Giclês para CRF 450X ???

Espaço destinado a preparação de motores, suspensões, freios, e etc...ou questões técnicas que envolvam conhecimento de mecânica, engenharia de motores, composição de combustíveis, etc....também devem ser postados aqui.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Galera,

Como falei em outro tópico a dias atrás, acabei de pegar um 450X zerada, instalei todos os protetores, kit de adesivos, etc., etc.

Arranquei o Spark Arrester e agora estou afinando a carburação, o que fiz de imediato:

- Levantei a agulha do carbura, ela vem na segunda posição de cima para baixo, montei na ranhura do meio (terceira posição);

- Abri o parafuso do ar para 1 volta e 1/2, porém ainda não fiz outros testes abrindo mais.

Resultados obtidos: Ela esta pegando até que fácil, porém nas transições de aceleração ela apaga muito fácil.

Gostaria de saber dos experts em carburação se será necessário trocar os giclês, pois conversei com dois bons mecânicos amigos meu, eles me disseram o seguinte:

- O 1º me disse que era pra funcionar certadinho com o que já fiz, porém se continuar o problema era para ir regulando apenas o ar;

- O 2º me disse que com a mudança na posição da agulha a baixa tem que ficar perfeita não havendo a necessidade na mudança do giclê, porém a alta será necessário trocar o giclê de #145 por um de #155.

O carbura vem de fábrica com giclê de baixa de #45, alte de #145 e parafuso com 1 volta e 1/8.

O que a galera das 450X tem utilizados em suas motocas??
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Caramba !!! Ninguém se manifestou ainda !!!

É o seguinte, ontem a noite dei mais uma fuçada para ver o resultado, vejam o que fiz:

- Tirei o dreno do fundo do carbura (tampa sextava de 17mm) para verificar se o giclê de alta é mesmo de #145, confirmado é isso mesmo (São Tomé, tem que ver pra quer... risos);

- Retirei o parafuso de ar para ver se é igual ao da DRZ, pois como troquei o da DRZ por um da Outlaw queria saber se daria para levar de amostra para não ter erro na hora da compra de um para 450X, pois o da DR ficou muito próximo da tampa do dreno, a única diferença é que o da 450X é 3mm mais longo (parte que fica fora da cuba);

- Feito estas confirmações montei novamente o prafuso do ar e deixei aberto com 2 voltas e vui para o teste de funcionamento, a moto esta pegando muito fácil e consegui acertar a marcha lenta mole, mole. Porém ao andar, quando reduzo ela esta dando alguns estouros, como já estava tarde e eu estava consado não tentei fazer novos ajustes no parafuso do ar, com estas informações o que você me dizem, continuo ajustando apenas o parafuso do ar ou faço mais modificações??

Inclusive dei uma procurada em minhas tranqueiras que tenho em casa e achei alguns giclês de outras antigas motos que tive, giclês de #140, #150, #155, #180 (áfffffeeeeee) entre outros.

Vamos lá galera, deem uma forcinha aí !! Cade a galera das 450X ???
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

Coloca um 48 na baixa e o de alta entre 175 e 180.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Elton e Roberto,

Ela estoura um pouco nas reduzidas, estou pensando em passar o giclê de baixa para #50 e o de alta para #155.
Mesmo que nas outras condições de funcionamento (aceleração e alta) ela esta trabalhando redondo, estou pensando nestas mudanças, pois acho que deve ficar melhor ainda e acabar com estes estouros nas reduzidas.

Dou noticias!!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

O de alta deve ser no mínimo um 175, já montei várias 450 e todas ficaram boas com esta giclagem, se colocar menor da falta.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

robertovarela escreveu:O de alta deve ser no mínimo um 175, já montei várias 450 e todas ficaram boas com esta giclagem, se colocar menor da falta.
Caraca Varela !!!

Não se esqueça que estou em São Paulo e você em Natal, será que não é muito ??

Tive dando uma olhadinha em vários tópicos sobre carburação, inclusive um em que o Elton posta um gráfico da GASGAS para o fator de correção que leva em consideração a temperatura e a altitude.
Também fiz várias pesquisas na net e encontrei no site da KTM um gráfico muito parecido com o da GASGAS que também dá os fatores de correção dos giclês em função da temperatura e altitude.

Vou fazer uns testes com uns giclês que achei em minhas bagunças em casa e depois dou um retorno sobre os resultados obtidos.

Valeu galera, por enquanto!!!
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Fala Galera, tudo Belê?? joia:::

Bom, primeiramente quero dar um alô a todos legal:: legal:: e dizer que sumi por uns dias por falta de tempo, então não tinha como fazer as mudanças na motoca depois da primeira trilha (a trilha da estéia da bichona).
Assim que sobrou um tempinho fiz as novas modificações, porém vou relatar o que ocorreu na estréia e o que fiz agora:
1º) Depois da mudanças descritas nos tópicos acima fui para o tudo ou nada (a estréia da magrela) palmas:: , na trilha a motoca continuou se comportando muito ruim negativo:: , apagava com facilidade, estourava nas reduzidas e sempre estava com uma certa dificuldade para pegar. Fiz durante a trilha algumas regulagens apenas no parafuso do ar, porém nada percepitivel e que melhorou o comportamento do carbura, o que me fez voltar para casa triste negativo:: negativo:: .

2º) Depois da magrela limpinha e revisada como se fosse zero novamente parti para novos ajustes do carbura: coloquei um giclê de baixa de #52 e o de alta #175, mantive a agulha na posição do meio (3º rasgo da agulha) e abri o parafuso do ar para 2 voltas e 1/2, agora ela não esta mais estourando nas reduzidas joia::: , porém passou a ter o comportamento que o Elton e o Roberto Varela já me alertaram antes, passou a estourar nas acelerações rápidas (transições da aceleração).
Os dois disseram que provavelmente passaria a ter este problema e que o mesmo só será resolvido com modificações na bomba de aceleração do carbura, dei uma pesquisado em vários tópicos anteriores e baixei a documentação do Site da Keihin, porém ainda não entendi como devo proceder para sanar este novo problema e gostaria de saber se alguém pode me dar um help do que fazer.
Gostaria de saber de quem passou pelo problema, como conseguiu resolve-lo, se fez alguns ajustes nos parafusos da bomba de aceleração ou fez mudanças no giclê deste sistema.

Socorroooooo !!!! doeu:: doeu:: doeu::

Elton e Roberto, Help me pleaseeeee !!!!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

Experimenta um gicleur 180
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por ale primo »

robertovarela escreveu:Experimenta um gicleur 180
180 no minimo e se for pra Podium. Pra comum pode colocar de 185 a 190.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por caco »

robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

Não precisa disso pra deixar ela lisinha não.

Basta um pouco de paciência e observar direitinho os sintomas e mudanças de comportamento nas alterações de giclagem que você deixa ela perfeita.
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por vivanzin »

Elton escreveu:cara o problema é o accelerator pump
ele tem um gicle "irregulável". Vc tem que comprar uma peça que tem um parafusinho que vc gira ele e assim regula esse gicle do accelerator pump. custa meio caro uns 100 dolares. esse buraco da aceleração é falta mas no gicle do accelerator pump e pra regular isso só colocando a peça q falei que nao lembro o nome mas tem aqui no forum no topico sobre esse assunto

Essa é a solução mais fácil e mais cara. Mas dá pra regular o accelerator pump só trocando o giclê da cuba, o diagragma do AP e mexendo no parafuso de regulagem dele.
Estou pra fazer isso na minha mas ainda não tive tempo.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por caco »

vivanzin, tinha o mesmo pensamento que você, afinal os mecânicos poderiam demorar um pouco mas tinham de saber acertar a moto.
mas parece que de carburador eles só entendem de giclê, e os parafuso de lenta e ar.o resto eles não se arriscam a fuçar.
tem yamaha wr 250f aqui que já ta no terceiro mecânico, cada um cobrando uns 100 pilas e não ficou boa ainda... fazer o quê, não adianta insintir no mesmo mecânico se ele não faz direito ou não te passa segurança... depois dessa história esta solução é a mais fácil e seria a mais barata, pois só de mecânico já foi mais que o valor da peça.
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por vivanzin »

Elton escreveu: Olha eu gosto de fazer tudo sozinho e vou dizer, pra fazer tudo sozinho (como um mecanico deveria fazer) leva muita carga de leitura e pesquisa, em ingles! Nós pesquisando um monte e lendo um monte na internet já passamos trabalho e sabemos que precisa colocar o accelerator pump, caso contrario tem que fuçar um monte de coisa delicada (diafragma, gicle do AP, ...) com o risco de não acertar.
Agora se vc pega uma peça que tem uma regulagem por parafuso, fica fácil. Mas ninguem quer gastar 100 dolar, inclusive eu!
To aqui com esse problema e sei a solução U$100+frete+impostos.

Adianta levar em mecanico? nao!
Concordo. Em uma vez que vc manda no mecânico, mesmo que não fique bem regulada, já gasta quase o valor do quickshot. Aqui em SP o valor médio pra carburar é 150 reais.
Assim que der vou comprar um pra ver se acabam os problemas.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Fala aê Galera,

Deixe eu relatar as novidades para todos, afinal todos tem dado uma ótima ajuda, então pretendo deixar claro os resultados que venho obtendo com a carburação da motoca:
Na sexta-feira a noite mudei o giclê de alta para #190, mantive o de baixa em #52, a agulha na 3ª posição, o parafuso do ar aberto com 3 voltas e enchi o tanque com gasolina Podium. Sábado acordei cedo e fui para a segunda trilha da motoca, fui para o "gran test", resultados obtidos:
- Acabou os burracos entre as acelerações, não senti em nenhum instante da trilha os maltidos burracos nas retomadas de aceleração, principalmento nas trilhas mais fechadas e travadas, o que atrapalhava muito e dava muita canseira;

- Acabou os estouros nas reduzidas.

* Porém agora surgiu um novo sintoma que me tirou do sério:
- A moto esta com certa dificuldade para as partidas a quente, como a bateria não aguenta muitas partidas, dale pedaladas, como é chato voltar a usar o velho pedal de partida.
Tenho sempre que acionar a alavanca de partida a quente e dar no pedal, quando ela pega fica com a aceleração elevada (até ai normal), solto a partida a quente, a aceleração volta ao normal e algumas vezes ao sair com a moto ela apaga.

Estou desde domingo lendo e relendo tudo sobre carburadores FCR e já vinha tendo em mente que a saída seria dar um pouco mais de ar para o carbura, pois cada vez que aciono a partida a quente ele responde prontamente.
Para me dar uma luz e clarear as idéias, ontem a noite liguei para um velho amigo mecânico de nada mais, nada menos que 15 Sertões nas costas e o cara me disse o seguinte (o que achei curioso): que os giclês estão certinhos, pois todas as 450X que ele carburou também utilizou estas medidas, porém, ele me falou que só conseguiu deixar as motocas lisinhas (como disse nosso amigo Roberto Varela) utilizando a agulha na 5ª posição (toda para cima) e o parafuso do ar com 5 voltas aberto, depois deste papo com meu amigo ficou claro para mim que esta é mesmo a alternativa.

Resumindo: ainda não fiz estas novas modificações indicadas por ele então gostaria de mais opniões.

Valeu galera !!!
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

Em relação a solução do seu amigo:
5 voltas aberta no ar é sinal de gicleur de baixa pequeno.

Voltando a sua moto:
Se ela esta precisando apertar a manete de partida quente pra pegar é sinal de muito combustível no início, ou seja gicleur de baixa grande.
Mas pode ser também que o nível de bóia esteja muito alto ou mesmo uma válvula de bóia com mau funcionamento, visto que no meio de uma trilha geralmente desligamos a moto após um tombo ou até por estancar a moto em situações que estamos com uma marcha alta para a velocidade e damos gás e ele apaga o que faz a moto ficar encharcada.

Você precisa fazer o teste com ela quente apenas desligando e tentando religar de imediato.

Testa e põe os resultados que na medida do possível vamos te ajudando.

Boa sorte.
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por vivanzin »

Que eu saiba, se o parafuso da mistura está aberto mais do que 3 voltas é giclê de alta pequeno.
O parafuso deve ficar entre 1 e 1,5 volta.
robertovarela
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 16 Maio 2005 à20 06:05

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por robertovarela »

Elton,

Quando a atuação do parafuso de ar se da depois do pistonete, é o inverso de sua colocação, ou seja, quanto mais se abre o mesmo, mais combustível se manda pro motor, portanto se esta sendo necessário abrir 3 voltas ou 5 como na moto do amigo dele, é sinal que o gicleur de lenta esta pequeno.

Cada motor tem suas particularidades, partimos de algumas tabelas de regulagens onde levamos em conta a altitude, temperatura do ar, umidade e tipo de combustível, mas temos que ver que cada motor produzido não é igual ao seu anterior nem ao posterior, portanto pequenas variações são aceitáveis. Já modificações radicais em uma regulagem em motores semelhantes é sinal que algo vai errado, seja na avaliação do sintoma pelo piloto, ou na interpretação do problema pelo mecânico.

Considerando que o parágrafo anterior é verdadeiro e a moto está em perfeito estado, eu aumentaria o gicleur de baixa para um 55 e testava até no máximo um 57, lembrando sempre que estas regulagens têm que ter um combustível confiável, filtro de ar limpo e moto aquecida.

Outra coisa, veja na troca do filtro de ar se a quantidade óleo aplicado é sempre a mesma, pois por experiência própria sei que existe uma diferença bastante sensível na regulagem dos motores, principalmente na fase de acerto. E caso esteja usando um óleo tipo o motul que é bastante espesso é que essa diferença é mais notada.
Wagner
Membro
Mensagens: 153
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à08 17:11

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por Wagner »

Fala Galera!!! joia:::

Bom vamos aos últimos fatos ocorridos!
Para a terceira trilha com a motoca ela estava com o carburador com a seguinte configuração:
Giclê de baixa #52, giclê de alta #190, parafuso do ar aberto em 3 voltas, agulha na terceira posição do clip (posição central) e tanque com Poduim.
Resultados:
Não há falhas (buracos) nas transições de baixa para média, média para alta, etc., porém continua a dificuldade nas partidas, a bateria não suporte mais do que 3 tentativas e aí dale pedal, o que ajuda é a alavanca de partida a quente.

O que fiz agora:
Mudei o giclê de baixa para #48 e mantive todo o restante da configuração anterior, ainda não fiz nenhuma trilha com este novo setup, porém dando umas voltinhas próximo a minha casa para um teste inicial, aparentemente as partidas dão a impressão que ficaram mais fáceis, não há falhas nas transições do acelerador, porém agora ela passou a dar pipocos nas reduzidas.
Ao fechar o parafuso do ar me parece que aumenta os pipocos, portanto o que vocês me dizem agora:
Devo fazer novos testes mudando o clip da agulha e/ou fazer ajustes no parafuso do ar entre 2 e 3 voltas aberto ??? Hellllllllp !!!!
rafapvale
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 18 Junho 2013 à45 22:03

Re: Giclês para CRF 450X ???

Mensagem por rafapvale »

Boa noite Galera,
Esse é um problema que tenho Tbm na minha moto,
E estou em grande duvida, de qual giclê colocar na moto, pois não tenho giclês em casa, ai vou comprar o Giclê(ai custa cara+o frete) a pra comprar queria saber o numero do giclê da alta.
Valeu Galera
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem