Corrente de comando da XT na XR

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Corrente de comando da XT na XR

Mensagem por Cassius »

Aos mestres da preparação, pergunto: o que poderia acarretar se eu usar a corrente de comando da xt600 na tornado, sendo que ela tem o mesmo passo? Pode haver alguma influência negativa na performance, visto que é mais reforçada?
Racer143
Super Membro
Mensagens: 1134
Registrado em: 05 Abril 2005 à27 21:44

Mensagem por Racer143 »

Bão Cassius? Eu creio q não ficaria bom a não ser q se troque as engrenagens tbem! Mas dai vaiter q fazer inumeras adaptações! Qto ao desempenho na teoria perderia-se um pouco mas na pratica deve ser quase q imperceptivel!! Será q vale a pena??
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Bão messs, Renato! Na verdade eu já estou andando assim a 3 mêis. Realmente tivemos que abrir um pouco a passagem no cilindro e passamos a faca na guia, mas se durar, pelo menos resolvemos o problema de corrente de comando que, no meu caso, tinha que ser trocada frequentemente. Se vale a pena, a bem da verdade, não sei pq estamos em teste. Por isso é que estou perguntando se há, na teoria, algum grande empecilho, pq na prática, como bem disse vc, não estou notando diferença. Mas sabe como é, algumas cabeças a mais pensando é sempre melhor.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Aí Cassius, se vc já tá usando e tá tudo certo é porque ficou bão! A questão é ver só a durabilidade agora! :wink:
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Mensagem por lagatixa »

Bicho... a corrente é masi grossa, vai agregar massa girante, então em consequência terás uma perda, pequena, mas há.

Agora vamos conversar melhor sobre o assunto: Será que o problema era realmente a corrente de comando se gastando rapidamente ou o acionador do tensor que?

Eu quando comprei essa moto sabia muito pouco de mecânica e tive que trocar a corrente de comando original porque estava batendo ao mando do mecânico alegando que era ela. Coloquei uma nova da Cam Chain, a qual após uns 3 ou 4 meses começou a bater também mas aí o mecânico disse que eu comprei uma corrente peba, mas eu fui fazer uns testes e vi que ainda tinha corrente para se usar, daí mesmo assim achei que era normal, seguindo a orientação do mecânico e agora coloquei uma DID. Cara... depois de mais 3 meses começou a bater aí eu me liguei que podia ser outra coisa. Cheguei a pensar que as engrenagens gastas causariam o desgaste prematuro da corrente, mas eu ainda continuei sismado com o tensor. Até que depois de muito fuçar descobri que existia o da Plasmoto e resolvi fazer uns testes no meu, testes bolados por mim mesmo e cheguei a conclusão que joguei no lixo duas correntes ainda em condições de uso. Resultado, comprei o bicho da Plasmoto e nunca mais tive dor de cabeça. E acabou aquele dilema que alguns mecânicos diziam que para a corrente de comando durar não se deveria usar freio motor e dar cacete, subir giro etc e tal.

Agora o cacete come virado na porra!!!

Então... dá uma olhada direito no teu sistema aí para saber o por quê de estar trocando corrente à toa porque não é normal de forma alguma e mesmo que seja uam corrente de R$ 30,00 ela deve durar pelo menos 10000km. O desgaste inicial para acomodação dos elos é rápido mas depois disso o desgaste passa a ser mais lento e terá muito uso ainda, aí o problema é que depois do meio do acionador pra lá, a mola com menor pressão cede a vibração da corrente. É o mesmo esquema da Tornado, teste direito isso daí pra não colocar uma corrente mais pesada sem necessidade, o motor quanto mais aliviado melhor.

Eu sinceramente não recomendo uma corrente mais larga porque ela vai ficar sambando em cima das engrenagens, de repente isso pode causar um desgate nas mesmas. Corrijam-me se eu estiver errado.
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Pois é, Lagatixa, vc tem razão. O fato é que já estava usando o plasmoto e agora não sei quem foi que curou a doença. A verdade é que o meu mecânico é também meu amigo e instalou essa corrente da XT e nem me falou nada (muito menos cobrou, né!), só que isso tem o lado da cobaia (eu, no caso!) e é por isso que estou na dúvida. Agradeço as informações.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Pra mim isso foi novidade...Se bem q tem muita coisa q eu acho novidade..hehehee....
Eu estive lendo e analisando o q poderia dar de errado...Como o lagartixa explicou muito bem....a primeira coisa q visualizei foi o peso da corrente....Só para vc ter uma idéia, os pilotos de MX q usam a toni, desgastam o magneto em alguns milímetros, e apenas com isso, eles já conseguem q moto fique um pouco mais "explosiva"....Eu acho, veja bem, eu acho q, como a corrente está ligada entre o vira, e os comandos, ela possa dexar o conjunto um pouco mais "pesado"...Claro q não deve ser uma coisa absurda...mas se a transmissão da moto já dá diferença, imagina a corrente de comando????

Se fosse para estragar com certeza já teria acontecido...Como já fazem 3 meses q vc está usando essa corrente...acho q ela é compatível....a questão agora é ver o q o espaçamento lateral maior dos elos causará na engrenagens... :wink:

OUtra coisa....a corrente de comando da XT600 paralela está saindo em torno de R$130,00 a paralela....e a original deve estar saindo por volta dos 350 contos...Agora pergunto: - Será q vale a pena???

Eu não sei..mas o Cassius vai dizer pra nós...hehehheee....

Teste aí Cassius...e vá analisando....qualquer coisa avise-nos...ok?!?!! :|
Cassius
Membro
Mensagens: 102
Registrado em: 31 Maio 2005 à54 16:13

Mensagem por Cassius »

Ok Fabrício, se não der certo vcs vão saber...rs... e por falar em teste, vou postar mais um, daqui a pouco (...quem mandou me dar corda!!!) que provavelmente será novidade também prá bastante gente: cachimbo de vela integrado com bobina.
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Ae galera esta história de corrente do comando dando pau, para mim é novidade, nunca me encomodei com o da minha, somente começou um crek crek no cabeçote era o esticador, troquei e ficou beleza... as XL 250 e 350 davam problema de corrente do comando, mas eu acho que foi superado na tornado.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem