb aumentar e diminuir o calco da agulha, tb nao resolve!

alguma sugestao? pensei em afinar um pouco a agulha, ou entao abrir um pouco a sede, mas ainda nao fiz isso! alguem?

vlw mocada!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

nao elton, vc nao entendeu... o gicle de baixa q eu tava usando estava grande, encharcava na lenta, ai tinha q fechar todo parafuso pra empobrecer um pouco e msm assim nao resolvia! foi ai q eu coloquei um menor ( o original ), e com esse consegui regular a lenta com 3 voltas no parafuso! tava pensando aki em calcar mais ainda a agulha ´pra ve como fica!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Já que se quer sugestão... deixa assim mesmo!
Pelo que voce falou a moto tá redonda, só cai a leitura da sonda quando tá com pouca aceleração, mas não engasga nem falha, certo?
Seu motor não vai quebrar com essa aceleração então pra que se estressar?
Fernando PF
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Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

APGUELFI, não me lembro se sua moto está com kit ou não, porém lembro-me da taxa...

Em motores com kit e carburação original, em twister eu nem mexo em nada na carburação, no máximo no gicle de alta, de 150 para no máximo 160. Em tornados a agulha muda, enriquece mais em giros mais baixos, e o gicle de alta é menor. Acredito que esse sintoma é ainda influência do gicle de baixa, onde uma pequena abertura de borboleta não faz ainda o pistonete levantar o suficiente, e o gicle de baixa, nessa situação está alimentando ainda. Estude a possibilidade de seu gicle +- 48 seja trocado por um #48 original mesmo... acho que seu problema será amenizado e não encharcará a lenta.
APGUELFI
Super Membro
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Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

entao... Ivan Luiz, hj eu fui andar um pouco mais e esse buraco tah encomodando sim... sem falar nada, pedi pro meu cunhado dar uma volta pra ver o q achava, e ele percebeu... ou seja, precisa melhorar isso!

Fernando PF, minha moto tah com o 293cc athena, msm com o gicle maior ela ainda tinha esse buraco... ainda por cima tinha q fechar todo o parafuso e msm assim a mistura ficava gorda na lenta!

o caso eh q ela entra nesse buraco bem na hora q comeca a abrir o pistonete... quando comeca a dar aquelas leventadinhas de leve... foi por isso q pensei em afinar a gulha... mas toh pensando em calcar mais um pouco a agulha... voh fazer isso depois q almocar e depois posto o resultado!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pronto resolvido! :D

como eu jah tinha calcado a agulha com 1,8mm, nao deu pra aumenta muito, entao eu peguei uma agulha q eu tinha aki (nao sei de q moto eh), ela tem o msm diametro, tem uns 2 ou 3mm a mais de comprimento, e a parte conica eh mais comprida, ou seja, a parte paralela da agulha eh menor, ou seja ela enriquece mais...

bom, quando coloquei ela melhorou mais nao resolveu, ai eu calcei em 1mm e ficou 10! bom na verdade ficou 9,9! e q dah pra ver na sonda q chega a 300mV, mas eh quando abre o acelerador bem devagar... isso acontece rapido, soh na transicao... soh da pra perceber pela sonda msm! andando nem percebe!

valew a ajuda de todos! :D

agora jah posso vender a motoka! :lol: :D
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