cubo de XLX na tornado
cubo de XLX na tornado
Fiquei surpreso quando descobri que a Tornado tem sua coroa parafusada diretamente no cubo.
Enquanto a XLX tem :
1-flange da coroa, com retentor, anel espaçador e rolamento
2 do lado do cubo, borrachas amortecedoras, um espaçador pequeno, limitador do rolamento, rolamento, e anel de vedação
, tudo isso do lado esquerdo, totalizando portanto nove peças contando com o flange da coroa, a Tornado só tem duas, o rolamento e o retentor .
Não consigo entender como a Honda fez um absurdo desses, comprometendo a durabilidade do cubo, rolamento, cambio e até a segurança da moto.
Para remediar isso estou trocando o cubo por um de XLX, e meu problema maior até agora são os raios, pois quero continuar com o aro e pneu da Tornado, que só tem 1000 km rodados, ou seja está tudo novo.
Como este é um fórum off road, e sabendo que muita gente coloca aro 18 em suas XLs, imaginei que alguém talvez pudesse me dar uma luz quanto à raiação a utilizar e quaisquer outros detalhes que eu talvez não tenha visto.
Desde já obrigado.
Enquanto a XLX tem :
1-flange da coroa, com retentor, anel espaçador e rolamento
2 do lado do cubo, borrachas amortecedoras, um espaçador pequeno, limitador do rolamento, rolamento, e anel de vedação
, tudo isso do lado esquerdo, totalizando portanto nove peças contando com o flange da coroa, a Tornado só tem duas, o rolamento e o retentor .
Não consigo entender como a Honda fez um absurdo desses, comprometendo a durabilidade do cubo, rolamento, cambio e até a segurança da moto.
Para remediar isso estou trocando o cubo por um de XLX, e meu problema maior até agora são os raios, pois quero continuar com o aro e pneu da Tornado, que só tem 1000 km rodados, ou seja está tudo novo.
Como este é um fórum off road, e sabendo que muita gente coloca aro 18 em suas XLs, imaginei que alguém talvez pudesse me dar uma luz quanto à raiação a utilizar e quaisquer outros detalhes que eu talvez não tenha visto.
Desde já obrigado.
Re: cubo de XLX na tornado
Desculpem minha ignorância.
Vc está trocando um cubo de tornado por um de XLX?
O fato da XLX ter 9 peças que é o absurdo, ou absurdo é a tornado ter 2 peças?
Não conheço nenhuma vantagem no cubo da XLX sobre o da tornado, se existe alguma por favor me expliquem.
Vc está trocando um cubo de tornado por um de XLX?
O fato da XLX ter 9 peças que é o absurdo, ou absurdo é a tornado ter 2 peças?
Não conheço nenhuma vantagem no cubo da XLX sobre o da tornado, se existe alguma por favor me expliquem.
Re: cubo de XLX na tornado
A XL (e todas as outras motos de que tenho notícia) possui um sistema de borrachas amortecedoras que se destina a exatamente isso, amortecer os trancos e com isso poupar cubo, rolamentos, câmbio. Por isso a coroa é montada sobre um flange independente da roda, o qual possui seu próprio rolamento e demais peças. O encaixe deste flange no cubo é amortecido por um conjunto de seis peças de borracha, cuja eliminação na tornado é para mim incompreensível. Isto causa entre outras coisas a conhecida folga de rolamento do cubo, havendo quem recomende instalar um segundo rolamento através de uma modificação. Há inúmeros relatos de folgas, rangidos, instabilidades, até corrente escapando nesta moto devido a este problema. O câmbio é realmente muito forte, porque era para quebrar sem este amortecimento.
Re: cubo de XLX na tornado
Caramba, eu poderia jurar que é exatamente o contrário.michaelks escreveu:A XL (e todas as outras motos de que tenho notícia) possui um sistema de borrachas amortecedoras ...
Acho que nunca tive uma moto com coxim!!
Re: cubo de XLX na tornado
As motos especiais para Trail, Enduro e Motocross não possuem coxins ou mesmo buchas...
O cubo da Tornado é extremamente resistente e tem uma deficiência apenas, que é facilmente contornada. Originalmente, sai de fábrica apenas com dois rolamentos, o que pode ser corrigido, colocando-se mais dois rolamentos(um de cada lado), prá isso é só levar o cubo a um torneiro e aprofundar a sede. O Sandro Hoffmann usava este artifício quando andava de tornado nos enduros.
Posso citar como exemplo as antigas Suzuki DR 350 que foram muito comercializadas no País no início dos anos 90, em dois modelos, sendo um para enduro(tanque plástico) e outra para rua(tanque de ferro e partida elétrica). Muitos utilizaram o modelo de rua para o Trail e por contar com um cubo trazeiro com sistema de amortecimento, a primeira coisa que quebrava na moto era justamente este ítem. Já o modelo enduro, tinha a coroa fixada diretamente no cubo e era indestrutível.
Para o off road, cubos com amortecimento são bem problemáticos, mas para andar na rua, são excelentes pois o conforto é maior.
Salvo o engano a XR 200, apresenta um problema semelhante quando utilizada no off road, pois quebra muito, e o problema é solucionado com a fixação da coroa diretamente no cubo.
Abraço a todos
O cubo da Tornado é extremamente resistente e tem uma deficiência apenas, que é facilmente contornada. Originalmente, sai de fábrica apenas com dois rolamentos, o que pode ser corrigido, colocando-se mais dois rolamentos(um de cada lado), prá isso é só levar o cubo a um torneiro e aprofundar a sede. O Sandro Hoffmann usava este artifício quando andava de tornado nos enduros.
Posso citar como exemplo as antigas Suzuki DR 350 que foram muito comercializadas no País no início dos anos 90, em dois modelos, sendo um para enduro(tanque plástico) e outra para rua(tanque de ferro e partida elétrica). Muitos utilizaram o modelo de rua para o Trail e por contar com um cubo trazeiro com sistema de amortecimento, a primeira coisa que quebrava na moto era justamente este ítem. Já o modelo enduro, tinha a coroa fixada diretamente no cubo e era indestrutível.
Para o off road, cubos com amortecimento são bem problemáticos, mas para andar na rua, são excelentes pois o conforto é maior.
Salvo o engano a XR 200, apresenta um problema semelhante quando utilizada no off road, pois quebra muito, e o problema é solucionado com a fixação da coroa diretamente no cubo.
Abraço a todos
Re: cubo de XLX na tornado
XR 200, apresenta um problema semelhante quando utilizada no off road, pois quebra muito, e o problema é solucionado com a fixação da coroa diretamente no cubo.
exatamente synval.
na minha quando estava com as buchas, tinha uma folga, dai era um rolamento por mes, agora que parafusei a coroa, não tive mais problemas.
exatamente synval.
na minha quando estava com as buchas, tinha uma folga, dai era um rolamento por mes, agora que parafusei a coroa, não tive mais problemas.
Re: cubo de XLX na tornado
a DT tambem e parafusado direto no cubo aehaeheaheahaeh e aguenta o kcet
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- Ultra Membro
- Mensagens: 3319
- Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51
Re: cubo de XLX na tornado
Mas acho que com o sistema de amortecimento dos coxins no cubo, aumenta a vida útil das engrenagens da caixa.. não?
Pelo menos aqui as o pessoal das CG's quebravam a engrenagem da 3° direto, depois começaram a usar o sistema da titan 150 que usa o cubo com coxins e agora raramente se ouve falar em quebra de engrenagem...
Pelo menos aqui as o pessoal das CG's quebravam a engrenagem da 3° direto, depois começaram a usar o sistema da titan 150 que usa o cubo com coxins e agora raramente se ouve falar em quebra de engrenagem...
Re: cubo de XLX na tornado
Pois é, parece que ficamos entre quebrar o flange da coroa ou o câmbio. Realmente no caso da XL esse flange tem uns dedos que devem mesmo quebrar sob esforços muito grandes. Já na XT 600 duvido muitíssimo que aquilo possa quebrar, é outro formato inteiramente.
Mas vejam este tópico, dizem que o câmbio das DT quebra bastante ! :
http://www.clubedasmotocas.com/portal/f" target="_blank ... -CUBO.html
Ainda me parece que os coxins sejam a melhor solução em termos de durabilidade do conjunto da transmissão , pois quebrar o flange da coroa é uma coisa, já o câmbio se quebrar apenas um dente lá dentro é um estrago geral.
Agora quem quer usar a moto em competições exigindo o máximo, e se tiver confiança de que o câmbio aguenta, aí é outra situação, o que interessa é não quebrar, a preocupação com a durabilidade não entra em consideração.
Bom, de qualquer modo eu vou em frente com essa substituição e agradeceria muito a quem tivesse a informação sobre a raiação que devo utilizar com o cubo traseiro de XLX e o aro da Tornado.
Mas vejam este tópico, dizem que o câmbio das DT quebra bastante ! :
http://www.clubedasmotocas.com/portal/f" target="_blank ... -CUBO.html
Ainda me parece que os coxins sejam a melhor solução em termos de durabilidade do conjunto da transmissão , pois quebrar o flange da coroa é uma coisa, já o câmbio se quebrar apenas um dente lá dentro é um estrago geral.
Agora quem quer usar a moto em competições exigindo o máximo, e se tiver confiança de que o câmbio aguenta, aí é outra situação, o que interessa é não quebrar, a preocupação com a durabilidade não entra em consideração.
Bom, de qualquer modo eu vou em frente com essa substituição e agradeceria muito a quem tivesse a informação sobre a raiação que devo utilizar com o cubo traseiro de XLX e o aro da Tornado.
Re: cubo de XLX na tornado
Talvez seja porque aquele sistema de ajuste da folga da corrente que substituiu o caracol é muito difícil de acertar (pelo menos o da Tornado que é o que conheço), e então a corrente acaba ficando frouxa ou apertada, ou a coroa desalinhada.
Voltando às borrachas, se você realmente fêz preparações violentas não é de admirar que as borrachas tenham virado farelo, pois foram submetidas a esforços além do projetado. Não entendo aliás como é que a transmissão dessas motos preparadas agüenta o tranco, pois só vejo kits para o motor, para os freios, para a suspensão, mas nada para o câmbio, que continua o mesmo da moto normal de série..
Voltando às borrachas, se você realmente fêz preparações violentas não é de admirar que as borrachas tenham virado farelo, pois foram submetidas a esforços além do projetado. Não entendo aliás como é que a transmissão dessas motos preparadas agüenta o tranco, pois só vejo kits para o motor, para os freios, para a suspensão, mas nada para o câmbio, que continua o mesmo da moto normal de série..
Re: cubo de XLX na tornado
Mas esse é o lance, não que o cubo seja ruim, mas sim as borrachas não aguentam condições mais severas de trabalho tipo trilhas ou um motor preparado. Na minha XT600 tem essas borrachas, ela esta com 70mil km e não vejo nada errado com ela, já uma xr200 em dois meses de trilha a corroa já estava dançando pros lados. Em resumo para trilha acredito que atravessar no cubo os parafusos que prendem a coroa seja o melhor mesmo.
Re: cubo de XLX na tornado
Algumas motos tem borrachas amortizadoras na embreagem e outras tem molas amortizadoras talvez isto ajude a amaciar a pancada mais agressiva sei que nas DTs180 nao tem as borrachas nem as molas e diretao. ja nas RDs 135 tem a borracha e na DT200 tambem tem a borracha ...algumas XLs nao sei qual delas tem as molas na embreagen ....
Re: cubo de XLX na tornado
Pois é, agora me toquei sobre essas molas da campana da embreagem que realmente devem ser o motivo pelo qual o câmbio não quebra, olha aí uma foto da campana da minha XT 600 que tirei quando troquei os discos :
E aqui as borrachas da XT, elas são chatas e largas, e o encaixe é curtinho, em vez do sistema da XLX, que são aqueles dedos compridos. Essas duvido dar problema, também são projetadas para aguentar aquele motorzão.
Mas essas molas da campana também afrouxam com o tempo, e se tiver as borrachas para ajudar a absorver os impactos, melhor, não ?
Agora, sem mola nem borracha tem que quebrar mesmo.
E aqui as borrachas da XT, elas são chatas e largas, e o encaixe é curtinho, em vez do sistema da XLX, que são aqueles dedos compridos. Essas duvido dar problema, também são projetadas para aguentar aquele motorzão.
Mas essas molas da campana também afrouxam com o tempo, e se tiver as borrachas para ajudar a absorver os impactos, melhor, não ?
Agora, sem mola nem borracha tem que quebrar mesmo.
Re: cubo de XLX na tornado
Leonardo,
DT 200 não tem borracha, é direto no cubo.
Michael,
Pelo menos para tornado existe engrenagens mais resistentes, e é recomendado trocar pelo menos a da 3 marcha que é a que mais quebra.
DT 200 não tem borracha, é direto no cubo.
Michael,
Pelo menos para tornado existe engrenagens mais resistentes, e é recomendado trocar pelo menos a da 3 marcha que é a que mais quebra.
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