Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por fabiobiker »

Fala ae galera, blz???
Venho aqui recorrer a ajuda dos amigos, pois ha mais ou menos 2 meses levei minha TDM 225 pra uma revisão geral e não sei o que os caras fizeram que agora ela faz tanto barulho de valvula depois de quente que tá parecendo aquelas CGs bolinha toda cheia de vazamento e folga... tá me deixando triste, porque a motoca é 2005 com 18000 km originais e sempre bem cuidada, depois desta revião virou nisso...mas vamos ao assunto.
BAixei o manual da XT 225 (que acredito que seja o mesmo motor) e segui os passos para ajuste de valvula, colocando a no ponto (no manual mostra um T com uma marca de pondo na sequencia, na minha motoca tem um desenho na forma de u H longo e a marca) e ajustei as folgas que na valvula de admissão é de 0,05~0,09 mm e na de escape de 0,15~0,19 mm. Pra minha surpresa e tristeza, piorou mil vezes, agora com ela fria está uma bateção que ta parecendo que tem um monte de pedrinha solta no cabeçote..alguem tem uma sujestão??? Ja chequei e rechequei, e eu não queria levar nos boca de porco de novo, porque sei que é complicado, eles ajustam sem parametro nenhum, nas oficinas é raro encontrar um técnico, e sim muitos mechanicos...
Aguardo ajuda dos entendidos.
Abraços.
Fabio.
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por joaogabriel »

Amigo, cuida pq vc tem que regular as válvulas no ponto morto superior na faze de compressão!!!
Faz assim, vai girando a a chave até vc ver que o pistão está subindo e comprimindo (ficando pesado), aí tu coloca na marca certinho e regula as válvulas. Depois disso, pega e gira até chegar na marca novamente (ñ é a hora certa, vai estar na faze em que elimina os gases), chegando na marca, vai girando até comprimir denovo e chegar na marca (faze de compressão), confere as válvulas pra ver se anteriormente tu regulou certinho, se estiver fora, ñ tenha preguiça e faça tudo novamente.
Onde vc mandou fazer esta revisão? Pode ser que tenham deixado as válvulas enforcadas, aí foi comendo o ressalto do comando e foi almentando o barulho, já vi um caso assim, se for isso pode jogar teu comando fora.. =/
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Re: Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por fabiobiker »

Bom, consegui ajustar, espero que esteja certo. Negócio é o seguinte, não sei porque raios ao colocar ela naquele ponto indicado pelo manual não deu certo, ao girar o virabrequim em certos pontos havia uma folga enorme nas valvulas, pareciam que não tinham sido ajustadas, aí o que fiz; primeiro achei o ponto de maior folga existente na valvula de admissão e depois na de escape, ajustei nestes pontos de maior folga, girei o virabrequim mais umas duas vezes pra me certificar de que não havia nenhum ponto em que ela ficasse mais folgada e ponto, fechei e funcionei, até a lenta que ela não tinha mais desde a revisão de lixo feito pelos mexanicos ela voltou a ter, lenta certinho e o motor parece que saiu de fábrica, mas paira uma duvida sobre minha cabeça: e se eu tiver deixado muito apertado a valvula, corre o risco de com a dilatação ela encostar na cabeça do pistão?
Sugestões são bem vindas, pois é a primeira vez que ajusto por conta propria uma valvula, não tinha nem visto antes isto, só no manual da moto mesmo.
Abraços.
Fabio.
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por Ivan Luiz »

Se ficar muito justa não pega no pistão não. Pode acontecer da valvula ficar levemente aberta quando o motor aquecer, aí fica ruim de pegar e em casos extremos pode derreter a valvula.
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Re: Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por fabiobiker »

Bem, vou verificar com mais tempo pra checar direitinho, mas o que percebi a principio: ficou mais fácil de pegar, porque estava dando muito trabalho mesmo, demorava demais pra pegar, só pegava com afogador todo puxado, agora bato na partida e ela pega. Observei que as repostas do acelerador são mais rápidas, a impressão que tenho e que o motor estava amarrado antes, demorava pra responder... e ficou mais fortinha em alta, na rodovia observei que ela está andando em média 10 km/h a mais, em subidas onde ela subia a 90 sobe a 100 sem precisar mudar pra quita marcha, coisa que eu ja havia percebido logo depois da revisao a falta de potencia, mas deixei pra achando que com o tempo normalizava....fiquei feliz com as mudanças, mas mesmo assim vou tirar um tempinho pra rechecar.
Obrigado pelas dicas amigos.
Abraços.
Fabio.
fabiobiker
Membro
Mensagens: 394
Registrado em: 12 Outubro 2004 à46 17:53

Re: Ajuda com ajuste de valvula TDM 25, to enrolado aqui, FAST!

Mensagem por fabiobiker »

Mais alguma opinião, kd os experts do forum, crosschão, kd voce?
Abraços.
Fabio.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem