[Ajuda] Motor da Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

[Ajuda] Motor da Tornado

Mensagem por Trilha.Moto »

Primeiramente um Grande abraço a todos.

Comprei uma Tornado faz 5 dias é 2003 Kit 293 Athena.
Moto muito bem cuidada.
Peguei troquei o óleo sexta feira, sabado de manha fui fazer funcionar a moto, e um problema, a moto começou a fumacear muito, ate nao esquentar é uma fumaça de tapar a garagem. Esta me rendendo uma boa dor de cabeça.
Troquei óleo e filtro somente (1,5 Litros de Mobil).

No escapamento (original) nao tem nada de vestigio de oleo.

Reforçando antes de trocar o óleo a moto nao fazia nada de fumaça, o óleo nao estava tão feio.

Quanto ao combustivel, nao sei se tem algo haver, o ex-dono abastecia somente com Podium, na minha cidade nao tem, então optei por texaco com tecron.

Grato.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

vedadores de valvula ou aneis, na grande maioria das x são os vedadores de valvula de escape ou ande um bom tempo assim e quando não parar mais ai faça tudo de uma x.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

retire a curva do escapamento e olhe se tem algum vestigio de óleo na sede das valvulas, faça o mesmo com a vela.
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

rodpinheiro escreveu:retire a curva do escapamento e olhe se tem algum vestigio de óleo na sede das valvulas, faça o mesmo com a vela.
Vou verificar se à vestigio de óleo.
E se tiver vou abrir o motor para verificar e trocar o que precisar.

Abs.
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

rodpinheiro escreveu:retire a curva do escapamento e olhe se tem algum vestigio de óleo na sede das valvulas, faça o mesmo com a vela.
Tirei a curva de escape e a vela.
Ambas estao com vestigio de óleo, bem visiveis.
Na curva de escape tem uma marca de oleo por onde "escorreu".
A vela estava bem feia.

Dsd já Agradecido pela Ajuda.
junior speed
Membro
Mensagens: 49
Registrado em: 10 Maio 2007 à23 19:19

Mensagem por junior speed »

já montei kit athena e fuma msm qdo ta fria
a folga dele é muito grande
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

junior speed escreveu:já montei kit athena e fuma msm qdo ta fria
a folga dele é muito grande
É estranho pois antes de trocar o óleo a moto nao fazia nada de fumaça.
Espero que seja somente os vedantes.

Abs.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

minha experiencia:

tenho um kit atena com 11mil kms rodados...

a folga do kit q o junior speed citou, na verdade eh normal... eu comprei o pistao separado e mandei abrir a camisa original, deixando 0,04mm de folga, ou seja folga boa! parece-me q os aneis nao sao de boa qualidade, pois andei conversando com muita gente q usou esses kits athena e todos reclamavam da fumaca!

bom o meu fumaceou bastante ate os 2000 kms, acho q depois q os aneis assentaram bem diminui a fumacera!

uma vez tb aconteceu d na ocasiao da troca de oleo, o FDP q trocou, nao esgotou todo o oleo, e adicionou mais 1,5L... fazendo com q o nivel ficasse muito alto! no dia seguinte da trocar, qndo fui ligar a moto ela fumaceava igual DIESEL! tive q tirar parte do oleo, resolvendo o problema!


confere o nivel do oleo!

vedantes = retentores! :mrgreen: :wink:
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

APGUELFI escreveu:minha experiencia:

tenho um kit atena com 11mil kms rodados...

a folga do kit q o junior speed citou, na verdade eh normal... eu comprei o pistao separado e mandei abrir a camisa original, deixando 0,04mm de folga, ou seja folga boa! parece-me q os aneis nao sao de boa qualidade, pois andei conversando com muita gente q usou esses kits athena e todos reclamavam da fumaca!

bom o meu fumaceou bastante ate os 2000 kms, acho q depois q os aneis assentaram bem diminui a fumacera!

uma vez tb aconteceu d na ocasiao da troca de oleo, o FDP q trocou, nao esgotou todo o oleo, e adicionou mais 1,5L... fazendo com q o nivel ficasse muito alto! no dia seguinte da trocar, qndo fui ligar a moto ela fumaceava igual DIESEL! tive q tirar parte do oleo, resolvendo o problema!


confere o nivel do oleo!

vedantes = retentores! :mrgreen: :wink:
Verifiquei o nivel do óleo esta acima do maxino.
Foi o msm que o Cara fez adicionou 1,5L.
So para garantir o nivel certo de óleo é no meio dos marcadores de min. e max.! Certo?

Ja estava ficando preocupado pensado que fosse algo mais grave.


Abs.
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

o nivel do óleo deve senpre ficar no max para baixo com tolerancia até o min
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Excelentes dicas....E aí resolveu o problema?

Já q desmontou o motor...Logo abaixo da tampa do cabeçote, bem no centro, tem um furo e um anel de vedação alí (não me lembro o nome) mas sobe óleo por alí para lubrificar os comandos...veja se o anelzinho de borracha está lá?!?! Sem ele a moto fuma igual uma condenada... :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

deu certo entao? jah tinha criado um topico disso uma vez!
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

APGUELFI escreveu:deu certo entao? jah tinha criado um topico disso uma vez!
Tirei uma parte do óleo lixei a vela. msm quando funcionei ela fumaceou mas bem menos, andei bastante com ela isso na sexta. E ontem fiz ela funcionar de manha malemal deu uma fumada e parou coisa de segundos.

Peço desculpas pelo topico repetido, como me assustei com oque estava acontecendo, nem pensei no "pesquisar".

Fico muito agradecido pela ajuda.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

ok Trilha.Moto! estamos ai pra isso!

mas foi legal ( e ruim ao msm tempo) comfirmar esse "defeitinho" dos kits athena! sei q vendem aneis RIK nessa medida, entao pra quem for montar esse kit, as vesez vale apena gastar mais uma graninha e colocar aneis RIK! :wink:
Taffa
Membro
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto 2006 à11 08:52

Mensagem por Taffa »

APGUELFI escreveu:ok Trilha.Moto! estamos ai pra isso!

mas foi legal ( e ruim ao msm tempo) comfirmar esse "defeitinho" dos kits athena! sei q vendem aneis RIK nessa medida, entao pra quem for montar esse kit, as vesez vale apena gastar mais uma graninha e colocar aneis RIK! :wink:
Tenho uma TW com kit 293 e tive que trocar os aneis foi colocado os aneis RIK que o amigo mencionou resolvendo o problema.
Trilha.Moto
Membro
Mensagens: 40
Registrado em: 31 Julho 2008 à47 11:59

Mensagem por Trilha.Moto »

Mesmo vou ter que abrir o motor pois esta vazando óleo não sei se é a junta ou parafuso espanado, qualquer anomalia troco os aneis.

Abs.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Taffa escreveu:
APGUELFI escreveu:ok Trilha.Moto! estamos ai pra isso!

mas foi legal ( e ruim ao msm tempo) comfirmar esse "defeitinho" dos kits athena! sei q vendem aneis RIK nessa medida, entao pra quem for montar esse kit, as vesez vale apena gastar mais uma graninha e colocar aneis RIK! :wink:
Tenho uma TW com kit 293 e tive que trocar os aneis foi colocado os aneis RIK que o amigo mencionou resolvendo o problema.
pq teve q trocar? por desgaste? ou pq desde o comeco fumava demais? onde comprou e quanto pagou? vlw!
Taffa
Membro
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto 2006 à11 08:52

Mensagem por Taffa »

APGUELFI escreveu:
Taffa escreveu:
APGUELFI escreveu:ok Trilha.Moto! estamos ai pra isso!

mas foi legal ( e ruim ao msm tempo) comfirmar esse "defeitinho" dos kits athena! sei q vendem aneis RIK nessa medida, entao pra quem for montar esse kit, as vesez vale apena gastar mais uma graninha e colocar aneis RIK! :wink:
Tenho uma TW com kit 293 e tive que trocar os aneis foi colocado os aneis RIK que o amigo mencionou resolvendo o problema.
pq teve q trocar? por desgaste? ou pq desde o comeco fumava demais? onde comprou e quanto pagou? vlw!
Desculpe mas falei besteira, o anel que substitui o original Athena foi da Master que onde eu mandei trocar eles tinham em estoque, os aneis RIk foram no kit 245 na Xr 200 que eu tinham anteriormente.

Troquei pois fumaceava muito com o serviço deu +/- 190,00, tive olhando esse anel custa 140,00 com a troca resolveu o problema.

O original Athena estava senão me engano 50,00.

Eu desconheço Aneis RIK para kit 293 Athena, caso esteja enganado por favor me corijão. É oq me falaram quando eu estava a procura.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

no site na HPARTS vendia um RIK para o kit 293 athena, na epoca eu soh nao comprei pq achei meio absurdo o preco, 130 reais... mas se o da master eh 140 entao acho q vale mil vezes o da RIK! :mrgreen:
Taffa
Membro
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto 2006 à11 08:52

Mensagem por Taffa »

APGUELFI escreveu:no site na HPARTS vendia um RIK para o kit 293 athena, na epoca eu soh nao comprei pq achei meio absurdo o preco, 130 reais... mas se o da master eh 140 entao acho q vale mil vezes o da RIK! :mrgreen:
Com certeza vale bem mais, tinha pensado em comprar o original athena, mas o mecanico alertou que as chances de para de fumacear eram minimas. Ae ele falou desse da master ae mandei bala, ate hoje ta blza.

Procurei por tudo e não encontrei esses da RIK, se eu tivesse encontrado com certeza teria colocado.

Se alguem souber onde tem esses aneis da marca RIK tem 1 amigo trilheiro que esta precisando substituir os aneis e outro que comprou um Kit athena e quer instalar com os aneis RIK.

Abs.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem