Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por bessa27 »

Vou trocar a minha que ta ruim..........tenho a opção de pegar uma tampa CV4, de 1,6BAR de pressão na mola, ou uma com 2BAR de pressão.

Qual é melhor?

Eu entendo que a de 2BAR deve ser mais dificil de deixar a moto fever, mas isso deve ter algo de contra em relação a refrigeração, caso contrario não seria fabricado a de 1,6BAR.

OBS = Tenho medo de comprar uma de 2BAR e algum dia que eu tiver fazendo uma trilhinha, o sistema de refrigeração, trabalahndo sobre pessão grande, sei la, explodir ou coisa do tipo

Alguem me ajuda?

Valew
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por cascao »

Leo mecânico: ninja::
Sua tampa está ruim provavelmente por desgaste da borracha. Sabia que dá para tirar as borrachas de lá e fazer outras de câmara de ar? (Putz que gambiarra Conada você pensou...) Ok. não tem problema. Dá para testar e se não gostou depois trocar a tampa. praia:: Já fiz e funcionou legal.

Leo engenheiro. doutor::
Em termodinâmica estudamos esses processos. Temos que usar milhares de fórmulas, tabelas, e colas (ops.) Tenho isso guardado aqui nem sabia para que. Agora vou usar... Frio::

Para simplificar retirei os dados abaixo da tabela de (ARGH!) "vapor de água saturado" pg 481 do fundamentos de termodinâmica clássica doeu:: chorei:: buaa:: suici:: bang:: blink:: ::evil:: sono:: (odiava isso)

Tampa temperatura de ebulição da agua pura ao nível do mar.
aberto 100ºC
0,9bar 118ºC
1.1bar 121ºC
1.3bar 124ºC
1.5bar 127ºC
1.6bar 128ºC (45% mais pressão que a de 1.1bar!) blink::
1.7bar 129ºC
2.0bar 133ºC

Considerações: ::medo::
Valores para o nível do mar. Em altitude a pressão atmosférica é menor e a temperatura de ebulição diminui. Por exemplo a 1000m (BH?) temos -0,125bar e -3ºC de temperatura aproximadamente. chorei::

Com o aumento da altitude e diminuição da densidade do ar, diminui não só a temperatura de ebulição mas também a capacidade dos corpos trocarem calor com o ar. chorei::

Com o uso do aditivo de radiador podemos aumentar esses valores em até 10ºC dependendo da concentração de aditivo. A um tempo atrás fiz um gráfico de temperatura x concentração de aditivo. Está no meu site. caveira::

A pressão atmosférica é 1bar. Se tivermos uma tampa de 1 bar teremos 2bar de pressão absoluta dentro do radiador. (A pressão a qual a água está submetida) e 1Bar de pressão manométrica no radiador (a pressão a qual o radiador e a tampa devem resistir para não vazar).
gorfei::
Aproximadamente 1bar = 1atm = 1kgf/cm²
Pmanométrica = P da tampa
Pabsoluta = P da tampa + P atmosférica
A KTM tem tampas de 1.4bar e 1.5bar e a nova BMW se não me engano é 2.2bar!
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por bessa27 »

Caraio doeu::

Vixi, realmente vc esta certo.............o Manual termo-tecnico tbm eh velho companheiro meu, nunca tinha pensado nisso.........vc eh "o" cara! mestre::

Sobre a gambi, nao vai rolar, tentei dar mais pressao aumentando o material na borda da tampa (desdobrei ele um pouco, deixando ela mais dura pra fechar) porem nao obtive o resultado esperado rsrsrs



Man, valew..............vou meter uma de 2Bar memo!

Fecho!!!
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por bessa27 »

Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:

A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........

A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........

hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por ale primo »

Isso pq eu fui sincero em dizer que num manjo do assunto!rsrsrsrsrsrsrs
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:

A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........

A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........

hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6




Leo, conclui ai teu post pros leigos.
Mano, num sei nem tabuada decor.
Quais as diferenças, pq as top bikes usam tampas com pressão maior, etc e tal.
Valeu.
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por vivanzin »

Elton escreveu:
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:

A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........

A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........

hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6
ué nao entendi, a 1,6 nao ferveria depois? (claro quando ela ferver ja vai ta quente demais mas ferve depois)
A 1.6 ferveria antes da 2.0, mas depois da original 1.1.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por cascao »

Não tinha concluido por que é questão de opinião... A SUA conclusão vale muito mais que a minha.

Com a de 1.6Bar (21lbs/pol²) você terá 45% a mais de pressão no radiador o que já deve estar próximo do limite de segurança que a fábrica pensou para evitar vazamentos (retentor da bomba dágua). Entretanto o ganho é de somente 7ºC. Sinceramente? Acho que 7ºC não vão fazer diferença quase nenhuma mas 0.5Bar (7lbs/pol²; 45%) é muito.

Coloca um pouco mais de aditivo de radiador (máx 60%) que terá o mesmo efeito e muito mais US$ para gastar com gasolina e pneu que é o que importa.

A original é de 1.1Bar (14 lbs/pol²)
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por Juliano »

bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:

A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........

A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........

hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6


A temperatura no bloco do motor é na casa dos 300 e poucos graus


O problema é que vapor não troca temperatura, pois a densidade é muito menor que do líquido. Ou seja, mesmo acima dos 100 oC, se a água + glicol se manterem no estado líquido, a eficiência pra roubar temperatura do motor é praticamente a mesma. O maior problema que eu vejo, como o Cascao citou, é o selo da bomba aguentar tal pressão.

Ale Primo, vai ver que nas bikes mais Top, além de trocar a tampa, os caras também substituem selo + junta da bomba d'água smile:: smile::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por apalareti »

ale primo escreveu:Isso pq eu fui sincero em dizer que num manjo do assunto!rsrsrsrsrsrsrs
bessa27 escreveu:Se bem que meus colegas do TS me fizeram refletir:

A original, eh 1,1, isso eu sei, e quando ela "ferve" eh pq passou da temperatura ideal para o trabalho do motor..........ou seja, a partir dakele ponto, a montadora nao se responsabilisa pelos danos........

A 1.6 com certeza ira ferver um pouco antes, conhecendo assim, mais cedo o limite que ja se passou........

hum.............acho que pensando melhor vai ser a de 1.6




Leo, conclui ai teu post pros leigos.
Mano, num sei nem tabuada decor.
Quais as diferenças, pq as top bikes usam tampas com pressão maior, etc e tal.
Valeu.


Ale, top bikes não estão preocupados com durabilidade além de uma corrida, o importante alí é chegar no final da corrida mesmo que arrisque fritar o motor, agora se ele usase 1 bar, talvez a moto jogasse agua fora e ai sim seria certeza de ter que parar, ou então perder o motor.
Eu manteria a pressão original que é muito mais seguro para o motor, ferveu eu paro e garanto que o motor não vai trabalhar acima da temperatura adequada.
Com 2 bar vou continuar acelerando um motor que está acima do recomendado, consequentemente gerando um desgaste muito maior.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por ale primo »

Olha essa foto da moto do Vilopotto.
Tampa de 1.8
Lacre segurando a danada.
Clip segurando a mangueira.
E o radiador, ao invés de emendas prensadas como os de série, tem elas soldadas!!!!!!
Imagem

Vivendo e aprendendo.

Tampa com pressão original e ponto final.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por cascao »

Nas motos de corrida, o regulamento exige que as tampas, e bujôes de todos os líquidos sejam travados com esse arame. Além disso os drenos (carburador, radiador, motor etc) tem que ir para um pequeno reservatório. Não pode ser aberto para o chão. Essa exigência é oriunda das motos de pista onde qualquer vazamento pode jogar alguém para fora de uma curva. No MX nunca tinha visto mas a julgar pela foto é obrigatório também...
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por carlos_edu »

Cara, interessante esse tópico!
Concluímos q os caras "reforçam" bem as motocas de competição. E não dá pra simplesmente imitá-los.
Essa foto diz tudo.
FELIPEABREU94
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Janeiro 2018 à54 15:03

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por FELIPEABREU94 »

SE EU COLOCAR UMA TAMPA DE 1.3BAR TEM PERIGO DE DANIFICAR O MOTOR? POR MAIS QUE A DIFERENÇA SEJA MINIMA SE NAO PREJUDICAR O MOTOR JA AJUDA UM POUCO A NAO FERVER EM TRILHA, JUNTO A UM BOM ADITIVO.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Tampa = Qual pressão é melhor? + ou -?

Mensagem por Juliano »

Bom dia! Pode colocar sim, sem medo.

Se não me engano o pessoal colocava a tampa do radiador da Towner, aquela perua. Deve ser 1,5BAR. Tem de várias pressões, de 0,9 à 1,8BAR se não me engano.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem