Tampa da suspençao com valvula calibradora

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Tampa da suspençao com valvula calibradora

Mensagem por rodrigojti »

Eu estava conversando com uns amigos que para andar na estrada abaixo a suspençao dianteira da twister e pra andar na cidade eu coloco no lugar pra não ficar batendo, enche o saco ficar fazendo isso.
Ai me surgiu uma duvida, vi uma xlx 350 com aqueles bicos de valvula de pneu na tampa da suspençao dianteira, será que daria certo na twister ?? açguem ja fez isso??
reytek
Membro
Mensagens: 617
Registrado em: 19 Setembro 2008 à03 11:42

Mensagem por reytek »

olha amigo nao sei se estou enganado mais parece que aquele bico e so pra tirar o ar da suspensao num e pra regular nao deixar mais mole ou mais dura nao.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Me disseram isso também... mas vi algumas postagens no forum da XT/Teneré parece que os caras colocavam ar para regular, mas tinha poucas explicaçoes.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Na minha opinião acho que é mais negócio vc colocar ou um emulador na dianteira da twister, ou então um óleo mais grosso... sobre abaixar a dianteira, não entendo o motivo??? :|
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Mensagem por Guilherme 2T »

Se tu botar ar pra dentro da suspensão tu vai acabar não utilizando todo curso da suspensão... aqueles biquinhos de ar realmente servem para retirar o ar em excesso dentro da suspensão.

Concordo com o Ricardo, mas não precisa de emulador não, só troca o óleo por um mais denso que tu vai ter um rigidez melhor.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Cara, já vi os dois tipos de bico. Um parece uma válvula de camara de ar, e serve para adicionar ar. O outro é diferente, é um expurgador e serve para tirar o ar da suspensão.

No seu caso vc quer ter uma regulagem para andar na estrada e outra na terra. Então teria que ser esse bico pra injetar ar.

Quanto a isso funcionar bem, eu duvido muito, e acho que você pode vir a ter problemas com retentor. Acho difícil você ter uma regulagem boa pra ambas situações.

Quanto a abaixar a suspensão entendo que você está fazendo isso elevando os garfos na mesa. Isso não muda o funcionamento da suspensão, e chegará no final de curso do mesmo jeito, baixa ou alta.
Essa regulagem serve para vc mudar a geometria da moto.

Quanto mais vc abaixa a mesa, mais a moto fica maleável em curvas e menos estável em retas.
Quanto mais vc levanta a mesa, mais estável fica em retas, e menos maleável em curvas.

Cara, TW não é feita pra andar na terra, não sei se vale a pena investir nessa preparação. Já pensou em uma moto de uso misto?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Se não me engano nas XLX antigas... tinham esse bico q recebia, sim, ar... mas era uma pressão beeem baixa.

A maioria das motos tem bico mas para RETIRAR o ar da suspa.

Deixa o Nestor passar por aqui e ele manja das XL

Abraço
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Outra coisa. Até onde sei, o uso de nitrogênio na suspensão tem a finalidade de esfriar o óleo, e mante-lo uniforme através da pressão para impedir ou retardar a formação de bolha. (o óleo hidráulico já tem sua composição formada para evitar o aparecimento de bolhas).

O ar puramente não teria o efeito resfriante do nitrogênio, porém na pressão correta talves retarde o aparecimento de bolhas(bolhas amolecem a suspensão). No caso da suspensão com esse bico, e sem falar sobre o amortecedor traseiro que é outra história, o ar tenha apenas o efeito de endurecer um pouco o funcionamento.

Usando-se óleo de boa qualidade (motul, motorex) na viscosidade correta já se minimiza ou resolve o problema de bolhas.
Não adianta colocar óleo ATF e querer colocar pressão pra ver se melhora.
Um óleo mais grosso deixará a moto mais firme, ideal para altas velocidades, e dura no seu trecho de terra, dimuindo o final de curso.

Ar comprime mais facilmente que o óleo, por isso bolhas tornam a suspensão mais mole.
Temperatura alta afina o óleo, o que também deixa a suspensão mais mole.

Até hoje, somente uma vez tive problemas com aquecimento de suspensão dianteira. É muito ruim, no meio de uma looooooonga sessão de costeletas a moto amoleceu e abaixou a suspa. Um trecho completamente atípico, e foi durante uma prova do Paulista de Enduro, então estava judiando da coitada.


No seu caso, acho que vale a pena tentar engrossar o óleo da suspa, e aumentar a pressão da mola com um batente maior. NÃO AUMENTE A PRESSÃO DA MOLA SEM MUDAR O ÓLEO POR UM MAIS GROSSO.

