Tampa da suspençao com valvula calibradora
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Tampa da suspençao com valvula calibradora
Eu estava conversando com uns amigos que para andar na estrada abaixo a suspençao dianteira da twister e pra andar na cidade eu coloco no lugar pra não ficar batendo, enche o saco ficar fazendo isso.
Ai me surgiu uma duvida, vi uma xlx 350 com aqueles bicos de valvula de pneu na tampa da suspençao dianteira, será que daria certo na twister ?? açguem ja fez isso??
Ai me surgiu uma duvida, vi uma xlx 350 com aqueles bicos de valvula de pneu na tampa da suspençao dianteira, será que daria certo na twister ?? açguem ja fez isso??
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Se tu botar ar pra dentro da suspensão tu vai acabar não utilizando todo curso da suspensão... aqueles biquinhos de ar realmente servem para retirar o ar em excesso dentro da suspensão.
Concordo com o Ricardo, mas não precisa de emulador não, só troca o óleo por um mais denso que tu vai ter um rigidez melhor.
Concordo com o Ricardo, mas não precisa de emulador não, só troca o óleo por um mais denso que tu vai ter um rigidez melhor.
Cara, já vi os dois tipos de bico. Um parece uma válvula de camara de ar, e serve para adicionar ar. O outro é diferente, é um expurgador e serve para tirar o ar da suspensão.
No seu caso vc quer ter uma regulagem para andar na estrada e outra na terra. Então teria que ser esse bico pra injetar ar.
Quanto a isso funcionar bem, eu duvido muito, e acho que você pode vir a ter problemas com retentor. Acho difícil você ter uma regulagem boa pra ambas situações.
Quanto a abaixar a suspensão entendo que você está fazendo isso elevando os garfos na mesa. Isso não muda o funcionamento da suspensão, e chegará no final de curso do mesmo jeito, baixa ou alta.
Essa regulagem serve para vc mudar a geometria da moto.
Quanto mais vc abaixa a mesa, mais a moto fica maleável em curvas e menos estável em retas.
Quanto mais vc levanta a mesa, mais estável fica em retas, e menos maleável em curvas.
Cara, TW não é feita pra andar na terra, não sei se vale a pena investir nessa preparação. Já pensou em uma moto de uso misto?
No seu caso vc quer ter uma regulagem para andar na estrada e outra na terra. Então teria que ser esse bico pra injetar ar.
Quanto a isso funcionar bem, eu duvido muito, e acho que você pode vir a ter problemas com retentor. Acho difícil você ter uma regulagem boa pra ambas situações.
Quanto a abaixar a suspensão entendo que você está fazendo isso elevando os garfos na mesa. Isso não muda o funcionamento da suspensão, e chegará no final de curso do mesmo jeito, baixa ou alta.
Essa regulagem serve para vc mudar a geometria da moto.
Quanto mais vc abaixa a mesa, mais a moto fica maleável em curvas e menos estável em retas.
Quanto mais vc levanta a mesa, mais estável fica em retas, e menos maleável em curvas.
Cara, TW não é feita pra andar na terra, não sei se vale a pena investir nessa preparação. Já pensou em uma moto de uso misto?
Outra coisa. Até onde sei, o uso de nitrogênio na suspensão tem a finalidade de esfriar o óleo, e mante-lo uniforme através da pressão para impedir ou retardar a formação de bolha. (o óleo hidráulico já tem sua composição formada para evitar o aparecimento de bolhas).
O ar puramente não teria o efeito resfriante do nitrogênio, porém na pressão correta talves retarde o aparecimento de bolhas(bolhas amolecem a suspensão). No caso da suspensão com esse bico, e sem falar sobre o amortecedor traseiro que é outra história, o ar tenha apenas o efeito de endurecer um pouco o funcionamento.
Usando-se óleo de boa qualidade (motul, motorex) na viscosidade correta já se minimiza ou resolve o problema de bolhas.
Não adianta colocar óleo ATF e querer colocar pressão pra ver se melhora.
Um óleo mais grosso deixará a moto mais firme, ideal para altas velocidades, e dura no seu trecho de terra, dimuindo o final de curso.
Ar comprime mais facilmente que o óleo, por isso bolhas tornam a suspensão mais mole.
Temperatura alta afina o óleo, o que também deixa a suspensão mais mole.
Até hoje, somente uma vez tive problemas com aquecimento de suspensão dianteira. É muito ruim, no meio de uma looooooonga sessão de costeletas a moto amoleceu e abaixou a suspa. Um trecho completamente atípico, e foi durante uma prova do Paulista de Enduro, então estava judiando da coitada.
No seu caso, acho que vale a pena tentar engrossar o óleo da suspa, e aumentar a pressão da mola com um batente maior. NÃO AUMENTE A PRESSÃO DA MOLA SEM MUDAR O ÓLEO POR UM MAIS GROSSO.
Experimenta um motul 20w com 2cm a mais de batente. Pode ser feito em casa e gasta uns R$ 50,00 de óleo. O batente é só achar um cano no mesmo diâmetro e guardar o original.
Não riam, mas o diametro do braço de um carrinho de mão (aqueles de construção) serve direitinho, experiência própria. hehehehe...
OBS. ESTOU TIRANDO COMO BASE MINHA EXPERIÊNCIA COM A TORNADO. VERIFIQUE ANTES SE OS DIÂMETROS SÃO OS MESMOS, E SE A FLAUTA TEM A FURAÇÃO IGUAL. SEI QUE O CURSO DIFERE.
Mas não se iluda, desempenho é inimigo de conforto.
O ar puramente não teria o efeito resfriante do nitrogênio, porém na pressão correta talves retarde o aparecimento de bolhas(bolhas amolecem a suspensão). No caso da suspensão com esse bico, e sem falar sobre o amortecedor traseiro que é outra história, o ar tenha apenas o efeito de endurecer um pouco o funcionamento.
Usando-se óleo de boa qualidade (motul, motorex) na viscosidade correta já se minimiza ou resolve o problema de bolhas.
Não adianta colocar óleo ATF e querer colocar pressão pra ver se melhora.
Um óleo mais grosso deixará a moto mais firme, ideal para altas velocidades, e dura no seu trecho de terra, dimuindo o final de curso.
Ar comprime mais facilmente que o óleo, por isso bolhas tornam a suspensão mais mole.
Temperatura alta afina o óleo, o que também deixa a suspensão mais mole.
Até hoje, somente uma vez tive problemas com aquecimento de suspensão dianteira. É muito ruim, no meio de uma looooooonga sessão de costeletas a moto amoleceu e abaixou a suspa. Um trecho completamente atípico, e foi durante uma prova do Paulista de Enduro, então estava judiando da coitada.
No seu caso, acho que vale a pena tentar engrossar o óleo da suspa, e aumentar a pressão da mola com um batente maior. NÃO AUMENTE A PRESSÃO DA MOLA SEM MUDAR O ÓLEO POR UM MAIS GROSSO.
Experimenta um motul 20w com 2cm a mais de batente. Pode ser feito em casa e gasta uns R$ 50,00 de óleo. O batente é só achar um cano no mesmo diâmetro e guardar o original.
Não riam, mas o diametro do braço de um carrinho de mão (aqueles de construção) serve direitinho, experiência própria. hehehehe...
OBS. ESTOU TIRANDO COMO BASE MINHA EXPERIÊNCIA COM A TORNADO. VERIFIQUE ANTES SE OS DIÂMETROS SÃO OS MESMOS, E SE A FLAUTA TEM A FURAÇÃO IGUAL. SEI QUE O CURSO DIFERE.
Mas não se iluda, desempenho é inimigo de conforto.
Então desconsidera a receita do batente. Experimenta um cano de água de ferro, daqueles antigos.... hehehe... não vale xingar heim...Ricardo Skolaude escreveu:A suspensão da Twister é completamente outra Pala, começar pela mesa, as bengalas são mais finas, menos curso, menos diâmetro, enfim... é uma suspa 100% diferente
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Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.rodrigojti escreveu:Exato 8)carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
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A suspençao da twister naoé boa para copiar as imperfeições da pista, com a suspençao na altura original, quando passava a mais de 100km/h em buracos e imperfeições no asfalto chegava quase a perder o controle, a força joga o guidao de um lado para o outro brincando... baixando uns 3cm ficou bom ai abaixei uns 4,5cm e praticamente acabou com isso, fica bem mais firme... mas na cidade com essa altura da final de curso direto..Gustavo/PR escreveu:Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.rodrigojti escreveu:Exato 8)carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
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Essa preparação seria a mesma feita nas tornados? bom... copiando o terreno com mais eficiencia acho que ja resolveria meu problema.Gustavo/PR escreveu:Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.rodrigojti escreveu:Exato 8)carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
Como eu disse, coloque um emulador e refure a flauta da suspensão, leve em alguém que entenda de suspa offroad... ou fale com o www.cdrsus.com.br , ele tem válvulas para Twisterrodrigojti escreveu:Essa preparação seria a mesma feita nas tornados? bom... copiando o terreno com mais eficiencia acho que ja resolveria meu problema.Gustavo/PR escreveu:Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.rodrigojti escreveu: Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
Sobre as válvulas nas tampas de suspensão dianteira da linha XL/XLX..servem tanto para retirar o ar (na maioria das vezes) quanto para colocar o ar.
O "X" da questão, é que como a pressão interna nas bengalas deve ser mínima ou até "zero", a gente usa elas quase sempre para retirar o ar criado pelo trabalho do óleo, que com o tempo, excede a pressão recomendada.
![Imagem](http://img41.imageshack.us/img41/7775/350a.jpg)
![:wink:](//cdn.jsdelivr.net/gh/twitter/twemoji@latest/assets/svg/1f609.svg)
O "X" da questão, é que como a pressão interna nas bengalas deve ser mínima ou até "zero", a gente usa elas quase sempre para retirar o ar criado pelo trabalho do óleo, que com o tempo, excede a pressão recomendada.
![Imagem](http://img41.imageshack.us/img41/7775/350a.jpg)
Re: Tampa da suspençao com valvula calibradora
Essa regulagem da XLX era feita da seguinte forma:
Coloca-se a moto em um cavalete e com a roda dianteira suspensa pressionava- se os dois bicos ao mesmo tempo... com isso entrava exatamente a quantidade exata de ar... Esse era o procediemento executado nas concessionarias quando as XLX foram lançadas.
Relamente a TW tem a suspa meio ineficiente em pisos meio irregulares.. nesse caso tem q colocar uma valvula emuladora ... mas um oleo melhor tb ja ajudaria muito. abaixar ela nas mesas nao resolve nada...deve ate piorar pq o centro de gravidade da moto muda todo...
Coloca-se a moto em um cavalete e com a roda dianteira suspensa pressionava- se os dois bicos ao mesmo tempo... com isso entrava exatamente a quantidade exata de ar... Esse era o procediemento executado nas concessionarias quando as XLX foram lançadas.
Relamente a TW tem a suspa meio ineficiente em pisos meio irregulares.. nesse caso tem q colocar uma valvula emuladora ... mas um oleo melhor tb ja ajudaria muito. abaixar ela nas mesas nao resolve nada...deve ate piorar pq o centro de gravidade da moto muda todo...
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Re: Tampa da suspençao com valvula calibradora
Desisti da ideia....
Qual preparaçao voces me indicariam? nao precisa ser muuuito boa, é para asfalto mesmo.![wink wink](./images/smilies/wink.gif)
![vergonha:: vergonha::](./images/smilies/blush.gif)
Qual preparaçao voces me indicariam? nao precisa ser muuuito boa, é para asfalto mesmo.
![wink wink](./images/smilies/wink.gif)
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