Cilindro Pistao e Aneis novos -> Amaciamento !
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Cilindro Pistao e Aneis novos -> Amaciamento !
Galera como todos sabem comprei uma yz125 2003 , mas tinha uns problemas no cilindro dela e resolvi botar um novo , negociei com antigo dono ( resolvi )
To colocando Cilindro original Yamaha novo (comprei USA), pistao novo , e queria saber qual a melhor forma de fazer isso amaciar , casar bem !
Como amaciar um motor zerado , pois vou estar com o motor zero mesmo !
Falem ai os experts !
To colocando Cilindro original Yamaha novo (comprei USA), pistao novo , e queria saber qual a melhor forma de fazer isso amaciar , casar bem !
Como amaciar um motor zerado , pois vou estar com o motor zero mesmo !
Falem ai os experts !
Andar os primeiros 25km em rpm ideal....nem subir demais nem....forçar com giro baixo...depois disso ...pode começar a mandar bala...
hehe, antes ele vai ter q colocar um odometro na moto né ? :mrgreen:
Sem zoação, amaciamento d moto d cross é medido em horas, e no caso das 2Ts tem muito a ver a porcentagem do oleo a ser utilizada.
Pra não dar furo sugiro aguardar o Alê ou o Cross passarem por aqui.
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Guga Ramone escreveu:Não sei se ajuda, mas no manual da RMX consta pra vc andar 15 minutos utilizando menos da metade do acelerador. Depois anda mais 20 minutos usando metade até 3/4 do curso do acelerador. Aí já pode socar a mão.
Talvez sirva de guia pra vc e sua YZ.
Falando sobre a moto dele após reformada.... Me parece que eh este mesmo o caminho... depois dessas baterias, o motor jah deve esstar pronto para socar "pórva"!!! huihaiuheAle primo escreveu:.....Depois de montada só andou:
- Beco dia 13 de agosto - Amaciamento do motor - 4 baterias de 15min - checado todos os apertos - trocado o óleo: sem resíduos ou limalhas.
- Alemão dia 16 de agosto - Final do amaciamento do motor - 4 baterias de 20min - checado todos os apertos - trocado novamente o óleo: novamente sem resíduos....
Após cada bateria dessas eh importante esperar o motor esfriar e ai realizar uma nova bateria.... ahhh tbm eh recomendado uma mistura maior de oleo 2T para estas baterias... algo tipo 30% a mais....
vlw
AFF! 125 significa giro alto até desligada!rsrsrsrsrs
Bão. Diga adeus a uma vela, leve mais umas duas junto, manda uns 4% de premix no minimo e sai pra andar uns 15/20 min, trocando todas as marchas e sem usar o max da aceleração.
Na piltotagem, acelera/corta/acelera constantemente pra que não haja perigo de dar falta.
Preste atenção especial a qualquer alteração no barulho dela. Estranhou pare na hora!
Encosta, deixa a moto esfriar bem aproveita pra verificar se mistura óleo com água, se pinga óleo, se abaixa água, verifique todos os apertos de todos os parafusos do motor.
Esfriou bem?????
Bora fazer outra bateria dessa de no max 30min.
Encosta pra esperar esfria e já troca o óleo da caixa de câmbio pra ver como ta o nível de limalha.
Esfriou???????
Ta amaciada.
Soca porva na bagaça que é largata na guduera!!!!!!!!
Ps.: o óleo novo sempre espuma, num se assuste. São os aditivos.
Bão. Diga adeus a uma vela, leve mais umas duas junto, manda uns 4% de premix no minimo e sai pra andar uns 15/20 min, trocando todas as marchas e sem usar o max da aceleração.
Na piltotagem, acelera/corta/acelera constantemente pra que não haja perigo de dar falta.
Preste atenção especial a qualquer alteração no barulho dela. Estranhou pare na hora!
Encosta, deixa a moto esfriar bem aproveita pra verificar se mistura óleo com água, se pinga óleo, se abaixa água, verifique todos os apertos de todos os parafusos do motor.
Esfriou bem?????
Bora fazer outra bateria dessa de no max 30min.
Encosta pra esperar esfria e já troca o óleo da caixa de câmbio pra ver como ta o nível de limalha.
Esfriou???????
Ta amaciada.
Soca porva na bagaça que é largata na guduera!!!!!!!!
Ps.: o óleo novo sempre espuma, num se assuste. São os aditivos.
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Amaciem os motores, quaisquer um, sempre a uma temperatura próxima a de trabalho, no caso dos 2t, enriqueça a mistura a ponto de quase pipocar (por isso diga "tchauzinho" para a vela).
Não amacie o motor no modo geriátrico, se busca desempenho, faça o amaciamento da forma em que irá utilizá-lo.. porém de modo crescente, começe com pouca aceleração, não mantenha regimes contantes.. após um período inicial de 15 min... começe a dar gás e avançar cada vez mais o regime de rotação, até utilizá-lo em toda sua faixa, cuidando tudo o q o Ale falou. Deixar esfriar bastante para novamente colocá-lo em funcionamento é o melhor método para acomodação das peças (anéis, pistão, pinos).. é totalmente benéfico.
Agora em motos de rua, que não irão competir, sigam sempre o manual, já abri motores com 50mil km muito melhores que motores com 5mil km. :mrgreen:
Não amacie o motor no modo geriátrico, se busca desempenho, faça o amaciamento da forma em que irá utilizá-lo.. porém de modo crescente, começe com pouca aceleração, não mantenha regimes contantes.. após um período inicial de 15 min... começe a dar gás e avançar cada vez mais o regime de rotação, até utilizá-lo em toda sua faixa, cuidando tudo o q o Ale falou. Deixar esfriar bastante para novamente colocá-lo em funcionamento é o melhor método para acomodação das peças (anéis, pistão, pinos).. é totalmente benéfico.
Agora em motos de rua, que não irão competir, sigam sempre o manual, já abri motores com 50mil km muito melhores que motores com 5mil km. :mrgreen:
não levo isso de amaciar motor no totó não, nada como um cacete bem dado para tudo se ajustar!
AUahuAHauhAUahA
falando sério, se você perguntar a 100 pessoas sobre amaciamento, te garanto que os 100 falarão coisas diferentes, então vai na mão de cada um mesmo.
uma perguntinha, comprou como o cilindro? ebay?
AUahuAHauhAUahA
falando sério, se você perguntar a 100 pessoas sobre amaciamento, te garanto que os 100 falarão coisas diferentes, então vai na mão de cada um mesmo.
uma perguntinha, comprou como o cilindro? ebay?
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EBAY SIM , mais uma dose de conversa com o cara da loja Yamaha e pronto cilindro na mao , por menos que pagaria pra fazer nikasil no brasil , e menos que custa um cilindro nos USA nas lojas preço normal
saiu 270 dolares o cilindro !
Resumindo a moto ta nova por que o resto da novo demais , era so o cilindro que tava feio mesmo !
Agora e moto pra toda vida denovo ainda mais na minha mão !
saiu 270 dolares o cilindro !
Resumindo a moto ta nova por que o resto da novo demais , era so o cilindro que tava feio mesmo !
Agora e moto pra toda vida denovo ainda mais na minha mão !
Chitola acho que vc se enganou, quanto mais % de óleo vc colocar no motor, mais rica fica a mistura, quanto menos óleo, mais pobre...chitola escreveu:amaciar com mais óleo que o normal ? mas ela já vai esquentar mais pq tem mais atrito, está tudo justinho e tu ainda quer empobrecer a mistura ? não corre o risco de furar pistão não ????
o FernandoPF já falou em enriquecer a mistura, isso eu concordo.
Não mesmo, se tu colocar mais óleo tu vai ter menos gasolina entrando no motor pra mesma quantidade de ar... se tu quer por mais óleo tudo bem, mas tbm tem que aumentar a giclagem de gasolina, é coisa pouco, mas de repente se tua moto já tava afinadissima, no limite mesmo, e tu colocar mais óleo tu vai perder o pistão no mínimo.Ricardo Skolaude escreveu:Chitola acho que vc se enganou, quanto mais % de óleo vc colocar no motor, mais rica fica a mistura, quanto menos óleo, mais pobre...chitola escreveu:amaciar com mais óleo que o normal ? mas ela já vai esquentar mais pq tem mais atrito, está tudo justinho e tu ainda quer empobrecer a mistura ? não corre o risco de furar pistão não ????
o FernandoPF já falou em enriquecer a mistura, isso eu concordo.
Ricardo Skolaude escreveu:Ale, já que você entende do negócio, sempre tive duvidas sobre amaciamento, qual o melhor jeito de amaciar uma 4t nacional?
Fernando PF escreveu:Agora em motos de rua, que não irão competir, sigam sempre o manual, já abri motores com 50mil km muito melhores que motores com 5mil km. :mrgreen:
Quando eu falei isso quase me mataram!zambapower escreveu: cilindro na mao , por menos que pagaria pra fazer nikasil no brasil , e menos que custa um cilindro nos USA nas lojas preço normal
saiu 270 dolares o cilindro !
E o virabrequim da Hot Roads completo com biela que é o mesmo preço da biela!!!!!!
Chitola, também num entendi o que o Fernando e eu falamos de diferente.
E num foi ele nem eu quem inventou de fazer assim o amaciamento. Certeza.
É mais física que outra coisa.
Amaciamento geriátrico foi o melhor!!!!!!!!!!!!
Acho que até da pra fazer nas 250.
Mas em 125 é dificir! Ainda mais pra que já anda numa. 125 nem precisaria de acelerador. Um botão Off/On já resolveria.
Vixe eu sempre pensei que fosse o contrário, eita... realmente 2t não é minha praia apesar de eu ser fã... hahaha #-ochitola escreveu:Não mesmo, se tu colocar mais óleo tu vai ter menos gasolina entrando no motor pra mesma quantidade de ar... se tu quer por mais óleo tudo bem, mas tbm tem que aumentar a giclagem de gasolina, é coisa pouco, mas de repente se tua moto já tava afinadissima, no limite mesmo, e tu colocar mais óleo tu vai perder o pistão no mínimo.Ricardo Skolaude escreveu:Chitola acho que vc se enganou, quanto mais % de óleo vc colocar no motor, mais rica fica a mistura, quanto menos óleo, mais pobre...chitola escreveu:amaciar com mais óleo que o normal ? mas ela já vai esquentar mais pq tem mais atrito, está tudo justinho e tu ainda quer empobrecer a mistura ? não corre o risco de furar pistão não ????
o FernandoPF já falou em enriquecer a mistura, isso eu concordo.
Desconsiderem o que falei então! :lol:
Me acorrijaum!
Mistura Rica
- Maior quantidade de ar que se injeta na gasosa.
Premix rico
- Maio quantidade de óleo misturado com a gasolina.
A mistura rica afina a moto, e nas 2t pode dar "falta de óleo" e furar o pistão.
O premix rico no max vai encharcar a vela.
Com mais óleo na mistura a moto vai ficar gorda que só!
Se bem que 4% pra alguns é o normal (em 125cc).
Mistura Rica
- Maior quantidade de ar que se injeta na gasosa.
Premix rico
- Maio quantidade de óleo misturado com a gasolina.
A mistura rica afina a moto, e nas 2t pode dar "falta de óleo" e furar o pistão.
O premix rico no max vai encharcar a vela.
Com mais óleo na mistura a moto vai ficar gorda que só!
Se bem que 4% pra alguns é o normal (em 125cc).
bom tu pediu pra corrigir então lá vai...ale primo escreveu:Me acorrijaum!
Mistura Rica
- Maior quantidade de ar que se injeta na gasosa.
Premix rico
- Maio quantidade de óleo misturado com a gasolina.
A mistura rica afina a moto, e nas 2t pode dar "falta de óleo" e furar o pistão.
O premix rico no max vai encharcar a vela.
Com mais óleo na mistura a moto vai ficar gorda que só!
Se bem que 4% pra alguns é o normal (em 125cc).
Mistura Rica
- Mais gasolina que o necessário, ou seja, muita gasosa pra pouco ar.
Premix Rico
- Muito óleo na mistura, faz empobrecer a mistura, podendo furar o pistão, encharca vela e carboniza demais.
A mistura POBRE afina a moto, e nas 2t pode dar "falta de gasolina" e furar o pistão.
O premix rico no max vai enchar a vela, vai carbonizar pakas (e tbm furar o pistão se não regulado a mistura)
Com mais óleo na mistura a moto vai ficar MAGRA que só!
Se bem que 4% pra alguns é o normal, se for óleo mineral
Mistura rica: quando a massa de ar admitido for menor que o necessário para inflamar a massa de combustível injetado, ou seja, o volume de ar é insuficiente.
Mistura pobre: quando a massa de ar admitido for maior que o necessário para inflamar a massa de combustível injetado, ou seja, excesso de ar.
Em qualquer uma das situações acima mencionadas, a queima não será perfeita, trazendo uma série de conseqüências para o motor, para o meio ambiente ou para o bolso do proprietário.
A mistura rica faz com que o consumo de combustível e o índice de poluentes seja mais elevado, com um pequeno ganho de rendimento do motor (não se deve obter ganho de rendimento prejudicando o meio ambiente). Também poderá causar a redução da vida útil do motor, das velas de ignição e do conversor catalítico (catalisador).
Já a mistura pobre tende a elevar a temperatura nas câmaras de combustão, podendo provocar danos irreversíveis ao motor, como a fundição da cabeça do pistão, das válvulas, etc.
Exemplos de proporção de mistura (em massa - kg) para motores à gasolina:
11 : 1 - mistura rica
15 : 1 - mistura ideal ou relação estequiométrica
19 : 1 - mistura pobre
Exemplos de proporção de mistura (em massa - kg) para motores à álcool:
6 : 1 - mistura rica
9 : 1 - mistura ideal ou relação estequiométrica
13 : 1 - mistura pobre
Mistura pobre: quando a massa de ar admitido for maior que o necessário para inflamar a massa de combustível injetado, ou seja, excesso de ar.
Em qualquer uma das situações acima mencionadas, a queima não será perfeita, trazendo uma série de conseqüências para o motor, para o meio ambiente ou para o bolso do proprietário.
A mistura rica faz com que o consumo de combustível e o índice de poluentes seja mais elevado, com um pequeno ganho de rendimento do motor (não se deve obter ganho de rendimento prejudicando o meio ambiente). Também poderá causar a redução da vida útil do motor, das velas de ignição e do conversor catalítico (catalisador).
Já a mistura pobre tende a elevar a temperatura nas câmaras de combustão, podendo provocar danos irreversíveis ao motor, como a fundição da cabeça do pistão, das válvulas, etc.
Exemplos de proporção de mistura (em massa - kg) para motores à gasolina:
11 : 1 - mistura rica
15 : 1 - mistura ideal ou relação estequiométrica
19 : 1 - mistura pobre
Exemplos de proporção de mistura (em massa - kg) para motores à álcool:
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13 : 1 - mistura pobre
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