Qual Função da "Valvula" na tampa do Cabeçote Torn
Qual Função da "Valvula" na tampa do Cabeçote Torn
Pessoal, procurei nos manuais da tornado mas não encontrei qual a função daquela peça parecido c/ uma valvula que fica ligada a tampa do cabeçote de algumas tornados? Sei que dependendo do ano umas tem e outras não, Da tampa do cabeçote sai uma mangueira que entra nessa valvula depois sai duas uma grossa e outra fina, a grossa vai p/ a caixa de ar e a fina fica ligada a mangueira de vácuo do carburador.
Qual a funcão dessa valvula? Acredito ser de condensar o vapor do óleo do cabeçote e enviar p/ a dimissão do carbura novamente, correto?
Minha dúvida é a seguinte:
-1º Como estou usando carbura de sahara, não liguei essa mangueira mais fina no carbura, e não sei o que fazer c/ ela: tampar, ou ligar na mangueira do vácuo igual no carbura original.
-2º Porque algumas tem essa valvula e outras não
-3º pode-se isolar essa mangueira que sai da tampa do cabeçote já que algumas tornados não possui essa saida? Se fizesse isso o que aconteceria? Pois minha vontade era tirar essa valvula se desse. Que problemas aconteceriam caso isolasse essa mangueira da tampa, minha "TESE" é de que a pressão e o vapor gerado no cabeçote acabariam tendo que retornar pelas valvulas e ser admitido no cilindro,e esse vapor de óleo poderia fazer a moto "fumar" ou seja queimar esse óleo? Poderia prejudicar a lubrificação do cebeçote/comandos, já que causaria certa pressão no cabeçote? :roll:
PF da uma luz aí!! :mrgreen:
Qual a funcão dessa valvula? Acredito ser de condensar o vapor do óleo do cabeçote e enviar p/ a dimissão do carbura novamente, correto?
Minha dúvida é a seguinte:
-1º Como estou usando carbura de sahara, não liguei essa mangueira mais fina no carbura, e não sei o que fazer c/ ela: tampar, ou ligar na mangueira do vácuo igual no carbura original.
-2º Porque algumas tem essa valvula e outras não
-3º pode-se isolar essa mangueira que sai da tampa do cabeçote já que algumas tornados não possui essa saida? Se fizesse isso o que aconteceria? Pois minha vontade era tirar essa valvula se desse. Que problemas aconteceriam caso isolasse essa mangueira da tampa, minha "TESE" é de que a pressão e o vapor gerado no cabeçote acabariam tendo que retornar pelas valvulas e ser admitido no cilindro,e esse vapor de óleo poderia fazer a moto "fumar" ou seja queimar esse óleo? Poderia prejudicar a lubrificação do cebeçote/comandos, já que causaria certa pressão no cabeçote? :roll:
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- Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40
essa é uma válvula para o tal controle de emissão de poluentes, q fornece ar "puro" ao duto de escape durante o funcionamento. Não sou muito bom entendedor das reações químicas, mas acredito que não melhore o volume de gases nocivos emitidos, apenas disfarçe para que os aparelhos leiam dentro dos padrões exigidos.. é como vc jogar óleo em um rio, vc mistura ele com mais água e continua jogando, porém se pegar um aparelho para medir, ele vai acusar uma concentração menor.. bela jogada das fábricas....
Pode isolar as mangueiras, nada mais é que uma passagem de ar... ele é ligado diretamente ao duto de escape, não influencia em pressão de óleo ou algo do tipo..
Pode isolar as mangueiras, nada mais é que uma passagem de ar... ele é ligado diretamente ao duto de escape, não influencia em pressão de óleo ou algo do tipo..
Tais ligero né PF? Ta 24 hrs no ar :mrgreen: Todos essa perguntas foi pelo motivo do seguinte, depois de preparar minha moto ela ficou dando excesso na baixa: no acelerar e largar o acelerador ela estorava, chegava largar uma lingua de fogo, daí iamos desmontar pra trocar o gicle de baixa e chegou um fuçador de tornado e disse o seguinte: na minha acontecia o mesmo e isolei a tal mangueira do cabeçote e ela parou de estorar, entre desmontar o carbura e fazer um teste, optamos pelo teste da mangueira , nãio é que a moto paro de estorar???? Daí a dúvida, no que essa mangueira interferia que acabou diminuindo o excesso da baixa??
Mas hoje vou trocar o gicle da baixa pois ela ainda ta c/ sintoma de excesso: lenta um pouco irregular, e ela apaga de vez em quando tipo uma pequena engolida no arrancar a moto bem em baixa, se acelerar forte ela vai tranquilo sem falhas, a vela ta bem escura.
PF só fiquei meio grilado: Instalei o carbura amaciei na manha uns 30 kms depois fui pra pista acelerava forte por uns 10 min, deixava esfriar, depois mais uns 15 min, assim a tarde toda,
Essa semana notei que depois de andar uns 20 kms e chegar em cas entrar no patio devagar em 1ª ela dá umas tocidas de fumaça, na lenta e acelerando forte não cheira nada :roll:
Só notei que o nivel do óleo estava muito acima do máximo, então ontem tirei um pouco do óleo. Sera retentores de valvula (troquei todos e as guias de valvula tbm), por causa do excesso de óleo no carter, ou pela mangueira da tal valvula da tampa isolada???
Mas hoje vou trocar o gicle da baixa pois ela ainda ta c/ sintoma de excesso: lenta um pouco irregular, e ela apaga de vez em quando tipo uma pequena engolida no arrancar a moto bem em baixa, se acelerar forte ela vai tranquilo sem falhas, a vela ta bem escura.
PF só fiquei meio grilado: Instalei o carbura amaciei na manha uns 30 kms depois fui pra pista acelerava forte por uns 10 min, deixava esfriar, depois mais uns 15 min, assim a tarde toda,
Essa semana notei que depois de andar uns 20 kms e chegar em cas entrar no patio devagar em 1ª ela dá umas tocidas de fumaça, na lenta e acelerando forte não cheira nada :roll:
Só notei que o nivel do óleo estava muito acima do máximo, então ontem tirei um pouco do óleo. Sera retentores de valvula (troquei todos e as guias de valvula tbm), por causa do excesso de óleo no carter, ou pela mangueira da tal valvula da tampa isolada???
pera ae? essa valvula q o Gabriel disse nao tem ligacao nenhuma com o escape... ela liga a tampa de valvulas, a caixa de ar, e vai pro bura! essa q o PF tah falando eh outra! eh aquelas q comecaram a vira nas CGs apartir de 2006 se nao me engano! nao tenho certeza, mas nunca vi essa valvulas em TW/TONIS! acho q vc estao falando de coisas diferentes!
Tem sim. Ela entra pela tampa de valvulas e sai em um pequeno furo perto da valvula de escapamento, quando desmonta cabeçote da pra ver!APGUELFI escreveu:pera ae? essa valvula q o Gabriel disse nao tem ligacao nenhuma com o escape... ela liga a tampa de valvulas, a caixa de ar, e vai pro bura! essa q o PF tah falando eh outra! eh aquelas q comecaram a vira nas CGs apartir de 2006 se nao me engano! nao tenho certeza, mas nunca vi essa valvulas em TW/TONIS! acho q vc estao falando de coisas diferentes!
Ivan, agora não entendi: qual a moral dessa mangueira que vem da tampa da valvula (que vem de um furo da valvula de escape) e passando pela essa tal 'valvula condensadora" e depois dirige esses gases p/ a cx de ar p/ ser sugados pelo carbura novamente??? qual o beneficio desse processo? Pois meu preparador disse que o cabeçote melhor é aquele que não vem c/ essa saída, ou seja das tonis mais antigas, e porque quando se isola essa mangueira ela interfere ma mistura do carbura, empobrecendo principalmente na baixa??? :shock:
Essa válvula serve pra jogar ar frio no escape pra terminar de queimar a mistura q não queimou direito! Qdo se coloca escape esportivo a primeira coisa a se fazer é isolar! Qto as linguas de fogo cetramente é por falta e não por excesso! Mas antes de mexer nisso desligue a válvula colocando uma esfera dentro da mangueira q sai da tampa do cabeçote!
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