quem manja de sensor de temperatura??

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por carlos_edu »

Pessoal, tenho aquele painel Vapor na motoca. O sensor q mede a temperatura do radiador começou a dar problema. Levei painel e sensor num auto elétrico para fazer testes. O painel está OK é realmente o sensor q segundo o mecanico "está com a resistência alterada". Mas de antemão me disse q os de carro não servem, pois trabalham como uma resistência menor do q esse da trailtech.

O sensor original da trailtech não é caro. O problema é o frete q eles cobram. Absurdo! Um sensor de 30 dolares pedem 84 dolares pra mandar pra cá. Gostaria de encontrar uma solução "brasuca" pro problema.

Alguem sabe se posso encontar algum semelhante? De máquina ou sistema de aquecimento de casa/piscina por exemplo?

Esse é o sensor q me refiro:
http://www.trailtech.net/V300-003.html


Ele é instalado na mangueira do radiador e vem assim:
http://www.trailtech.net/7500-3051.html

Mas se não encontrar um sensor desse tamanho, alternativamente posso colocar um de 19mm (posso fazer adaptador) no lugar do dreno do radiador da X.

valeu,
cadu
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Predador »

Duvido muito que encontre um com as mesmas especificações por aqui. Nas lojas que vendem no ebay não tem só o sensor?
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por carlos_edu »

Elton, era isso q imaginava mas não tenho idéia de onde encontrar.
Pode me dar umas dicas? Sei q não está em SP, mas por internet a vida é outra.
O q preciso saber além do tamanho e rosca? O seria essa "resistência" q os de carro não servem?

tks,
cadu
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Predador »

O problema não é achar UM sensor de temperatura qualquer, é achar O sensor de temperatura correto. Deixando de lado o invólucro, que é o mais fácil de resolver:

Se o original não está funcionando terá que fazer assim (ou achar alguém que faça):

Conectar um potenciometro (resistor vaiável) na entrada do sensor e descobrir qual a resistência para marcar 0º e 100º por exemplo. Com isso você pode numa loja de eletronica ou eletronica industrial achar um sensor (que é um termistor) com as mesmas características.

Pode começar procurando por aqui

http://www.add-therm.com.br/docs/SensorPT100-ADD.pdf" target="_blank
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por carlos_edu »

Predador. Creio ter achado um loja aqui em SP q o cara fará as medidas. Ele pediu pra levar o sensor e o painel.

De qquer maneira, muito obrigado pela dica!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por xaxim »

Não é termopar, é um NTC, só tem que descobrir a resistencia a 25° os de carro são 3Kohms
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Juliano »

Cadu, isso é chamado de PT-100, ou sensor RTD. Como todos disseram, é um sensor muito simples.

Eu sou engenheiro, trabalho com automação industrial, isso aí tem que nem mato nas indústrias.

Vou te dar uma dica: dificilmente o sensor se danifica, visto que é um aparelho "estático". O que pode ter danificado no seu caso é o cabo, pois tem movimento, pode ser bem no "pé" do sensor que esteja quebrado.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Juliano »

RTD


Os RTD (Resistence Temperature Detectors) são dispositivos construídos de fio enrolado e de uma película fina, que trabalham pelo princípio físico do coeficiente de temperatura da resistência elétrica dos metais. São quase lineares sobre uma larga escala de temperatura, e podem ser feitos pequenos o bastante para ter tempos de resposta de uma fração de segundo. Requerem uma corrente elétrica para produzir uma queda de tensão através do sensor que pode, então, ser mantido por um dispositivo de leitura externa calibrado.

O metal mais utilizado na construção de termo-resistências é a Platina, sendo encapsulados em bulbos cerâmicos ou de vidro. Os modelos mais utilizados atualmente são: Pt- 25,5 Ω, Pt-100 Ω, Pt-120 Ω, Pt-130 Ω e Pt-500 Ω, sendo que na indústria o mais conhecido e utilizado é o Pt-100 Ω (a 0 °C). Uma liga composta de cobre e níquel também é utilizada na construção de detectores de temperatura por variação de resistência elétrica (RTD).

A faixa de temperatura à qual um RTD pode ser submetido para leitura varia conforme a norma de padronização em uso. A norma ASTM E1137 padroniza esta faixa de -200 °C a 650 °C; já a norma DIN IEC 751, padroniza de -200 °C a 850 °C


Fonte: http://www.mecatronicaatual.com.br/secoes/leitura/329
carlos_edu
Super Membro
Mensagens: 1965
Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por carlos_edu »

Juliano, a questão é que o cabo é unido ao sensor. Não é com plug como nos de carros.
Eu imaginava q o tréco não seria uma mosca branca. Acontece que tenho q encontrar um comércio bem específico. Não faço idéia onde encontrar aqui em SP. Como disse acima, encontrei uma loja q conserta painéis e acredito q o dono possa encontrar.

abrs e muito obrigado
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Predador »

Se você achar o sensor sem o invólucro correto pode ser que de certo fazer ele na parte que tem aí com você. Teria que cortar o cabo, limpar por dentro arrancando a resina (num torneiro) e montar o novo, lacrando novamente com alguma resina.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: quem manja de sensor de temperatura??

Mensagem por Juliano »

Cadu, vai naquela rua paralela à 25 de março, do lado de cima das ladeiras, lá tem um monte de lojas de equipamentos, ferramentas, etc. Tem loja que repara motor, etc. os caras vão saber te indicar um lugar.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem