Acerto Carburador da Tornado no Alcool

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Acerto Carburador da Tornado no Alcool

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal como taxei minha toni pra 12:1, na gasolina ficou meio complicado pra trilhas, esquentou demais, então esse domingo na praia resolvi passar ela pro alcool, passei das 9 da manhã até as 5 da tarde e não consegui deixar no ponto, perdi o dia enteiro de praia fuçando no carbura ](*,)

Sintomas: A moto engole na arrancada, e depois que entra a alta ela vai bem, na lenta acusa mistura rica, mas ao 1º toque do acelerador a mistura empobrece (hora da engolida) depois enrriquece e vai forte até o fim.
Me parece ser uma falta na transição da baixa pra média, ou seja, o gicle de alta deveria entrar mais cedo correto? Como posso resolver? acredito que tenha que levantar a agulha e afina-la p/ entrar mais alcool nessa faixa.
Pela manhã ficou ruim pra pegar, acredito que de pra aumentar um pouco o gicle de baixa, mas como no ralmeter a lenta já esta acusando mistura rica demais (ultimo led verde) ficaria c/ uma lenta muito rica, o que contaminaria o óleo, resolveria parcialmente essa engolida da baixa pra alta, mas piora ainda mais o sintoma abaixo:
Ela fica na lenta por uns 10s depois cai a rotação e apaga, só deixando a lenta bem alta pra não apagar, sera nível de boia? O nivel esta rente a junta da cuba, deixamos assim devido a falta que dava no metanol, não chega a vazar pelo suspiro, mas fica no limite. Isso pode causar esse sintoma?

Quem tem alguma dica pode postar aí. Obrigado!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

coloca um pouco de gasolina junto.. esse sintoma ocorre principalmente pq não possui aquecimento no coletor.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Aumente o curso do diafragma injetor.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Fernando PF escreveu:coloca um pouco de gasolina junto.. esse sintoma ocorre principalmente pq não possui aquecimento no coletor.
O coletor sendo aquecido por fora ja basta??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

quantas voltas tah no parafuso?

essa falta na transicao eh ajuste dah agulha! arruma uma outra sede na medida original e faz um furo maior na parte de cima, como se fosse fazer um rebaixo na sede! pega uma agulha 0,2mm e entra com ela na sede soh uns 1,5mm! eh como se vc tivesse calcando a agulha em 1,5mm! ai, se precisar levantar mais ainda a agulha (eh provavel q sim) vc usa calcos na agulha! falei pra fazer assim pq dificilmente vc vai conseguir calcar mais do q 2mm a agulha, e pra usar alcool vai precisar calcar bastante!

nao precisa afinar a agulha e nem aumentar o furo da sede! jah tentei isso umaq vez e nao ficou bom! eh melhor calcar msm q vai ficar ok! nao minha moto eu uso 2mm de calco, mas eu tenho uma agulha (na sei de q moto eh) q a parte conica eh bem menor q a original... ela eh mais "rica"... eh como ela tivesse mais calcada!

essa dica do PF tb eh legal... eu uso de 15 a 20 % de gasoba... fica bem melhor pra pegar e fica melhor tb a lenta como o PF disse!

eh normal a lenta ficar bem rica! acima de 840mV eh normal!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

VIXXXX, agora q eu lembrei, o bura dogabrielpm nao eh a vacuo neh!?!?!?!?!? foi maus! :oops: :lol: :oops: :lol:


levando em consideracao q o bura eh mecanico, o q o XAXIN falou faz mais sentido!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

"Aumente o curso do diafragma injetor" Como assim????
O meu bura é o da Sahara 350, ele é a vácuo só que abre o pistonete até meio junto c/ a borboleta, ao contrário do carb. orig da toni, que abre 1º a borboleta depois o pistonete abre pelo vácuo

O pior ta sendo ela apagar sózinha, ela fica uns 10 s na lenta ótima depois cai até morrer e apagar o que causa esse sintoma???
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pois entao leve em consideracao o q postei primeiro! eu achei q o seu era mecanico!

o problema da transicao resolve regulando a agulha!

a lenta de moto 100% alcool eh meio ruim msm! com o nivel de boia correto e gicle no tamanho ideal dah pra conseguir uma lenta razoavel, mas se adicionar uns 20% de GAS fica show!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

APGUELFI, mesmo os buras a vácuo não deveriam ter injetor? o único bura de moto que conheço "bem" é o da minha xlx. Nos de carro todos tem, seja através de diafragma ou pistão injetor.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Na seção de Manuais, em Manuais Técnicos Diversos tem um manual de mecanica da Honda que explica bem como funciona os carburadores mecanicos e a vacuo! Pra quem gosta de ler tá dada a dica.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xaxim, eu tb mnao conheco muito de caruradores, mas os a vacuo (toni/tw/falcon) nao tem esse injetor! injetor eh aquilo q "esquicha" um pouco de GAS quando vc movimenta o aacelerador nao eh?!?!?!?
os de moto a vacuo q eu conheco nao tem isso nao! mas se tivesse seria uma boa, pois pra rodar com alcool esse injetor ajuda muita pra dar partida! o o bura do meu carro (ele eh a alcool) tem injetor, e msm no frio ele pega facil se der umas "bombadas" no acelerador!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal, perdi a paciencia com o carbura de sahara no alcool :evil:
Parti p/ o keihin mecânico da KX250 2T, parece bem mais facil de regular, a lenta é ótima vc empobrece ou enriquece a lenta apenas girando o parafuso do ar que ao contrário do da sahara, é do lado bem fácil de regular, mas tive vários outros problemas:

A agulha não tava vedando bem, jogava alcool fora direto pelo suspiro,independente do nivel de boia, tive que fazer um acentamento na sede da agulha, parece que resolvi, depois de ter jogado quase um tanque de alcool fora durante a noite #-o , tive que adaptar o cabo do acelerador e comprar um punho rápido pois o da tornado tinha que dar quase uma volta completa pra puxar o pistonete até encima, como tive que levantar a agulha não dava pra puxar o pistonete até encima pois a agulha saia da sede e encavalava trancando c/ o motor na soca, sem falar que as bocas do carbura são um pouco diferentes p/ adaptar nos coletores que antes eram p/ o carbura de sahara
depois de todas as adaptações e 03 dias inteiros encima de 02 carburadores, me falta coragem de fazer o teste se realmente ficou bom, pois to pu.. da vida, torama Deus que agora de certo! Até o fim da tarde vou testar e posto o resultado.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Boa Sorte! :lol: :lol: :D
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Resultado :evil: O carbura só me encomodou, deu uma lenta ótima pegada muito forte, só que trancava pistonete e dava falta na cuba mesmo regulando nivel de boia.
Voltei pro meu de sahara na gasoba memo, nem que derreta td, já perdi a paciencia #-o e antes que os parafusos da minha moto espanem a rosca de tanto montar e desmontar carburador.

Meu medo é o aquecimento, pois to achando que não vai dar pra fazer uma trilha ou pista c/ essa taxa na gasolina, to achando que vai esquentar demais, ou esperar o inverno chegar :cry:

Só da mais uma acertada pra correr no metanol no dia 15 de fevereiro e deu, já que tenho os gicles prontos, só não testei c/ a nova taxa.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

tenta aproveitar um pouco a motoca do jeito que está e deixa pra resolver isso depois, se ñ vc vai fritar a cabeça e vai desanimar..
mas ñ desiste!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

gabrielpm escreveu:Resultado :evil: O carbura só me encomodou, deu uma lenta ótima pegada muito forte, só que trancava pistonete e dava falta na cuba mesmo regulando nivel de boia.
Voltei pro meu de sahara na gasoba memo, nem que derreta td, já perdi a paciencia #-o e antes que os parafusos da minha moto espanem a rosca de tanto montar e desmontar carburador.

Meu medo é o aquecimento, pois to achando que não vai dar pra fazer uma trilha ou pista c/ essa taxa na gasolina, to achando que vai esquentar demais, ou esperar o inverno chegar :cry:

Só da mais uma acertada pra correr no metanol no dia 15 de fevereiro e deu, já que tenho os gicles prontos, só não testei c/ a nova taxa.
se vc tah com medo de aquecimento, regula pra 50/50 alcool/gasoba, vai ser mais facil de acertar e vai t dar uma margem de seguranca boa!

e regulagem eh assim msm! principalmente pra quem nao tem tanta experiencia! jah falei pro nosso amigo RODRIGOJTI, quando fui passar pra alcool perdi muitas e muitas horas mexendo na moto! desmoontei a moto umas 30 vesez pelo menos! eh assim msm, tem q ter paciencia!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem