Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

Galera...

Liguei pro meu mecânico agora p/ ver qto eu ia gastar e o q fazer na suspa dianteira da Tornado q comprei...

Bom, ele me passou o preço:

Emulador Anker - R$ 175,00
Óleo ELF 1 Lt - R$ 70,00
Mola - R$ 40,00 Par

Ele me disse q p/ meu peso (118 Kg) eu iria precisar troca umas molinhas. Essas de R$ 40,00.

Mas nao quis me dizer q mola era... creio q pelo preço não é a mola da suspa, obviamente.

Será q é akela molinha q vem no emulador ?

Alguém sabe se isso procede ?


Porque vi um Kit ANKER de Suspensão, composto por:
* Jogo de molas especiais,
* Válvulas de suspensão (emuladoras) e
* Reguladores de pré carga com calibrador.

Será q isso presta e muda mta coisa ?

Abraços
Geldomnosf
Membro
Mensagens: 58
Registrado em: 25 Maio 2007 à26 15:42

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Geldomnosf »

Cara na suspensão existe as molas grandes que ficam por cima do pistão e um mola pequena que fica no pistão bem na parte de baixo da suspa, portanto não vejo razão para trocar as molas pequenas de baixo porque elas funcionam somente abaixo do pistão par retorno não são para sustentação de peso que para isso servem as molas grandes.

De repente ele está querendo calçar as molas para ficarem mais rígidas colocando molas pequenas, se for isso vc. tem a opção de colcoar o regulador de pré-carga da anker que objetivamente serve para aumentar a carga(pressão) da mola o que vou colocar na minha xr.

E isso ai;;;
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por apalareti »

Com certeza essas molas não são para a válvula. Ele vai trabalhar a carga e pré-carga da suspa.
Pelo seu peso, as molas originais da tornado não server.

Dá uma procurada em um tópico aqui que fala muito sobre suspa da tornado, você verá que não dá pra ser feliz com seu peso e as molas originais.

Eu com 90kg uso mola de Cagiva Canyon + 5 cm de calço (calço original tem 10cm).
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

apalareti escreveu:Com certeza essas molas não são para a válvula. Ele vai trabalhar a carga e pré-carga da suspa.
Pelo seu peso, as molas originais da tornado não server.

Dá uma procurada em um tópico aqui que fala muito sobre suspa da tornado, você verá que não dá pra ser feliz com seu peso e as molas originais.

Eu com 90kg uso mola de Cagiva Canyon + 5 cm de calço (calço original tem 10cm).

Comprasse essas molas da Cagiva onde ?
Sabes alguma outra q eu possa usar ?

Tipo, qdo eu andava de Tornado eu tinha feito a preparação básica do básico, akela q só envolve troca de óleo e furos na flauta.. e tb tinha um calço.
Na época eu achava boa até, p/ enduro e trilhas... claro q qdo ia dar um gas numa provas de Enduro FIM ou brincar numa pista as suspas decepcionam.
Mas agora q to vindo da DR, pegar uma Tornado vou estranhar e muito...
Vou estreiar a Tornado amanhã (sábado) numa prova de Mini Enduro aki... só quero ver me adaptar com a moto.. e suspa molengona.. toda original.. aehuaehae


Ps.: Ai q saudade da DR... e isso q nem andei com a Tornado ainda.. aheauehauehae
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Ricardo »

Caramba fiz um texto e não foi, agora não vou escrever denovo... mas enfim, pala eu tenho 90kg também e não sinto necessidade de outra mola, só com emulador e refurar flauta + óleo novo ficou show a suspensão, não entendo por que a galera gosta de susp. tão dura, a moto vibra e não copia daí!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por NESTOR/RS »

Peruch....uma sugestão:
Válvulas emuladoras CDRSUS + Óleo do bão....garantia de suspa funcionando na medida para as trilhas...

Se a coisa ficar mais pró:
Manda para o Fabiano na LM....o cara é fera na suspa... joia:::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por apalareti »

Peruch,

As molas comprei em uma oficina, foi ocasião, o cara tinha trocado a mola da Cagiva e eu fiquei com a usada.
Podia ter sido outra mola, o importante é que tenha o mesmo diâmetro e que seja mais firme, o resto vc compensa no calço.

Skol, minha tornado original descia mais de 10cm só com o peso da moto, e quando eu subia nela ai já perdia metade do curso.

Suspensão firme também copia o terreno, mais só se você estiver andando rápido.
Suspa macia é boa pra passear nas trilhas, mas pra andar em pista tem que ser firme.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Guilherme 2T »

Peruch,

Tem um cara aqui em Garibaldi que é muito bom com trabalhos em suspensões, é o Dilvo Motos, cara eu tiraria uma idéia com ele de preço acho que vale a pena... Ele é bem especializado e bastante conhecido ai no mundo do Cross.
Se tiver interesse te passo o numero dele.

Abraço!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

Valeu ae Pessoal.
Guilherme2T, falei com o meu mecânico no Mini Enduro q corri Sábado... ele me mostrou uma Tornado q tava la q ele fez o mesmo serviço... putz, já fica outra coisa, como a pala falou, na Original só com o peso da Tornado ela ja fica bem baixa, ai qdo monto em cima mesmo.. desce mais q a metade.. haeuh. E essa preparada.. fica firme, subi na moto.. quase nao desceu.. e forçando a suspa p baixo já nota q ela fica mais firme..

Só p constar:

No Mini Enduro, eu andando com a Toni "Viúva Negra", aí acostumado com a DRZ400, qdo eu tava numa 3ª mão na soca numa subidinha de morro tranquila... de repente uma erosão q cabia a roda dentro... eu pensando q tava de DR, dei só uma cutucadinha na embreagem... e ............... POFT!!!.. pancada na beirada da erosão... e pancada nas costas.. aehuaehae.. comecei a rir sozinho... afff... além da suspa o motor tb fez falta.. mas, é questão de acostumar a andar com a Toni novamente... o bom é q é confortável pacas, nao da manutenção... e tb... dependendo de como ficar meus planos... ano q vem vou partir p/ outro nível novamente... e vai ser das "fumacentas"... hehehe

Abraço
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Wagner »

Peruch,

Faça todo o trabalho nas flautas, abra os furos originais para 8mm de diâmetro, não esquecendo de abrir mais dois, pois assim você fará com que todo o sistema hidraúlico passe a funcionar pelo emulador. Compre um bom emulador (eu recomendo um BBR ou qualquer outro que sege uma cópia identica aos da Race Tech). Compre as "molas originais" de "Falcon", pode comprar em concessionária Honda que tem um preço muito bom (estas molas são baratas e de boa qualidade), você só terá que cortar alguns milimetros do calço original da Tornado. Porém como as molas da Falcon tem uma carga um pouco mais rigída sua suspensão vai ficar show. Depois basta colocar um óleo bom (eu recomendo Motorex), com viscosidade 5W, deixando a área de ar com 110mm do topo (parte da bengale sem óleo). Sei que muitos vão criticar o óleo 5W, porém te garanto que esta especificação é a melhor para o seu uso da moto. Feito isso é partir pra trilha e sentir a satisfação de uma moto mais estável e que cópia todo tipo de terreno.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

Wagner escreveu:Peruch,

Faça todo o trabalho nas flautas, abra os furos originais para 8mm de diâmetro, não esquecendo de abrir mais dois, pois assim você fará com que todo o sistema hidraúlico passe a funcionar pelo emulador. Compre um bom emulador (eu recomendo um BBR ou qualquer outro que sege uma cópia identica aos da Race Tech). Compre as "molas originais" de "Falcon", pode comprar em concessionária Honda que tem um preço muito bom (estas molas são baratas e de boa qualidade), você só terá que cortar alguns milimetros do calço original da Tornado. Porém como as molas da Falcon tem uma carga um pouco mais rigída sua suspensão vai ficar show. Depois basta colocar um óleo bom (eu recomendo Motorex), com viscosidade 5W, deixando a área de ar com 110mm do topo (parte da bengale sem óleo). Sei que muitos vão criticar o óleo 5W, porém te garanto que esta especificação é a melhor para o seu uso da moto. Feito isso é partir pra trilha e sentir a satisfação de uma moto mais estável e que cópia todo tipo de terreno.
Wagner, valeu pela dica.. mas ficou uma dúvida... vc diz usar mola de Falcon... ela é mais rígida, mas não é mais curta ?? A suspa não irá ficar com menos curso ?

Valeu
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Wagner »

Wagner, valeu pela dica.. mas ficou uma dúvida... vc diz usar mola de Falcon... ela é mais rígida, mas não é mais curta ??
Resposta: Não, a mola da Falcon é maior que a da Tornado, por isso você terá que cortar o espaçador (calço original) interno das bengalas.

A suspa não irá ficar com menos curso ?
Não, pelo contrário, por se tratar de uma mola com comprimento maior (pouca diferença em relação a original) você ganhara alguns milímetros de curso.

Boa sorte com sua nova Toni...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por apalareti »

Wagner escreveu:Wagner, valeu pela dica.. mas ficou uma dúvida... vc diz usar mola de Falcon... ela é mais rígida, mas não é mais curta ??
Resposta: Não, a mola da Falcon é maior que a da Tornado, por isso você terá que cortar o espaçador (calço original) interno das bengalas.

A suspa não irá ficar com menos curso ?
Não, pelo contrário, por se tratar de uma mola com comprimento maior (pouca diferença em relação a original) você ganhara alguns milímetros de curso.

Boa sorte com sua nova Toni...
Para complementar a dica, primeiro monte a mola sem cortar o espaçador. Meça o sag livre, o objetivo é deixar aproximadamente 30mm. Vá cortando aos poucos e medindo.
Eu guardei o espaçador original e usei um cano de ferro. Na minha ele ficou com 50mm a menos que o espaçador original (100mm)
Kaneko#129
Membro
Mensagens: 381
Registrado em: 08 Junho 2006 à31 17:21

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Kaneko#129 »

da uma olha da no mazeto motos.
se naum me engano se vc pedir ele faz uma valvula dianteira com clicks pra tornado
na traseira se naum me engano ele cobra 400 reais com regulagem para fazer na tornado
tipo acho q nas duas vc vai gastar no maximo R$ 900
http://www.mazetosmotos.com.br

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZIohK8016ZY&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ZIohK8016ZY&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>[/youtube]

<object width="640" height="505"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/3NsMgmrD8W0&hl ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/3NsMgmrD8W0&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="505"></embed></object>[/youtube]
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

Galera, valeu pela ajuda.

Segui a sugestão do nosso amigo Dr. Nestor.
Já encomendei as válvulas da CDRSUS, o Flávio da empresa foi muito atencioso, explicando todos os detalhes e sobre as 2 opções de montagens (inclusive mandou um diagrama de montagem para cada tipo de regulagem básica e rígida).
Vou pagar R$ 123,00 com frete
Ele me indicou óleo 15W, acho q vou comprar um ELF ou Motul

Depois andar e testar, pois vou montar com o diagrama p mais macia primeiro.. se eu achar q ainda não tá bom, peço pro meu mecânico mudar a posição das lâminas para rígida...

Depois q montar e testar posto os resultados e as impressões que vou ter com elas.

Abraços a todos!
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

UP!!

Ainda não peguei a moto, mas já tá pronta.

Molas de Falcon + Emulador CDRSus + Óleo ELF 15W
Pedi p meu mecânico fazer a montagem p/ posição mais rígida das lâminas. (por causa de meu peso 115 KG).

Esse final de semana achei q ia andar p testar a moto, pois nossa prova de Mini Enduro é Sábado agora, mas meu amigo precisou do meu carburador emprestado q o dele deu pau... hehehe. Então vou fazer PC de carro mesmo e deixar p testar a motoca semana q vem, já q será minha ultima trilha por um período de uns 5 meses +/-.

Abraço
Giovani16
Membro
Mensagens: 42
Registrado em: 06 Abril 2008 à19 22:49

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por Giovani16 »

E aí Peruch como fico a suspa da motoca?
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Dúvida Preparação da Suspa Tornado

Mensagem por PERUCH »

Giovani16 escreveu:E aí Peruch como fico a suspa da motoca?

Cara, não peguei a moto ainda, eu ia andar com ela Sábado, faze PC na nossa prova de Enduro, mas meu amigo, diretor da nossa prova, precisou do meu carburador emprestado.. ai acabei fazendo PC de carro... vou pegar ela essa semana, pois vou andar no sábado, vai ser minha última trilha desse ano, pois vou operar o joelho e vou ficar sem andar de moto por uns 6 a 8 meses.. froids..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem