SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
buto
Membro
Mensagens: 336
Registrado em: 22 Junho 2009 à31 08:25

SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por buto »

TENHO UMA TORNADO COM MOTOR ORIGINAL E SUSPA TBM.....NÃO CONHEÇO SOBRE MARCAS DE SUSPENSÃO E GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM PODE ME DAR UM TOQUE SOBRE MARCAS E PREÇOS E QUAL SERIA A MELHOR MARCA PARA FAZER? TENHO 95 KG E 1,85 ALT....USO PARA TRILHAS....SÓ QUERO UM POUCO MAIS DE CONFORTO.....SOFRER MENOS...RSRS UM ABRAÇO A TODOS!
Kaneko#129
Membro
Mensagens: 381
Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por Kaneko#129 »

opa... manda um mp pro Fabricio dono do forum ele te passa as preparações e preços
pesquisando...
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... f=2&t=1759
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por Ricardo »

Preparação de suspensão diminui o conforto e melhora o desempenho da mesma


Se queres conforto deixe original que a tornado já é um 'opalão'
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por Ricardo »

Elton escreveu:claro que ganha conforto cara! ta doido!

tu pode regular pra conforto em baixa e rendimento em alta
bom a tornado num sei
Tá, dá pra 'preparar' ou no caso regular pra ser confortável, mas vai perder desempenho, o que eu quis dizer é que as famosas suspas 'revalvuladas' são menos confortáveis que as originais... entende? heheh..
buto
Membro
Mensagens: 336
Registrado em: 22 Junho 2009 à31 08:25

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por buto »

É ISSO AI RICARDO! O PESSOAL CHAMA AQUI A TORNADO DE MERCEDES DA TRILHA..... EU SÓ QUERIA MELHORAR O RETORNO PARA ELA NÃO FICAR PULANDO.....MAS ACHO QUE É POSSIVEL SIM PREPARAR PARA GANHAR EFICIÊNCIA E PERDER O MENOS POSSÍVEL DO CONFORTO.....ME OFERECERAM A MX TECH, REVALVULAR DE ACORDO COM O MEU PESO E USO.........VOU ESPERAR MAIS ALGUMAS OPINIÕES.....OBRIGADO!! UM ABRAÇO!
Ricardo Skolaude escreveu:Preparação de suspensão diminui o conforto e melhora o desempenho da mesma


Se queres conforto deixe original que a tornado já é um 'opalão'
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por ale primo »

Mande num preparador especializado e renomado. Alguém que depois você possa cobrar a qualidade do serviço.
Em matéria de suspas, é muito dificil alguém acertar de primeira. Tem de haver dialogo. Você dizer o que ta acontecendo nelas e o que quer que melhore e depois de pronta com alguns roles dizer o que achou e o que espera que melhore ou acerte.
O troço num é um 2+2!
Sacou?!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por apalareti »

Buto,

A suspa original da Toni pode ser melhorada e muito!
Ela original não dá conforto e nem desempenho, pois está totalmente descalibrada. Ela é macia demais, o que não dá desempenho, e como bate muito final de curso, e pula muito, também não dá conforto.

Uma revalvulada com válvulas especiais, e óleo especial, já te dará maior conforto evitando final de curso e retornos muito rápidos.
Depois de andar um tempo com o primeiro acerto você ganhará confiança e começará naturalmente a andar mais rápido, ai pode ser que você queira mais desempenho. Neste caso velocidades maiores exigem suspas mais firmes, o que significa menos conforto, porém mais confiança.

Já vi amigos mandarem preparar suspas em vários lugares diferentes, em preparadores de renome, e em muitos casos a preparação não vai além da tal "revalvulação", o que na minha opnião não resolve nada. Isso mesmo, a moto continua ruim.
Eu acredito que antes de mais nada precisa ajustar a pré-carga das molas, e somente depois fazer a "revalvulação". Levei muitos anos para acertar a suspa da minha tornado, e como você tem praticamente o mesmo peso e altura que eu vou te passar aqui uma receitinha.
A mola traseira para nós que temos mais de 90kg é o primeiro problema, digo isso porque a pré-carga ideal passa da regulagem disponível. Para ficar ideal é necessário calçar a mola, mas podemos a chegar a 95% do ideal colocando a maior pré-carga possível, ou seja, aperte a mola traseira até o final.
Na dianteira meça o sag livre e verá que só o peso da Toni já passa do que seria o sag ideal. Então você terá que calçar. A dianteira não tem jeito, vc terá que calçar com peo menos mais 8cm.
Eu particularmente não gosto desta solução, pois perde-se eficiência da mola, então optei por trocar a mola por uma maior e mais rígida. No meu caso usei um par de molas de Cagiva Canyon 500, e troquei os calços originais que tinham 10cm por outros de 5cm, uma vez que a mola era maior e mais dura.. Já vi muita diferença na mola original da Toni, de uma moto para outra, então sugiro que as medidas do SAG sejam feitas conforme os manuais que vc encontrará aqui no FLM.

Feito isso a moto já melhora muito na compressão, porém vc notará que o retorno ficará pior, isso ocorre em função da maior pressão de mola, e é por isso que recomendo ajustar as molas antes, pois agora a revalvulação levará em conta que o retorno piorou.

O grande desafio de se preparar suspensões nacionais e equilibrar compressão e retorno.
Após feito o acerto da pré-carga, envie sua moto para um bom preparador, explique em que situações o retorno está ruim, e quais a compressão é ruim.
Peça para que ele deixe o primeiro terço da suspa bem macia na compressão, e que ela vá endurecendo progressivamente nos outros 2 terços. Isso requer além de válvulas e óleo especial, que seja trabalhada a quantidade de óleo.
As suspas aceitam uma variação de quantidade de óleo, trabalhar no mínimo deixa a suspa pouco progressiva, ou seja, macia do início ao fim, já trabalhando no máximo de óleo a suspa fica macia no início e endurece quando vai chegando perto do fim. Não permita que se trabalhe com quantidades superiores ao recomendado pelo fabricante, caso contrário seus retentores terão a durabilidade reduzida.
Se a suspa não está progressiva o suficiente, e já está no limite da capacidade do óleo, então é hora de alterar as válvulas, ou a viscosidade do óleo, ou ambos.

Eu recomendo oo Sebiloski em Americana (duboy), é longe para quem está em Suzano, mas acho que vale a pena.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por carlos_edu »

O q é conforto? Ficar "espirrando de lado" na trilha? Perder o controle da moto?
Sem dúvida nenhuma suspa de tornado merece ser preparada para o off road!

Eu digo q é IMPRESCINDÍVEL!

Na minha ex Tornado mandei valvular com MX TECH. Gostei do resultado. Fica a dica.

Original só para andar na rua! E isso depende do peso do "peloto". Pois ela vem com calibragem para um peso mediano.
buto
Membro
Mensagens: 336
Registrado em: 22 Junho 2009 à31 08:25

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por buto »

ale primo escreveu:Mande num preparador especializado e renomado. Alguém que depois você possa cobrar a qualidade do serviço.
Em matéria de suspas, é muito dificil alguém acertar de primeira. Tem de haver dialogo. Você dizer o que ta acontecendo nelas e o que quer que melhore e depois de pronta com alguns roles dizer o que achou e o que espera que melhore ou acerte.
O troço num é um 2+2!
Sacou?!
É ISSO MESMO...O MEU MEC MUITO CONFIÁVEL FALOU ISTO....DIFICILMENTE ACERTARÁ NA 1°, DEPENDERÁ DO QUE EU FALAR PARA ELE DEPOIS.....POR AÍ!! UM ABRAÇO ALE PRIMO!
buto
Membro
Mensagens: 336
Registrado em: 22 Junho 2009 à31 08:25

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por buto »

[quote="apalareti"]Buto,

BOA NOITE APALARETI!!! DEIXO AQUI REGISTRADO MEUS AGRADECIMENTOS PELAS INFORMAÇÕES! PELO TEMPO QUE GASTOU PARA ME EXPLICAR.....REALMENTE PARA MIN É DE MUITA IMPORTÂNCIA POIS, O MAIS IMPORTANTE É A EXPERIÊNCIA DE TER PASSADO POR ISSO E AJUSTADO SUA MOTO........
VOU AJUSTAR A PRÉ CARGA PARA MEU PESO E USO , DEPOIS JUNTO COM MEU MEC ...VAMOS REVALVULAR E ANDAR ATÉ QUE FIQUE COM O MEU PERFIL....APRENDI AQUI QUE NÃO EXISTE A RECEITA CERTA, MAS A RECEITA PARA O PERFIL DO PILOTO!!

MAIS UMA VEZ...OBRIGADO!
buto
Membro
Mensagens: 336
Registrado em: 22 Junho 2009 à31 08:25

Re: SUSPENSÃO TORNADO...QUAL A MELHOR\?

Mensagem por buto »

carlos_edu escreveu:O q é conforto? Ficar "espirrando de lado" na trilha? Perder o controle da moto?
Sem dúvida nenhuma suspa de tornado merece ser preparada para o off road!

Eu digo q é IMPRESCINDÍVEL!
BOA NOITE CARLOS EDU!!
MERECE SIM...ACHO QUE NINGUÉM VAI DISCORDAR DE VC!!!EU FAÇO TRILHA HÁ POUCO TEMPO....COMECEI A PERCEBER ANDANDO QUE A SUSPA PODE MELHORAR....QUE AS VEZES ELA FICA ME JOGANDO...QUE EM CERTOS LUGARES PASSARIA MAIS FÁCIL SE TIVESSE MAIS CONTROLE...ETC......CADA DIA A GENTE APRENDE E MELHORA MAIS....DEVAGAR E SEMPRE!!! UM ABRAÇO!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem