Medir a potência da bobina de faisca.
Medir a potência da bobina de faisca.
Galera tem alguma forma de saber qual bobina de faisca vai produzir a centelha mais forte? Tem gente que fala que a boa é a da Sahara, outros que tem que ser a do gol MI. Mas "acho" não me serve, eu queria ter certeza! Tô namorando uma bobina de CRF, aquela que é embutida no cachimbo, mas queria ter certeza que ela vai dar mais potencia na centelha!
Não só a pressão como a temperatura elevada tbm dificulta a ignição. O que eu quiz dizer é que em carros, normalmente joga-se de 8 a 12 volts na bobina para produzir a faísca. Os CDI jogam mais de 200 volts na mesma bobina para gerar uma ignição bem mais forte, alguns CDI aftermarket jogam mais de 400 volts.
Diminuir o GAP tbm funciona para garantir a ignição, porém o tamanho da centela é menor e diminui a velocidade da queima e frente de chama.
Eu me preocuparia mais com a curva de ignição do que com a sua potência.
Diminuir o GAP tbm funciona para garantir a ignição, porém o tamanho da centela é menor e diminui a velocidade da queima e frente de chama.
Eu me preocuparia mais com a curva de ignição do que com a sua potência.
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Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.
to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)
existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.
to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)
existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???Ivan Luiz escreveu:Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.APGUELFI escreveu:o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
como fez com a corrente de comando?
Cara, um sistema bem regulado e acertado não tem falhas. Só existe ganhos com ignição se o sistema atual tiver alguma deficiência. A curva é mais importante que a potência da ignição (leia isso pensando num fabricante de amplificadores de ignição, que depois da injeção é o meu próximo projeto. ainda não esqueci o artigo sobre comando).sandro_ventania escreveu:Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.
to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)
existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
De modo geral, potência de ignição em excesso só é prejudicial às velas. Mas o excesso não se faz nescessário.
Aumentando a ponta do acionador não teve erro!APGUELFI escreveu:baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???Ivan Luiz escreveu:Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.APGUELFI escreveu:o Ivan Luiz tem razao, mas isso soh se a taxa for altissima, acho q se nao for aumentar muito a taxa, dah soh pra diminuir um pouco o gap da vela! :|
como fez com a corrente de comando?
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mas tu tirou 1mm no cilindro? o pistao nao pega no cabecote? :-?Ivan Luiz escreveu:Aumentando a ponta do acionador não teve erro!APGUELFI escreveu:baralho! fez isso no motor do kartcross?!? aquele de toni/tw???Ivan Luiz escreveu: Tô usando pistão 0.50, cabeçote rebaixado 2mm e cilindro rebaixado 1mm.
como fez com a corrente de comando?
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xaxim escreveu:Cara, um sistema bem regulado e acertado não tem falhas. Só existe ganhos com ignição se o sistema atual tiver alguma deficiência. A curva é mais importante que a potência da ignição (leia isso pensando num fabricante de amplificadores de ignição, que depois da injeção é o meu próximo projeto. ainda não esqueci o artigo sobre comando).sandro_ventania escreveu:Que isso pessoal...pensei que já fosse uma unanimidade o conceito de que quanto mais forte for a centelha, melhor é o funcionamento do motor!!!
Todo motor tem falhas de ignição...tipo assim.
to-to-to-to-tum-to-to-tum-to-to-to-to-tum-to-tum-to-to-to (onde o to é explosão e tum é falha na explosão)
existe um porcentagem pra cada mil rpm um determinado numero de falhas e quanto melhor for a ignição menor é a porcentagem de falhas.
Há outras questões, como queima total do combustivel, frente de chama mais uniforme, etc.
Há casos que deve-se até atrasar um pouco o ponto, pois uma frente de chama mais ampla causa uma aceleração na queima do combustivel.
De todo o exposto o final é...ignição mais forte = mais potencia e economia.
Uma forma facil de verificar é usando uma vela iridium...a primeira coisa que se nota é uma marcha lenta mais perfeita, sinonimo de menor numero de falhas.
De modo geral, potência de ignição em excesso só é prejudicial às velas. Mas o excesso não se faz nescessário.
Xaxin, concordo que o excesso não se faz necessario...mas é certo que nenhum sistema comercial é 100%...alias está longe disso...com a fabrica, sempre vai ter o custo X beneficio...onde o custo sempre tem peso 2.
Se o sistema fosse perfeito, o barulho do motor, seria perfeitamente compassado, mas basta voce colocar ele na mais lenta possivel e já fica visivel o descompasso.
Leia qualquer post falando das velas iridium e vai ver que a primeira coisa que falam é..."a lenta está perfeita"...fato que comprova que uma melhoria no sistema de ignição se faz necessario quando se quer tirar o maximo.
sandro_ventania, Nas velas iridium a densidade de energia é maior por causa da menor área do eletrodo, porém para se ter essa maior densidade é nescessário um material muito melhor que os eletrodos comuns, daí o alto preço das velas. Mas nesse caso em específico não há um aumento direto na potência de ignição.
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