Medir a potência da bobina de faisca.

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Medir a potência da bobina de faisca.

Mensagem por Ivan Luiz »

Galera tem alguma forma de saber qual bobina de faisca vai produzir a centelha mais forte? Tem gente que fala que a boa é a da Sahara, outros que tem que ser a do gol MI. Mas "acho" não me serve, eu queria ter certeza! Tô namorando uma bobina de CRF, aquela que é embutida no cachimbo, mas queria ter certeza que ela vai dar mais potencia na centelha!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Para que mais potência na ignição? As bobinas de moto já tem CDI, que é quem determina potência e duração da centelha.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

Quando se aumenta a compressão do motor não se tem maior dificuldade de fazer a centelha salta na vela? Tipo, antigamente os carros a alcool tinham uma bobina mais forte. Ou diminuir o gap resolve?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Não só a pressão como a temperatura elevada tbm dificulta a ignição. O que eu quiz dizer é que em carros, normalmente joga-se de 8 a 12 volts na bobina para produzir a faísca. Os CDI jogam mais de 200 volts na mesma bobina para gerar uma ignição bem mais forte, alguns CDI aftermarket jogam mais de 400 volts.

Diminuir o GAP tbm funciona para garantir a ignição, porém o tamanho da centela é menor e diminui a velocidade da queima e frente de chama.

Eu me preocuparia mais com a curva de ignição do que com a sua potência.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

APGUELFI escreveu:o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.

to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)

existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Ivan Luiz escreveu:
APGUELFI escreveu:o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.
baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???
como fez com a corrente de comando?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

sandro_ventania escreveu:Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.

to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)

existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
Cara, um sistema bem regulado e acertado não tem falhas. Só existe ganhos com ignição se o sistema atual tiver alguma deficiência. A curva é mais importante que a potência da ignição (leia isso pensando num fabricante de amplificadores de ignição, que depois da injeção é o meu próximo projeto. ainda não esqueci o artigo sobre comando).

De modo geral, potência de ignição em excesso só é prejudicial às velas. Mas o excesso não se faz nescessário.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

APGUELFI escreveu:
Ivan Luiz escreveu:
APGUELFI escreveu:o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.
baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???
como fez com a corrente de comando?
Aumentando a ponta do acionador não teve erro!
daniel porto
Membro
Mensagens: 68
Registrado em: 24 Fevereiro 2008 à07 21:39

Mensagem por daniel porto »

Cara, coloca uma vela de ignção Denso power de iridium, ela precisa de bem menos potencia eletrica e tem uma faisca perfeita.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Ivan Luiz escreveu:
APGUELFI escreveu:
Ivan Luiz escreveu: Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.
baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???
como fez com a corrente de comando?
Aumentando a ponta do acionador não teve erro!
mas tu tirou 1mm no cilindro? o pistao nao pega no cabecote? :-?
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Mensagem por Ivan Luiz »

É só tirar no cantinho do pistão, pra encaixar na camara de combustão.
sandro_ventania
Membro
Mensagens: 119
Registrado em: 21 Maio 2008 à37 23:19

Mensagem por sandro_ventania »

xaxim escreveu:
sandro_ventania escreveu:Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.

to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)

existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
Cara, um sistema bem regulado e acertado não tem falhas. Só existe ganhos com ignição se o sistema atual tiver alguma deficiência. A curva é mais importante que a potência da ignição (leia isso pensando num fabricante de amplificadores de ignição, que depois da injeção é o meu próximo projeto. ainda não esqueci o artigo sobre comando).

De modo geral, potência de ignição em excesso só é prejudicial às velas. Mas o excesso não se faz nescessário.

Xaxin, concordo que o excesso não se faz necessario...mas é certo que nenhum sistema comercial é 100%...alias está longe disso...com a fabrica, sempre vai ter o custo X beneficio...onde o custo sempre tem peso 2.
Se o sistema fosse perfeito, o barulho do motor, seria perfeitamente compassado, mas basta voce colocar ele na mais lenta possivel e já fica visivel o descompasso.
Leia qualquer post falando das velas iridium e vai ver que a primeira coisa que falam é..."a lenta está perfeita"...fato que comprova que uma melhoria no sistema de ignição se faz necessario quando se quer tirar o maximo.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

sandro_ventania, Nas velas iridium a densidade de energia é maior por causa da menor área do eletrodo, porém para se ter essa maior densidade é nescessário um material muito melhor que os eletrodos comuns, daí o alto preço das velas. Mas nesse caso em específico não há um aumento direto na potência de ignição.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem