Preparação CG125

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Preparação CG125

Mensagem por Fernando PF »

Galera, estamos preparando uma cg125 para arrancadas.. fiz o pistão para ela aqui na empresa, utlizando uma liga de alumínio especial, que já testei em outros pistões de twister 293cc.

O pistão tem 67mm e vamos ainda utilizar uma biela 14.5mm mais longa e aumentar 5mm o curso... hj vamos começar os trabalhos de cabeçote e fazer as cavas das válvulas no pistão.


Segue as fotos do bicho, vai andar com comando 290cc, cabura de falcon e metanol, taxa em 14:1


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F_Barata
Ultra Membro
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Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

vai ficar um monstrinho, vai atualizando pra gente PF =D>
anjinho
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Registrado em: 14 Junho 2008 à13 13:19

Mensagem por anjinho »

Vai andar ou vai "avuar"?
Só por curiosidade,quanto sai uma preparação dessas?
Quanto tempo dura?
Abraço.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

biela 50
pistão 250
anéis 70
cilindro +- 100
m.obra virabrequim, pino +-100
alivio biela 30
Preparação de cabeçote 250,00
montagem - não definido.


Dura até quebrar...rsrsrs
anjinho
Membro
Mensagens: 332
Registrado em: 14 Junho 2008 à13 13:19

Mensagem por anjinho »

Vixe,muita garna em?
Uma preparação mais leve em um motor de xr 200 sairia mais ou menos o que?
Uso pra pista.
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Que cilindrada vai ficar?
Fernando PF
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Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

190cc
loko200
Membro
Mensagens: 247
Registrado em: 21 Março 2008 à47 20:14

Mensagem por loko200 »

Esse bura de falcon não vai ser muito???
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

vai não.. pode crer..
Fabrício
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Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

E em termos de durabilidade, claro q andando na rua...na mão de motoboy....o q vc acha?
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Fabrício escreveu:E em termos de durabilidade, claro q andando na rua...na mão de motoboy....o q vc acha?
é complicado.. terá alta taxa de compressão, a metanol, comando grande.. Devido ao combustível o aquecimento não será tão grande, talvez até menor que a gasolina..

só que na mão de motoboy.. xiii... nem idéia, talvez não dure nem um dia..heheheh
Ivan Luiz
Membro
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Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Fernando PF, voce mesmo que vai cursar? E o balanceamento voce faz tambem? Pode dar uma explicada como funciona o balaceamento de um virabrequim com 1 cilindro?
As CGs que vi cursada por aqui, todas vibram uma barbaridade, mas ninguem faz balanceamento após cursar. As que ficam boas são as que usam vira de Strada, porque dai não altera o balanceamento, só é feita a adaptação do magneto!
Fernando PF
Ultra Membro
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Mensagem por Fernando PF »

balanceamento só poderia ser feito com a biela no lugar, montado no cilindro, assim todas as forças de atrito e centrífugas estariam atuando.

A vibração também é fator resultante da inclinação da biela, assim como a transferência mais uniforme ou não, da força do pistão para exercer o momento no virabrequim, quanto mais inclinada fica a biela, mais baixo é o vetor força quando não paralelo ao sentido de rotação (seria mais fácil desenhar para entender). Por isso optamos por uma biela mais longa, a fim de diminuir a relação entre raio de giro e comprimento da biela, assim a inclinação dela, mesmo com 5mm de aumento de curso, ficará menor que original.
Ivan Luiz
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Mensagem por Ivan Luiz »

A propósito, essa biela que voce ai usar seria a da xlx250?
Fernando PF
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Mensagem por Fernando PF »

sim
loko200
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Mensagem por loko200 »

Fernando PF escreveu:balanceamento só poderia ser feito com a biela no lugar, montado no cilindro, assim todas as forças de atrito e centrífugas estariam atuando.

A vibração também é fator resultante da inclinação da biela, assim como a transferência mais uniforme ou não, da força do pistão para exercer o momento no virabrequim, quanto mais inclinada fica a biela, mais baixo é o vetor força quando não paralelo ao sentido de rotação (seria mais fácil desenhar para entender). Por isso optamos por uma biela mais longa, a fim de diminuir a relação entre raio de giro e comprimento da biela, assim a inclinação dela, mesmo com 5mm de aumento de curso, ficará menor que original.
Já vi que vc entende mesmo de motor. Essa da biela maior diminuir a vibração, foi usado pela GM nos motores 4.1. Os modelos 91/92 tem a biela maior pra corrigir uma pequena vibração durante a aceleração. Uma biela maior também força bem menos o pistão contra a parede do cilindro, o que é uma boa em termos de durabilidade...
APGUELFI
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Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

PF, qual o tamanho da biela original? qual a relacao r/l original? em motos aquela historia de r/l abaixo de 0,3 tb eh valida? ou tem q ser ainda menor? como tu vai fazer pra colocar um vira com 5mm mais de curso e uma biela 14,5mm maior dentro desse motor? vai calçar o cilindro por baixo? quantos mm de calco? 20? :shock: o pistao eh mais baixo ( distancia pino-cabeca) q o original?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

OBS: o PF eh PHODA msm! soh fã desse cara! :mrgreen:


OBS 2: e tem gente q ainda quer defender o polaco! :evil:
furia SM
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Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

APGUELFI escreveu:OBS: o PF eh PHODA msm! soh fã desse cara! :mrgreen:


OBS 2: e tem gente q ainda quer defender o polaco! :evil:
Ta vendo......................

Vai entender a cabeca do ser humano :lol: :lol: :lol:
Ivan Luiz
Membro
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Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

APGUELFI escreveu:PF, qual o tamanho da biela original? qual a relacao r/l original? em motos aquela historia de r/l abaixo de 0,3 tb eh valida? ou tem q ser ainda menor? como tu vai fazer pra colocar um vira com 5mm mais de curso e uma biela 14,5mm maior dentro desse motor? vai calçar o cilindro por baixo? quantos mm de calco? 20? :shock: o pistao eh mais baixo ( distancia pino-cabeca) q o original?

APGUELFI, no motor da CG não dá pra calçar em baixo porque subiria os balanceiros do comando. Tem que pegar uma camisa velha pra cortar e tirar um calço, e colocar por cima antes de encamisar.


Fernando PF, voce já usou uma biela mais longa num motor de Twister?
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