embreagem hidraulica KTM

morana:

oi turma....
toh com um problema na embreagem hidraulica da minha ktm 450 exc (2007). Esta cada vez mais dificil de "achar" o neutro... só entra com a moto desligada. Há uma semana o mecanico abriu e viu que os discos de embreagem estavam em ordem sem nenhum problema de desgaste. Só 1 espaçador que não estava bom e foi trocado. Alguem ja teve problema semelhante? Adianta trocar o fluido hidraulico? Tem algum outro detalhe que o mecanico deveria ter visto?
abraços turma

rodrigojti:

Embreagem hidraulica tem como regular a "altura" como na embreagem comum??

morana:

só a altura da manete....

cascao:

O problema é o acionamento (parte hidráulica) da embreagem ou a parte mecânica? (os discos)

1) Com uma marcha engatada, a moto desligada. Você aciona a embreagem e a moto fica livre (pelo menos igual antes) para andar? Se sim a embreagem está ok.
2) Já trocou o óleo alguma vez? Se está suspeitando dele ou se tem mais de ano que não troca, Você tem que trocar o óleo independente de qualquer coisa.
3) Como estava a campana? Essa sim causa problemas como o que você falou.

PERUCH:

cascao escreveu:O problema é o acionamento (parte hidráulica) da embreagem ou a parte mecânica? (os discos)

1) Com uma marcha engatada, a moto desligada. Você aciona a embreagem e a moto fica livre (pelo menos igual antes) para andar? Se sim a embreagem está ok.
2) Já trocou o óleo alguma vez? Se está suspeitando dele ou se tem mais de ano que não troca, Você tem que trocar o óleo independente de qualquer coisa.
3) Como estava a campana? Essa sim causa problemas como o que você falou.

Cascão, e se no caso numero 1, qdo empurrar a moto com a embreagem acionada, ela ficar meio pesada... minha moto tem esse sintoma.. p tras mesmo fica pesada pacas
e ja olhei a caixa e discos ta tdo OK

ale primo:

O porblema da embreagem hidráulica é que ela usa um fluído igual ou parecido com o de freio.
E ele tem dois pontos chatos:

1-tem de estar quente pra funcionar melhor
2-perde as propriedades muito rapidamente.

Quanto maior o DOT melhor funciona e mais rápido deteriora.

Mas vou dizer que achar neutro nada tem haver com o acionador hidráulico nem embreagem.
Inspeciona os garfos e o trambulador.

cascao:

Esse "arrasto" que temos com uma marcha engatada e a embreagem acionada é normal. O que o Silvio precisa de ver é se está igual a antes ou se piorou junto com a dificuldade do ponto morto.

Óleo da caixa mais grosso aumenta esse arrasto. Um colega meu empinada de DT200 de 4º. Ele usava óleo 90 na caixa prá embreagem colar melhor...ultimamente tenho ouvido por ai que o óleo ATF é que produz menos esse efeito.

Para mim achar o ponto morto não é muito importante, o que vale é a moto ligar fácil quando engatada.

morana:

turma.... amanha vou levar a moto novamente no mecanico, abrir , medir os discos e espaçadores , verificar a campana e trocar o fluido do hidraulico. Na segunda conto o resultado... abraço e boas trilhas a todos

Racer143:

Embreagem de KTM é à prova de bomba! O q pode estar acontecendo é q os discos e separadores podem estar empenados! Mas pode ser q vc só consiga ver isso com eles aquecidos! Outra coisa pode ser o flexível q esteja dilatando! É aeroquip mas pode estar fissurado em algum ponto! Por último coloque um óleo especial para cãmbio de 2t sintético! joia:::

Guilherme 2T:

Não notou que a embreagem está mais baixa que o normal?

se sim, pode ter ar no sistema, teria que sangrar. E vale a pena, se o fluído for antigo já trocar de vez!

abraços!!

Luiz H Camillo:

Se o fluido estiver abaixando sem que haja vazamento externo precisa verificar o burrinho que fica perto do pinhão para ver se não está com defeito.

morana:

bom dia galera....
Verificamos novamente os discos e separadores...
O problema era realmente um separador empenado.
Foi trocado e a embreagem ficou perfeita!
fiquei com uma duvida quanto ao fluido da embreagem.
No manual : manda colocar nos modelos 400,450 e 525 :óleo hidraulico motorex kupplungs - fluid 75 e apenas nas 250 -F usar Fluido de freio DOT 5.1 e coloca um aviso em negrito para nao usar fluido de freio no reservatório do burrinho da embreagem. Porem no manual de peças da mesma moto e na tampa do burrinho manda colocar Fluido freio DOT 4.0 nos modelos 450, 400 e 525. Imagino que oleo hidraulico e fluido de freio não sejam a mesma coisa....ou estou errado?
abraços.... e boas trilhas

joaogabriel:

morana escreveu:Imagino que oleo hidraulico e fluido de freio não sejam a mesma coisa....ou estou errado?
Óleo hidraulico se usa em transmições automáticas, flexíveis de máquinas, no sistema de direção hidráulica, e etc..
Fluído de freio se usa somente nos sistemas de freio, ou em casos a parte no flexível de embreagem, como no caso das KTM's 250F que vc citou..
Se no manual diz pra usar óleo hidráulico, usa o especificado ou um compatível, alguma razão pra isso tem

GUSTAVO NOGUEIRA:

silvio estou com o mesmo problema seu na minha ktm 525 exc ano 2004, em quanto ficou esse concerto da sua?

Fraccaroli:

Boa tarde galera, espero que todos estejam bem.
sou novo aqui então desculpem-me por não entender muito do assunto.
tenho uma KTM 525 e gostaria de saber se posso usar o óleo da Ipiranga AT Fluido Dexron II segue o linck: http://ipiranga.pefil.com.br/produto/ip ... dexron-ii/" onclick="window.open(this.href);return false;
para usar no burrinho da embreagem hidraulica, alguém pode me aconselhar se é bom ou não ?
Reparei também que tem o ATF Dexron 2 e o AT Fluido Dexron II, qual seria o melhor ?
obrigado Galera.....
muito braaaaap para todos.