Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Galera, estamos preparando uma cg125 para arrancadas.. fiz o pistão para ela aqui na empresa, utlizando uma liga de alumínio especial, que já testei em outros pistões de twister 293cc.
O pistão tem 67mm e vamos ainda utilizar uma biela 14.5mm mais longa e aumentar 5mm o curso... hj vamos começar os trabalhos de cabeçote e fazer as cavas das válvulas no pistão.
Segue as fotos do bicho, vai andar com comando 290cc, cabura de falcon e metanol, taxa em 14:1
Fabrício escreveu:E em termos de durabilidade, claro q andando na rua...na mão de motoboy....o q vc acha?
é complicado.. terá alta taxa de compressão, a metanol, comando grande.. Devido ao combustível o aquecimento não será tão grande, talvez até menor que a gasolina..
só que na mão de motoboy.. xiii... nem idéia, talvez não dure nem um dia..heheheh
Fernando PF, voce mesmo que vai cursar? E o balanceamento voce faz tambem? Pode dar uma explicada como funciona o balaceamento de um virabrequim com 1 cilindro?
As CGs que vi cursada por aqui, todas vibram uma barbaridade, mas ninguem faz balanceamento após cursar. As que ficam boas são as que usam vira de Strada, porque dai não altera o balanceamento, só é feita a adaptação do magneto!
balanceamento só poderia ser feito com a biela no lugar, montado no cilindro, assim todas as forças de atrito e centrífugas estariam atuando.
A vibração também é fator resultante da inclinação da biela, assim como a transferência mais uniforme ou não, da força do pistão para exercer o momento no virabrequim, quanto mais inclinada fica a biela, mais baixo é o vetor força quando não paralelo ao sentido de rotação (seria mais fácil desenhar para entender). Por isso optamos por uma biela mais longa, a fim de diminuir a relação entre raio de giro e comprimento da biela, assim a inclinação dela, mesmo com 5mm de aumento de curso, ficará menor que original.
Fernando PF escreveu:balanceamento só poderia ser feito com a biela no lugar, montado no cilindro, assim todas as forças de atrito e centrífugas estariam atuando.
A vibração também é fator resultante da inclinação da biela, assim como a transferência mais uniforme ou não, da força do pistão para exercer o momento no virabrequim, quanto mais inclinada fica a biela, mais baixo é o vetor força quando não paralelo ao sentido de rotação (seria mais fácil desenhar para entender). Por isso optamos por uma biela mais longa, a fim de diminuir a relação entre raio de giro e comprimento da biela, assim a inclinação dela, mesmo com 5mm de aumento de curso, ficará menor que original.
Já vi que vc entende mesmo de motor. Essa da biela maior diminuir a vibração, foi usado pela GM nos motores 4.1. Os modelos 91/92 tem a biela maior pra corrigir uma pequena vibração durante a aceleração. Uma biela maior também força bem menos o pistão contra a parede do cilindro, o que é uma boa em termos de durabilidade...
PF, qual o tamanho da biela original? qual a relacao r/l original? em motos aquela historia de r/l abaixo de 0,3 tb eh valida? ou tem q ser ainda menor? como tu vai fazer pra colocar um vira com 5mm mais de curso e uma biela 14,5mm maior dentro desse motor? vai calçar o cilindro por baixo? quantos mm de calco? 20? :shock: o pistao eh mais baixo ( distancia pino-cabeca) q o original?
APGUELFI escreveu:PF, qual o tamanho da biela original? qual a relacao r/l original? em motos aquela historia de r/l abaixo de 0,3 tb eh valida? ou tem q ser ainda menor? como tu vai fazer pra colocar um vira com 5mm mais de curso e uma biela 14,5mm maior dentro desse motor? vai calçar o cilindro por baixo? quantos mm de calco? 20? :shock: o pistao eh mais baixo ( distancia pino-cabeca) q o original?
APGUELFI, no motor da CG não dá pra calçar em baixo porque subiria os balanceiros do comando. Tem que pegar uma camisa velha pra cortar e tirar um calço, e colocar por cima antes de encamisar.
Fernando PF, voce já usou uma biela mais longa num motor de Twister?