Bom dia pessoal.
Tentei achar algo em outros tópicos, mais acho que a minha "INGNORANCIA" não permitiu... hahaha
Alguem aí consegue ajudar postando algumas dicas de como ajustar (pelo menos de modo estandar) a suspensão da moto para Enduro/trilha (wr no caso)??
Tem um lande de encontrar o SAG da moto... etc, etc... curso da suspa traseira... da dianteira... e tals..
ajuste pra seco e pra molhado...
deixar um pouco mais baixa...
Se alguem puder ajudar agradeço.
Fabiano.
Ajuste e acerto de suspensão
-
- Membro
- Mensagens: 25
- Registrado em: 12 Abril 2009 à51 16:31
Re: Ajuste e acerto de suspensão
Fala Fabiano, blz!
Cara, seguinte, vou te passar a minha receita básica para um primeiro ajuste de suspensão.
O SAG é muito importante, mas a receita que os caras passam (de 100mm a 105mm para enduro) varia demais dependendo do tipo da moto. Por exemplo, se você deixar esta medida em uma moto de mx que tem molas mais duras você desequilibrará a moto, pois a frente continuará com sag diferente. Numa moto de enduro, provavelmente você chegará neste sag. Quando os caras falam em regular o SAG, você tem que estar preparado para se for o caso trocar a mola dianteira da moto, o que nem sempre é feito.
Com base no exposto uso a seguinte receita. SAG bom (quando não vamos trocar as molas) é quando a dianteira e a traseira trabalham equilibradas (lembrando que o posicionamento correto do piloto é quando ele se equilibra nas pedaleiras). Então vai aqui minha receita:
"SEM" APERTAR O FREIO DIANTEIRO (sei que os manuais dizem o contrário, mas tenho um monte de argumentos para descordar), e fora da moto, precione a pedaleira com força para baixo e verifique se as suspensões trabalham igualmente. Observe se elas são acionadas simultaneamente. Se a traseira estiver descendo muito, aperte a mola da suspa traseira, o inverso também se aplica. Quando você tiver a moto descendo por igual sua regulagem está pronta.
Então é hora de se equipar, pedir para alguém segurar a moto equilibrada, se apoiar somente nas pedaleiras, e pressionar a moto pra baixo umas duas vezes. Ai você tira o SAG da moto conforme os manuais postados no forum. Por ser uma WR, moto de enduro, as medidas devem estar entre o que foi citado acima (100mm - 105mm), se não estiver você precisará checar os links, e principalmente se sua mola não está fora das especificações, ou se foi trocada.
Este acerto de pré carga de mola é o primeiro acerto de uma suspa, depois você vai para a parte hidráulica.
Depois deste acerto anote o valor do SAG, pois 5mm de variação está dentro da tolerância e vai de acordo com o estilo do piloto, podendo variar.
Agora se você quiser um acerto pró mesmo, siga os passos os manuais postados no forum, porém vc terá que considerar a possibilidade de troca de mola.
Lembrando que esta receita prima primeiro pelo equilibrio da moto, não significando que estará no sag adequado. Este acerto é fundamental para motos de MX que dificilmente ficarão equilibradas com um SAG de enduro.
[]´s
Pala
Cara, seguinte, vou te passar a minha receita básica para um primeiro ajuste de suspensão.
O SAG é muito importante, mas a receita que os caras passam (de 100mm a 105mm para enduro) varia demais dependendo do tipo da moto. Por exemplo, se você deixar esta medida em uma moto de mx que tem molas mais duras você desequilibrará a moto, pois a frente continuará com sag diferente. Numa moto de enduro, provavelmente você chegará neste sag. Quando os caras falam em regular o SAG, você tem que estar preparado para se for o caso trocar a mola dianteira da moto, o que nem sempre é feito.
Com base no exposto uso a seguinte receita. SAG bom (quando não vamos trocar as molas) é quando a dianteira e a traseira trabalham equilibradas (lembrando que o posicionamento correto do piloto é quando ele se equilibra nas pedaleiras). Então vai aqui minha receita:
"SEM" APERTAR O FREIO DIANTEIRO (sei que os manuais dizem o contrário, mas tenho um monte de argumentos para descordar), e fora da moto, precione a pedaleira com força para baixo e verifique se as suspensões trabalham igualmente. Observe se elas são acionadas simultaneamente. Se a traseira estiver descendo muito, aperte a mola da suspa traseira, o inverso também se aplica. Quando você tiver a moto descendo por igual sua regulagem está pronta.
Então é hora de se equipar, pedir para alguém segurar a moto equilibrada, se apoiar somente nas pedaleiras, e pressionar a moto pra baixo umas duas vezes. Ai você tira o SAG da moto conforme os manuais postados no forum. Por ser uma WR, moto de enduro, as medidas devem estar entre o que foi citado acima (100mm - 105mm), se não estiver você precisará checar os links, e principalmente se sua mola não está fora das especificações, ou se foi trocada.
Este acerto de pré carga de mola é o primeiro acerto de uma suspa, depois você vai para a parte hidráulica.
Depois deste acerto anote o valor do SAG, pois 5mm de variação está dentro da tolerância e vai de acordo com o estilo do piloto, podendo variar.
Agora se você quiser um acerto pró mesmo, siga os passos os manuais postados no forum, porém vc terá que considerar a possibilidade de troca de mola.
Lembrando que esta receita prima primeiro pelo equilibrio da moto, não significando que estará no sag adequado. Este acerto é fundamental para motos de MX que dificilmente ficarão equilibradas com um SAG de enduro.
[]´s
Pala
Re: Ajuste e acerto de suspensão
O busca está muito estranho mesmo! Eu estou fazendo a busca através do Google, em pesquisa avançada, eu coloco o http://www.lidermotos.com.br" target="_blankElton escreveu:poxa acho que tem algum problema no sistema de busca, nao eh o primeiro que procura algo e nao acha.
já existem uns 3 topicos bem completos sobre esse assunto. Tem um topico fixo escrito algo "topicos imperdiveis do lider motos" nesse topico deve ter sobre suspensao.
abraço
-
- Membro
- Mensagens: 25
- Registrado em: 12 Abril 2009 à51 16:31
Re: Ajuste e acerto de suspensão
Valew... de qualquer forma as informações foram muito válidas, agora vou conferir na pratica!!!
Mais uma vez obrigado!
Mais uma vez obrigado!
Re: Ajuste e acerto de suspensão
Bem...eu fui na ferramenta "BUSCA" e digitei "SAG"...
Foram 45 resultados, entre eles este:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... &hilit=sag" target="_blank
Pessoal...vamos ajudar ai...se por acaso vs tiverem alguma dificuldade com a ferramenta "BUSCA", por favor entrem em contato com a moderação para que possamos conferir se alguma coisa está funcionando errado...Lembrem que recentemente o FLM sofreu várias mudanças, então é possível que alguns BUGS estejam ocorrendo.
Valeu!!
Foram 45 resultados, entre eles este:
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... &hilit=sag" target="_blank
Pessoal...vamos ajudar ai...se por acaso vs tiverem alguma dificuldade com a ferramenta "BUSCA", por favor entrem em contato com a moderação para que possamos conferir se alguma coisa está funcionando errado...Lembrem que recentemente o FLM sofreu várias mudanças, então é possível que alguns BUGS estejam ocorrendo.
Valeu!!
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 2 Respostas
- 738 Exibições
-
Última mensagem por robertovarela
-
- 10 Respostas
- 2157 Exibições
-
Última mensagem por João Neres
-
- 30 Respostas
- 9745 Exibições
-
Última mensagem por Wagner
-
- 4 Respostas
- 2874 Exibições
-
Última mensagem por leolima
-
- 10 Respostas
- 2453 Exibições
-
Última mensagem por gegebh