Experimenta um motul 20w com 2cm a mais de batente. Pode ser feito em casa e gasta uns R$ 50,00 de óleo. O batente é só achar um cano no mesmo diâmetro e guardar o original.

Não riam, mas o diametro do braço de um carrinho de mão (aqueles de construção) serve direitinho, experiência própria. hehehehe...

OBS. ESTOU TIRANDO COMO BASE MINHA EXPERIÊNCIA COM A TORNADO. VERIFIQUE ANTES SE OS DIÂMETROS SÃO OS MESMOS, E SE A FLAUTA TEM A FURAÇÃO IGUAL. SEI QUE O CURSO DIFERE.

Mas não se iluda, desempenho é inimigo de conforto.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

A suspensão da Twister é completamente outra Pala, começar pela mesa, as bengalas são mais finas, menos curso, menos diâmetro, enfim... é uma suspa 100% diferente
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Ricardo Skolaude escreveu:A suspensão da Twister é completamente outra Pala, começar pela mesa, as bengalas são mais finas, menos curso, menos diâmetro, enfim... é uma suspa 100% diferente
Então desconsidera a receita do batente. Experimenta um cano de água de ferro, daqueles antigos.... hehehe... não vale xingar heim...
carvalho_leonardo
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 03 Janeiro 2008 à26 06:10

Mensagem por carvalho_leonardo »

Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

rodrigojti escreveu:
carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.

Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Gustavo/PR escreveu:
rodrigojti escreveu:
carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.

Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
A suspençao da twister naoé boa para copiar as imperfeições da pista, com a suspençao na altura original, quando passava a mais de 100km/h em buracos e imperfeições no asfalto chegava quase a perder o controle, a força joga o guidao de um lado para o outro brincando... baixando uns 3cm ficou bom ai abaixei uns 4,5cm e praticamente acabou com isso, fica bem mais firme... mas na cidade com essa altura da final de curso direto.. :cry:
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Gustavo/PR escreveu:
rodrigojti escreveu:
carvalho_leonardo escreveu:Ele não quer andar na terra, quer uma preparação para rodovias e outra para a cidade.
Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.

Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
Essa preparação seria a mesma feita nas tornados? bom... copiando o terreno com mais eficiencia acho que ja resolveria meu problema.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

rodrigojti escreveu:
Gustavo/PR escreveu:
rodrigojti escreveu: Exato 8)
Uma mas alta e macia para cidade e outra mais baixa e firme para estrada.
Cumpadre... eu vou falar por axismo porque nunca andei de tw na estrada! Mas será que é realmente necessário abaixar a frete da moto. Eu ja andei muito de tornado na rodovia (e é uma moto bem alta) e sempre percebi uma ótima estabilidade.

Agora se você esta andando muito (no kacete) com a moto, quem sabe pensar em uma preparaçãozinha nas suspas?
Essa preparação seria a mesma feita nas tornados? bom... copiando o terreno com mais eficiencia acho que ja resolveria meu problema.
Como eu disse, coloque um emulador e refure a flauta da suspensão, leve em alguém que entenda de suspa offroad... ou fale com o www.cdrsus.com.br , ele tem válvulas para Twister :wink:
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Sobre as válvulas nas tampas de suspensão dianteira da linha XL/XLX..servem tanto para retirar o ar (na maioria das vezes) quanto para colocar o ar.
O "X" da questão, é que como a pressão interna nas bengalas deve ser mínima ou até "zero", a gente usa elas quase sempre para retirar o ar criado pelo trabalho do óleo, que com o tempo, excede a pressão recomendada.

Imagem

:wink:
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Tampa da suspençao com valvula calibradora

Mensagem por Valentin »

Essa regulagem da XLX era feita da seguinte forma:
Coloca-se a moto em um cavalete e com a roda dianteira suspensa pressionava- se os dois bicos ao mesmo tempo... com isso entrava exatamente a quantidade exata de ar... Esse era o procediemento executado nas concessionarias quando as XLX foram lançadas.
Relamente a TW tem a suspa meio ineficiente em pisos meio irregulares.. nesse caso tem q colocar uma valvula emuladora ... mas um oleo melhor tb ja ajudaria muito. abaixar ela nas mesas nao resolve nada...deve ate piorar pq o centro de gravidade da moto muda todo...
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Re: Tampa da suspençao com valvula calibradora

Mensagem por rodrigojti »

Desisti da ideia.... vergonha::
Qual preparaçao voces me indicariam? nao precisa ser muuuito boa, é para asfalto mesmo. wink
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem