Meu Athena Explodiu!!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Meu Athena Explodiu!!

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal é com pesar que dou essa notícia drastica: Ontem meu pistão athena 293 foi pro espaço, explodiu, só ficou o pino da biela, resultado R$900 de preju. :cry:
Não Culpo o Pistão, minha tese é: Devido o comando muito bravo tivemos que cavar demais as cavas do pistão, acredito ter comprometido a resistencia do mesmo, aliada a alta taxa (12:1) e gasolina, o pistão não resistiu

O que quebrou: Pistão, saia da camisa, 4 valvulas tortas (não degolou nenhuma)

Vou er que trocar: 4 valvulas, encamisar, pistão e aneis, biela que já estava c/ uma folguinha, abrir a carcaça p/ o novo pistão, e torcer pra que nenhuma engrenagem da cx ter quebrado.
A mer.. é que não tenho o pistão athena p/ reposição imediata, vou colocar um kit 330 pois sábado vai ter que estar redonda pra corrida.
E dale correria.
Mais tarde posto as fotos do estrago.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

! puts! q merd@!

quanto foi q aumentou as cavas?

quando tava usando gasoba ela tava grilando?

devia ter usado meio-a-meio alcool gasoba! :sad:
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Uiiiiiiiiiiii
Eu não apostaria nas cavas. Já vi pistão original que foi afundado tanto que furou. Deram um pingo de solda por dentro e usaram sem mais problemas. Já me aconteceu de quebrar e ficar só o pino ná biela, mas era 220 pra Strada, e a marca do pistão era Dablio.
Eu acredito que é a qualidade do pistão mesmo, se fosse detonação deveria quebrar canaleta! O Fernando PF já comentou em algum tópico que o pistão athena de reposição não é forjado como o que vem em no Kit Athena!
Meus pesames! :sad:
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

As Cavas foi bastande não sei o quanto, mas não estava grilando, a mistura era bem rica pelo ralmmeter, o CDI na faixa original.
O pistão esfarelou por completo....

Estava de 5ª p/ 6ª marcha uns 130 km/h #-o
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

seu pistao era kit? ou reposicao?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

FuSoYa escreveu:gabrielpm,

Pq não coloca uma pistão Wiseco 285 ao invés desses athena ? :roll:

FLWs
Onde tem? :roll: :idea:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Não pode me adiantar preço? :oops: :oops: :oops: :oops: :mrgreen:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

eita.. que estranho.. no metanol??

Levamos para Erechim no sábado a noite a motinha com athena293cc e metanol.. aquela com 10000km nesse kit já..

Depois de acertado com metanol no sábado a tarde ela deu show na prova a noite..

Na categoria dela trouxe a primeira colocação. Na categoria força livre ficou com o terceiro lugar.. sendo a única 250cc a participar desta, competindo com uma gsxf750. As outras motos eram RD135 e as protótipos, com chassis alongados e preparações loucas. Cegou uma hora que ela teve que largar sozinha, pois as RD´s desligaram seus motores e não quiseram alinhar com a 4T...hehehe

A arrancada era na terra batida, com faixas de concreto e asfalto intercalados (loucura).. Arrancava patinando muito, deixava um risco no chão.. fez 9,077s de tempo. A GSXF750 fez 8,2s.

Amanhã ela recebe os 296º e outro cabeçote com nova preparação (válvulas continuarão as originais). Nesse momento estou taxando o bixo.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

FuSoYa escreveu:gabrielpm,

Pq não coloca uma pistão Wiseco 285 ao invés desses athena ? :roll:

FLWs
Não tem o mesmo desempenho.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Fernando PF escreveu:
FuSoYa escreveu:gabrielpm,

Pq não coloca uma pistão Wiseco 285 ao invés desses athena ? :roll:

FLWs
Não tem o mesmo desempenho.

pode ate nao ser a msm coisa, mas deve ficar muito proximo, e deve ser bem mais resistente! aguenta mais taxa e tals! sei lah!
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

APGUELFI escreveu:
Fernando PF escreveu:
FuSoYa escreveu:gabrielpm,

Pq não coloca uma pistão Wiseco 285 ao invés desses athena ? :roll:

FLWs
Não tem o mesmo desempenho.

pode ate nao ser a msm coisa, mas deve ficar muito proximo, e deve ser bem mais resistente! aguenta mais taxa e tals! sei lah!
Aí quando vc vai para uma prova... vc pode chegar muito próximo :lol:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Huahuahau sacanagem Fernando! :lol:
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

gabrielpm, minha tese para a quebra até não é a questão das cavas do pistão.

Vc rodou várias vezes com o motor dando falta, isso gera trincas e a um prazo mais longo a quebra..

Um cliente meu veio de SAnta Rosa a Passo Fundo com um kit novo, caburador de importada (40mm), disse que na estrada deu falta várias vezes, estava com garupa e rodando na faixa de 140/150km/h.. chegando próximo a cidade a moto perdeu rendimento... rodou mais 2 dias e quebrou.. as canaletas quebraram.. mais um pouco o pistão ia pro espaço inteiro.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Seguinte, consegui um kit semi novo, um 293 Romaq forjado por barbada: R$ 300. Pistões/anéis/camisa c/ cilindro. O kit fez 5 trilhas, conheço a procedencia, é de um amigo que tirou pra vender a moto, meu mecânico e eu revisamos o kit ta o KM.
Como preciso a moto pra sábado (corrida) ou é esse ou o pistão de Falcon (que não estou afim de usar)
Entrei em contato c/ a Romaq e pelo visto os kits deles são bem vistos aqui no sul, principalmente por serem forjados.
Os anéis p/ reposição custam 70,00, já pistão e anel 350 e o kit completo 720,00

No site tem bastante coisa e pelo jeito eles são pioneiros nos kits cursados e forjados, devem ser de boa qualidade, melhor que o Athena de reposição pelo menos.
Caso o meu venha fumar é só encomendar os anéis por 70,00
Acho que vai ser a melhor saída nessa hora, já que pra conseguir os Athena aqui no sul, demora um pouco

Fernando PF vc já ouviu falar desse 293 romaq? O pistão já vem c/ as cavas bem fundas p/ os comandos bravos (meu caso) o problema é que ele não é chato como o Athena.
Liguei na Romaq eles me falaram que a taxa desse kit é de 10 a 10,5 dependendo do estado do cabeçote.
Como taxei o cabeçote em 1 mm, a taxa já estava no limite de 12:1, (c/ o pistão Athena)
O que posso fazer?Se montar assim a taxa deve ficar c/ uns 13 a 13,5:1 acredito. Baixar essa cabeça do pistão no torno seria uma opção, ou colocar mais juntas pra destaxar um pouco. A cabeça é pouca coisa maior tipo uns 0,5mm a 1mm considerando o topo sendo que as cavas são bem fundas tipo os pistões viseco.
Preciso realizar esse serviço ainda hoje.
As sugestões são bem vindas, e quem já ouviu falar desse pistão posta aí.
Vou tirar umas fotos e postar, talvez a noite.

Valeu a força galera
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

tenho um kit 370cc da romaq cursado para venda.. o pistão realmente é muito bom, esse kit estava com 14:1 de taxa.. só rodou no metanol.. acho que não chega a ter 4 horas de uso.. o dono tirou da moto pq o banco vai confiscar dele. 8)

Pode meter esse pistão sim, é bom... o que não achei legal foi o acabamento dos comandos, e a biela deles não aguenta muito no alojamento do pino.. folga fácil.

Os anéis são de corsa mesmo.
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Valeu PF pela dica se os anéis do kit 293 forem os do corsa, posso comprar pela minha loja já que saí em torno de 55,00 o jg de 4. Vou tirar o pistão da camisa e medir os anéis os de corsa eu sei a medida são 1,2/ 1,5/ e 3 mm, vou comparar e postar aqui, se serem até é melhor pois posso comprar os anéi cofap!

A dúvida agora é sobre a taxa o que devo fazer, pois quero deixar c/ uns 12:1 novamente pra poder andar na gasolina.
Creio que pelo pistão ser forjado aguente mais. Acho que vou optar pela retirada na cabeça do pistão e deixa-lo da altura do athena, a diferença é minima, mas não quero arriscar em deixar a taxa mais que 12:1 pra gasola.
Sua tese tem fundamento sobre a falta, pois naquele vuco vuco de acertar no alcool e troca de carbura, devo ter biliscado varias vezes na falta #-o e pode ter trincado o pistão, seria o mais provavel.
Igor_Ruiz
Membro
Mensagens: 465
Registrado em: 04 Novembro 2007 à50 15:42

Mensagem por Igor_Ruiz »

ui, ficou salgado em!
gabrielpm
Membro
Mensagens: 195
Registrado em: 15 Maio 2007 à31 12:29

Mensagem por gabrielpm »

Pessoal quemjá colocou juntas a mais no cilindro pra diminuir a taxa? Pelas minhas contas o pistão Romaq aumenta em torno de 0,5mm a mais que o athena de taxa, mais o 1 mm que tirei do cabeçote, pelas contas minha taxa ficaria em torno de 13,29:1, mas como quero rodar na gasolina depois(metanol nas corridas) assim não vai dar. medi a junta do cilindro e me parece que tem 0,3 mm, se eu colocar 3 juntas (diminuo 0,6mm) que deixaria a taxa em torno dos 12:1 como antes. Não tem problema de vazar óleo ali por baixo?
gersomluis
Membro
Mensagens: 17
Registrado em: 20 Novembro 2008 à30 21:17

Mensagem por gersomluis »

pessoal ,aqui na minha regiao os kits da romaq são muito usados nas tornados de cross , as motos ficam muito confiaveis
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

gabrielpm, a taxa do athena (sem mexer em cabecote, soh colocando o kit) eh de 10,8:1... se vc disse q esse da romaq original eh 10/10,5 significa q se vc montar desse jeito nao vai chegar nem nos 12:1 q jah estava!

meu preparador tava com uma moto lah q corre um campeonato se SM de nao sei q lugar... ele usava bura de falcon, comandos, cabecote preparado, e... kit romaq 370 cursado (esse do PF), a moto era muito forte! o preparador disse q o kit era muito bom! mas depois o cara comprou um wiseco 89mm pra aumentar ainda mais a cc!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem