Carburador XR200 com ferrugem?

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

Tudo bem pessoal, já a algum tempo a minha xr200 sempre engasga nas trilhas meio que sem explicação, depois de umas batidas no carburador passa, mas o problema é que esta aparecendo algo estranho no fundo da cuba, algo parecido com pequenos cristais, tipo uma ferrugem mas em pequenas bolinhas que já são suficientes para entupir os gicles. Já tentei trocar de gasolina, aditivada, comun, podium e tambem abastecer em postos diferentes e o problema persisti, o filtro de ar esta em bom estado vedando legal.
A questão é, tem solução essa ferrugem muito louca ou só trocando a cuba ou carburador completo?

Essa foto é como fica o fundo da cuba com a moto 2 semanas parada.

Imagem

E essa é a substância estranha raspada.

Imagem
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Juliano »

Não precisa trocar o carburador não, troca somente o tanque que resolve!


Isso aí tá descendo do tanque. Como a XR200 é muito econômica, você não deixa o tanque 100% cheio, daí com o tempo ele foi enferrujando.


Um amigo meu tinha uma XR200 e o bura ficava desse jeito aí. Um belo dia lavamos o tanque e saiu ferrugem pra caramba.
jailton
Membro
Mensagens: 359
Registrado em: 30 Julho 2007 à25 19:48

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jailton »

coloca um filtro na mangueira de gasolina ressolve.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

Mas a minha XRzinha já tem filtro de combustivel, sera que o filtro esta deixando isso passar? Mas é verdade eu nunca deixo o tanque cheio, normalmente volta de uma trilha já quase na reserva, lavo e lubrifico a moto e fica assim ate a proxima trilha.
Outro detalhe essa coisa estranha, ferrugem, ela fica grudada ao fundo da cuba.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Juliano »

Fica no fundo porque a sujeira decanta, ou a gasolina seca!

Lava o seu tanque e depois me fala o que saiu de dentro!
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Ivan Luiz »

É só deixar a cuba secar com gasolina dentro que forma essa borra mesmo! Ou deixa a torneira aberta pra cuba não secar ou de preferencia, quando for deixar muito tempo parada, solta o parafuso de dreno da cuba e deixa vazar toda a mijolina!
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por mgarcia »

duas opções: ou tu tira o tanque coloca uma corrente de ferro dentro do tanque sacode com bastante força com bocal pra baixo e com uma mangueira de agua aberta e depois coloca um filtro novo de combustivel ou põe um daqueles tanques GILLI, que é e plastico e resistente e tem espaço pra 11,4 litros, é o que eu usava na minha XR, e nunca tive problema
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por NESTOR/RS »

Isso ai é que decanda da nossa velha e boa "águaálcoolgosorobolina"....mesmo com filtro, quando a gasolina fica no carburador por tempo, e evapora, o que resta é essa podridão mesmo.
A solução que encontrei foi fazer a moto funcionar durante a semana.
Ou ainda, drenar a cuba e deixar...mas ainda por vezes, há o incômodo de ressecamento da borracha na agulha da bóia do carburador.
Quando passei a bastecer com pódium, o problema de criar esta meleca no carburador desapareceu quase que por completo...mas não 100%.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

huuuuuuuu, mesmo com Podium tio Nestor eu tive esse problema mas em menor escala, então seria essa coisa a mistura de ferrugem com gasolina ruim, vou tentar limpar o tanque e trocar o filtro. Assim que tiver resultados posto para os colegas.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Valentin »

Lavar o tanque com uma corrente dentro resolve... mas em pouco tempo a ferrugem volta...
Vc pode colocar uns 2 imãs de HD ( qualquer loja de informatica tem um HD velho pra te arrumar) coloca um de cada lado do tanque ( coloca por baixo do tanque na parte interna) pois como são bem fortes esses imãs a ferrugem vai ficar toda graudada neles... ai de tempos em tempos vc da um limpeza no tanque....vai resolver ate colocar um tanque novo... joia:::
samirtito
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 23 Junho 2009 à22 19:36

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por samirtito »

Na minha XR 200 eu tinha o mesmo problema, coloquei filtro de gasolina, limpei o carburador e aqla cubinha da torneira, algumas vezes e parou.

Essa do imã eh nova pra mim, mas parece uma boa até colocar um tanque novo.

Abrass
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

Pior que hoje eu estava limpando a cuba e percebi que a coloração da superficie da cuba esta diferente onde tem essa ferrugem, alguêm sabe se tem algum tratamento superficial na cuba?
lagatixa
Membro
Mensagens: 628
Registrado em: 03 Maio 2005 à17 22:48

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por lagatixa »

Eu iria pelo Ivan e Nestor: Drene o carburador quando chegar da trilha, isso aí é borra formada pela evaporação da gasolina que fica na cuba.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

Tudo bem pessoal, nesse final de semana limpei o arburador, mas não pude testar a moto pois a agula esta com a ponta gasta.

Mas tirei uma foto do corpo do carburador que fica no interior da cuba, olha só como o desgraçado esta, todo pipocado, que será que esta acontecendo com esse carburador????


Imagem
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por jjacob »

Pior que não sei se é original, vou descobrir.
Leonardolobão
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 08 Agosto 2007 à51 20:09

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Leonardolobão »

Isso dever porque nossa gasolina aumentou a quantidade de alcool,pois ele corroe o aluminio.
Tive um santana que acontecia a mesma coisa, tive que trocar o carburador.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Valentin »

Elton escreveu: 3 se voce colocar uma corrente no tanque e sacodir vc vai piorar, tirar algumas e criar outras, nunca mais vai tirar as ferrugens de dentro a nao ser que abra o tanque lixe e solde de novo, ja tive que fazer isso.
..
Se vc abrir o tanque lixar e soldar de novo onde levou a solda vai apodrecer rapidinho..
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Valentin »

Então... se não apodrece pq tem gasolina.... pq aparece a ferrugem??
A nossa gasoroba tem agua e alcool D+....
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Valentin »

Faz um teste.. pega uma latinha dessas de enlatados e da um pontinho de solda nela... ai vc coloca um pouco de gasoroba.... em pouco tempo vai começar a aparecer a ferrugem....
A não ser que vc consiga dar um tratamento anti ferrugem por dentro do tanque ( deve ser caro bagarai..)
Ivan Luiz
Membro
Mensagens: 675
Registrado em: 20 Outubro 2007 à13 22:33

Re: Carburador XR200 com ferrugem?

Mensagem por Ivan Luiz »

To ajeitando um cortador de grama Stihl, desmontei o carburador pra limpar e ta cheio dessa borra. Não tem jeito, ficom com gasolina parada, forma mesmo!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem