Meu Athena Explodiu!!
Meu Athena Explodiu!!
Pessoal é com pesar que dou essa notícia drastica: Ontem meu pistão athena 293 foi pro espaço, explodiu, só ficou o pino da biela, resultado R$900 de preju.
Não Culpo o Pistão, minha tese é: Devido o comando muito bravo tivemos que cavar demais as cavas do pistão, acredito ter comprometido a resistencia do mesmo, aliada a alta taxa (12:1) e gasolina, o pistão não resistiu
O que quebrou: Pistão, saia da camisa, 4 valvulas tortas (não degolou nenhuma)
Vou er que trocar: 4 valvulas, encamisar, pistão e aneis, biela que já estava c/ uma folguinha, abrir a carcaça p/ o novo pistão, e torcer pra que nenhuma engrenagem da cx ter quebrado.
A mer.. é que não tenho o pistão athena p/ reposição imediata, vou colocar um kit 330 pois sábado vai ter que estar redonda pra corrida.
E dale correria.
Mais tarde posto as fotos do estrago.
Não Culpo o Pistão, minha tese é: Devido o comando muito bravo tivemos que cavar demais as cavas do pistão, acredito ter comprometido a resistencia do mesmo, aliada a alta taxa (12:1) e gasolina, o pistão não resistiu
O que quebrou: Pistão, saia da camisa, 4 valvulas tortas (não degolou nenhuma)
Vou er que trocar: 4 valvulas, encamisar, pistão e aneis, biela que já estava c/ uma folguinha, abrir a carcaça p/ o novo pistão, e torcer pra que nenhuma engrenagem da cx ter quebrado.
A mer.. é que não tenho o pistão athena p/ reposição imediata, vou colocar um kit 330 pois sábado vai ter que estar redonda pra corrida.
E dale correria.
Mais tarde posto as fotos do estrago.
Uiiiiiiiiiiii
Eu não apostaria nas cavas. Já vi pistão original que foi afundado tanto que furou. Deram um pingo de solda por dentro e usaram sem mais problemas. Já me aconteceu de quebrar e ficar só o pino ná biela, mas era 220 pra Strada, e a marca do pistão era Dablio.
Eu acredito que é a qualidade do pistão mesmo, se fosse detonação deveria quebrar canaleta! O Fernando PF já comentou em algum tópico que o pistão athena de reposição não é forjado como o que vem em no Kit Athena!
Meus pesames! :sad:
Eu não apostaria nas cavas. Já vi pistão original que foi afundado tanto que furou. Deram um pingo de solda por dentro e usaram sem mais problemas. Já me aconteceu de quebrar e ficar só o pino ná biela, mas era 220 pra Strada, e a marca do pistão era Dablio.
Eu acredito que é a qualidade do pistão mesmo, se fosse detonação deveria quebrar canaleta! O Fernando PF já comentou em algum tópico que o pistão athena de reposição não é forjado como o que vem em no Kit Athena!
Meus pesames! :sad:
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eita.. que estranho.. no metanol??
Levamos para Erechim no sábado a noite a motinha com athena293cc e metanol.. aquela com 10000km nesse kit já..
Depois de acertado com metanol no sábado a tarde ela deu show na prova a noite..
Na categoria dela trouxe a primeira colocação. Na categoria força livre ficou com o terceiro lugar.. sendo a única 250cc a participar desta, competindo com uma gsxf750. As outras motos eram RD135 e as protótipos, com chassis alongados e preparações loucas. Cegou uma hora que ela teve que largar sozinha, pois as RD´s desligaram seus motores e não quiseram alinhar com a 4T...hehehe
A arrancada era na terra batida, com faixas de concreto e asfalto intercalados (loucura).. Arrancava patinando muito, deixava um risco no chão.. fez 9,077s de tempo. A GSXF750 fez 8,2s.
Amanhã ela recebe os 296º e outro cabeçote com nova preparação (válvulas continuarão as originais). Nesse momento estou taxando o bixo.
Levamos para Erechim no sábado a noite a motinha com athena293cc e metanol.. aquela com 10000km nesse kit já..
Depois de acertado com metanol no sábado a tarde ela deu show na prova a noite..
Na categoria dela trouxe a primeira colocação. Na categoria força livre ficou com o terceiro lugar.. sendo a única 250cc a participar desta, competindo com uma gsxf750. As outras motos eram RD135 e as protótipos, com chassis alongados e preparações loucas. Cegou uma hora que ela teve que largar sozinha, pois as RD´s desligaram seus motores e não quiseram alinhar com a 4T...hehehe
A arrancada era na terra batida, com faixas de concreto e asfalto intercalados (loucura).. Arrancava patinando muito, deixava um risco no chão.. fez 9,077s de tempo. A GSXF750 fez 8,2s.
Amanhã ela recebe os 296º e outro cabeçote com nova preparação (válvulas continuarão as originais). Nesse momento estou taxando o bixo.
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Aí quando vc vai para uma prova... vc pode chegar muito próximo :lol:APGUELFI escreveu:Fernando PF escreveu:Não tem o mesmo desempenho.FuSoYa escreveu:gabrielpm,
Pq não coloca uma pistão Wiseco 285 ao invés desses athena ? :roll:
FLWs
pode ate nao ser a msm coisa, mas deve ficar muito proximo, e deve ser bem mais resistente! aguenta mais taxa e tals! sei lah!
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gabrielpm, minha tese para a quebra até não é a questão das cavas do pistão.
Vc rodou várias vezes com o motor dando falta, isso gera trincas e a um prazo mais longo a quebra..
Um cliente meu veio de SAnta Rosa a Passo Fundo com um kit novo, caburador de importada (40mm), disse que na estrada deu falta várias vezes, estava com garupa e rodando na faixa de 140/150km/h.. chegando próximo a cidade a moto perdeu rendimento... rodou mais 2 dias e quebrou.. as canaletas quebraram.. mais um pouco o pistão ia pro espaço inteiro.
Vc rodou várias vezes com o motor dando falta, isso gera trincas e a um prazo mais longo a quebra..
Um cliente meu veio de SAnta Rosa a Passo Fundo com um kit novo, caburador de importada (40mm), disse que na estrada deu falta várias vezes, estava com garupa e rodando na faixa de 140/150km/h.. chegando próximo a cidade a moto perdeu rendimento... rodou mais 2 dias e quebrou.. as canaletas quebraram.. mais um pouco o pistão ia pro espaço inteiro.
Seguinte, consegui um kit semi novo, um 293 Romaq forjado por barbada: R$ 300. Pistões/anéis/camisa c/ cilindro. O kit fez 5 trilhas, conheço a procedencia, é de um amigo que tirou pra vender a moto, meu mecânico e eu revisamos o kit ta o KM.
Como preciso a moto pra sábado (corrida) ou é esse ou o pistão de Falcon (que não estou afim de usar)
Entrei em contato c/ a Romaq e pelo visto os kits deles são bem vistos aqui no sul, principalmente por serem forjados.
Os anéis p/ reposição custam 70,00, já pistão e anel 350 e o kit completo 720,00
No site tem bastante coisa e pelo jeito eles são pioneiros nos kits cursados e forjados, devem ser de boa qualidade, melhor que o Athena de reposição pelo menos.
Caso o meu venha fumar é só encomendar os anéis por 70,00
Acho que vai ser a melhor saída nessa hora, já que pra conseguir os Athena aqui no sul, demora um pouco
Fernando PF vc já ouviu falar desse 293 romaq? O pistão já vem c/ as cavas bem fundas p/ os comandos bravos (meu caso) o problema é que ele não é chato como o Athena.
Liguei na Romaq eles me falaram que a taxa desse kit é de 10 a 10,5 dependendo do estado do cabeçote.
Como taxei o cabeçote em 1 mm, a taxa já estava no limite de 12:1, (c/ o pistão Athena)
O que posso fazer?Se montar assim a taxa deve ficar c/ uns 13 a 13,5:1 acredito. Baixar essa cabeça do pistão no torno seria uma opção, ou colocar mais juntas pra destaxar um pouco. A cabeça é pouca coisa maior tipo uns 0,5mm a 1mm considerando o topo sendo que as cavas são bem fundas tipo os pistões viseco.
Preciso realizar esse serviço ainda hoje.
As sugestões são bem vindas, e quem já ouviu falar desse pistão posta aí.
Vou tirar umas fotos e postar, talvez a noite.
Valeu a força galera
Como preciso a moto pra sábado (corrida) ou é esse ou o pistão de Falcon (que não estou afim de usar)
Entrei em contato c/ a Romaq e pelo visto os kits deles são bem vistos aqui no sul, principalmente por serem forjados.
Os anéis p/ reposição custam 70,00, já pistão e anel 350 e o kit completo 720,00
No site tem bastante coisa e pelo jeito eles são pioneiros nos kits cursados e forjados, devem ser de boa qualidade, melhor que o Athena de reposição pelo menos.
Caso o meu venha fumar é só encomendar os anéis por 70,00
Acho que vai ser a melhor saída nessa hora, já que pra conseguir os Athena aqui no sul, demora um pouco
Fernando PF vc já ouviu falar desse 293 romaq? O pistão já vem c/ as cavas bem fundas p/ os comandos bravos (meu caso) o problema é que ele não é chato como o Athena.
Liguei na Romaq eles me falaram que a taxa desse kit é de 10 a 10,5 dependendo do estado do cabeçote.
Como taxei o cabeçote em 1 mm, a taxa já estava no limite de 12:1, (c/ o pistão Athena)
O que posso fazer?Se montar assim a taxa deve ficar c/ uns 13 a 13,5:1 acredito. Baixar essa cabeça do pistão no torno seria uma opção, ou colocar mais juntas pra destaxar um pouco. A cabeça é pouca coisa maior tipo uns 0,5mm a 1mm considerando o topo sendo que as cavas são bem fundas tipo os pistões viseco.
Preciso realizar esse serviço ainda hoje.
As sugestões são bem vindas, e quem já ouviu falar desse pistão posta aí.
Vou tirar umas fotos e postar, talvez a noite.
Valeu a força galera
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tenho um kit 370cc da romaq cursado para venda.. o pistão realmente é muito bom, esse kit estava com 14:1 de taxa.. só rodou no metanol.. acho que não chega a ter 4 horas de uso.. o dono tirou da moto pq o banco vai confiscar dele. 8)
Pode meter esse pistão sim, é bom... o que não achei legal foi o acabamento dos comandos, e a biela deles não aguenta muito no alojamento do pino.. folga fácil.
Os anéis são de corsa mesmo.
Pode meter esse pistão sim, é bom... o que não achei legal foi o acabamento dos comandos, e a biela deles não aguenta muito no alojamento do pino.. folga fácil.
Os anéis são de corsa mesmo.
Valeu PF pela dica se os anéis do kit 293 forem os do corsa, posso comprar pela minha loja já que saí em torno de 55,00 o jg de 4. Vou tirar o pistão da camisa e medir os anéis os de corsa eu sei a medida são 1,2/ 1,5/ e 3 mm, vou comparar e postar aqui, se serem até é melhor pois posso comprar os anéi cofap!
A dúvida agora é sobre a taxa o que devo fazer, pois quero deixar c/ uns 12:1 novamente pra poder andar na gasolina.
Creio que pelo pistão ser forjado aguente mais. Acho que vou optar pela retirada na cabeça do pistão e deixa-lo da altura do athena, a diferença é minima, mas não quero arriscar em deixar a taxa mais que 12:1 pra gasola.
Sua tese tem fundamento sobre a falta, pois naquele vuco vuco de acertar no alcool e troca de carbura, devo ter biliscado varias vezes na falta #-o e pode ter trincado o pistão, seria o mais provavel.
A dúvida agora é sobre a taxa o que devo fazer, pois quero deixar c/ uns 12:1 novamente pra poder andar na gasolina.
Creio que pelo pistão ser forjado aguente mais. Acho que vou optar pela retirada na cabeça do pistão e deixa-lo da altura do athena, a diferença é minima, mas não quero arriscar em deixar a taxa mais que 12:1 pra gasola.
Sua tese tem fundamento sobre a falta, pois naquele vuco vuco de acertar no alcool e troca de carbura, devo ter biliscado varias vezes na falta #-o e pode ter trincado o pistão, seria o mais provavel.
Pessoal quemjá colocou juntas a mais no cilindro pra diminuir a taxa? Pelas minhas contas o pistão Romaq aumenta em torno de 0,5mm a mais que o athena de taxa, mais o 1 mm que tirei do cabeçote, pelas contas minha taxa ficaria em torno de 13,29:1, mas como quero rodar na gasolina depois(metanol nas corridas) assim não vai dar. medi a junta do cilindro e me parece que tem 0,3 mm, se eu colocar 3 juntas (diminuo 0,6mm) que deixaria a taxa em torno dos 12:1 como antes. Não tem problema de vazar óleo ali por baixo?
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gabrielpm, a taxa do athena (sem mexer em cabecote, soh colocando o kit) eh de 10,8:1... se vc disse q esse da romaq original eh 10/10,5 significa q se vc montar desse jeito nao vai chegar nem nos 12:1 q jah estava!
meu preparador tava com uma moto lah q corre um campeonato se SM de nao sei q lugar... ele usava bura de falcon, comandos, cabecote preparado, e... kit romaq 370 cursado (esse do PF), a moto era muito forte! o preparador disse q o kit era muito bom! mas depois o cara comprou um wiseco 89mm pra aumentar ainda mais a cc!
meu preparador tava com uma moto lah q corre um campeonato se SM de nao sei q lugar... ele usava bura de falcon, comandos, cabecote preparado, e... kit romaq 370 cursado (esse do PF), a moto era muito forte! o preparador disse q o kit era muito bom! mas depois o cara comprou um wiseco 89mm pra aumentar ainda mais a cc!
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