Taxa tirando junta.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Taxa tirando junta.

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,

Alguem saberia me dizer, se ao invés das 3 laminas da junta do cabeçote usassemos apenas 1, pra quanto a taxa subiria?
motor de 200cc com taxa original de 9.5:1
Estava querendo rebaixar, mas estou com pena...a moto só tem 6 meses...por isso pensei em diminuir a junta.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Eu costumo usar esse site para fazer cálculos rápidos http://www.rbracing-rsr.com/calculations.htm

Bom, tirar a junta não deve aumentar muito a taxa, porém o que já ví ser feito é usinar o bloco para a colocara de um o'ring e praticamente elimar o espaço entre o bloco e o cabeçote.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pra calcular precisaria saber tb o diametro, curso do vira e a espessura das laminas da junta!

apesar de muita gente aki falar q nao eh recomendavel, meu mecanico faz isso em muitas motos, ele prepara motos pra diversas categorias ( copa H6, SM, etc...) e ele diz que nao vaza!

se fosse na tooni/tw, tirando duas juntas a taxa iria de 9,3 pra 9,9:1...
jah eh alguma coisa!
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Olá pessoal,

Fui nesse site...
http://www.carroesporte.com.br/forumce/ ... ic=12098.0

Só falta agora descobir a espessura de 2 juntas...fazendo uma simulaçao chutei um valor de 0,3mm e deu uma taxa passando de 9,4:1 para 11,98:1.
Alguem sabe qual a espessura da junta?

O diametro do meu cilindro é de 66mm e o curso é de 58,2mm.

Um pistão mais cabeçudo tambem aumentaria a taxa...alguem conhece um pistão de 65,9mm que talvez service?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

considerando q:

diametro = 66
curso = 58,2
cc = 199,11
taxa = 9,4:1
camara de combustao = 23,704cc
espessura da junta = 0,3mm
quantidade de juntas = 3


caso retire 2 juntas a taxa iria pra 10,2:1!

acho pouco provavel q tenha 3 juntas de 0,3mm cada! ou teria 3 juntas de 0,2 ou 0,25mm cada... ou entao 2 juntas de 0,3mm!
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Apguelfi...não medi as juntas, eu apenas chutei esse valor de 0,3.

Pelos calculos desse link que postei, minha camara teria 20,18. Qual a fonte de onde voce calculou 23,70?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

199,11 + V = 9,5
__________
V

V =volume da camara

O Andre só errou na taxa que ele colocou 9,4 e segundo o primeiro post é 9,5. Logo o resultado seria 23,42.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Acho que a melhor solução seria um pistão cabeçudo, porque se for rebaixar pra dar uma taxa boa vai dar problema com a correte de comando.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

putz.. está com pena do que?? já vai abrir o motor mesmo.. mete taxa.

Não vai notar diferença tirando as juntas.. permaneça com a junta original sem alterar o squish e aumente a taxa rebaixando o cabeçote.. se quiser mexer no squish tire no cilindro (cuidado com o pistão pegando no cabeçote);
gsbart
Membro
Mensagens: 74
Registrado em: 25 Outubro 2006 à18 22:42

Mensagem por gsbart »

Eu sou mais a favor de tirar no cilindro, normalmente a substituição no futuro é mais facil e mais barata caso ocorra algo...

Fernando pode explicar este lance de squish??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

gsbart, dah uma procurada q tem um topico do pessoal falando do squish!

Ivan Luiz, num post ele colocou 9,4 e no outro 9,5! mas se fosse 9,5:1 a taxa iria pra 10,32:1... isso levando em consideracao q supostamente a junta teria 0,3mm!

minha opniao:
se sao tres juntas, entao deixa duas, e tira no cabecote! ai vai precisar descobrir quanto dah pra tirar no cabecote sem prejudicar demais o tensionamento da corrente de comando!
Paulo
Membro
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Setembro 2004 à47 12:55

Mensagem por Paulo »

xaxim escreveu:
Bom, tirar a junta não deve aumentar muito a taxa, ....
Oi Xaxim
Temos esta impressão, mas eu vi um caso prático ao contrário. Meu colega colocou uma junta a mais pra amansar a moto e deu certo.
Deve mudar bem a taxa, pelo que vi
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

Paulo, isso depende muito do motor e da também da taxa de compressão originial dele.. pegando o caso de uma tornado, por exemplo.. se for para tirar duas lâminas (0,5mm no total), nem perco tempo para abrir o motor, a taxa aumenta pouco.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Fernando PF escreveu:putz.. está com pena do que?? já vai abrir o motor mesmo.. mete taxa.

Não vai notar diferença tirando as juntas.. permaneça com a junta original sem alterar o squish e aumente a taxa rebaixando o cabeçote.. se quiser mexer no squish tire no cilindro (cuidado com o pistão pegando no cabeçote);
Fernando, estou com pena por que o motor é novo...zerinho...he he he. Se mexer na junta resolvesse eu ficaria com essa opção...é menos traumatica...pois sabe-se que é reversivel.
A opção de um pistão cabeçudo tambem é boa pois tambem é reversivel.
Até quanto posso tirar no cabeçote sem dar problema na corrente de comando?
Quero melhorar a taxa pra andar no alcool, mas tentando evitar alteraçoes drasticas...não é pra competição é pra uso diario.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

mais pra que iria reverter! caso a taxa fique muito alta pra rodar com gasoba eh soh colocar umas juntas a mais, ou ate calcar o cilindro por baixo!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

sandro_ventania escreveu:
Fernando PF escreveu:putz.. está com pena do que?? já vai abrir o motor mesmo.. mete taxa.

Não vai notar diferença tirando as juntas.. permaneça com a junta original sem alterar o squish e aumente a taxa rebaixando o cabeçote.. se quiser mexer no squish tire no cilindro (cuidado com o pistão pegando no cabeçote);
Fernando, estou com pena por que o motor é novo...zerinho...he he he. Se mexer na junta resolvesse eu ficaria com essa opção...é menos traumatica...pois sabe-se que é reversivel.
A opção de um pistão cabeçudo tambem é boa pois tambem é reversivel.
Até quanto posso tirar no cabeçote sem dar problema na corrente de comando?
Quero melhorar a taxa pra andar no alcool, mas tentando evitar alteraçoes drasticas...não é pra competição é pra uso diario.

Sempre é reversível, basta posteriormente colocar uma junta a mais em baixo do cilindro, entre o bloco e o cilindro :wink:
rodpinheiro
Membro
Mensagens: 599
Registrado em: 29 Março 2008 à34 21:06

Mensagem por rodpinheiro »

Eu comprei uma tornado no leilão com doc ok (anunciei o quadro dela aki no LM) e levei ela ontem no mx para dar uns pulos com ela só pra testar, o antigo dono dela tirou a junta do kbçote e colocou com cola bem porcamente, só dei 1 volta na pista e ela começou a mijar óleo pelo mesmo, joguei ela de qualquer jeito dentro do carro emporcalhando tudo e peguei a cr. Resumindo, retirar a junta do cabeçote e colocar com cola é trabalho de porco não aconcelho nem desmontar a junta deixando com 1 lamina só não da resutado algum perceptivel. Rebaixe o cabeçote mesmo faça um trabalho em seus dutos e seja feliz, quando for vender a motoca a pessoa que comprar não vai perceber visualmente o trabalho feito, somente quando andar e olhe lá ainda.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Qual é a compressão máxima que posso usar sem comprometer seriamente a vida util do motor?
Se é pra rebaixar, vamos fazer o melhor, certo?!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Quem sofre mais com taxas altas é o bendix do motor de arranque.

Pra rodar na gasolina qualquer coisa entre 9,5 e 10 já é uma taxa alta, pra alcool é bom começar com pelo menos nos 12:1.

Pistões cabeçudos aumentam bem a taxa, porém afetam muito a limpeza dos gases queimados, o que em altas rotações trás certas perdas.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

trabalho em torno de 11 a 12:1 e não tenho problemas com a partida.. o único que me deu problema foi um 370 da romaq.. tem 14 de taxa e quebra a partida mesmo..

tb não uso pistões cabeçudos... já notei essa diferença de desempenho.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem